Fé e Confissão Download PDF

Fé e Confissão

Fé e Confissão - Lee Vayle

Fé e Confissão

INTRODUÇÃO

Somos o resultado daquilo que pensamos; por esse motivo, uma das coisas que precisamos ter como prioridade é fazer com que nossas mentes estejam sempre sob o controle de Deus, porque nossas ações e atitudes são conseqüências do nosso pensar. Temos que submeter nossas mentes e ações à Mente de Deus e não nos deixar levar pelas nossas emoções, do contrário, nossa mente poderá ser superada por elas. Mas para nos sujeitar à Mente de Deus é necessário acima de tudo crermos em Sua Palavra fazendo disso um hábito sistemático. A fé na verdadeira Palavra de Deus não requer algum sinal que confirme se ela é fidedigna ou não de nossa confiança. A fé crê simplesmente e fala o que crê. Se cremos precisamos falar no que cremos, e nossa confissão revelará o que somos e pensamos.

Deus ao fazer um pronunciamento ou declaração de Suas Palavras não pôde mais tomá-las de volta porque Ele já as declarou e as tornou conhecidas, e assim sendo, Deus está identificado com o que Ele proferiu e confirmou, pois os conselhos de Deus são os Seus próprios pensamentos. Da mesma forma, quando cremos em algo nossa confissão confirma a nossa fé e o nosso pensamento. A fé pensa e fala. A fé em qualquer coisa fala. A fé não faz perguntas; ela diz o que Deus disse. Com o coração (mente) se crê e com a boca se faz confissão. Devemos portanto confirmar os nossos pensamentos com a Palavra da mesma forma que Deus nos confirmou ao nos declarar os Seus, dizendo o que Ele disse e pensando o que Ele pensava. Nosso falar também confirma os nossos caminhos se estão certos ou errados.

Essa confissão de fé deve ser exercida por um filho de Deus em todas as situações adversas em que ele se deparar, sem questionar absolutamente nada, mas confiando que o Senhor será fiel para dar o livramento em qualquer momento de aflição que ele se encontre, confessando a Palavra diante de cada problema, como Davi que confessava a certeza de que Deus estenderia a Sua mão contra a ira dos inimigos que sempre lhe cercavam; afinal, não é quando não há problemas que Deus opera, mas justamente quando eles ocorrem. Também é confessando a Palavra que se vence a Satanás com suas meias verdades, exatamente como Jesus o venceu ao confessar a Palavra de Seu Pai no deserto.

Se quisermos viver e desfrutar das promessas dadas por Deus em Sua Palavra necessitamos crer nelas e confessá-las, e tudo que falarmos deve ser segundo a Palavra de Deus. Nada do que desejamos será alcançado se o que fizermos não estiver de acordo com estas condições descritas por Deus em Sua Palavra, pois nada deve ser exaltado acima Dela. Esta é uma lei e uma regra, e ninguém pode ignorar as regras estabelecidas por Deus. Confessar uma palavra e fé próprias é destruição e morte.

E este é justamente o sinal dessa era de Laodicéia onde as igrejas estão proferindo as suas próprias palavras e pensamentos ao invés de dizer o que Deus disse. Ninguém andará com Deus se não estiver andando com Sua Palavra, e qualquer outra palavra que não seja de Deus está morta. Portanto dizer apenas o que Deus diz é um sinal de temor a Ele. Deus está obrigado somente com a Sua Palavra e aquilo que os Seus filhos falarem Dela Ele fará que se cumpra, pois a boca do justo é fonte de vida e o Senhor está sempre próximo daqueles que O invocam.

E é nessa expectativa que os filhos de Deus hão de anunciar e confessar a glória do Seu Poder e a magnificência do Seu reino com júbilo em seus corações, desfazendo com os seus lábios os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus.

Diógenes Dornelles

Doutrina da Mensagem

Lee vayle

 FÉ E CONFISSÃO

(Faith And Confession – 1965)

Rev. Lee Vayle

Tradução e Comentários

Diógenes Dornelles

Fé e Confissão

 

1965

 

Rev. Lee Vayle

 

1                    A mensagem da noite passada sobre “Fé e a Mente” não é muitas vezes bem recebida ou aceita por muitas pessoas, porque elas sentem que isto parece derrubar uma porção de suas “fortalezas” que elas uma vez tiveram com respeito à fé; e também para algumas pessoas isto cheira um pouquinho com a Ciência Cristã. É simplesmente difícil um pouco para as pessoas entenderem que a Palavra de Deus tem estabelecido certas leis.

 2                    Agora, religião não é só emoção. Creio que somos um povo emocional, mas às vezes – às vezes nós falhamos até mesmo em entender que “paz” é uma emoção.

 3                    Há anos atrás, quando eu nasci de novo… Fui salvo numa Igreja Pentecostal Independente, e eu acho que você irá admitir que eles ensinavam muito do que o mesmo povo ensina hoje, de que o Espírito de Deus traz “poder”. Mas o ensino é negligente nisso: eles enfatizam que a “experiência é poderosa”. E assim eles têm todo mundo tenso como aviões a jato para decolar e é claro que eles decolam, mas eles não têm hélices ou algo assim e eles certamente atingirão montanhas ou em alguma coisa e subirão em fumaça.

 4                    O que um companheiro nervoso como eu desejaria com uma experiência de avião a jato de alta potência? Eu não preciso disso. Essa é a única coisa que eu não preciso e que não deveria ter; mas eu fui ensinado a ir lá – um “tigre em seu tanque” e um “gato selvagem sob o seu capô” – “ROOMPH!”.

 5                    Eu não preciso disso e ninguém precisa disso neste século 20 da era de Laodicéia. O que nós precisamos é de uma experiência de “saco de areia” que nos largue para baixo para que Deus possa se apossar de nós. Então, quando eu falo muitas vezes sobre “Fé e a Mente”, as pessoas não percebem que essa mensagem é calculada para amolecer as pessoas para que Deus possa lidar com suas mentes.

 6                    E “no sossego e na confiança estará a vossa força…” (Isaías 30:15), e Ele disse: “Procure viver quieto” (1 Ts 4:11). A coisa mais importante neste mundo é fazer com que a sua mente esteja sob o controle de Deus, porque suas ações saem de sua mente. Não se deixem levar pelos seus sentimentos! Sabe como o bom Daniel se sentia ou os três filhos hebreus? Eles disseram: “Ou adoramos ao rei ou somos queimados! (Daniel 3: 6,11) Oh, obaaaa! Que bom! Nós queimaremos! Obbaa!!” Você acha que eles fizeram isso? A perspectiva, meu irmão e minha irmã, era horrível.

 7                    O que faria você ficar acordado a noite de qualquer jeito? Porque você está preocupado com uma coisa pequena, alguma coisinha que pode deixar você um pouco incomodado, embaraçado ou algo assim? Mas aqueles homens estavam enfrentando a morte na fogueira.

 8                    Agora, vamos pegar um pouco desse tipo de “tigre em seu tanque” ou desse “gato selvagem sob o seu capô”. Hã? Oh, não! Eles ficaram com temor e tremor. O passo seguinte era: “Se eu tiver que queimar, eu vou queimar”. Ora, cadê o seu grande “obaaa”, correndo por toda parte, escalando uma parede, cortando um tapete e gritando? De repente vai pelo ralo, não é?

 9                    Se a mente não está sob controle as ações serão erráticas, porque você só pode fazer o que sua mente indica. Portanto precisamos nos colocar sobre a mente de Deus se formos andar e agir como Jesus Cristo. Nós teremos que pensar como Ele pensava sobre todas as circunstâncias, e então agir como Ele nos faria agir. A mente não deve ser superada pelas emoções.

 10                Nossa mensagem de hoje segue a mensagem de ontem à noite, e tem a ver com “Fé e Confissão”. Tem a ver com o nosso “falar”, e a Palavra de Deus diz tanto sobre o nosso “falar” quanto diz sobre o nosso “pensar”, e talvez até mais.

 11                Eu não tomei nenhum texto ontem à noite, mas esta noite eu irei, e vamos lê-lo e você irá perder isso, mas não se sinta mal, vou explicar isto; porque se Deus não mostra isso a você, você nunca entenderá isso… é simples assim. Hebreus 6:16-18. Hebreus 6, “Fé e Confissão”, ou a confissão positiva da Palavra de Deus como tendo a ver com o trabalho extra de sua fé.

Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.

 12                Agora, vamos falar um pouco sobre isso. Você já parou para pensar sobre a implicação desse pequeno versículo onde diz aqui que “os homens… certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda”? Agora, se você simplesmente subisse e desse sua palavra a alguém, você acha que ele a aceitaria? Ora, ele riria na sua cara. Você não pode confiar em um contrato por causa da boa impressão, e depois com a boa impressão você ainda assim não pode confiar no contrato, porque a lei pode romper a lei e derrotar a lei. Mas aqui diz que tudo que os homens costumavam fazer era dar a sua palavra e assim foi. Agora, você pode imaginar o século 20 aceitando isso?

 13                Agora ouça, tudo que Deus fez foi dar a Sua Palavra. Mas os homens não aceitam a palavra um do outro. Bem, em primeiro lugar, por que deveriam? Você tem os hebreus. Vamos olhar para esses judeus. Se você não sabia disso, você agora sabe. Pelo menos uma vez por ano eles têm um “dia de revogação de juramento”. Ou seja, eles revogam o seu juramento. Para que eles saibam que, hoje, nas próximas 24 horas, eles podem revogar cada juramento que eles fizeram. Para que eles possam esfolar você e esfolar você bem, e se regozijar porque eles são muito religiosos fazendo isso: “Aleluia! Glória a Deus!”.

 14                Agora, o católico, ele acha isso “divino”. Deus aprova isso se ele esfolar um protestante. E que tal o protestante? Sua palavra não vale um níquel porque são os que com quem eu lido… Não judeus, não católicos, mas os protestantes. Não seria bom se a palavra de um homem valesse alguma coisa?

 15                Veja, é por isso que nós precisamos de um tempo crendo na Palavra de Deus, porque nós simplesmente não podemos crer na palavra de ninguém, porque geralmente não vale a pena acreditar. Não podemos nem mesmo acreditar na nossa própria palavra, porque até mesmo nós podemos renegar ou fugir pela porta dos fundos. Isso tem acontecido comigo tantas vezes que já não é mais fácil ter muita confiança.

