Barack Obama se encontra com Mahmoud Abbas em Ramallah

O presidente americano, Barack Obama chegou nesta quinta-feira (21) em Ramallah, na Cisjordânia, onde se reúne com o líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. Neste segundo dia de visita a Israel e aos territórios palestinos, Obama deverá deixar mais clara suas ambições para resolver o conflito e relançar o processo de paz, mas a expectativa da apresentação de uma proposta concreta é mínima.

Daniela Kresch, correspondente da RFI em Tel Aviv

Em seu segundo dia de visita ao Oriente Médio, o presidente americano Barack Obama deixará Israel por algumas horas para se encontrar com o líder palestino Mahmoud Abbas em Ramallah, na Cisjordänia.No caminho, pode se deparar como protestos contra sua histórica viagem à região, como os que aconteceram nesta quarta-feira, com imagens de bandeiras americanas e retratos de Obama sendo queimados. A polícia israelense informou que dois foguetes foram lançados da Faixa de Gaza na manhã de hoje em direção ao sul de Israel, mas sem deixar vítimas, provocando apenas danos materiais em uma casa na cidade de Sderot.

Os palestinos se decepcionaram com o primeiro mandato do presidente, já que o tão esperado Estado nacional não foi criado. Obama espera desfazer essa impressão na conversa com Abbas, mas deve ter dificuldades, principalmente depois das demonstrações de afeto demonstradas ontem, afirmando inclusive que “os Estados Unidos são o aliado mais forte de Israel.”

Obama desembarcou em Israel com sorrisos e distribuindo apertos de mão e elogios, tentando quebrar o gelo do péssimo relacionamento pessoal que manteve com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu desde que foi eleito presidente. Ele foi recebido com festa no aeroporto e na casa do presidente Shimon Peres, mas também falou de assuntos sérios em reunião a portas fechadas com Netanyahu no escritório do premiê.

No final do dia, em entrevista coletiva, os dois líderes deram pistas dos assuntos em pauta: o programa nuclear iraniano, a guerra civil na Síria e o processo de paz com os palestinos.Hoje, além de visitar Abbas, Obama fará um esperado discurso num centro de convenções, em Jerusalém. Quem sabe aproveitará a ocasião para anunciar alguma nova iniciativa de paz com os palestinos.

Gostou? Compartilhe na rede!
Tags

Nenhum comentário  - Clique aqui para comentar!

No comments yet.


RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.