Deus em Um Corpo Forma-Palavra Download PDF

Deus em Um Corpo Forma-Palavra

melquisedeque livro 5

lee vayle introdução

O irmão Branham era categoricamente contrário à opinião de muitos estudiosos que ensinavam que Melquisedeque era simplesmente uma pessoa ou um sacerdote comum, apenas sem um registro histórico de seu nascimento ou morte. Para ele o fato das Escrituras apresentarem Melquisedeque como “Rei de justiça” e “Rei de Paz” e “feito semelhante ao Filho de Deus”, demonstrava tratar-se de uma manifestação física e real de Deus mesmo em um corpo de carne, uma vez que Isaías mencionava a vinda do futuro Messias como sendo Emanuel, Deus conosco, ou seja, Deus manifestado em carne, e estas eram em tipo exatamente as mesmas condições em que Melquisedeque se encontrava nos seus dias.

 

Os primeiros cristãos pareciam não possuir maturidade suficiente para compreender quem era este homem. Embora eles possuíssem um grande conhecimento da Palavra, eles não puderam alcançar aquilo que somente poderia vir como um resultado do amadurecimento da igreja, em decorrência dos sofrimentos e privações pelas quais ela passou ao longo dos séculos até a sua última era histórica.

 

Melquisedeque estava em uma forma humana padrão, semelhante ao que o Filho de Deus haveria de ter, onde Deus pôde também Se manifestar. A forma humana de Jesus não era totalmente como a nossa, visto que o Seu corpo foi formado do óvulo e o espermatozoide criados, sendo neste caso diferente de Melquisedeque, mas que possibilitou a Deus habitar corporalmente em plenitude no Jordão.

 

Melquisedeque era Deus tabernaculando em um corpo em forma de Palavra, ou corpo teofânico, após Deus ter soprado sobre o pó da terra dando a este corpo uma forma visível. A palavra teofania significa “Deus mostrando-se em uma forma manifesta”. Este é apenas um dos exemplos de como Deus Se manifesta de maneira visível para Se aproximar do homem a fim de ter comunhão com ele e ser adorado. Deus também usa uma Coluna de Fogo ou até mesmo uma nuvem para Se revelar ao Seu povo, conforme o propósito e a ocasião. Este processo de manifestações é conhecido pela palavra grega en morphe, que se refere às inúmeras formas que Deus Se utiliza para manifestar-Se. Deus também Se manifesta en morphe por meio de Seus servos, os profetas, a quem a Palavra de Deus vem, razão pela qual eles se tornam Deus para o povo, embora eles não fossem Deus de fato, assim como o Filho de Deus também não é, ainda que Nele diferentemente dos demais profetas, Deus habitasse em plenitude.

 

Em seu sermão “Quem é Este Melquisedeque?”, o irmão Branham tratou de explicar como Deus progressivamente passou a manifestar-Se primeiramente em Sua onisciência por meio de atributos ou pensamentos, para depois em um corpo Palavra e por fim em um corpo humano. Deus faz cada coisa por etapas. Semelhantemente os filhos de Deus também progridem em suas manifestações. Todos eles têm o seu início na forma de genes ou semente de Deus que estavam em Seus pensamentos na forma de atributos, que se manifestam após entrar na raça de Adão pelo nascimento natural.

 

Ao morrerem, esses genes ou filhos, assumem a forma de corpo Palavra ou teofanias, as quais já antes existiam e que aguardavam por eles, mas que até então ainda não haviam se apossado; tudo isso para que possam transitar em uma outra dimensão, assim como foi necessário anteriormente corpos físicos para habitar em uma dimensão terrena. Estes corpos Palavra aguardam o momento de serem glorificados, quando forem novamente revestidos com uma aparência física e terrena no dia da Ressurreição, para em seguida desfrutar da ceia das Bodas do Cordeiro e viver eternamente na Nova Jerusalém.

 

Diógenes Dornelles

Quem é Este Melquisedeque? Nº 5

irmão Lee

 Deus em Um Corpo Forma-Palavra

 14 de agosto de 1988

 Irmão Lee Vayle

 

 

1                    Vamos orar. Bondoso Pai celestial, temos um grande conforto no conhecimento do fato de que Jesus Cristo está aqui na forma do Espírito Santo, tanto como uma pessoa como um morador, dando parte de Seu Espírito para aqueles que são Sua propriedade. Oramos Senhor, para que havemos de reconhecer Sua Presença Senhor, e também a voz de ensino do Espírito dentro de nós, ó Deus, para nos ensinar as coisas da verdade, Senhor, para utilizar os dons que Tu enviaste entre nós, Senhor, todas aquelas coisas que gostaríamos de extrair de Ti esta manhã e pedir-Te para que nos ajude no estudo da Tua Palavra Senhor, onde sabemos que nos reunimos não somente para companheirismo – embora nós apreciamos o fato de que temos – mas acima de tudo para a correção da Palavra, Senhor, para que a Palavra certa possa habitar em nós pela fé, ó Deus, e a vida então liberada de acordo com o desejo do Teu próprio coração Senhor, para moldar-nos e fazer de nós os cristãos que devemos ser.

 

2                    Ajude-nos Senhor a renovar a nossa responsabilidade, mas com a fé que Tu colocaste em nós, e não só isso, mas na verdade Senhor, com a força e o poder que Tu nos dá para que possamos realizar o que Tu nos pedires para realizar. Então Pai, nós nos encomendamos esta manhã, cada um de nós. Em nome de Jesus, oramos. Amém. Podem se sentar.

 

3                    Agora, estamos estudando é claro, a partir do sermão pregado pelo irmão Branham, que tomamos como uma autoridade, como um teólogo dado por Deus, um profeta, a partir do livro de Hebreus, onde diz em Hebreus 7:

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.  

 

4                    Agora, o irmão Branham certamente traz à tona a ideia de que existem aquelas pessoas que acreditam que Melquisedeque era simplesmente um sacerdote terreno sem genealogia e eles alegavam que, quando são usadas as palavras “sem pai, sem mãe, sem genealogia, e nem princípio de dias”, tal terminologia assim sugeria que o Rei é desconhecido, historicamente, que não existe genealogia para ele.

 

5                    Mas quando você considera o fato de que ele diz “nem princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus”, você está entrando em terreno muito perigoso para simplesmente reduzir a um ser humano comum, e, ou como um sacerdócio, porque isso não poderia passar pela prova quando você começa a verificar os nomes que são “Rei de Justiça”, “Rei de Salém”, “Rei de Justiça e Rei de Paz”, que se referem categoricamente ao próprio Deus.

 

6                    Além disso, “não tendo princípio de dias nem fim de vida”, só poderia referir-se ao fato de que este seria Deus de alguma forma manifesta. Agora, nós percebemos também que aqui diz: “Feito semelhante ao Filho de Deus”, o que também é Deus de uma forma manifesta, porque Isaías diz que “Ele seria o Deus conosco, o Emanuel, o Deus conosco, ou Deus manifestado em carne”.

 

7                    Então o atestado do irmão Branham a respeito de quem é este, eu concordaria de todo coração em razão de que isso é absolutamente bíblico, além do fato, é claro, de que sabemos que o irmão Branham foi vindicado como vemos no quadro na parede. Mas a maioria das pessoas realmente sequer aprecia, embora entende-se que George G. Lacey disse: “Isso é uma foto absolutamente fenomenal e esse é um ser sobrenatural”. E ele era o chefe dos documentos do FBI e das fotografias e todas aquelas coisas que são tão vitais nos tribunais.

 

8                    Agora, é claro que esta foto foi tirada quando o Dr. Best presunçosamente balançou os punhos sob o nariz do irmão Bosworth quando o irmão Bosworth estava mostrando que a cura divina é uma parte da Palavra de Deus, não que seja necessariamente equivalente a salvação, não que esteja necessariamente no mesmo nível do renascimento, mas que é parte da Palavra de Deus, o qual é pago pelo Senhor Jesus Cristo, onde diz em Pedro: “Por cujas pisaduras fomos sarados.” E também lá em Isaías, onde…?… mostra de forma positiva: “Certamente, Ele tinha nascido por nossas doenças, não apenas por nossos sofrimentos e por nossas tristezas, mas pelas nossas doenças e enfermidades”, de onde as palavras originais no hebraico vêm.

 

9                    E, claro, ele tinha esse fotógrafo todo alinhado para tirar a foto dele balançando o seu punho. Aqui está um jovem pregador sacudindo o punho sob o nariz de um velho venerável que está em seus o quê? Sessenta anos. Você consegue entender? Isso é o verdadeiro cristianismo, isso é o que eu chamaria de verdadeiro cristianismo.