 16                Mas veja, isso é o que destrói a fé na Palavra de Deus, pois como você pode dizer que ama Deus quando você odeia o homem feito à imagem de Deus? Então, ninguém sequer coloca muita fé na Palavra de Deus com base de que ele já saiu do hábito sistemático de crer na Palavra de Deus, porque ele vê tudo o que está acontecendo na vida dos homens.

 17                Você sabe o que a palavra “fé” significa no dicionário? Significa: “Aceitar por motivos de testemunho pessoal, sem prova, a palavra de um homem, ou dar crédito à palavra, sem qualquer prova”.

 18                Essa é a mesma coisa com Deus, Deus não tem que provar nada a você. Ele disse isso e é isso. Você diz: “Deus, me dê um sinal”. Deus não tem que te dar um sinal. É isso!

 19                Bem, vamos ler um pouco mais, porque essa não é a minha mensagem, isso é apenas um pensamento. Hebreus 6:17:

Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do Seu conselho aos herdeiros da promessa…(Isso é você e eu) Se interpôs com juramento.

 20                Deus é imutável e Sua Palavra permanece firme. O homem é a única criação de Deus na terra que tanto pode raciocinar como falar. “O coração do justo (a mente do justo) medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más”.[1]Um verdadeiro crente vai parar e pensar antes de falar. Mas um homem mau é caracterizado pelo fato de que ele não pensa por qualquer período de tempo. Ele simplesmente deixa isso rolar. Isso é o que a Bíblia ensina, então teremos que crer e aceitar isso.

 21                Com isto em mente, vamos estudar a fé em relação à confissão de nossos pensamentos, ou o expressar de nossos pensamentos. Agora, vamos voltar ao nosso texto. Observe:

Os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.(Essa é a iniciativa…) Por isso, querendo (observe) Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do Seu conselho aos herdeiros da promessa, o confirmou com um juramento.

 22                Agora ouça! Com quem Deus tomou conselho? Com o homem? Não, senhor! Com os anjos? Não, senhor! Deus tomou conselho Consigo mesmo. Então qual é o conselho de Deus? O conselho de Deus é o pensamento de Deus. Agora, observe, aqui diz: “Deus confirmou o Seu conselho com um juramento”.

 23                Ouça-me atentamente. Foram os conselhos de Deus confirmados ou os pensamentos de Deus confirmados até que Ele os falasse para o homem? Não, senhor! Até que Deus falasse os Seus pensamentos para o homem e os tornassem conhecidos pela fala, Ele poderia ter tido outros pensamentos. Isso mesmo. Ele poderia ter pensado outros pensamentos; Ele poderia ter mudado de ideia. Claro, sabemos que Deus não faz isso, mas Ele poderia ter feito e o homem não saberia nada a respeito. Mas no momento em que Deus revelou os Seus pensamentos para o homem, falando-os, Ele não poderia tomá-los de volta, eles foram confirmados. Deus tem Se identificado.

 24                E, irmão e irmã, quando você e eu falamos, nós confirmamos nossas palavras. Você entendeu? O falar tem algo tremendamente importante a ver com o seu pensamento. O que você diz é o que você pensa. E quando você o diz você confirmou. Você tem colocado o carimbo em cima disso. É isso. Você se identificou.

 25                Agora, abra em 2 Coríntios 4:13 e deixe-me ler isso para você:

E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.

De acordo com a Palavra de Deus, a Fé fala, Ela pensa e Ela fala. Como mostramos a você na noite passada, a Fé pensa de uma certa maneira, por isso também a Fé fala de uma certa maneira.

 26                Agora, como é que a Fé fala? A Palavra de Deus nos diz, mas a fim de expressar isso e tornar isso claro, antes de mais nada aqui nos diz como que a fé não fala. Abra em Romanos capítulo 10, versículos 6 a 11:

Mas a justiça que é pela fé diz

Aí está Ela falando. Como diz na tradução de Moffatt: “A fé justa diz”.

 27                A Fé-cura fala. A Fé-provisão fala. A Fé em qualquer coisa fala. Ela fala! Está encerrado! A Escritura diz isso ou não diz? Ela disse em Coríntios que Ela fala, aqui diz que Ela fala. O Espírito Santo não pode cometer erros. Não pode dizer em um lugar uma coisa e depois virar e dizer outra coisa em outro lugar. É assim.

 28                Agora veja:

…diz assim: (Isso irá lhe dizer como a fé fala. Depois isso leva para o negativo para enfatizar isso) Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas o que diz?

 29                Como que a Fé não fala? Ela Nunca, nunca, nunca, nunca faz perguntas. Eles dizem: “Que história é essa sobre a justiça – Deus está fazendo algo por nós?”. E a resposta veio: “Deus veio em carne humana e morreu na cruz e ressuscitou para nossa justificação, tornando-nos justos”.

 30                E, claro, o filósofo disse: “Bem, não é estranho? Como Ele desceu? Quem O trouxe?”. E eles disseram: “Agora que você O tem abaixo e eles O mataram, quem ressuscitou Deus?”.

 31                Ótimo. Sim, sim, sim. Perguntas. De onde elas vieram? Elas vieram da mente racional que nunca pensou os pensamentos de Deus; e ao pensarem os seus próprios pensamentos, disseram suas próprias conclusões. Mas a Escritura diz que a fé não faz perguntas. (Romanos 10:8-9):

 32                “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração”. (É aí onde ela está – no coração.) “…A palavra da fé, que pregamos, que se tu confessares com a tua boca o Senhor Jesus, e creres no teu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos…”.

 33                Aí está novamente. A fé tem a ver com o quê? Falar, e pensar, e ressuscitar os mortos. Veja como essas mensagens “cauda de pomba”… Você não poderia se você tentasse um milhão de anos estraçalhar esta Palavra de Deus. Você não poderia fazer isso por causa dessas “caudas de pomba”. Aqui está, mais uma vez aqui nesta Escritura. Eu não tenho lhe dito nada a menos que eu possa apontar mil vezes na Bíblia para as leis da fé.

 34                A fé diz que Deus já disse sobre a condição. Vê? (Rom 10:10):

Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Observe aí novamente o coração e a boca, mente e boca. Lembre-se que no hebraico e no grego “coração” significa “mente” quase em cada instância, e eu olhei através de mais de 500 lugares diferentes e os tracei.

 35                Agora: “Porque com o coração se crê para justiça”. E o que é o coração nesse caso? Todo o ser moral do homem. Mas isso não chega até aqui (no coração) até chegar aqui (na mente) em primeiro lugar. Ele tem que vir por meio da Mente, e quando a inteligência moral do homem aceita-o, então isso se torna uma parte dele, e aqui diz: “…com a boca se faz confissão para a salvação”. Agora observe, aqui diz que se você crer e confessar você receberá.

 36                Isso é o que as pessoas precisam crer sobre a cura para serem curadas. Você tem que confessar isso para obtê-la. Você não pode ensinar isso às pessoas. Elas pensam que você é da Ciência Cristã ou alguma outra coisa. Eles pensam que eles têm que sentir isso, como a mulher na Flórida. Ela disse: “Quando eu sinto aqueles arrepios eu sei que é Deus”. Então eu disse: “Ele é o Deus dos arrepios agora”.

 37                Eu já ouvi de tudo e tenho ouvido muito mais agora. Não são os seus sentimentos! Seus sentimentos podem te trair. O tempo em que você acha que você está cem por cento certo, você poderia estar cem por cento errado. O tempo em que você acha que irá para o norte, você acha que está indo para o sul. Claro! Você não vai por seus sentimentos – você vai pelo o que Deus disse sobre as condições.

 38                Você não deve perder tempo com o que você pensa – você não deve perder tempo com o que você fala. Você deve pensar no que Deus tem pensado e falar o que Deus tem dito.

 39                Agora ouça! Deus disse para você não questionar ou você nunca usará sua fé. Deixe-me provar isso a você pela ilustração. Abra em Mateus capítulo 13. Esse é o capítulo sobre as parábolas, mas nós não vamos falar de parábolas, vamos ler algo mais adiante das parábolas, e isso está em Mateus 13:53-58:

E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, Se retirou dali. E, chegando à Sua pátria,(Sua própria cidade) ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: (Nº. 1) De onde veio a este a sabedoria, (Nº. 2) e estas maravilhas? (Nº. 3) Não é este o filho do carpinteiro? (Nº. 4) E não se chama Sua mãe Maria, (Nº. 5) e Seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? (Nº. 6) E não estão entre nós todas as Suas irmãs? (Nº. 7) De onde Lhe veio, pois, tudo isto?

 40                Sete perguntas – a completa loucura do homem, e Ele não fez um ato poderoso. Ele Se afastou deles. Comece a questionar a Deus e de como Ele irá fazer as coisas. Certo. Ele cairá fora!

 41                O pregador diz: “Deus me deu uma revelação. Nós vamos ter alguma grande coisa missionária. Vamos invadir a ilha, ou construir uma igreja, ou fazer algo; mas de onde virá todo o dinheiro?”. Você perdeu bem aí. Você perdeu isso! Você cortou sua garganta. Você não crê em uma revelação.

 42                Noé disse: “Vai chover!”. “De onde virá a chuva? Nunca ouvi falar disso. Não há nenhuma chuva por aqui”. Todos eles morreram! Todos eles morreram! A fé fala; porém ela nunca faz perguntas. Ela diz o que Deus diz.

 43                Lembra-se das mulheres que foram ao sepulcro naquela manhã – as três? “Quem nos removerá a pedra? Quem irá remover a pedra?”. A pedra já estava removida. Deus reservou para Si o direito de ser um ditador. Uma coisa que você nunca deve fazer é questionar a Deus. No minuto em que você questiona a Deus, você corta a sua linha de vida da fé. Esqueça isso; você perdeu a resposta. Então você tem que ir até o fundo da escada e começar tudo de novo, porque a Fé não questiona. Ela fala, mas ela não faz perguntas. Ela diz o que Deus disse.

 44                Agora vamos começar a olhar para isto um pouco mais de perto. Abra em 2 Coríntios no capítulo 4 novamente, e vamos olhar para este quadro. Agora lembre-se, você não pode falar a menos que você pense. Sua fala confirma o seu pensamento, e isso significa que você irá em direção ao que você pensa e fala. (2 Coríntios 4:8-10):

Em tudo somos atribulados…(“E eu estou doente e cansado de toda essa bagunça fedorenta”), perplexos… (“E eu tive isso. Estou acabado”), perseguidos… (“Eles não farão isso pela segunda vez!”)

