Anatel libera operadoras de celular para bloquearem aparelhos piratas

As operadoras de celular estão autorizadas pela Anatel a bloquearem as chamadas originadas por celulares piratas. A medida entrará em vigor no início de 2014 e, até lá, as operadoras terão que implantar um sistema tecnológico que permita o bloqueio de chamadas originadas de aparelhos clandestinos.

Segundo um levantamento realizado pela Anatel, pelo menos 20% das linhas habilitadas no país são capazes de realizar chamadas clandestinas. O objetivo da medida é garantir a segurança dos clientes que, com isso, estariam menos expostos a riscos de radiação bem como de explosão da bateria dos aparelhos. A Agência Nacional de Telecomunicações espera ainda que o bloqueio dos aparelhos piratas sirva para aumentar a qualidade das chamadas.

Entenda o bloqueio

Celulares, smartphones, phablets e tablets saem de fábrica com um número de registro chamado IMEI. Ele funciona da mesma forma que o RG de uma pessoa ou o chassi de um carro, ou seja, é o seu número de identificação. O chip habilitado pela operadora também possui um código único, chamado IMSI.

Quando o aparelho é ligado, a operadora tem acesso aos números de IMEI e IMSI, o que permite identificar quem está falando e qual aparelho esta pessoa está utilizando. Um cadastro nacional de IMEIs brasileiro será criado e cruzado com o dos chips, o já existente cadastro dos IMSIs.

Dessa forma, quando o cliente estiver realizando uma chamada, será possível à operadora identificar se o aparelho é legítimo ou não. Assim, os celulares “sem RG” poderão ser banidos de forma automática. Como o cadastro é mundial, o mesmo vale para aparelhos comprados no exterior, que vão funcionar normalmente no país.

Fonte: Folha de S.Paulo


Gostou? Compartilhe na rede!

Nenhum comentário  - Clique aqui para comentar!

No comments yet.


RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.