 

10                Dizem-me que há uma certa irmã que eu conheço um pouquinho, e sua tia, eu acho que era, fez uma observação: “Ela gostaria de dar um tapa no rosto”. Gostaria de sugerir a esta irmã, se ela pudesse ouvir a minha voz, a qualquer momento, que escrevesse uma carta para a tia e dissesse: “Minha querida tia, se este é o Espírito de Deus em você, eu te ajudarei a trazê-Lo para fora. Eu virei à sua casa, ou você virá à minha casa, ou irei à sua igreja, e você pode me bater profundamente”. Você acha que Deus é esse tipo de Deus? Esse é o Espírito de Jesus Cristo?

 

11                Esse é [O irmão Vayle aponta para o quadro – Ed.] o Espírito de Jesus Cristo, no meu entender, a Coluna de Fogo que Moisés viu, que Paulo viu. [“Amém”] A mesma voz que falou com ele quando era uma pequena criança que disse: “Nunca beba ou fume e nunca te contamines com mulher. Tenho um trabalho para você fazer”. O mesmo que milhares e milhares e milhares de vezes disse: “ASSIM DIZ O SENHOR”.

 

12                Pela visão e pela profecia sem nunca falhar. [“Amém”] Eu nunca conheci uma pessoa mais amável e honrosa e maravilhosa do que William Branham. E eu não estou aqui para elogiá-lo, mas eu quero dizer-lhe uma coisa, irmão e irmã, Deus habita nos profetas.

 

13                Quero perguntar a você: que tipo de homens são esses profetas? Se Deus devesse dar um pouco de Sua vida para você e para mim e habitar em nós, que tipo de pessoas deveríamos ser? [“Amém”] Alguém está todo bagunçado nesta vida e com certeza não é Deus. O problema é que as pessoas simplesmente não entendem a maneira como Deus faz as coisas.

 

14                De qualquer forma, o irmão Branham está nos dizendo sobre este Melquisedeque, a sua compreensão deste homem. E lembre-se, Paulo não podia revelar a verdade sobre Ele no seu dia. Ele disse: “Eles não estavam amadurecidos”. E você não pode se tornar um cristão maduro até o momento final. As pessoas podem dizer o que quiserem. Temos moças em nossa congregação aqui, elas estão crescendo. Uma irmã em particular, nós podemos dizer: “Ela é muito madura para sua idade”.

 

15                Isso é muito, muito verdadeiro, mas eu vou lhe dizer uma coisa, ela não é madura como uma pessoa de 26 anos de idade é. Ela não é madura como uma pessoa à frente da próxima geração. E quando você fala de conhecimento e compreensão, embora eles tivessem uma enorme compreensão da Palavra para a sua hora nos dias de Paulo, eles não puderam ter o que vem pela maturidade da igreja ao longo dos séculos, pelo sofrimento, privação e todas aquelas coisas que contam para alguma coisa em seu caráter.

 

16                E assim Deus tem reservado para o tempo do fim, e qualquer estudante da Bíblia sabe isso, que sob os Sete Selos… ou Sete Trovões, em algum momento eles devem ser revelados, e isto então é uma daquelas coisas que não podem ser reveladas até que alguém revele o que está nos Trovões. E quem irá fazer isso? Teria de ser um homem vindicado. Eu não deixaria ninguém me vender gato por lebre e dizer: “Bem, eu vim para te dizer que isso é verdade”. Eu diria: “Bobagem”. [“Sim”]

 

17                Vamos, mostre que você tem alguma autoridade para me dizer essas coisas. Você sabe como é, as pessoas vêm e são ludibriadas a cada dia. Bem, foi apenas no outro dia em Dayton novamente, que um companheiro telefonou a um pobre velho e disse: “Hei”, ele disse, “Eu sou do FBI”. Ele vem e mostra um pequeno cartão e um distintivo. Creio que é um distintivo ou talvez fosse da polícia de Dayton de qualquer maneira, mas é sempre a mesma velha história. E disse: “Olhe aqui, nós suspeitamos que alguém irá creditar dinheiro em sua conta e sabe, nós temos que dar uma olhada. Então, o que você irá fazer é tirar o dinheiro”. Ou alguma coisa tola desse tipo. E o pobre velho tirou o seu dinheiro e perdeu quatro mil dólares.

 

18                Venha até minha casa, e eu simplesmente teria mantido você pendurado por tempo suficiente para telefonar para a polícia e correr atrás da minha espingarda cano duplo para te prender – se eu tivesse uma.  Não seja estúpido. [“Sim”] Por que alguém mostra um crachá? Deixe-o ter o “ASSIM DIZ O SENHOR”.

 

19                Sente-se em uma reunião onde eu estava sentado sob aquele homem. E eu simplesmente gosto de você aqui, pouquíssimas pessoas estavam em Vermont, quase ninguém saiu – mas toda noite ele estava lá e disse a muitas e muitas pessoas exatamente quem elas eram e tudo sobre elas, e dizia: “ASSIM DIZ O SENHOR”.

 

20                Agora, eu me lembro em especial de uma mulher. Seu marido estava no hospital, ele estava nos serviços e os médicos não sabiam dizer o que estava de errado com ele. Eles não conseguiam descobrir isso, seja o que fosse. E ela estava terrivelmente doente de preocupação, e o irmão Branham olhou para a irmã e disse: “Você se preocupa com o seu marido. Ele está no hospital agora em Nova Iorque, no hospital dos veteranos. Os médicos não sabem o que há de errado, mas”, ele disse, “ASSIM DIZ O SENHOR, eu vou lhe dizer, é apenas uma condição de estômago e eles saberão disso até amanhã e ele vai estar nesta reunião amanhã à noite”. E ele esteve. Como ele soube? [“Amém”]

 

21                E que tal aquela senhora do Arkansas? A mulher negra sentada lá e ele disse: “Irmã”, ele disse, “sua irmã tem sido louca, uma louca furiosa por 25 anos”, creio que era… “no hospital do Arkansas”. Mas ele disse: “ASSIM DIZ O SENHOR, amanhã à noite ela vai estar nesta reunião aqui sentada em seu juízo perfeito”.

 

22                Minha esposa é uma enfermeira psiquiátrica, foi por 30 anos seguidos. Levante-se e diga-lhes isso. Você acha que algum médico em seu conhecimento alguma vez permitiria a um maníaco louco sair no dia seguinte, na manhã seguinte? De nenhum jeito, meio e forma. Ele teria que ser um maníaco furioso. [“Amém”. Risos – Trad.]

 

23                 Agora, não que não existam estúpidos o bastante para puxar um negócio estúpido como eles estão fazendo hoje como o Dukakus e o restante deles. Mas naqueles dias, isso foi há 30 anos, 35 anos atrás – vamos ver, quanto foi? Creio que 46, há 42 anos atrás – isso não poderia ter acontecido há 42 anos atrás, que um médico permitisse um louco furioso sair. E ela esteve na reunião na noite seguinte.

 

24                Contando sobre eventos em todo o mundo que nunca falharam. Deste modo, cremos em um homem que é um profeta. [“Amém”] Você diz: “Bem irmão Vayle, um monte de gente crê nessas coisas”. Sim, é verdade. Eu não nego isso. Mas como os historiadores religiosos dizem: “Nunca, desde o tempo de Jesus Cristo houve um homem como este”. Vá ler os livros. Eu o conhecia muito bem. Eu conheci a muitos homens do século XX, e alguns dos grandes homens. Nunca houve um homem como este. Deus o levou, naturalmente, como Deus leva a todos os Seus profetas.

 

25                Agora, este homem nos diz que este era Deus na forma de um homem que não era de uma forma humana que se casasse, gerasse filhos e que tivesse uma linhagem. Você diz: “Bem, eu não creio que Deus fez isso”. Quem foi o quarto homem que estava na fornalha de fogo ardente, querido? [“Amém”; “Sim”] Você acha que Deus não pode tomar uma forma e andar nela? Você cometeu um grande erro, porque Deus assumiu a Sua própria forma na forma de Jesus Cristo, criou o óvulo e o espermatozoide, colocou-o no ventre de Maria, e ela se tornou a mãe – não de Deus – ela se tornou a mãe do vaso que abrigou Deus. [“Sim”]

 

26                E porque você e eu podemos adorá-Lo – e Deus é um objeto de adoração – nós podemos torná-Lo Deus, não há nenhum problema. Não existem dois deuses, três deuses, há um só Deus. Sempre foi um Deus – Ele é Espírito. Tente cortar o Espírito Santo em três partes e dá-Lo a um judeu e veja o que ele faz com você. Mas o engraçado é que os cristãos dizem: “Bem, nós cremos no cristianismo judaico”.

 

27                E eles alegam um parentesco com o judaísmo, que é uma palavra muito ridícula[1] mesmo. Alegam um parentesco com a verdadeira doutrina de Israel. E Israel acredita em três deuses? Você tem que estar fora de sua mente. Tente dar três deuses para um judeu. Tente me dar três deuses. Não, não, não, não, não, não, não. Se qualquer trinitário sabe que ele anulou isso com base nas próprias Escrituras que dizem: “O Espírito Santo virá sobre Maria”. Depois ele disse: “Deus era o Seu Pai”. Então agora Ele tem dois pais? Essa é a coisa mais estúpida que eu já ouvi falar. Um filho ter dois pais? Oh irmão. Uma criança ter dois pais? Quem foi então que causou Maria a dar à luz uma criança? Insanidade, loucura total.