 45                É assim que se lê isso? Então por que nós lemos dessa maneira? Você diz: “Irmão, eu não leio assim; eu leio do jeito que está escrito”. Então se você lê isso do jeito que está escrito como é que não estamos vivendo isso? O homem deve viver pela Palavra de Deus. Ela não diz ao homem: “Vá ler a Palavra de Deus. Vá memorizar a Palavra de Deus”. Fale sobre a Palavra de Deus. Aqui diz: “Ele viverá pela Palavra de Deus”. Bem, nós fazemos isso?

 46                Paulo disse: “Em tudo somos atribulados”. E daí? Isso é normal. O que ele pensa sobre isso e o que mais ele disse? “Mas não angustiados” Haha! Nós estamos como esta velha canção: “Ninguém Sabe da Aflição Que Eu Tenho Tido”. Não, ninguém dá a mínima porque todo mundo também tem. Eles não querem os teus problemas além dos deles.

 47                Eu deixei a minha mãe tão louca um dia que ela poderia ter me decapitado.

Eu disse: “Mãe, você nunca tem sido desapontada”.

“O que você quer dizer com isso?”, ela disse. Eu disse: “Você sempre olhou para o problema e sempre conseguiu”. (Isso não foi original, eu li em algum lugar, mas com certeza se encaixa com esse caso aqui.)

 48                “Em tudo somos atribulados” E daí? “E daí? É isso que está conseguindo me derrubar. Por que isso está vindo?” Quem se importa? É aqui, não é? Huh! O que aconteceria se você descesse a rua e encontrasse um maço de notas? Você faria o seu melhor para não descobrir a quem pertenciam, não é mesmo? Porque você gostaria de gastar esses dólares. Eu só quero dizer isso para ilustrar a natureza humana de que somos um pouco gananciosos. Oh, nós faríamos o nosso melhor para pensar que Deus estava nisso, não é mesmo? “Oh, que coisa, que coisa, não vamos questionar… não olhe para o cavalo de presente na boca”, basta pegar todos os dentes, por assim dizer.

 49                Deus envia estes problemas:

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.

É por isso que eu disse na outra noite, e continuei exercitando você, que se Deus ressuscita os mortos, alguém tem que morrer. Alguém tem que ser abatido para que Deus possa levantá-lo. Mas nós não queremos isso.

 50                Nós dizemos: “Senhor, livra-me de ser abatido”. Então você nunca colocará sua fé em ação, porque a Fé tem de mover montanhas e ressuscitar os mortos. Isso é o que ela faz. Eu não tento tomar a sopa com um garfo, eu uso uma colher. Então por que tentar fazer da sua fé um colchão de plumas, quando ela é um poderoso instrumento com o qual se engajar na batalha, e para fazer negócios para o Rei dos reis? Veja, aqui diz, com certeza:

Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos.

 51                Em outras palavras, podemos ver essa morte ao nosso redor, mas a fé ressuscita os mortos. E assim o Poder Vivo de Cristo torna-se manifesto porque temos usado a nossa fé.

 52                Pense isso, diga isso, mas pense no que Deus disse e diga que Deus disse. É isto que o Livro ensina. Eu não sei no que você foi ensinado nas várias escolas bíblicas, nos seminários ou qualquer outra coisa, mas se você foi ensinado como eu, você já tentou um monte de atalhos: o método de “fazer isso mais rápido”, o método de “gritar mais alto”, o método do “jejum” – esse método e aquele método, o método do “dinheiro” e o método dos “negócios”. Por favor! Vamos voltar para o método de Deus.

 53                Se você acha que eu estou enganando, leia o capítulo 11 de Hebreus e veja o que é realmente fé. Eles passaram por batalhas. Lá diz que as mulheres receberam os seus mortos e que alguns foram serrados. Eles encontraram a morte com a Fé. Todos estes morreram na Fé. Todos eles morreram na Fé! Vê?

 54                Agora vamos voltar para o Salmo 138:7, porque nós queremos ficar com a Palavra, porque isso é tudo que importa. Se pregamos qualquer outra coisa menos a Palavra, então é melhor você não crer. Mas se eu prego a Palavra, você tem que aceitá-La. Salmo 138:7, ouça:

Ainda que eu ande no meio da angústia, Tu me reviverás;(Vê?) estenderás a Tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a Tua destra me salvará.

 55                O que Davi está dizendo? Davi está dizendo a Deus: “Tudo bem se eu estiver inundado pelas forças do inimigo, Tu estás comigo, para que tomes conta disso”. Bem, não é isso que ele disse? Quais são as condições? Ele tem problemas, ele tem um problema, ele tem uma emergência. O que ele diz sobre isso? Bem, o que eu li: “Ainda que eu ande no meio da angústia, Tu me reviverás”.

 56                “Senhor, quando eu puder ficar longe de tal coisa e ter um bom sono, e ninguém que me incomode, e eu me sentir tão bem, eu serei revivido?”. NÃO! NÃO! Ele diz: “Ainda que eu ande no meio da angústia, Deus será a minha força”, porque a Fé ressuscita os mortos pressionando-os para fora da medida para que Deus possa fazer algo.

 57                Temos tido essa coisa tão podre e confusa por causa da vida de Laodicéia em que estávamos envolvidos (Apocalipse 3:17):

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.(E essas pessoas pensando por aí que porque elas falam em línguas e têm algumas demonstrações elas receberam o Espírito Santo? A Bíblia diz claramente. Apocalipse 3:18) …unjas os teus olhos com colírio, para que vejas…

A unção do Espírito Santo. Se eles O tivessem, Ele não estaria dizendo-lhes para obtê-Lo!

 58                Bem, por favor agora! Eu não escrevi o Livro. Eu não O escrevi! Não é culpa minha. Está escrito desta forma. Mas seria melhor eu fazer algo sobre isso. E eu observei por tempo suficiente para saber que muitos que estão dizendo que têm o Espírito Santo, não O receberam. Muitos são vigaristas, mas eles falam em línguas e continuam como se tivessem alguma coisa.

 59                Se eu parecer rude, não deixe que isso te incomode, porque existe um Deus que é muito mais áspero do que eu. Nós não somos chamados aqui para viver em pecado. Somos chamados para viver aqui retamente perante Deus.

 

60                Eu gosto do que Davi foi capaz de fazer aqui. Ele disse: “Se estou em angústia”. Mas ele também disse: “Deus, Tu estás comigo”. E ele também disse: “É nesta angústia que serei revivido”. Vê? “Eu verei Deus operar”.

 61                Eles não O vêem operar quando não há problemas. Deus irá trabalhar por nós no meio de nossos problemas. Assim é quando Ele torna a Sua Palavra viva para nós. Então não falhemos em ver a Deus nas nuvens escuras e no dia da batalha!

62                Fale sobre ver a Deus no dia da nossa batalha. Eu sim, senhor! Você percebeu que esta mensagem, até agora, literalmente, faz de Deus o nosso Comandante Supremo, nosso general de quatro estrelas e nós os soldados? Ele dá as ordens e nós as aceitamos!

 63                Vamos somente seguir este pensamento indo para um grande soldado do Rei! Está aqui em Josué, capítulo 1, versículos 1-9:

E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, ministro de Moisés, dizendo: Moisés, Meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como Eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que Meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

 64                Aqui está um soldado que estava sob uma mensagem vindicada. Ele é chamado de “ministro de Moisés” (vs. 1). Agora ele deve seguir adiante pela Palavra e sob a Palavra de Moisés. E podemos tomar Josué e aplicá-lo bem nessa hora, porque o nosso profeta vindicado, com o ministério de Elias, colocou Josué e Calebe bem no tempo do fim como líder e a verdadeira Noiva. Observe o que a Noiva tem que seguir, porque Ela segue Josué, e Josué é motivado pela Palavra.

 65                Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito.

Você notou o que diz aqui? Aqui diz que o que você pensar e o que você falar, você irá fazer. Agora, se você quer viver a Palavra de Deus, você tem que pensar e falar, e então você irá fazer. Hã? É o que Ele disse.

 66                …Para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito,e serás bem sucedido. Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; (não tenha medo de fazer isso) não temas…

Oh, irmão, em algum momento você terá um problema bem aqui. Você pode ficar desanimado se você não tomar cuidado.

 67                “Como vou pensar os pensamentos de Deus? Como é que eu vou dizer o que Deus disse? Eu não sei se isto é realmente o que se quer dizer. Oh, vamos ficar para trás e fingir que não vemos nada”. Huhu! Não! “Porque o Senhor teu Deus é contigo…”. Ele está contigo. Ele não está de pé longe, Ele está bem perto de você. Por quê? Porque Ele está EM você. (1 João 4:4):

Porque maior é Aquele que está EM vós do que aquele que está neste mundo.

Pedro e Paulo… (A boca de duas testemunhas – 2 Cor 13:1) disseram a mesma coisa.

 68                Agora vamos abrir aqui em Hebreus 10:23, e eu vou ler isso para você:

Retenhamos firmes a profissão de nossa fé sem vacilar; porque fiel é o que prometeu.

Agora 1 Pedro 4:11:

Se alguém falar, fale segundo as Palavras de Deus.

Pedro disse: “Se alguém falar, diga o que Deus disse ou cale-se”. O que você tem a dizer sobre isso? …?… “Eu não tenho nada a dizer, vamos descobrir o que Deus disse”. Hã? Isso está certo! Vamos descobrir o que Deus disse.

 69                Vamos voltar para o livro de Hebreus, no capítulo 10. Vou lhe mostrar uma coisa aqui. Os tradutores do Rei Tiago, lamento em dizer, cometeram um erro muito, muito gritante. Neste versículo, em primeiro lugar, a palavra não é “profissão”, é “confissão”. A palavra “con” significa “junto” e “falar junto”. “Retenhamos firmes a confissão de nossa fé…”.

 70                Mas eles cometeram outro erro gritante. A palavra não é “fé”, e posso prová-lo. Eu tenho a minha concordância do hebraico-inglês-grego aqui no porta-malas do meu carro e eu posso trazê-la e mostrar-lhe. Não é “fé” de jeito nenhum, é “esperança”. Então aqui deveria se ler: “Retenhamos firmes a confissão de nossa esperança”. Mas o que é “esperança”? A “ardente expectativa”. O que é “ardente expectativa”? Tudo que Deus disse que poderíamos ter. Então o que você retém firmemente? Você constantemente confessa a Palavra de Deus diante de cada problema. Mas você não pode falar sem pensar. Então agora você está pensando e falando o que Deus disse sobre cada condição. Você me entende?

 71                Por que as pessoas querem se mover para fora disso? Porque, como Eva, elas querem da sua própria maneira. Eles não se preocupam com a maneira de Deus; é o que eles querem. E eles farão exatamente como o irmão Branham ensinou, tão completamente, pensando que eles fazem um serviço a Deus, mas isso está fora da Sua Vontade.

 72                Você não pode convencer uma mulher pregadora entre mil de que Deus nunca lhe chamou para pregar, porque ela está lá tentando “bater um mil” para Deus, quando Deus nem sequer a enviou. Mas ela irá jurar que ela está fazendo um bom trabalho para Deus. E um monte de homens – se é que você pode chamá-los de homens – ficarão em volta dela e virão para debaixo de sua autoridade e farão a mesma coisa, e dirão que isso tem que estar certo, porque “nós vemos a unção… vemos isto, vemos aquilo”.

 73                Irmão e irmã, se você não vê isso na Palavra é melhor você esquecer isso. Esqueça a coisa toda, porque você está sendo iludido. Se Deus disse que ela não pode ter autoridade (1 Timóteo 2:11-15), e a única maneira de você assumir a autoridade é pela Palavra, então ela não pode assumir autoridade. É dessa forma como está escrito e é dessa maneira que é. Nós não temos que insistir nesse ponto, e ainda assim nós fazemos isso todos os dias de nossas vidas. Nós pensamos o que nós queremos pensar sobre uma condição, e dizemos o que queremos dizer, então de repente vamos a Deus e dizemos: “Oh, Senhor, ouça a minha oração”. E Ele diz: “Eu não posso ouvi-la. É impossível, porque você tem exaltado a sua palavra acima do Meu Nome. E é só a Minha Palavra que é exaltada”. (Salmo 138:2).

 74                Em que nome você ora? No nome de Jesus. É isso mesmo? Então tudo o que você diz acima desse nome, como você ao assinar uma carta, é exaltado acima do nome – certo? E você coloca a sua própria palavra e diz: “Jesus, eu sei que Tu não disseste isso, mas veja, isso é o que eu quero”. E você usa apenas o Nome, “no Nome de Jesus”. E você não conseguirá nada! Você tem que usar Sua Palavra, o que Ele disse que você poderia ter. E você faz a sua petição a Ele, a maneira da sua oração, e diz: “Em Nome de Jesus”, e é isso.

 75                Então sobre as condições, até que venha a acontecer, até que você receba a boa Palavra de Deus cumprida, você continua a pensar sobre os Seus pensamentos e dizer as Suas Palavras. Por quê? Porque você está “confirmando”, (Vê?) confirmando o que o pensamento é – você está fazendo isso: “Sim”. Vê? Você está dando força a isso; você está literalmente fazendo isso suceder. A coisa é reter firme, forte e constante, porque isso é o que significa.

 76                Agora, vamos dar uma olhada no capítulo 11 de Hebreus, versículos 13-14:

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas;(eles não puderam receber a promessa do Messias porque não estava na hora) mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.

 77                Agora, neste caso eles estavam buscando uma pátria. O que você está buscando hoje? Você está buscando a cura? Bem, você está? Você está buscando uma casa que seja melhor para morar? Você está buscando a ajuda de Deus porque você está financeiramente quebrado? Tudo o que você estiver buscando, aqui diz isso: “Diga claramente o que você está buscando de Deus”. Isso é o que diz aqui.

 78                Agora, vamos ler o versículo seguinte:

E se, na verdade, se lembrassem daquela pátria de onde haviam saído…

Conservassem em mente e falassem sobre a Ur dos caldeus. Abraão teria voltado atrás. Ele teria se desviado, e isso é o que há de errado com as pessoas que são chamadas cristãs e as que são realmente. Elas se desviam porque elas pensam os seus próprios pensamentos. Mas Deus já tem pensado Isso. E ainda assim elas dizem o que elas têm pensado em suas próprias mentes. E depois elas voltam atrás. Elas perdem a Promessa.

 79                Você quer chegar a Deus para dar-lhe alguma coisa? Você quer ser curado? Então é melhor você pensar no que Deus disse sobre você, e isso mostra claramente que você é segundo isso, e você o terá. Você diz: “O que acontece se eu tiver um fracasso?”. Mostre-me uma pessoa que não tivesse um fracasso e eu lhe mostrarei a única Pessoa que nunca o teve, que é Deus. Você não é Deus. Você é falível. Haverá momentos em que você será desencorajado e você irá perder isso. Mas volte atrás e comece tudo de novo e siga os passos até o fim. E você não pode confessar qualquer coisa exceto o que você pensa. E Ele disse: “Não se atreva a confessar qualquer coisa, a não ser o que Eu disse”; então não se atreva a pensar qualquer coisa exceto o que Ele pensou.

 80                “Davi, o que você acha sobre essas condições aqui, visto que Deus lhe disse que você ia ser o rei?”.

“Bem”, ele disse, “vou te dizer o que penso; eu acho que Deus está cem por cento certo. Eu acho que eu vou ser rei. Na verdade, eu sei que eu vou ser rei”. E ele foi.

“Ana, o que você acha sobre essas condições – você é estéril?”.

“Bem, vou te dizer o que penso. Eu penso os pensamentos de Deus. Deus disse para pedir e Ele me daria. Assim, portanto, eu estou pensando que eu vou ter um filho, e eu estou confessando que eu terei”. Ela teve.

 81                Esta é uma lei estabelecida. E eu não estou preocupado com orações sendo respondidas de vez em quando, mas de uma vida vencedora onde Deus é abundantemente manifestado pelo nosso andar, e pelos Seus bons e preciosos dons dados a nós. Eu não estou falando de um povo que está batido e perdido; eu estou falando de um povo que é um exército de falange sólida enquanto seguem em frente, e cada um deles está obtendo os resultados de Deus. E é desta maneira que é feito.

 82                Uma vez que chegamos até aqui, estamos agora dispostos a descrever novamente este desenrolar de nossa fé. E isto é, estamos a confirmar os nossos pensamentos com as palavras assim como Deus confirmou os Seus pensamentos para conosco. Estamos a pensar os pensamentos da Fé, e estamos a confirmá-La, confessando esses mesmos pensamentos. Como diz a Escritura, (2 Coríntios 4:13):

…nós cremos também, por isso também falamos.

 83                No que você crê? Eu creio que Deus é o meu Curador (diga isso). Eu creio que Deus é o meu Curador (diga isso). Eu creio que Deus é o meu Provedor (diga isso). Eu creio que Deus é a minha Proteção, minha Libertação (diga isso). Eu creio que Deus é a minha Justiça (diga isso). Vê? Você tem que dizer o que Ele disse. Pensar o que Ele pensava.

 84                “Sim, mas eu não sou muito justo, eu não estou fazendo isso muito bem”. Pense o que Ele pensou e diga o que Ele disse. Deus alerta você: Não se atreva a pensar mais altamente do que você deveria pensar (Romanos 12:3, 2 Coríntios 10:5). Em outras palavras, não se atreva a dizer: “Eu sou um pensador independente”. Há muito disso hoje; isso é anarquia. Porque o que você pensa você dirá, e você confirmará o que você pensa, e se for contra Deus você destruirá a si mesmo. Porque você nunca derrotará Deus.

 85                Nabucodonosor tentou fazê-lo. Deus levou-o para baixo; e quando ele saiu disso ele disse: “Seja conhecido isto: Ele faz o que Ele quiser nos exércitos dos céus e da terra, Ele exalta quem Ele quer; Ele rebaixa a quem Ele quer. (Daniel 4:35). E até mesmo Moisés começou olhar em volta para as circunstâncias, e ele voltou a clamar a Deus. E ele disse: “Oh, Deus, Tu não somente não fizeste isso, mas as coisas estão piores”. E Deus disse: “Fique quieto. Eu te disse o que iria acontecer. Eu sou o Senhor; é assim que Eu faço as coisas, e você entre na linha”. Vê?

 86                Meu irmão e minha irmã, se não fizermos isso, nós sempre acabaremos tentando persuadir a Deus, tentando agradar a Deus de alguma forma, tentando provocar Deus, tentando suplicar a Deus. Ou nós apenas tentamos trabalhar sobre Ele, de repente, de alguma forma, para fazê-Lo fazer isso. Então “Oh, que coisa! Estamos felizes”. Ouça, esta é uma Lei que Deus estabeleceu, e que Deus ouve a esta e somente esta: Afaste-se dos homens; livre-se de sua própria opinião, e, acima de tudo, corte a sua língua, a menos que ela diga o que Deus diz.

 87                Esta Lei de confirmar os nossos pensamentos, tornando-os reais, tornando-os poderosos, está provada pela Escritura. No Livro de Provérbios capítulo 18, versículos 20-21, deixe-me mostrar-lhe como isso funciona:

“Do ventre do homem…”

Agora, para os velhos, para as pessoas antigas, isto é o que eles chamavam de “o ventre”: a mente plexo solar, e isso se referia ao “homem interior” ou o “consciente do homem em si”. Em outras palavras, em contraste com o corpo. Vê?

 88                Você pode olhar para uma imagem de um homem, ou você pode olhar para um homem e dizer: “Que tipo de homem ele é?”. Você não sabe, a menos que você conheça o homem interior, que tipo de homem ele realmente era. Você poderia olhar para Abraham Lincoln e você poderia dizer: “Olhe para esse sujeito de aparência feia, ele não poderia ser um grande homem”. Mas ele foi um dos homens mais maravilhosos que Deus já levantou em toda a história do mundo. Mas, por assim dizer, olhando para ele você nunca saberia isso. Assim também a Palavra está falando sobre o interior do homem real. Agora, observe o que diz:

 89                Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre;(O que é o fruto de sua boca? As palavras que saem dela) dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

O que Ele está dizendo? Ele está dizendo que o que você diz com a boca ficará maior e maior. E você vai amar isso. Você vai amar isso. E isso vai te matar ou te curar. É simples assim.

 90                Agora deixe-me ilustrar. Lembra-se da história sobre o rapaz que pegou um peixe pequeno? Bem, ele saiu um dia para pescar e pegou uma pequena truta de umas 10 polegadas de comprimento, ou algum tipo de um peixe de 10 polegadas de comprimento, e foi para casa e disse isso. Ele disse: “Sabe, essa coisa com certeza teve uma luta. Oh, que coisa, que luta!”. E pelo tempo que ele se envolveu falando sobre que lutador ele foi, o peixe cresceu duas polegadas. Ele disse: “Sim, esse que eu consegui era de umas 12 polegadas. Oh, que luta!”. E você sabe o que foi mais engraçado? As palavras saíram de sua boca e entraram em seus ouvidos, e ele ouviu isso, e isso desceu até aqui e ele gostou disso. E quando saiu novamente, já era de 14 polegadas; passou pelos seus ouvidos, para dentro e ficou maior (já estava em cerca de 16 polegadas); isso entrou em seus ouvidos, até aqui, e novamente saiu maior – tinha chegado até 18 polegadas.