 

28                Deus em forma humana. Deus em uma forma. Se Deus que fez o primeiro Adão não pode fazer outro Adão, por assim dizer, porém não físico na medida em que Ele os procriasse, então você não adora o mesmo tipo de Deus que eu adoro. Você não tem nada a ver com o Deus que eu tenho a ver, porque o meu Deus pode fazer qualquer coisa. Ele nos diz que Ele faz. Ele diz claramente aqui: “Este sem pai, sem mãe, sem genealogia”.

 

29                Jesus teve um Pai, Jesus teve uma mãe. Este não é Jesus. Ele disse: “Feito semelhante ao Filho de Deus”. Um padrão. O que era o Filho de Deus? Ele era um ser humano, não um humano cem por cento como eu e você somos, porque Ele veio do óvulo e espermatozoide criados, a vida do Deus Todo-Poderoso, que é um pouco mais além de você e eu, é muito além de você e eu, mas Ele nasceu. Este não é – este é o tipo de uma vinda em carne e que seria, teria que haver um corpo para Deus entrar, já que o mesmo não era um corpo para Deus entrar no rio Jordão. [“Sim”] E então este mesmo Jesus na cruz disse: “Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste?”.

 

30                Deus já não estava habitando Nele. Ele foi deixado lá como um ser humano para sofrer. E depois Scorsese tem a coragem de fazer um Jesus Cristo alucinante ter relações sexuais com Maria Madalena.[2] E a igreja pensa: “que grande que é a maravilhosa imaginação deste homem”. Estou tão feliz que este mundo vai explodir mais alto do que uma pipa em pedacinhos, e se eu mereço isso, deixe-me ir com isso, irmão e irmã. Você diz: “Por que irmão Vayle?”. Porque um dia houve um homem sob a liderança de Josué, e eles entraram na terra prometida e Deus derrotou todo mundo ao redor, mas um dia eles não puderam derrotar ninguém e eles disseram: “Há algo de errado no acampamento. O que é? O que é? O que é?”. Eles começaram a descer: “Quem é?”. Eles tomaram a Acã e sua família.

“O que você fez, senhor?”.

“Bem, eu peguei uma peça babilônica. Eu peguei a prata, eu peguei o ouro. Fiz uma coisa errada”.

Vê? E sabe o que Josué disse antes que o homem confessasse? Ele disse: “Dá glória a Deus e confessa”. E assim que ele confessou e deu glória a Deus – seja lá o que for que isso significa, descubra isso – eles o levaram para fora e apedrejaram a ele e toda a sua família.

 

31                Eu digo a mesma coisa, vamos dar glória a Deus e dizer honestamente: “Este mundo não está mais apto a viver aos olhos de Deus”. [“Sim”; “Amém”] A América não foi construída em cima de homens como Scorsese… [“Amém”] e Dafoe. E agora o pai de Dafoe – e eles são médicos e enfermeiros – eles dizem: “Bem, meu filho é um verdadeiro cristão, nascido de novo”. Isso é um fato? Se ele nasceu de novo então eu não quero ser, porque em minhas mais loucas alucinações e pesadelos de pecado eu nunca poderia acreditar nessa tolice e bobagem. [“Amém”] Nem você pode.

 

32                Profeta de Deus. Eu creio nele implicitamente, a base de toda a minha doutrina e vida está sobre isso. E ele ensinou aqui nesta maravilhosa mensagem “Quem é Este Melquisedeque?”, que vem sob o Sétimo Selo, que foi aberto por um homem como ele, para divulgar esses mistérios que até mesmo o grande Dr. Bloomfield agora falecido disse: “Alguém tem que vir em algum momento e dizer-nos”. Ele é reverenciado, um respeitado homem de Indiana, Hoosier.

 

33                Este irmão Branham nos diz que isto é um mistério e é por isso que Paulo não poderia explicá-lo, nem ele explicou isso – nos contou tudo sobre isso. Ele simplesmente deixa isso ali assentado, para que no tempo do fim nós soubéssemos de tudo. E o irmão Branham explica minuciosamente como este homem, que nós chamamos de um homem Melquisedeque, esteve em cena e como que este homem que chamamos de o Rei de Justiça, Rei de Paz, na verdade foi habitado pelo Deus Todo-Poderoso.

 

34                E não deveria ser estranho que as pessoas acreditem que você e eu podemos nascer de novo, que o renascimento vem pelo batismo com o Espírito Santo. Se é possível que o Deus Todo-Poderoso pudesse nos dar, até mesmo um mínimo, um pouquinho de Seu Espírito Santo, o que no mundo está errado com o pensamento do homem que eles não conseguem crer que se Deus preparou isso, não poderia Ele também preparar isso, e na Sua totalidade mover-Se dentro desse vaso? Foi exatamente isso que Ele fez com Jesus. Então veja, nosso tipo está totalmente representado aqui. Este é o Deus Todo-Poderoso que fez para Si mesmo um tabernáculo.

 

35                Agora, o irmão Branham descreveu isso e eu vou começar a ler na página… Eu entrarei em minhas notas daqui a pouco para nos dar um fundo para que você entenda onde estamos. Agora, sobre a questão então, quanto a quem é Melquisedeque, o irmão Branham demonstra inequivocamente que Melquisedeque é Deus no que é chamado de uma Palavra em forma de corpo. Ou seja, Ele simplesmente disse uma Palavra e formou um corpo. Por que não? Se Ele disse: “Haja luz”, houve luz. Se Ele disse: “Haja um peixe”, houve um peixe. Ele poderia dizer: “Faça-se a um corpo”. Houve um corpo e Ele pôde entrar nele.

 

36                Uma Palavra formou um corpo que é chamado de teofania e uma teofania vem de duas palavras gregas, “Theo” que significa “Deus”, e “phanero”, “mostrar Deus em uma forma manifesta”. Então sobre a questão quanto a quem é Melquisedeque, o irmão Branham demonstra inequivocamente que Melquisedeque é Deus em uma Palavra em forma de corpo que é chamado de teofania. Isso é absolutamente verdade.

 

37                Este é um exemplo do processo através do qual Deus entra na adoração e na comunhão com os homens. Ouça novamente. Este é um exemplo – há muitos na Bíblia onde Deus fez algo parecido com isso – para entrar em adoração e na comunhão com os homens onde Deus Se torna conhecido por alguma manifestação visível. Ele usa alguma forma que está de acordo com o Seu propósito para aquela ocasião.

 

38                Ele usou a Coluna de Fogo para manter Israel aquecido durante a noite. Ele usou uma nuvem escondendo-Se nela, para mantê-los frescos durante o dia. Ele tornou-Se uma pedra para eles, chamada de uma pedra que os seguia, que é uma fonte de revelação. Ele usa alguma forma que esteja de acordo com o Seu propósito para aquela ocasião e, assim, Se identifica e Se revela ao povo para que eles possam se tornar todos o mais próximos Dele e adorá-Lo e amá-Lo e conhecê-Lo.

 

39                O irmão Branham usou o termo do grego referente a este processo. Chamou en morphe, que está no grego, para significar que Deus usou várias formas, tais como anjos, e luz e fogo, uma nuvem, um corpo humano e até mesmo Seus servos os profetas, para realmente visualizar e conceituar a Si mesmo para as pessoas.

 

40                Agora vamos olhar para Hebreus l:1.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, (não “aos pais” – esse não é o grego original. É “nos pais”. Deus estava nos profetas)

E se Deus estivesse verdadeiramente nos profetas, então o profeta ou os profetas tinham que ser Deus para o povo. Agora, você sabe que é assim que a autoridade é transferida e delegada em nossa sociedade. O presidente dos Estados Unidos pode enviar um delegado, um embaixador para a Europa, para qualquer lugar que ele quiser e esse embaixador é o presidente, e, na verdade, a população dos Estados Unidos, o governo, todo o povo para aquele rei ou aquela nação. Ele é a personificação da coisa toda. Por que então um profeta não seria Deus para o povo?

 

41                Então você diz: “Você faz do irmão Branham Deus”. Eu não faço dele Deus. De nenhuma maneira, meio e forma, mais do que eu farei o embaixador como o presidente, ou o governo, ou as pessoas. [“Amém”] Mas se o embaixador é obrigado a se posicionar por ele, e falar por ele, e visualizar, e conceituar exatamente o povo americano a respeito deles – e lembre-se que o governo é do povo e para o povo – então o profeta seria o mesmo para com o Deus Todo-Poderoso. Não há nenhuma grande confusão aí, sabe, se você realmente quer ser apenas comunsênciclo, sabe. O que ele diz? Comunsênciclo. Isso é apenas uma palavra que eu estou inventando com pressa.[3]

 

42                Vamos para João capítulo 10. Vamos descobrir o que os judeus realmente pensavam dos profetas. E você verá no versículo 13:

Eu e o Pai somos um. Então os judeus pegaram pedras outra vez para O apedrejar. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de Meu Pai; por qual destas obras Me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-Lhe: Não Te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo Tu homem, Te fazes Deus a Ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a Palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, Àquele a Quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

 

43                Aí está bem aí. Agora a pergunta é, para quem a Palavra de Deus vem? Tem que vir ao profeta. Então Israel chamava os seus profetas de deuses, d-e-u-s-e-s, em contraposição ao D-E-U-S letra maiúscula. O que simplesmente significa que eles compreendiam a delegação de autoridade e poder. E lembre-se, os profetas eram provados ou vindicados por Deus, assim como nós cremos em vindicação.