 91                E é exatamente dessa maneira que somos. Se você ouvir uma fofoca e não contá-la, ela morre. Mas no minuto em que você a conta, só uma vez… Huumm! Huumm! Você ama isso, agora que você já ouviu isso. E isso desce até aqui, e isso sai maior. Slurp! Você gostou disso. E isso entra aqui, e fica aqui em baixo, e sai maior. E logo já é um conto bem grande.

 92                E você sabe de uma coisa? É dessa maneira que as pessoas são quando eles falam sobre os seus sintomas e dos seus problemas. Comece a falar de problemas que você ouve, isso se confirma; em seguida ele fica maior. Ele entra aqui, desce por aqui e sai novamente… E torna-se maior, e maior, e maior, e logo tudo que você pode falar é de seus problemas. E a coisa engraçada é você está feliz e satisfeito de uma maneira mórbida e sádica. E isso é psicologia pura. Então se você se atrever a dizer o que Deus disse, isso é VIDA. Lembre-se: qualquer outra palavra que não seja de Deus é morte. Suas Palavras são as únicas que dão vida (João 6:63):

As Palavras que vos falo são espírito e são vida.

 93                E lembre-se, só o Espírito vivifica, assim, portanto, a Palavra de Deus por Si tem o poder vivificador. Agora aqui diz: “Você quer que esta Palavra de Deus se torne real, e rica e viva, e aumentada, e torne você um verdadeiro cristão da Palavra? Aqui está como isso é feito. Pense no que Deus disse sobre a situação, diga o que Deus disse; continue pensando, continue falando”.

 94                Você diz: “Irmão, eu tenho feito um pouco, e é claro que não chegou como uma montanha”. Ouça, meu amigo, é como… Se você for viver por Isso, Isso é Pão para você. Isso será como desenvolver um músculo quando pela primeira vez você começou a trabalhar em um trabalho difícil. Oh, rapaz! Isso dói na manhã seguinte. Oh! Uau! Tenho me exercitado, e eu sei do que estou falando. Depois de cavalgar em um cavalo pela primeira vez você não consegue se sentar, ao que parece, por uma semana. Mas prossiga e logo a rigidez se vai e os músculos começam a vir. E você fica mais adaptado a ele; e quanto mais você trabalha para ele, maior isso é.

 95                Então quando você aplica sua mente à lei da fé de Deus, ao pensar os Seus pensamentos sobre a situação, e dizendo o que Deus disse, isso ficará maior, e quando você ouve Isso, isso se confirmará, e isso sairá maior. Confirme-O novamente e ele sairá cada vez maior, até que ele seja tão grande que funciona. Porque lembre-se, essa Fé é chamada de um grão de mostarda, mas Ela move montanhas (Mateus 13:31; 17:20). E a única maneira de você poder aumentar sua fé, é por este processo. Só que não é exatamente a sua fé que é aumentada – é que você está começando agora a entrar no “Caminho” (Isaías 35:8) onde esta Fé começará a operar. Porque lembre-se, a Fé fala. Nunca esqueça isso! Eu disse: a Fé confessa; ela fala.

 

96                Se você acha que pode fazer sua Fé funcionar sem falar… bem agora, aí está. Você vai crer em sua própria palavra? Agora, eu não escrevi o Livro! Mas eu fiz um pouco de estudo ao longo desta linha, e aqui diz: “Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre”. Você diz: “Eu estarei satisfeito quando receber esta resposta de Deus”.

Aqui está como obtê-la: não fale de dificuldades e de pobreza; fale da bondade de Deus e de provisão. Vê? Fale a Palavra de Deus.

 97                Olhe! Sabemos hoje que os problemas conjugais entre marido e mulher são 90% baseados em finanças. Esse é o consenso pelo estudo. Agora, o que os cristãos precisam fazer quando eles estão indo à falência? Orar? Não. Você não ora! Aqui diz (Lucas 6:38):

“Dai e ser-vos-á dado…”.

 98                Certo? Pense qualquer coisa menos esses pensamentos, e diga qualquer coisa menos essas Palavras, você nunca vai conseguir nada de Deus, porque aqui diz:

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

 99                Você dá dólares, você receberá dólares; você dá dezenas, você terá dezenas; você dá vinte e você receberá vinte, você dá cinqüenta e você receberá cinqüenta; centenas e você receberá centenas. Não porque você quer ser ganancioso, mas é porque a Palavra de Deus disse assim. E quando o dinheiro estiver pouco e o tempo estiver difícil, essa é a hora de examinar a si mesmo e começar a dar.

 100            Dizimar não é dar, porque o dízimo é de Deus em primeiro lugar. “Começar a dar e confessar isso?”. Não estou querendo dizer em sair por aí dizendo às pessoas que você está dando. Mas eu quero dizer confessar que este é o caminho: “Dai e ser-vos-á dado”.

 101            Vê? Cada promessa na Palavra de Deus deve ser meditada e deve ser confessada em meio à condição para a qual a promessa foi dada. Você não precisa de uma Promessa, exceto para uma condição adversa. Por que Deus prometeria a você cura, se você nunca ficasse doente? Por que Ele prometeria a você provisão se você nunca ficasse quebrado? Por que Ele prometeria cuidar da viúva, se algum homem não morresse e deixasse uma viúva? Por que Deus diria que Ele preenche o vazio, se alguém não tivesse um vazio? Cada promessa tem como seu fundamento uma condição adversa.

 102            Agora, para quê serve uma condição adversa? Para apontar você a Deus… e quando você é apontado a Deus, o que você faz? Você preenche a sua mente cheia de Palavras sobre este assunto e diz: “Aleluia, eu estou esperando agora; Ele vai dar isso”. E é exatamente isso o que acontece.

 103            Você quer aumentar o uso de sua fé? Então você tem que falar Isso, irmão e irmã; e você tem que dizer o que Deus disse. E você tem que dizer Isto, irmão e irmã, perante tudo aquilo que parece que simplesmente não seria dessa maneira. Mas lembre-se (Rom. 8:28):

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…

 104            Aqui em Provérbios 12:14 diz:

Cada um se fartará do que é bom…(Ouça!) Cada um se fartará do que é bom… (Lembre-se, Deus é um Deus bom, doador de coisas boas, o Sumo Sacerdote de coisas boas.) Cada um se fartará do que é bom pelo fruto da sua boca.

Você sabe por que a maioria de nós tem problemas? Temos bocas gordas e ouvidos finos! Precisamos de ouvidos e boca de espessura fina. Isso mesmo! A única ocasião em que nossas bocas devem ser gordas é quando nós estamos dizendo o que Deus disse, e então você não pode dizer o suficiente.

 105            A Bíblia distintamente menciona isso também. Provérbios 13:2-3:

Do fruto da boca cada um comerá o bem, (Observe. “Comerá o bem”. Veja, você está comendo, participando da Vida) …O que guarda a sua boca conserva a sua vida, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.

 106            Isso é exatamente o que a Bíblia ensina. Abra no Salmo 109, e nos versículos 17-20 aqui diz:

Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, (Ela virá, ela virá) e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele. Assim como se vestiu de maldição, como sua roupa, assim penetre ela nas suas entranhas, como água, e em seus ossos como azeite. Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre. Seja este o galardão dos meus contrários, da parte do Senhor, e dos que falam mal contra a minha alma.

Isso é exatamente verdade, isso acontece. Vê? Lembre-se, Deus deve condenar toda e qualquer língua em julgamento que se levanta contra as pessoas. Devemos ser cuidadosos.

 107            Provérbios 15:1 diz:

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

E em Provérbios 10:11 diz:

A boca do justo é fonte de vida.

O que Tiago diz? (Tiago 3:11). Um poço não dá água amarga e doce, isso é correto? Do que ele estava falando? Da língua. Certo? Certamente. Certamente! “A boca do justo é fonte de vida”.

 108            Provérbios 12:19:

O lábio da verdade permanece para sempre…(Observe isso. “O lábio da verdade”. O que é a verdade? João 17: “A Tua Palavra é a verdade”. O que será estabelecido? A Palavra de Deus, não a sua ou a minha. Provérbios 12:19) …mas uma língua mentirosa, dura só por um momento.

O que é uma “língua mentirosa”? Qualquer coisa menos o que a Palavra de Deus é, porque em Romanos 3:4 diz: “Seja Deus Verdadeiro e mentiroso todo homem”.

 109            Qualquer coisa que dissermos sobre algo quando Deus não o disse, é uma mentira. Só Ele tem a Verdade. Provérbios 12:18: “A língua dos sábios é saúde”. Aí está! Você sabe o que nos faz mal? Nossa língua faz todos os outros ficarem doentes também. Correto? Absolutamente! A maior maldição hoje, e o maior problema hoje é a nossa língua! Sabe de uma coisa? Esse é outro sinal da era de Laodicéia! Por quê? Porque a era de Laodicéia é o lugar onde Jesus disse (Apocalipse 3:17): “Tu dizes…”. Eles não estão dizendo o que Ele diz, eles estão dizendo o que eles dizem e o que eles querem dizer. Temos que voltar a dizer o que Deus disse e deixá-lo ali. Cortar qualquer outra conversa. Pedro disse: “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus”. Diga o que Deus disse ou cale-se. Nossos púlpitos estão cheios de pensamentos de homens, de tudo menos do que Deus disse. Que não haja isso em nosso meio! Deixe isso só; faça o que Deus disse.

 110            Eu li para você há algum tempo atrás em 2 Coríntios 4:8-10 como Paulo falou: “estamos atribulados”, disse, “mas tudo bem… nós não estamos angustiados”. Ele disse: “Abatidos, mas não destruídos”. Ele disse: “Somos perseguidos, mas não desamparados”. Ele disse: “Tudo bem”. Assim é que se fala!

 111            Agora, foi desta maneira que as pessoas do Antigo Testamento falaram? Para descobrir, abra no Salmo 118:8 a 15:

É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.

Se é isso que você quer dizer. Vê? Nós não confiamos no homem, nós confiamos em Deus. Aqui está uma boa confissão. Aqui está o que este salmista está dizendo:

É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.

Agora, príncipes são maiores do que pessoas ou simplesmente homens comuns. Nem sequer confiar nos homens que têm grande capacidade.

 112            Todas as nações me cercaram,(observe) mas no nome do Senhor as despedaçarei.

Observe sua confissão: “Eu estou cercado, mas eu ainda sou vitorioso”. Isso é o que Paulo disse (Filipenses 4:13): “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

 113            Salmo 118:11 diz:

Cercaram-me, e tornaram a cercar-me…

Não se enganem sobre isso. Isto não é a Ciência Cristã que diz: “Oh, eles não existem, eu não estou doente. Não há doença, nem pecado”. Absurdo! Eles existem! (Eu posso vê-los). Mas não deixe que isso te incomode!

 114            Cercaram-me, e tornaram a cercar-me, mas no nome do Senhor eu as despedaçarei.(Vê?) Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; (Só “sss”, eles vão embora) pois no nome do Senhor as despedaçarei. Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o Senhor me ajudou. O Senhor é a minha força e o meu cântico; (“eu cantarei”) e Se fez a minha salvação. Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.

 115            Agora, nosso falar nos confirma no caminho certo ou errado, seja qual for o caminho em que estivermos seremos confirmados nisso pelo nosso falar. E vamos abrir no Salmo 140:1-3:

Livra-me, ó Senhor, do homem mau; guarda-me do homem violento, que pensa o mal no coração;(agora observe: isso é de onde eles estão pensando) continuamente se ajuntam para a guerra. Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios.

 116            Pare, pense sobre isso. Como você destrói um homem? Qual é a melhor maneira? Invente uma história sobre ele. Você quer matar o ministério de um homem? Invente uma história. Você quer destruir um homem da política ou de qualquer outra posição? Invente uma história. Isso é o que diz aqui. Ele disse: “livra-me… do homem mal. Guarda-me do homem violento”. Observe! A violência é o quê? A imaginação do coração que é mau, o pensamento que é errado, eles se reuniram para a guerra. É o veneno da víbora em seus lábios. Como se lê no versículo 11:

 117            Nenhum caluniador se estabeleça sobre a terra; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.

Deus diz que o fim destes homens será a destruição, mesmo que eles façam o seu melhor para destruir outro homem. Em outras palavras, quando eles se levantam em juízo e destroem com sua língua, não faça nada sobre isso. Diga o que Deus diz sobre isso; mas não tente suas táticas ou você será destruído. Porque ele diz claramente aqui: “nenhum caluniador se estabeleça sobre a terra”.

 118            E Tito 3:2 diz: “Não fale mal de ninguém”. O único que pode ser estabelecido é o que fala a Verdade. O que é a Verdade? “A Tua Palavra é a Verdade…”. Isso mesmo, a Palavra de Deus é a Verdade, nada mais importa.

 119            Isaías 57:19 diz:

Eu crio os frutos dos lábios:(Deus está dizendo: “Eu farei cumprir o que as pessoas falam”) paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o Senhor, e Eu o sararei.

 120            Jó 22:28  diz:

Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.

Agora podemos ver o quão errado é confessarmos os nossos medos, porque se confessarmos os nossos medos, nós confirmamos os nossos medos (Jó 3:25). E se confessarmos os nossos problemas, nós confirmamos os nossos problemas. Mas se confessarmos a nossa esperança (A Palavra Prometida), confirmamos nossa esperança. Vê? E nós precisamos fazer isso!

 121            Sabe, o irmão Branham contou uma história do primo de Jack Moore.[2] Agora, Jack Moore tinha um primo… Eu não sei o que ou quem ele ou ela era, mas evidentemente que essa pessoa estava tendo um momento terrível na vida. E então certa noite em um sonho, Deus lhe deu como que uma visão em um sonho. E este primo estava em um quarto sem nada no quarto, exceto uma pequenina mesa e uma Bíblia na mesa e todas as portas e janelas estavam fechadas. Quando o primo olhou, um pequenino diabo veio debaixo da porta. Ele andava de modo afetado pelo chão, ergueu os olhos para cima cerca de meia polegada de altura para essa pessoa e disse: “Buu!”. E quando ele disse “Buu!” essa pessoa pulou para trás, e quando a pessoa saltou para trás, o diabo ficou maior. E assim ele andou afetado mais uma vez e disse: “Buu!”. E quando ele disse isso, a pessoa pulou de novo, e o diabo ficou ainda maior. Depois de aproximadamente 8 vezes o diabo estava tão alto quanto o teto e a pessoa estava aqui embaixo no chão.

 122            Ele pensou: “Oh, Deus, o que vou fazer?”. Então ele finalmente percebeu a Bíblia e aproximou-se e apanhou a Bíblia (ou ela disse) com ambas as mãos e começou a citá-La. E cada vez isso lançava um projétil para o diabo, e o diabo saltava para trás e ele ficava menor até que ele voltasse para debaixo da porta.

 123            Agora, isso é exatamente uma verdadeira revelação de Deus sobre o que nós, como cristãos devemos fazer. O próprio Jesus venceu o diabo com a Palavra de Deus. Ele pensava isso, Ele dizia isso, e isso era feito. E Ele foi estabelecido porque Ele confessou, e somos instruídos a confessar ao nosso Sumo Sacerdote, porque Ele é o Sumo Sacerdote de nossa confissão. Diga o que Jesus disse. O que Ele diz? Ele disse (João 5:19,30) “Eu digo somente o que Eu ouço o Meu Pai dizer, e está encerrado”. Diga o que Deus disse sobre isso!

 124            Pense sobre isso, e confirme e fortaleça e amplie falando os seus pensamentos de fé. Você me entende? Isso é exatamente uma lei estabelecida. Se você disser: “Irmão, eu quero algo de Deus na minha vida”, então pense sobre isso, fale sobre isso; pense sobre isso, fale sobre isso; prossiga e não pare. Por quê? Hebreus 10:23: “Pois fiel é O que prometeu”.

 125            Como disse um homem: “Deus nunca falhou comigo, embora muitas vezes Ele viesse dentro de cinco minutos para fazê-lo”. Deus não está no negócio de fracassar. Agora abra no Salmo 145 e vamos começar a ler o versículo 4-7:

Uma geração louvará as Tuas obras à outra geração, e anunciarão as Tuas proezas. Falarei da magnificência gloriosa da Tua majestade e das Tuas obras maravilhosas.(Sobre o que você irá falar? Você irá falar sobre quão maravilhoso Deus é, e de quão maravilhosas são as Suas obras) E se falará da força dos Teus feitos terríveis; e contarei a Tua grandeza. (Agora ouça, observe o versículo 7) Proferirão abundantemente (o único lugar na Bíblia que diz para você falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar, está bem aqui) …a memória da Tua grande bondade…

 126            Foi lhe dito para falar alto. Isso mesmo! Foi lhe dito para falar alto até que as pessoas pensem que tudo o que você pode falar é sobre Deus e eles dirão: “Cale-se, pare de falar”. Fale sobre a manutenção da “memória”, e fale sobre as coisas maravilhosas que Deus tem feito e que está fazendo e que irá fazer. É o único lugar na Bíblia que diz a você quando falar e continuar falando e não parar de falar, mas fale alto.

 127            Proferirão abundantemente a memória da Tua grande bondade…

Em outras palavras, eles vão ter em mente a bondade de Deus, do que Ele está fazendo, tem feito e irá fazer, e eles vão falar sobre isso. Isso é o que a Bíblia diz.

 128            Agora, o Salmo 145:7-20:

…e cantarão a Tua justiça.(Agora o que ele irá dizer?) Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as Suas misericórdias são sobre todas as Suas obras. Todas as Tuas obras Te louvarão, ó Senhor, e os Teus santos Te bendirão. Falarão da glória do Teu reino, e relatarão o Teu poder, para fazer saber aos filhos dos homens as Tuas proezas e a glória da magnificência do Teu reino. O Teu reino é um reino eterno; o Teu domínio dura em todas as gerações. O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em Ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. Abres a Tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes. Justo é o Senhor em todos os Seus caminhos, e santo em todas as Suas obras. (Assim é como você deveria falar) Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. (O que é a verdade? A Palavra. Você pode invocar a Deus por meio de Sua Palavra e de nenhuma outra maneira) Ele cumprirá o desejo dos que O temem; (Quando que você teme? Quando você diz o que Ele diz e isso prova que você O teme) ouvirá o seu clamor, (Por quê? Porque eles retornam a Sua Palavra a Ele) e os salvará. O Senhor guarda a todos os que O amam; mas todos os ímpios serão destruídos.

 129            Quem ama o Senhor? Os que guardam os Seus mandamentos. Quais são os Seus mandamentos? Confessar o que Ele disse sobre isso. Aí está. Tudo isso foi escrito para você. Agora, como você irá cortar ou se livrar do que não queremos? Isto diz a você como ficar estabelecido e confirmado no que você quer em Deus. Como você se livra do que você não quer?

 130            Vamos abrir em Mateus 15. A Bíblia tem todas as coisas escritas aqui para nós. Não há nada deixado ao acaso. Mateus 15:11:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.

Uh! Falar, falar, falar! Agora Mateus 12:37:

Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

Veja, as pessoas têm uma ideia de que é como você age que conta. Mas o que elas não percebem é que é o que você pensa e diz que faz você agir. Certo? Então se você quiser parar de agir como um pecador e agir como um cristão, comece a pensar e falar e você fará o que você pensa e fala.

 131            Mas veja, aqui está onde eles deram errado. Eles pensam que podem ignorar as regras estabelecidas de Deus, e você não pode fazer isso. Ouça-me! A vida mais justa e a pessoa mais perfeita que você alguma vez irá encontrar, é o homem cuja mente é guardada pela Palavra de Deus, e que tem a língua cheia com a Palavra de Deus, como o velho papai Bosworth (e você sabe do que estou falando) e William Branham.

 132            O velho papai (e eu o conhecia bem), ele ficou em nossa casa em diferentes noites e tudo; e eu quero te dizer que esse irmão estava cheio da… da Palavra de Deus. Ela estava em sua mente dia e noite. À noite Deus preenchia a sua mente com Sua Palavra. Ele tinha uma pequena lanterna perto de sua cama em todos os momentos, e Deus o acordava à noite, após 15 minutos de sono. E se despertava e anotava um pensamento que Deus lhe dava. Ele dormia por meia hora, acordava, levantava a lanterna e anotava outro pensamento que Deus lhe dera. Ele recebia sermões de Deus a noite toda.