 

44                Agora, as pessoas hoje no cristianismo não creem em vindicação. Eles dizem: “Quem precisa de profetas?”. Bem, onde você acha que Deus disse que não precisamos? [“Amém”] Eles dizem: “Bem, só um minuto. Não há tal coisa como um profeta que não seja um hebreu”. Então Noé… Noé não era um hebreu. [“Amém”] O que você vai fazer com ele? Vê? Não faça suas próprias regras. Não faças suas regras. O que você tem que fazer é deixar a sua mente seguir a tornar-se como uma criança e ir para o livro como o irmão Branham. Ele não conceituou essa coisa e fantasiou sobre isso e disse: “Bem, eu acho que talvez este Melquisedeque, bem, ele tem que ser uma espécie de mito. Ele tem que ser algum tipo de personagem que não é realmente um personagem, mas é uma espécie de uma ordem, e tem que ser isso”.

Ele disse: “Olhe, aqui está o que a Bíblia diz. Sem pai, sem mãe, sem princípio de dias nem fim de vida”.

“Do que você está falando?”.

“Bem, eu estou falando de Deus”.

E aqueles que dizem: “Oh, vamos lá agora, longe disso ser Deus”.

 

45                Bem, então me diga e levante-se aqui e me dê algum sinal de que você pode provar para mim que eu deveria te ouvir. [“Sim”] Ha!! Sou provavelmente o cara mais inteligente da sala quando se trata de teologia, eu não deveria estar de pé aqui. E eu deveria ter a mais loquaz e a melhor língua que qualquer um dentre vocês. Você aceitaria qualquer coisa que eu pudesse dar a você contra a Palavra de Deus, que é simplesmente, simples, obstinadamente diz – vou sair por aí para mudar isso? Para onde iria o seu contrato com Deus? Não, isso é Palavra por Palavra, e não tire uma Palavra e não acrescente uma Palavra.

 

46                A Bíblia diz: “Este homem não tem pai, não tem mãe, Ele nunca teve princípio de dias, Ele nunca teve fim de vida”. Quem era o companheiro dentro da casca? [“Sim”] Jesus teve princípio de dias. Ele nasceu, mas Ele não era diferente de Deus, exceto pelo fato de que Ele teve um começo. Mas Ele não era Deus. Não – Ele tornou-Se Deus em razão de que Deus estava Nele. Estamos falando de um homem. Vê? Certo, não importa qual forma Deus usasse, Ele é sempre o único e o mesmo e o único Deus que há, e Ele é o único que faz isso. Não há dois deuses, ou três deuses, ou qualquer número de deuses, só há um Deus. Ele usa diferentes ofícios e formas, f-o-r-m-a-s, o en morphe, de acordo com a Sua revelação. Como o irmão Branham trata com Deus que progressivamente Se declara nesta Mensagem, Deus torna-Se um homem.

 

47                Agora, o que o irmão Branham faz, ele nos leva nesta mensagem e ele mostra progressivamente como Deus fez isso, removendo um mistério sobre como que Deus Se tornou um homem e habitou em um homem. Como que você poderia apontar para Ele e dizer: “Este homem é Deus e ainda assim Ele não é Deus”. E o próprio Jesus disse: “O Pai que está em Mim faz as obras”.

 

48                Agora, Ele mentiu ou Ele não mentiu? Por que Ele orou? Você acha que Deus iria orar para Deus? Eu pensava que dois ou três deuses juntos possam discutir o ponto a menos que Deus tivesse um clube maior, ou uma palavra maior do que o outro sujeito. Eu não posso aceitar um simpósio de três deuses, irmão e irmã. Não, não. Deus disse: “Com quem tomei conselho? Com Meu Filho, ou Meu amigo ou algo assim?”.

 

49                Você se tornaria um gnóstico, essa é a próxima coisa que você se tornaria. Recusasse você isso e você se tornaria um gnóstico. Não um agnóstico, mas um gnóstico, o que significa “eu sei tudo”. E logo você ouve uma voz feminina do céu dizer: “Cale-se. Você se esquece que eu estou aqui em cima e sou superior”.

 

50                Eu tenho os livros sobre isso, querido, não estou lhe dizendo um monte de bobagem, bem lá em minha biblioteca. Não, não, não, por favor, não se deixe enganar por pessoas que andam por aí com a sua doutrina trinitária e dogmas e credos dos apóstolos. Encontre-me o Credo dos Apóstolos na Bíblia. [“Sim”] Veja, sou um velho trinitário lá detrás. Isso simplesmente não irá funcionar, irmão e irmã.

 

51                O irmão Branham trata com Deus declarando-Se progressivamente nesta mensagem até que Deus Se torna um homem, desce através de alguns degraus. Desde a forma de pensamento, que foi simplesmente Deus em onisciência, determinando levar adiante o que havia dentro Dele como o Deus onisciente, para a Palavra em forma de corpo onde Deus começou a falar coisas à existência, ao corpo humano nascido. Depois ele traça a nossa posição em Cristo, a nossa morada terrena atual e depois para a nossa encarnação espiritual logo após a morte e, finalmente na ressurreição, na Nova Jerusalém.

 

52                Agora, se você não entendeu o que eu estou dizendo, o que eu estou dizendo é isso, que o irmão Branham traçou como Deus fez isso através de Jesus Cristo, dá a volta e traça-nos direto a partir de Deus para o mesmo padrão. Você entende o que eu estou dizendo? Se você entende ou não, eu já disse isso, não se preocupe com isso. E eu acho que você sabe do que eu estou falando.

 

53                Agora, para começar nós somos genes de Deus. Agora, deixe esse pensamento entrar em sua mente. Os genes – na verdade você pode usar a palavra “semente”, os atributos. Para começar, nós somos genes. Eu gosto dessa expressão, só por um minuto. Deus tem pensamentos sobre esses genes, ou futuros filhos, então Ele os traz de acordo com os Seus pensamentos e eles entram na raça de Adão através da raça de Adão, através da geração natural. Quer que eu leia isso de novo? Para começar, nós somos genes, que são na verdade filhos potenciais de Deus, como o espermatozóide masculino com os cromossomos XY que podem se unir com o óvulo feminino com o cromossomo X, ela não tem ela, para trazer ou uma filha ou um filho. Então você tem uma linha de vida em Deus, que contém a semente que Deus soprou em Adão o fôlego de vida e Adão tornou-se uma alma vivente e desde então ele foi capaz de se propagar com o que saiu dele, que foi Eva.

 

54                Você está olhando para a mesma coisa com Deus. Dentro de Deus estão os genes, ou o que poderíamos chamar de semente ou espermatozoide. No grego acerca de Deus é “spora”, para a humanidade é “sperma” e Deus nos compara à grama, ou a semente de grama. Certo.

 

55                Para começar somos genes, ou espermatozoide, ou semente de Deus. Deus tem pensamentos sobre esses genes ou futuros filhos. Então Ele os traz de acordo com os Seus pensamentos e eles entram na raça de Adão através dos canais naturais normais que Deus começou bem lá atrás no jardim. Até mesmo antes do jardim, quando Ele disse: “Sede fecundos e multiplicai e tragam filhos e filhas para Mim”.

 

56                Agora, na morte, essas almas, esses genes – isso da parte de Deus – deixam os seus corpos e entram em corpos Palavra. 2 Coríntios capítulo 5, eu acho que é no 10, seja qual for. Vamos procurá-lo. Ele disse: “Quando você sair daqui você não sai sem um corpo, como se você não tivesse um lugar para ir. Você vai para um lugar que é um corpo espírito. Não espiritual, mas um corpo espírito verdadeiro”. Então eles vão para aqueles corpos Palavra que eles contornaram – eles já existiam. A Bíblia diz: “Já esperando”.

 

57                Agora, fisicamente falando, o espermatozoide e o óvulo unindo-se, antes mesmo que eles pudessem fazer isso, eles tinham que ter alguma coisa aqui embaixo para ir. A vida para ir para todo o espermatozoide tinha que ter alguma coisa para ir, por isso antes que alguma vez houvesse um homem e mulher, Deus fez a terra a partir da qual Ele tirou isso tudo. Certo? Pela química.