 133            Que o meu fim seja como o dele. Eu não sei se eu vou fazer isso como ele fez; mas quando ele estava morrendo (eu estive com ele apenas uma semana ou duas antes de ele morrer, mas tive que deixá-lo por causa das reuniões), papai Bosworth tinha o seu filho lá e suas duas filhas e ao invés de ter um quarto de enfermos como um quarto de hospital – como pensávamos que seria – onde eles gostariam de chutar a todos nós para fora e dizer que “papai tem que ficar quieto agora para poupar suas forças”, eles simplesmente disseram que ele iria morrer de qualquer jeito, então por que poupar as suas forças, porque ele estava tão bem como sempre foi? Então eles cantaram canções ao redor da cama doente; eles tocaram solos de piano, tocaram e cantaram em duetos, cantaram em quartetos; e todos eles comentavam das coisas de Deus. Ele mal conseguia sussurrar. Diziam: “Nada Além do Sangue”, louvando a Deus. Mas eles dizem que duas horas antes de morrer, ele sentou-se na cama, com os olhos abertos, e ele estava apertando as mãos e falando com todos os santos que já partiram, e tendo um tempo de “Aleluia”.

 134            Permita que o meu fim seja como o dele. Você não chega dessa maneira por acaso! Você não chega dessa maneira por uma determinada ação, por uma oração ou algum atalho. Você chega dessa maneira renovando a sua mente, pelo processo de pensar e depois falar. Então você irá agir, porque você só irá agir sobre o que pensar e disser. Por quê? Porque você somente pode agir por pensar primeiro, e então sua fala confirma o seu pensamento ou pensamentos. Então o que você diz, você fará dessa maneira.

 135            Você diz: “Irmão, eu não sou hipócrita”. Eu não estou falando sobre um homem que fala um minuto dessa maneira, e um minuto depois de outra maneira. Estou falando de um homem que fala isso e pensa isso. E se ele pensa isso e fala isso, ele fará isso. Se você quiser ver Deus Se mover em sua vida, essa é a maneira para se fazer isso. De qualquer outra forma você está apto a relacionar os seus pensamentos. Você deve relacionar os pensamentos de Deus para cada condição; pense isso, diga-o, e isso irá suceder. Vê?

 136            Se você quiser aumentar a sua vida, pense isso, diga isso, e se você quiser diminuir uma determinada coisa, pare de pensar nisso e pare de dizer isso. Certamente. Sabe, hoje irmão e irmã, precisamos desta mensagem mais do que você pensa. Com cada cartaz desses aí fora com uma mulher nua nele, o que isso irá fazer a um homem? E cada mulher com os seus shorts e seus laços e seus trajes de banho. “Bem, é o pensamento dos homens!”

 

137            No que você está pensando, moça, quando você se veste desse jeito? Apenas deixe-me perguntar-lhe: no quê você está pensando? Você está pensando que você pode por uma brasa de carvão em seu seio e não se queimar? (Prov. 6:27).Vocês mulheres não são muito inteligentes quando quase qualquer homem pode levar você para o caminho das flores e para a luxúria do sexo. Tudo que eles têm de fazer é colocar em uma boa exibição; especialmente um homem casado, o mais podre de todos os cães.

 138            Eu sou um pregador áspero, eu sei; mas eu estou aqui para ajudá-lo. Há somente uma coisa que eu sei e que é falar duro e começar a coisa toda, porque você tem vendido uma lista de bens. Até mesmo a Igreja Quaker diz que está tudo bem fazer sexo se não for só para diversão. É uma coisa real ou outra. Sim! É adultério real, isso é o que é; e você pode ir para o inferno por isso. Podre, fedendo a seitas; chamam-se “amigos”; “amigos” dos demônios, mas não de Deus! Nunca houve um pior momento em que precisássemos tomar nossas mentes sob controle, e está quase próximo do impossível – com o que está acontecendo – suportar o que os olhos vêem. Mas isso pode ser feito, isso pode ser feito e tem que ser feito. Tem que ser feito porque Enoque andou na fé e “já não era” (Gen. 5:24).

 139            Então você tem que andar com Deus; e você nunca vai andar com Deus a menos que você ande nesta Palavra. E você nunca andará nesta Palavra a menos que você preencha sua mente e sua boca com Ela, porque é isso que a Bíblia ensina. É exatamente o que Ela diz.

 140            Deixe-me ler mais uma vez, irmão e irmã, a partir do livro de Colossenses, pois isso não terá qualquer complicação aqui ou de alguém ser confundido ou dificultado. Aqui diz em Colossenses 3:10:

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem Daquele que o criou.

Em outras palavras, isso vem pelo processo da mente. Você quer poder? Então pense o que Deus pensa (Atos 1:8).

 141            Por que as igrejas denominacionais estão sem poder? Porque elas pensam no que os teólogos pensam, e elas pensam que Atos 19:2 diz: “Você recebeu o Espírito Santo quando você creu”, e dizem: “Você não O recebe depois”. Não é o que diz no livro de Efésios (1:13), que está escrito com base no capítulo 19 de Atos; e assim eles param repentinamente, porque os teólogos deles acham que você recebe o Espírito Santo quando você crê.

 142            Você não recebe! Você O recebe depois que você crê! E se eles preenchessem suas mentes cheias de pensamento com o que os pensamentos de Deus são e os dissessem, eles seriam cheios do Espírito Santo; porque isso é o que a Bíblia de Deus ensina. A vida e a morte estão no poder da língua!

 143            Agora vamos aplicar isso a Abraão mais uma vez, vamos? Tudo bem, vamos voltar a Gênesis 17:5-6. Lembre-se: somos instruídos a seguir os passos de Abraão concernentes à fé. Assim, portanto, vamos ter que fazer o que ele fez. Observe:

E não se chamará mais o teu nome Abrão…

Você entendeu isso? Você sabe realmente o que isso significa? Foi uma coisa boa você não ter dito “sim”, porque eu duvido que você saiba.

 144            Voltemos a Romanos 8:33:

Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?

Isso significa trazê-los ao tribunal e dizer: “Você fez isso”, e cobrar-lhe. Vê? Isso significa denunciar um homem em um tribunal criminal; encontrar um homem em falta e trazê-lo ao tribunal. Então agora aqui diz: “Quem se atreve a criticar e julgar algum dos eleitos de Deus?”. Essa é uma pergunta!

 145            Agora, só há uma pessoa que pode fazê-lo, e esse é o próprio Deus. Não há ninguém mais que pode fazer isso. De qualquer forma o que diz aqui? Aqui diz: “É Deus quem os justifica”. O que significa “justificar”? Declarar “justo”! A tradução Weymouth diz: “Quem se atreve a denunciar um eleito de Deus?”. Deus diz que eu sou justo.

 146            Agora então, se você nasceu de novo, o que você é? Pecaminoso ou justo? Diga-me o que você é? Justo! E assim a Bíblia diz: “Jamais chame a si mesmo de pecador novamente; seu nome não será mais chamado ‘Abrão’; nunca ouse pensar em si mesmo novamente como um pecador. Abraão, jamais pense alguma vez ser chamado de ‘Abrão’ novamente”. Você entendeu?

 147            Um diz: “Eu não posso aplicar esse princípio para mim, porque, veja, eu sei que não sou um moço ou uma moça tão boa”. Certo, certo. Eu posso lhe dizer que tipo de semente você tem. Você não tem a Semente de Deus, porque o povo de Deus não diz a Deus; Deus lhes diz. “Abrão…” (se ele fosse como nós laodiceianos do século 20), Deus teria dito: “Abraão, seu nome não será mais chamado Abrão; então Abraão, não se atreva a permitir ser chamado ou chamar-se mais de Abrão”.

 148            “Oh Senhor, quão doce és Tu. Mas Tu vês que eu não sou realmente Abraão; eu gostaria de ser e, oh, às vezes eu posso ser. Mas veja, eu mal poderia me chamar Abraão”. Eu quero lhe fazer uma pergunta. Você acha que Abraão fez isso? Nunca, bem aqui diz que ele “creu em Deus”. Creu no quê? No que Deus disse sobre ele! E ele se tornou no que Deus disse!! “Eu sou porque Ele disse isso”. Saia por aí chamando a si mesmo de pecador e você nunca viverá uma vida vitoriosa, porque você não crê no que Deus disse. E Deus disse: “Você é justo!”.

 149            Deixe-me fazer a você outra pergunta. Quão justo é você hoje à noite? Você é tão justo quanto Deus, porque a Bíblia diz (2 Cor 5:21):

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus.

Quão justo é você? Você é tão justo quanto Deus é esta noite, de acordo com a Palavra de Deus; mas quantos de nós falamos sobre isso? Bem? E eu sou culpado como você. Não estou somente batendo em você na cabeça, eu estou batendo em mim.

 150            Eu sou tão culpado quanto você é. Estou o tempo todo falando sobre quão fracassado eu sou. Então vá em frente… vamos em frente falando sobre o quão fracassados somos e o quão desviados estamos, e o quão falsos somos e o quanto não somos e tudo mais. E vamos acabar sendo deixados para trás, a menos que Deus faça um milagre maior do que eu me perguntar se eu ainda tenho esperança.

 151            Porque Deus ficou tão aborrecido por Israel estar murmurando que Ele matou o grupo inteiro e levou duas almas dentre três milhões e mais ninguém. E eles deixaram cair os seus cadáveres como esterco sobre o deserto. Agora, se alguém viesse hoje à noite e dissesse: “Você acha que você é inteligente?”. Você provavelmente diria: “Oh, não! Bem, eu nem sequer tive uma educação de primeiro grau. Não, eu não sou muito inteligente”. Mas você é muito inteligente para Deus. Hã? Você é muito inteligente para Deus? Parece que estamos… deve haver algo errado quando nos gloriamos na nossa ignorância, e de repente somos mais espertos do que Deus.

 152            Oh, sim! Ele disse (2 Coríntios 10:5):

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus,(que é o que Deus disse) e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; (a Palavra)

Estamos fazendo isso? Então diga o que Ele disse: “Abraão, não abra sua boca nenhuma vez para dizer que você se chama Abrão. E se alguém mais disser isso, você diga: ‘Me desculpe, meu nome mudou, eu sou Abraão’.” Isso é exatamente o que a Bíblia ensina.

 153            Agora vamos voltar a Romanos, capítulo 4 e os versículos 19 e 20.

E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido…

Como o homem disse: “Bem, eu tenho problemas o suficiente, mas essa minha esposa está me enlouquecendo. Se não fosse por ela, eu seria um verdadeiro santo”.