 

58                Então está bem, Deus tinha um corpo preparado para esses filhos, que é um corpo que eles contornaram para vir para cá e viver em carne, e quando eles morressem, eles voltariam para aqueles corpos que Deus tinha preparado e que eles haviam ultrapassado. Agora, vou tomar meu tempo e ler isso. Vamos, isto soa loucura para ser verdade, mas nós não lidamos com coisas malucas. Agora Paulo diz:

 

59                Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

Agora, isso não… agora, só um minuto. Esse não é o corpo glorificado, porque aquele corpo glorificado não é eterno – ele tem um começo. Esse não tem um começo. Esse é algo tão radicalmente de Deus que a mente do ser humano não consegue compreender isso. Ele só tem de dizer: “Sim, é isso”. [“Amém”; “Sim”] Você tem que crer. Paulo diz: “Sabemos disso”.

 

60                E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; (Ele diz para você pela segunda vez agora “nos céus”) Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

Nós não estaremos nus. Nós saímos daqui, e nós sairemos para ir a um lugar do qual não sabemos nada, e não é a Nova Jerusalém. Não é uma casa, é um corpo e que nós o contornamos.

 

61                Você diz: “Por que você acha que o profeta diz isso e por que Deus nos diz isso, e que bem isso faz?”. Essa é uma boa pergunta. Fique por perto e descubra. Somos muito estúpidos para lidar com coisas fúteis[4] e ridículas – mas Deus não. Um jota, um til mudado e você perde. [“Sim”]

 

62                Agora, isso é algo que você deveria saber na era final e todo mundo admite que este é o fim dos tempos. Pode o mundo passar só com a AIDS? Temos mais de 300 mil casos e dobrando uma vez a cada doze meses. Por volta do ano 2000 nós teremos 315 milhões de norte-americanos mortos e não há muitos. Agora, você nem sequer se atreva a entrar na acupuntura, e eu tenho entrado na acupuntura. Até logo remédios chineses. Sabia que se você tiver acupuntura recentemente você não pode dar o seu sangue para alguém? Não é assim Dr. Kim, você está me ouvindo? E o Dr. Kay?

Você diz: “Irmão Vayle, você vai voltar?”.

 

63                Se eu quisesse. Eles podem usar álcool ou qualquer outra coisa para matá-los, ou o calor. E você que quer ser promíscuo, eu só estou te avisando, eu nunca irei orar por sua cura. Orarei por sua alma, mas você está pedindo por isso. Conheço pregadores que não acham nada sair com mulheres e sujando-se. Desrespeite a Deus e veja o que acontece com você.

 

64                Foi provado conclusivamente que os mosquitos podem suportar. A América não quer se preocupar, isso é tudo, porque você vê pelos números que no ano 2000 a América não restará.[5] Quantos viram aquele filme “O Planeta dos Macacos”? Você viu “O Planeta dos Macacos”? Ei, que bom, não foi? Lembra quando eles voltaram e os macacos haviam assumido o controle – o que obviamente não irá acontecer – e eles se perderam e descobriram que eles tinham ido embora de Nova Iorque, e a terra estava devastada e tudo que eles podiam fazer era amaldiçoar a Deus e amaldiçoar a si mesmos? O Livro de Apocalipse diz: “Roerão as suas línguas de dor e amaldiçoarão a Deus”.

E com a AIDS você apodrece enquanto você vive. Uma grande pústula. E quando você apodrece enquanto você vive, você estará soltando pus no chão em breve. Animais obtêm AIDS. Sim. Estranho, não é? Certo. Vamos sair disso e voltar para o assunto.

 

65                Você não é um espírito desencarnado, quando você sair daqui. As pessoas não podem crer nessas coisas que ensinamos. Eles não querem crer em coisa alguma, não importa o que seja. Eles não estão interessados. Você volta para a terra de qualquer forma mais tarde, e obtém o seu corpo físico glorificado, o que significa sua estrutura teofânica e você nela apanha o corpo glorificado e vai para a ceia das bodas e, finalmente, para a Nova Jerusalém.

 

66                Neste discurso o irmão Branham insiste que esses corpos Palavra, que ele chama de teofanias, estão realmente presentes, porém invisíveis, mas em breve tudo será manifesto porque o Milênio está sobre nós. Como ele disse: “Nós temos recém descoberto as leis da televisão, mas as leis sempre existiram”.

Assim é, existem espíritos que poderiam estar passando por esta sala, é tudo uma dimensão. Talvez a câmera possa captar as coisas que não conseguimos captar. Todo mundo sabe que isso é verdade. [“Sim”]

 

67                Agora na página 13, nos parágrafos 61-62, o irmão Branham está falando de Deus em Sua própria metamorfose, ou mudança; fala de Deus usando corpos humanos para o Seu propósito e aplica isso a Melquisedeque e então se move para mostrar que de vez em quando há um cruzamento do lado invisível provando que há uma realidade lá do outro lado de que as pessoas não morrem, elas simplesmente mudam a sua geografia e suas formas. Então vamos começar a ler. O irmão Branham disse:

 

68                (Esse Deus) Se revela em Sua grande forma do que Ele alega como Ele en morphe, (ou entra em uma máscara, ou uma figura em que Ele Se esconde, mas que ao mesmo tempo O revela, para que essa figura possa passar por aqui, ou aos Seus servos, onde Deus prova a Si mesmo. Deixe-me ler isso novamente agora para que eu possa levar o pensamento para você.) Ele Se revela em Sua grande forma do que Ele alega como Ele en morphe, Ele mesmo em Seus servos e prova a Si Mesmo.

 

69                Agora, do que ele está falando aqui quando ele disse: “Deus Se revela em Sua grande forma do que Ele alega”? O que você faria com isso? Você diria: “Bem, Ele está fazendo alegações. Deus está fazendo alegações”. E assim Deus fez uma alegação, especialmente sobre o fato de que Ele viria e viveria na forma de um homem chamado o Messias, o Senhor Jesus Cristo. Deus também fez a alegação de que estaria com os profetas e os profetas seriam Deus para o povo, como lemos na Bíblia: “Que Deus estava nos profetas”.

 

70                Então Deus, de acordo com o que Ele deseja e estabelece em Sua Palavra prometida, Ele Se acomodará a isso por amor ao povo. E mais uma vez eu também acho que o pensamento encontra-se aqui de que o profeta está chamando à nossa atenção, de que quando Deus alega que Ele fará uma determinada coisa a respeito de Seu próprio povo, os profetas e aqueles que são Seus filhos, não há ninguém que tenha o direito de dizer: “Ei, Deus, Você não pode fazer isso, porque eu não acho que seja o caminho que se deva seguir. Nós gostaríamos de tratar com Você nos nossos próprios termos”.

 

71                Agora lembre-se, Israel fez isso e eles fecharam o livro quando eles fizeram isso. Eles disseram: “Olhe Moisés, diga para Deus que nós não queremos mais ver a Coluna de Fogo. Nós não queremos mais ouvir a Sua voz. Nós não queremos mais ter contato. Diga isto para Deus: que você ficará por nós e quando você voltar, nós te ouviremos como se estivéssemos ouvindo a Deus”.

Moisés foi direto a Deus e Deus disse: “É exatamente assim que vai ser”.

 

72                Bem, você diz: “Eu não acho que seja justo que alguém fizesse isso e que o livro depois estivesse fechado para mim. É assim que tem que ser feito”.

É aí que você se engana. Você não pode dizer nada para Deus. [“Amém”] E você não pode nem mesmo dizer-me qualquer coisa por aqui. Vai você me dizer como devo gastar o meu dinheiro? Como devo pregar? Como que eu mesmo devo me conduzir? Você pode vir e sugerir, mas você não chegará à primeira base. Você diz: “Olha, você não conhece Lee Vayle”.

 

73                Se você não gosta disso vá para casa e fique por lá. Eu não estou sendo duro e nem mau, só estou tentando dizer-lhe sobre mim. E você é simplesmente tão insolente. [Risos – Trad.] Sabe, vamos deixar isso claro, quem irá dizer a você? Sabe, olha, ou lhe dizer… agora, o governo intervém e nos diz como gastar o dinheiro e tudo, mas os demônios lhes dizem como fazer isso até mesmo mais.

 

74                Deixe-me mostrar-lhe o que eu tenho em mente aqui. Mateus 20:15, vamos ler um par dessas coisas aqui e você chegará ao que estou me dirigindo aqui.

Ou não Me é lícito fazer o que quiser do que é Meu? (Isso é o que Jesus está dizendo.) Ou é mau o teu olho porque Eu sou bom?

Ele diz aqui: “O que você está tentando Me dizer para Eu fazer com o que Me pertence?”. Você está entendendo? Certo, vamos para Romanos capítulo 14 agora e ver outra coisa aqui sobre Deus.

 

75                Romanos 14:7-8

Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.

Agora, aqui diz a você bem aqui que Deus é dono de tudo. Portanto não Lhe diga nada. Ele disse: “Você é Meu, Eu te comprei com preço, posso fazer com você o que Eu quero fazer e você não pode dizer nenhuma palavra acerca disso”. Agora, se você não acha que isso é verdade, volte para Romanos no capítulo 9. Este é Deus.

 

76                Romanos 9:19-21

Dir-me-ás então: Por que se queixa Ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à Sua vontade? (Isso é sobre a predestinação. Vê?) Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Corte Moisés e corte o Faraó e veja-os sangrar. Consiga os homens mais inteligentes do mundo e analise-os – exatamente a mesma coisa. Por que Deus escolheu Moisés e por que Deus não escolheu Faraó? Isso é assunto de Deus. [“Amém”]

 

77                “Bem, eu não gosto da ideia de que Deus diga: ‘Eu amo Jacó e odeio Esaú’.”

Isso é assunto de Deus. [“Amém”] Se você disser isso, você não tem a menor ideia sobre o amor de Deus, porque a eleição é o amor de Deus. [“Amém”] De que Ele deveria te amar e dar-lhe a chance de ouvir a Sua voz e se aproximar de Deus. A partir deste ponto qualquer homem deveria simplesmente deixar Deus ter o Seu caminho em sua vida inteira. Eu queria que nós entendêssemos isso. Isso é amor.

 

78                Se você pensa que o amor é algo belo, algo efusivo que você inventa e confecciona do seu próprio peito – você tem que estar errado irmão, e errada irmã; isso é a Palavra de Deus. [“Amém”] E se o seu amor não se alinha com a Palavra de Deus você não tem o amor de Deus. Você está apenas enganando a si mesmo. Quero dizer que você está enganando a si mesmo. Por favor, não fale comigo como se você soubesse de alguma coisa, porque você não sabe. Não que eu saiba qualquer coisa, mas eu sei esta Palavra aqui. Agora ouça, ele disse isso:

 

79                Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a Sua ira, e dar a conhecer o Seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da Sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou.

 

80                Agora, quem irá discutir com Deus? Você diz: “Bem, eu não gosto disso”. Ninguém perguntou a você. E você nunca irá gostar disso a menos que você nasça de novo, porque você não pode compreender porque você olha por aí e diz: “Eu não entendo. Meu irmão é um homem melhor do que eu sou. Por que ele não pode ver a Deus e compreender a Deus e receber a Deus? E aqui eu sou o mais fétido de toda a família, o mais ignorante, o mau comportado do grupo de corpúsculos que estão podres do centro para a circunferência, e Deus me escolheu. Agora, se Ele é inteligente Ele deveria ter tomado o meu irmão”.

 

81                Vê? Você estragou tudo. Você diz: “O homem vive, que tipo de Deus é Ele?”. Soberano. Essa é a palavra, soberano. [“Amém”] Ele faz o que Ele quer, quando Ele quer fazê-lo, a quem Ele quer fazê-lo, sob a condição que Ele quiser fazer, e a qualquer momento que Ele quiser. Isso mesmo. Deus é soberano.

 

82                Vamos dar um pequeno passo adiante. Bem, eu realmente não preciso. Eu poderia apenas tomar um aqui em Apocalipse 10:7, só para lhe mostrar uma coisa aqui, porque você sabe disso. Aqui diz:

Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou (as boas novas do evangelho) aos profetas, Seus servos.

Deus quer fazer isso, e Ele irá fazê-lo. As pessoas dizem: “Eu não creio que Deus fará isso. Eu não acho que isso virá”.

 

83                A Bíblia diz que virá, haverá um profeta que entrará em cena, porque Ele está falando de profetas, e Ele está falando sobre o evangelho, e os judeus nunca aceitaram o evangelho – então Ele está falando isso para você e para mim. Ele disse: “Há de vir um tempo quando um poderoso mensageiro descerá do Céu e estará sobre a terra. Este homem estará aqui e ele será um profeta e ele virá para fechar tudo”.

 

84                Agora, antes que ele possa fechá-lo ele tem que abri-lo. Oh, sim. [Fim do primeiro lado – Ed.] Porque a Bíblia diz: “Não feche as palavras do profeta no livro”. E em mais um lugar diz: “Feche-o”. Apocalipse 10:4 diz: “Feche-o” Apocalipse 22:10 diz: “Abra-o”. Este homem irá abri-lo. Creio que este homem abriu. [Aponta para o quadro]

Você diz: “Eu não acredito que ele abriu”.

Bem, está tudo bem, procure alguém para abrir o livro, mais tarde, então. Eu digo: “É o fim”.

Você diz: “Isso virá”.

Sem problema. Vamos descobrir. [“Amém”] Vê? Cabe ao indivíduo. Certo, agora, ele diz aqui:

 

85                Deus Se revela nesta grande forma. (Independentemente da forma que Deus quer Se revelar, vê? Seja o que for que as Suas alegações estavam determinando fazer, Ele o faz, Ele revela…) Ele en morphe de Si mesmo.

Ele na verdade coloca-Se em Seus servos e prova a Si mesmo. Agora, o servo poderia ser uma nuvem, mas aqui não diz isso. Aqui diz: “Seus servos, os profetas”. [“Sim”]

 

86                Você diz: “Você realmente acredita irmão Vayle, que aquela Coluna de Fogo, se ela realmente é um reflexo de Deus, Deus está ali, na forma do Espírito Santo? De que Deus pudesse realmente entrar naquele homem?”.

Por que não? [“Amém”] Diga-me por que não?

“Então, o homem não é digno de coisa alguma”.

Quem disse isso? Você diz isso ou Deus disse isso? Se esse homem não é digno de coisa alguma, e ele é realmente um profeta, então você e eu não somos dignos de coisa alguma, ou porque Deus não entrou nele então Deus não poderia entrar em nós.

 

87                Ouça, você tem que extrair a sua conclusão. Você tem que fazer algo sobre isso aqui. Vê? Você tem que fazer algo sobre isso. Estou tentando edificar a sua fé para que você saiba – olhe, se existe tal coisa como essa é melhor você acreditar. Se não houver nenhuma coisa tal como essa, ótimo, você não tem se ferido de modo algum. Eu sou o sujeito que está sendo ferido. Vou ter que estar diante de Deus por te contar mentiras. Você é apenas meramente um acessório após o fato, e é claro que você pode ter um pouco de problema, mas nada parecido com o meu problema. Tudo bem, vamos dar uma olhada no parágrafo 61:

 

88                Agora, aqui Ele está na forma de Espírito. (Agora ele está falando lá detrás, quando não havia nada, exceto Deus, Ele mesmo, com os Seus pensamentos no que se pode chamar de vazio) E aqui Ele está na forma de Espírito. (Agora) E então Ele vem na forma… en morphe. (na época de Gênesis 14. Este Deus assume uma forma real humana, ou a forma de um homem em Gênesis 14. Não é conhecido anteriormente a isso) E Ele apareceu a Abraão (encapsulado, ou nesta forma. Quando) Abraão estava voltando da matança dos reis, aqui veio Melquisedeque, e Ele conversou com Abraão.

 

89                Ou seja, vamos voltar à forma do Espírito. Isto poderia ser chamado de a forma-pensamento, a forma-pensamento de Deus. Por quê? Porque Ele nada mais é do que Espírito e Ele está pensando. Agora, Ele não começou a Se mover, Ele é simplesmente onisciente, a onipotência segue a onisciência. E se alguém não é onisciente, eu detestaria crer que Ele pudesse ser onipotente, porque você está perdido e Ele irá embora com isso – não funcionaria. A onisciência é a chave. O que se encontra dentro da mentalidade, ou no coração ou nos pensamentos de Deus.

 

90                Agora, isso nunca parecerá bem para você e para mim – a Bíblia nos adverte. Então lá atrás na forma-pensamento, Ele não falou uma palavra, isso é a forma do Espírito, o original, tudo por Si só. Após a forma-pensamento, surge uma forma-Palavra que é uma expressão. Agora, é para isso que nós estamos olhando lá atrás na pré-existência de Jesus e na nossa pré-existência ali mesmo em Deus, mas nada surgindo. Agora, deixe-me… O irmão Branham agora dá um exemplo do que aconteceu em Tucson. Isso estava nos jornais.

 

91                Outro dia no jornal de Tucson eu estava lendo um artigo onde havia uma mulher dirigindo estrada abaixo, creio que a mais ou menos quarenta, cinquenta milhas por hora, e ela bateu num velho homem vestido com um casaco. (Agora, isso soa estranho para você, veja, um casaco em um dia quente de julho em uma estrada deserta.) Ela gritou e parou seu carro. O atirou ao ar. Bem ali fora em pleno deserto! (quente, vê?) E ela correu atrás para encontrá-lo, e ele não estava ali. Então, o que fez ela? (começou a procurar por ele, é claro.) Algumas pessoas atrás dela viram o que aconteceu, viram o velho homem voar no ar, seu casaco girando. Então eles correram atrás para averiguar. Não puderam encontrar o homem em parte alguma. Chamaram a polícia. A polícia saiu para examinar o lugar; não havia ninguém ali. Bem, cada um deles testificou que o carro vacilou, bateu no (velho) homem. Ele subiu ao ar, e todos o viram. Testemunhas e dois ou três carros cheios deles, viram o que aconteceu. Vieram a descobrir que há cinco anos atrás tinha havido um velho com um casaco (provavelmente no inverno, vê?) que foi atingido e morto naquele mesmo lugar.