Ha, você é um mentiroso. Se você tivesse Jesus Cristo de um lado (se houvesse três pessoas na Divindade) e o Espírito Santo do outro lado e o Pai bem atrás de você, você ainda não o faria. Não tem nada a ver com a sua mulher; cada um levará o seu próprio fardo. Nada a ver com o marido. Seu viver de uma vida cristã plena não tem nada a ver com Sara.

 154            Apesar do dilema de Sara e do seu dilema (ele tinha cerca de cem anos de idade e ela estava com cerca de noventa), aqui diz:

Ele não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; (testificando e louvando. Versículo 21) E estando certíssimo de que o que Ele tinha prometido também era poderoso para o fazer”.

E portanto, Deus deu a ele exatamente como Deus disse que faria.

 155            Irmão e irmã, temos que seguir os passos do fiel Abraão; pense Isso e diga Isso, e torne-se Isso, porque está exatamente certo. Diga o que Deus disse que você é e você se tornará o que Deus lhe disse. Diga Isso, persevere e continue até que Deus faça a obra, a qual Ele a fará.

 156            Desta forma nós verificamos de acordo com o que estudamos, que a atitude mental adequada e correta… (Agora observe) …que a atitude mental adequada e correta para qualquer promessa na Palavra, com tal atitude sendo confirmada e admitida pela confissão da Palavra, eventualmente, sem falhar, dá essa promessa ao crente.

 157            Se você deseja obter a promessa de Deus, tenha uma atitude correta para com Ela. Cada promessa foi dada com uma condição. Nunca se esqueça disso! A promessa tem que ter uma condição adversa ou não é uma promessa. Uma condição adversa. Agora que você tem a condição, há uma promessa, então nunca pense no que a condição está produzindo; pense apenas no que Deus disse sobre a condição. E então diga o que Deus disse sobre a condição, e isso irá confirmar seus pensamentos. E quando você os diz, Isso irá aumentar e você será estabelecido, e Deus lhe dará os resultados.

 158            Pare de tentar seguir alguém e ter resultados; vá a Deus por si mesmo. Anos atrás quando fui salvo, eu havia sido salvo cerca de duas semanas, e eles me pediram para pregar para alguns jovens, e assim eu fiz. Tivemos naqueles dias uma senhora pastora que não sabia de nada. Uma pessoa maravilhosa e muito piedosa, mas fora da perfeita vontade de Deus de qualquer maneira, tentando fazer um serviço a Deus de uma forma que Deus nunca ordenou ela. Ela fez o seu melhor, mas isso simplesmente não deu certo. E nunca deu certo, até que eles conseguissem um homem. E então Deus começou a abençoar, porque isso é o que Deus queria. Ela era uma pessoa adorável; mas eu me lembro que se eu saía para falar, eu dizia: “Irmã Thomas, ore”. Eu tinha muita fé em suas orações e ela era uma grande mulher de oração. Ela merecia a confiança do povo em suas orações. Mas chegou o dia quando eu soube que um colega podia orar melhor para mim, que era um velho irmão: eu mesmo, e eu estive orando desde então.

 159            Vê para o que estou me dirigindo? É hora de crescer! Não há somente um (…?…) O dom de cura, meu irmão e minha irmã, só pode lidar com porcentagens, porque todos lidam com um dom em porcentagens. Você tem que usar a sua própria fé. Como faço para crescer na fé? Como posso ser estabelecido? Como posso ser forte? A Palavra de Deus nos disse que em todas as condições pense o que Deus disse sobre isso, diga o que Deus disse sobre isso, prossiga em frente e no devido tempo você terá a resposta, e é isso.

 160            Eu vou falar amanhã de manhã sobre “Confissão Negativa”. A mensagem de amanhã de manhã vai tornar a mensagem desta noite tão clara, que você se perguntará por que você faltou uma parte dela. Elas seguem assim de mãos dadas. Isso se torna tão claro que é fantástico. Está tudo na Palavra de Deus, tudo.

 161            Em seguida, domingo à noite, a mensagem será “A Prova da Nossa Fé”. Vou explicar por que as pessoas perdem a resposta à oração. Há uma determinada coisa que Deus exige de você. Quando você quer as promessas de Deus, Deus exige algo de você; se você conseguir captar isso, a partir daí isso se abre para você.

 162            Aí está! Eu creio que você tem sido beneficiado por esta mensagem. Sou um pouco duro com as pessoas. Eu não quero ser. Mas nós estamos vivendo em uma era difícil, onde nos parece que precisamos de mais peso, ou algo para nos despertar. Precisamos de algo que nos sacuda de nossa complacência.

 163            Temos estado na retaguarda do governo por muito tempo. É hora de estarmos na retaguarda do Deus Todo-Poderoso e seguir o Seu caminho, e pensar Nisso. Qual é o seu problema? Eu não sei qual é! Basta pensar no que Deus disse, diga o que Deus disse, prossiga, e você obterá a resposta.

 164            Vamos nos levantar e nos despedir. Bondoso Pai celestial, estamos muito, muito agradecidos por nos ser permitido estarmos aqui juntos para entrar em Tua Palavra, oh Deus. Senhor, hoje eu sei que somos um povo que é facilmente levado à distância. Pobre Eva, ela foi levada à distância para ouvir a Satanás. E, oh Deus, estou preocupado porque sei que hoje à noite, quando a pressão vem, o velho acusador dos irmãos vem à tona e as condições se tornam adversas, e somos muito propensos a nos afastar e tirar os nossos olhos de Jesus Cristo.

 165            Estamos propensos a esquecer (Hebreus 12:1) “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas…” que seguiram o caminho de Abraão, que seguiram o caminho de Jesus Cristo para se estabelecer, para por os olhos no Senhor; para pensar no que Ele pensava sobre isso, e dizer o que Ele disse.

 166            Pois Tu nos disseste, Senhor, que a justiça da fé não faz nenhuma pergunta; mas o que ela faz é dizer o que Tu disseste sobre isso, e Tu sabes que o homem não pode falar a menos que ele pense.

 167            Deus, ajude as pessoas a verem isso. Ajude-os a compreender, oh Senhor, que a ação vem de pensar e falar, porque o homem não pode agir a menos que ele pense e o seu falar aumente o seu pensamento. Então ele realmente caminhará torto ou podre se ele pensa em quaisquer pensamentos menos os Teus, e fale sobre qualquer coisa menos da Tua Palavra. Mas Senhor, se Tu encheres a sua mente e a sua boca com a Tua Palavra, ele andará em linha reta como uma flecha, bem na Palavra de Deus. Oh Deus, ajude o Teu povo a ver isso. E se alguém anda nessa Palavra, Senhor, sabemos que ele irá para o Arrebatamento também.

 168            Tu disseste (João 15:7) “Se vós permanecerdes em Mim, e a Minha Palavra permanecer em vós, pedireis tudo o que quiseres, e vos será feito”. Permita o povo ver a Verdade, oh Senhor, de que este é o Caminho. Não obter uma reposta de vez em quando, como se eles pudessem se satisfazer com uma refeição de vez em quando, ou com uma cama de vez em quando. Mas, como Tu deste ao homem um apetite constante por alimentos e Tu deste a ele o privilégio de emanações de sua vida, agora, Senhor, que eles possam perceber que há um privilégio concedido a eles para comer de Sua Palavra, viver de Sua Palavra, e ter um constante fluir de que aquilo que a Palavra disse era deles.

 

169            Deus, eu rogo sinceramente por mim mesmo, porque é isso que eu quero. Eu não quero ser como um hipócrita, noite após noite, conversando com as pessoas sobre essa coisa, e virar as costas e não fazê-lo eu mesmo. Senhor, eu aprendi um pouco, mas estou aprendendo muito lentamente e eu não me importo o que Tu fazes, oh Deus, para me fazer ir até o fim. Tu simplesmente o fazes, Senhor, e eu direi “Obrigado”, porque isso é exatamente o que eu preciso.

 

170            Deus, que Tu possas me corrigir, mas não em ira, eu rogo, porque eu sei que a ira está prestes a vir e eu não quero encontrar-me ferido e dolorido por causa da ira de Deus. Eu quero ser corrigido agora! Corrija-me agora, Senhor! Corrija-nos agora, oh Deus. Converta-nos e seremos convertidos.

 

171            Agora, Senhor, nós dedicamos nossas mentes a Ti, oh Deus. Oh Deus, ajuda-nos a ver a seriedade do assunto de que temos que levar nossos pensamentos para o cativeiro. Tu nunca disseste que iria fazê-lo, mas Tu disseste que estávamos a fazê-lo. Deus, ajuda-nos agora. Senhor, nos choque se necessário. Tu sabes do que precisamos, isto é tudo que posso dizer e orar. Tu, Tu mesmo sabe melhor do que nós sobre o que precisamos.

 

172            Deus, dá-nos o que precisamos agora. Dá-nos agora! Estamos prontos para isso. Rogamos a Ti, Senhor, não nos abandones. Corrija-nos, oh Senhor, corrija-nos. Tu disseste: “Eu repreendo e castigo a tantos quantos Eu amo” (Apocalipse 3:19). Castiga-nos, Senhor, porque nos arrependemos, não somente do que temos feito, mas de nossa vida interior também. Enquanto nos arrependemos, Jesus, exponha-nos agora à Tua Divina Misericórdia. Realmente queremos dizer isso com todo o nosso coração.

 

173            Agora ao Rei Eterno Imortal, ao Único Deus sábio, seja todo o poder e glória, através dessas vidas totalmente dedicadas ao Mestre. Amém. Deus vos abençoe!

Tradução: Diógenes Dornelles

Lee vayle“Eu creio definitivamente que uma comissão foi dada a mim por Deus e reiterada pelo profeta, de que era para eu esmiuçar o que ele disse e trazer isto para o povo. Para explicar ele e a sua mensagem e o seu ministério para as pessoas. Tenho feito isso por toda a minha vida. Essa é a única coisa que eu sabia como fazer”.

Lee Vayle

http://diogenestraducoes.webnode.com.br

 

radiounife@hotmail.com

www.doutrinadamensagem.com

Esta mensagem intitulada “Fé e Confissão” (Faith and Confession) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle em 1965. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em março de 2013.

Ministério Internacional do Tempo do Fim, Doutrina da Mensagem

www.messagedoctrine.com


[1] Provérbios 15:28 – NT.

[2] Sermão “A Maior Batalha Jamais Pelejada” (11/03/1962) § 314 – N.T.

Gostou? Compartilhe na rede!
Tags

Nenhum comentário  - Clique aqui para comentar!

No comments yet.


RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.