 

92                 Agora, você sabe que os registros estão equipados com esses incidentes peculiares. Ainda no outro dia li na revista Enquirer, que eu muito, muito raramente leio, porque a maior parte é besteira, e isso poderia ser também. Uma mulher na casa dos quarenta anos agora conta que quando ela tinha dezesseis anos de idade, estava em um quarto e ela estava de babá de um bebezinho pela primeira vez; os pais tinham saído e deixaram a babá. Creio que ela tinha uns dezesseis anos. E de repente ela foi despertada por um homem no quarto e ela pôde descrevê-lo claramente com o que ele disse: “Vá lá no quarto e olhe para o bebê”.

 

93                E ela viu o seu corpo deitado na cama e ainda assim ela foi lá com o homem e esse bebê estava ficando azul, morrendo, e o homem disse: “Agora é só pegar o bebê, coloque-o sobre o seu braço esquerdo, com a cabeça para baixo. Agora vá até a garganta e retire o objeto”.

E quando o fez, ela retirou um pequeno medalhão. E a cor do bebê voltou.

 

94                Quando o homem e a mulher voltaram para casa a menina tentou contar a eles e perguntaram se ela estava tendo alucinações, até que ela descreveu o homem e entraram para olhar o medalhão. Abrindo o medalhão era o retrato da mulher, isto é, do pai da mãe, exatamente o que a garota viu que entrou, em alguma forma de espírito ou aparição ou algo assim, e que a despertou para salvar a vida do bebê. O que aconteceu foi que o medalhão da mãe tinha escorregado da corrente no berço do bebê e o bebê, inadvertidamente, agarrando-o, sabe, o bebezinho o colocou em sua boca, um bebê com oito meses de idade e estava morrendo. O que foi isso? Vê? O que foi isso?

 

95                O mundo está cheio de milhões de fenômenos que ninguém consegue entender, conhecer, mas há algo lá. E se alguma coisa lá funciona em um curso rígido, da mesma forma funciona aqui e as pessoas ainda assim querem negar a Deus. E você sabe por que eles fazem isso? Bem, eles fazem isso porque eles não querem ser responsáveis. [“Sim”] É como homens e mulheres que vivem juntos, moram juntos, porque eles não querem ser responsáveis para se casar um com outro, serem fiéis, e criar uma família. Eles só querem ser como cães, animais. Quando você vê esses animais em todo o mundo, deixe-me dizer uma coisa irmão, você sempre os teve, mas nunca como agora.

 

96                Agora ouça, o irmão Branham diz:

…Quando você sai daqui, você não está morto. (Agora observe o que ele diz) Tem que voltar mesmo se você é pecador, (Isso significa que o cristão tem que voltar. Vê? Absolutamente. O pecador tem que voltar) e ser julgado segundo as obras praticadas no corpo.

Ou seja, o mesmo que foi embora tem que voltar e exatamente como foi com Samuel. Lembre-se o que a Bíblia diz, a bruxa de Endor: “Eu vou trazer alguém para ajudá-lo, Saul”. E ela não sabia que ela… que era o rei Saul, e ela não sabia que ela iria receber a velha cruz dupla. E ela realmente trouxe Samuel e ele estava velho de cabelo branco, de barba branca, e ele disse:

“Por que você perturbou o meu descanso?”.

 

97                Você é a mesma pessoa. Evidentemente, você não vai obter sua bela mudança física até que você volte e então está tudo bem, você pode sair daqui completamente careca, você irá voltar com uns bons cachos sem dúvida. Desde que você os tinha aqui para começar. Certo.

 

98                …“Se este tabernáculo terrestre se desfizer, temos um esperando”.

Outra figura, um corpo espiritual, um corpo Palavra, que Deus tem esperando por nós nos céus. Vê? Agora, assim como Deus cobre o Seu próprio Espírito com um corpo para tornar-Se disponível, assim você e eu temos corpos quando deixarmos este mundo para estarmos disponíveis no mundo vindouro.

 

99                O irmão Branham foi além da cortina do tempo. Ele nos conta como que numa visão ele viu o seu “corpo deitado na cama, se numa visão ou não, (como disse o apóstolo Paulo) se no corpo, fora do corpo, eu fui arrebatado. Eu não sei, só Deus sabe. Fui arrebatado e eu estava lá entre eles”.

 

100            E o irmão Branham foi abraçado por uma mulher mais bonita, jovem, de cabelos soltos pelos ombros. Ela era de 16 anos de idade e toda a sua beleza e a voz disse-lhe:

“Você não se lembra dela?”.

Ele disse: “Não, eu não me lembro dela, quem é ela?”.

“Ela estava com 91 anos de idade quando foi salva na sua reunião”.

 

101            Aos 91 ela não estaria necessariamente fenecida[6] e terrível. Já vi algumas senhoras que pareciam damas aos 91. Há avó Cox que morreu aos 94 anos. Eu a vi com cerca de 90 anos… vamos ver, com o que ela estava com perto dos quatro anos? Cerca de 90 anos de idade. Que coisa, ela era saudável como um esquilo. Parecia maravilhosa! E mesmo assim ela quase morrendo de câncer, por de volta de quê? 1960 ou algo assim, o irmão Branham orou – Ela foi curada e assim ela já pode parecer em sua forma de espírito, em torno dos 16 anos de idade, porque o espírito parece ser bom, e se ela fosse trazida de volta onde você pudesse vê-la, talvez ela parecesse velha para que você a reconhecesse, porque, quem sabe sobre isso? Mas ela voltará algum dia em breve, como uma jovem, uma jovem dama.

 

102            Agora no parágrafo 64:

Agora, Deus nesta etapa de Sua criação mais tarde formou em carne que era Jesus.

Agora ele disse: “Deus aplicando o princípio para Se tornar uma parte da criação, especificamente levando-Se através de Sua metamorfose, no homem, o qual é para baixo, sabe, descendo. Ele então usou essa forma como um trampolim para a outra forma, o que significava que Ele estaria na forma física do que Ele estava agora, que era a figura de um homem”. Agora:

 

103            …Desde o princípio o Espírito, (isto é, em outras palavras, onde Deus era apenas Espírito inteiramente) então Ele veio a uma forma-Palavra, (ou para a Palavra) expondo a Si Mesmo. A Palavra, todavia não forma a Si Mesma.

Em outras palavras, não é falada, e mais tarde Ela se torna carne. O que eu vejo o irmão Branham nos dizendo aqui é que Deus tinha esse preceito do que Ele faria, e Ele o faz exatamente por etapas, e cada etapa é algo que Ele leva a fim de trazer isso a esta conclusão e vemos isso desenrolado pelas Escrituras e especialmente hoje.

 

104            E então ele diz, após esse corpo, isso:

…en morphe (corpo, que não é a verdadeira carne, apenas a forma de um homem, disse ele), Ele Se torna carne de homem, Jesus, que é mortal, para provar a morte por todos nós pecadores. (Agora, deixe o parágrafo 65 sozinho e caia para o 66, porque é onde isso pertence) Também O vemos revelado em Rute e Boaz como o Parente Redentor, Ele teve que (Se tornar) carne, vir como carne.

 

105            Então o que ele está dizendo aqui agora, é que você está vendo que Melquisedeque é um tipo ou uma figura de quando Jesus seria um homem e Deus habitaria nesse verdadeiro homem de carne e sangue, da mesma forma como Ele habitou neste que não era carne e sangue. E nem sequer era carne glorificada – não. Quando Jesus voltou glorificado Ele disse: “Toque-Me e vede, um espírito não tem carne e sangue”. Ele não disse “carne e osso”.

 

106            Agora, porque Ele era de carne e osso, mas Ele não era carne e sangue. Nem era este carne e sangue. Nem era isso uma forma glorificada. Era apenas como o irmão Branham disse: “Eu acho que Ele tomou a poeira, um punhado”, [O irmão Vayle faz som de sopro – Ed.] “soprou sobre isso e lá estava uma figura para entrar”. Então é para isso que você está olhando. Então, agora, Ele foi feito um homem, a fim de derramar sangue.

 

107            Agora, parágrafo 65:

Quando Abraão se encontrou com Ele, Ele estava (mascarado na figura de) Melquisedeque. Ele expõe aqui o que todos os atributos farão no desfecho final, cada filho de Abraão. (Agora, esta é a chave para explicar isso que é um mistério para esta hora. Isso explica para você e para mim exatamente o que aconteceu e está acontecendo. Isso esclarece uma revelação. E ouça ao que ele diz de novo.) Quando Abraão se encontrou com Ele, Ele estava (mascarado em) Melquisedeque. (Na figura de Melquisedeque) Ele expõe aqui o que todos (isto é você e eu e todos nós) os atributos farão no desfecho final, cada filho de Abraão. Cada filho da fé fará absolutamente a mesma coisa.

Ou virá da mesma maneira. Mas eu quero que você observe como que nós temos que vir. Agora, ele nos explica como isso acontece.          

 

108            Quantos minutos nos restam? [“Trinta”] Trinta. Nada bom. Vou deixar você sair mais cedo hoje. Voltaremos na próxima vez para iniciar com o quadro negro e vamos mostrar a partir do quadro negro pelos meus desenhos horríveis, mas eu espero que o meu discurso ajude você a entender como que Deus lida com cada um de nós da mesma forma que Ele lidou com o Seu Filho unigênito. Uma delas é o grande nível de contenção de todos os atributos, ou plenitude de Deus, os outros são pequenos pontos e traços descendo, mas toda a linha da mesma forma manifestando como que todas essas coisas se encaixam diretamente de volta para Deus e o Seu plano divino. E nunca houve um tempo até esta hora sob um profeta que poderia explicar isso que vem à vista.

 

109            Olhe, eu li os livros e se você não acredita em mim telefone para Morris Ungren. Apenas fique com o velho Morris aqui por uma semana. Ele vai citar para você cada autor e cada livro e sobre cada sermão dos últimos 150 longos anos – até Lutero. E você não tem isso. Não há ninguém…

“Bem, eu lhe digo, eu simplesmente não creio nesse homem em que você crê”.

 

110            Olhe, isso não me incomoda nem um pouco. Isso cabe a você como uma pessoa, faça o que você quiser sobre isso. Mas eu ensino aqui o que o irmão Branham ensinou, porque veja, eu li os livros e, pelo menos, um monte deles, e de vez em quando eu continuo a ler livros. Não muitas vezes mais. E olhe, eu não sou um homem inteligente.

Eu não estou dizendo: “Ei, Lee Vayle tem isso e ninguém mais tem, porque ele crê nesse homem”.

 

111            Eu não estou dizendo isso. Olhe, estou satisfeito por eu ter lido os livros e ter ido pelos caminhos que eu já passei, de que só este homem tem as respostas que estão completas com a Palavra de Deus. Os outros não têm as respostas.

 

112            É verdade… ele diz a você como ninguém mais lhe diz como que Deus pode realmente tomar um Faraó e predestiná-lo, porque o Faraó sempre foi Faraó. Você não toma um cão, irmão e irmã – e perdoem a expressão livre – você não toma um cão e tenta fazer dele um homem, para preencher o lugar de um homem. Nem pode você tomar um réprobo, a semente da serpente que Deus diz – em Seu livro declara – e alguma vez tentar colocá-lo com um filho do Deus Todo-Poderoso e no coração de Deus, isso não vai funcionar. [“Amém”] Nenhum homem como um Faraó, ou como um Stalin, ou um Genghis Khan, e estes homens que conhecemos na história, Hitler e os demais, Mussolini, nenhum desses homens alguma vez vieram da Alma do Deus Todo-Poderoso. E não me diga porque não vieram ou que teriam se convertido. [“Amém”]

 

113            Isso explica um monte de mistérios e é por isso que estamos neste assunto do jeito que estamos e por isso da próxima vez iremos por algo na mesa. Espero que você não tenha se aborrecido muito esta manhã; estou apenas tentando levar-nos ao encontro disso, para que possamos seguir em frente para os fatos que o irmão Branham nos apresenta. Nesse meio tempo, que o Senhor te abençoe ricamente. Vamos nos levantar e nos despedir.

 

114            Nosso bondoso Pai celestial, Te agradecemos agora novamente pelo privilégio que tivemos de nos reunirmos, dando-nos nestes três quartos de hora, um pouco melhor de tempo para que pudéssemos estudar a Tua Palavra Senhor, que nós acreditamos que tenha sido dada por um profeta vindicado.

 

115            E agora, Pai, quando começarmos a próxima sessão, eu creio que Tu irá nos ajudar a realmente começarmos a ver como todos estes estavam em Tua mente e como todos eles aconteceram, todos eles vieram a suceder pela soberania divina de Ti mesmo. Então no último dia Senhor trazendo-nos a uma revelação, sabendo que muito em breve haverá um tremendo despertar dos mortos, a ressurreição entre nós, Senhor, e haverá um grupo de pessoas que serão transformadas para que sejam levadas para a Ceia das Bodas e, em seguida, voltar para uma terra renovada por mil anos e, depois seguindo em frente, para a Nova Jerusalém, a cidade do nosso Deus.

 

116            Senhor, nós cremos nessas coisas, estamos confiantes delas e nós Te agradecemos Senhor, de que nossa confiança não está baseada em um livro que alguém escreveu, mas em um ministério vivo do qual nós mesmos fazemos parte, no sentido de estarmos bem aí com ele e vendo, e sabendo muito dessas coisas, e algumas das pessoas bem aqui também estavam envolvidas nisso Senhor. Nós Te agradecemos por isso. E agora, por Tua graça Senhor, nós cremos que cada corpo no edifício estaria envolvido na compreensão da Palavra de Deus. Essa Palavra, Senhor que é capaz de tornar-nos sábios para a salvação, que se torna a nossa armadura, que se tornam todas as coisas que estão supostas a serem para nós.

 

117            Então Pai, rogo agora para que o doce Espírito de Jesus Cristo descanse e repouse sobre cada um de nós, Senhor Deus, trazendo-nos de volta juntamente oura vez, até mesmo com um espírito mais doce e mais maravilhoso de Jesus Cristo, o amor de Deus, não somente derramado em nossos corações, mas vindo de nossos corações Senhor, até que os próprios enfermos entre nós sejam curados. E que a graça do Deus Todo-Poderoso mostrou que existem pessoas que podem ser guiadas pelo Espírito, o Deus vivo. Pai, queremos isso, Senhor, Tu sabes que eu tenho ansiado por isso, tenho ansiado por mais nada Senhor. Se se tratasse de um confronto, isso é maior do que a própria vida. E o que é a vida sem isso Senhor? Então derrame sobre nós de Ti, ó Deus, das Tuas graças divinas para surgirem no meio de nós para se manifestar em nossos corações, mentes e vidas. Nós seremos cuidadosos em dar a Ti o louvor. Em nome de Jesus nós pedimos isso. Amém.

“Leve o Nome de Jesus Contigo.”

 

 

 

Tradução: Diógenes Dornelles

 

 

 

 

“Eu creio definitivamente que uma comissão foi dada a mim por Deus e reiterada pelo profeta, de que era para eu esmiuçar o que ele disse e trazer isto para o povo. Para explicar ele e a sua mensagem e o seu ministério para as pessoas. Tenho feito isso por toda a minha vida. Essa é a única coisa que eu sabia como fazer”.

Lee Vayle

 

 Esta mensagem intitulada “Quem é Este Melquisedeque? Nº.5 – Deus em Um Corpo Forma-Palavra” (Who Is This Melchisedec? # 5 – God in a Word-Form Body) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, no dia 14 de agosto de 1988, domingo de manhã, na Igreja do Evangelho da Graça, em Saint Paris, Ohio, EUA. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em setembro de 2013, com o auxílio do texto e áudio original. (Duração: 1 h e 06 min.)


[1] Do inglês “farcial”, que também possui o sentido de “cômico”, “burlesco; “absurdo”; “extravagante” – N.T.

[2] Neste ano de 1988, o diretor de cinema Martin Scorsese havia dirigido o polêmico filme “A Última Tentação de Cristo”, sendo o papel de Jesus interpretado pelo ator William Dafoe. A cena mais polêmica é onde Jesus teria alucinações durante a sua crucificação, onde nelas ele sonha ter se casado e constituído família após ter desistido de ser crucificado – N.T.

[3] Como ele disse, trata-se de uma palavra criada, que não existe de fato. “Commonsensicle” pode ser interpretado como algo que seja perceptível, substancial ou real – N.T.

[4] Do inglês “inane”, que se refere a algo desprovido de inteligência – Ed.

[5] Até o final dos anos 80 o número acelerado de contaminação por HIV era tão alto que era quase difícil crer que as infecções pudessem ser controladas, como de fato acabaram sendo nos anos seguintes, com os inúmeros coquetéis de medicamentos produzidos à medida que as pesquisas avançavam– N.T.

[6] Do inglês “weizen”, que possui o sentido de “duro”, “seco”, “enrugado” – Ed.

www.doutrinadamensagem.com

melquisedeque 5

Gostou? Compartilhe na rede!
Tags

2 Comments  - Clique aqui para comentar!

  • valvoline coupon walmart…

    Deus em Um Corpo Forma-Palavra – Doutrina da Mensagem…

    Trackback feito por valvoline coupon walmart — 22 de março de 2014 @ 21:49

  • visit the following internet site…

    Deus em Um Corpo Forma-Palavra – Doutrina da Mensagem…

    Trackback feito por visit the following internet site — 5 de novembro de 2014 @ 15:08

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.