O Corpo do Senhor Download PDF

O Corpo do Senhor

Lee Vayle o corpo do Senhor

Introdução

O apóstolo Paulo nos revela em suas epístolas aos coríntios que muitos entre eles haviam adoecido ou até mesmo morrido por não terem discernido corretamente o Corpo do Senhor, que não é outro senão a própria Noiva, a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Há uma falta de discernimento que traz condenação para dentro da igreja e por isso é necessário que ao participar da mesa de comunhão o adorador tenha uma consciência que o permita comungar. Entretanto, mesmo que alguém se recuse em participar da comunhão por estar em algum erro isso não lhe justifica ou isenta de condenação, visto que todo o eleito está obrigado a anunciar a morte do Filho de Deus até que Ele volte.

Neste estudo o Rev. Lee Vayle listou ao menos 14 elementos que caracterizam a Noiva e que devem formar o Seu caráter e a Sua consciência.

A Noiva necessita de um despertar espiritual para o discernimento a fim de que Ela possa compreender a estação e a hora em que vive. Nos dias de Jesus, os homens sabiam pela prática e pela experiência precisar com segurança o que os sinais nos céus estariam indicando, porém estes mesmos homens não souberam discernir o cumprimento das Escrituras para o seu próprio dia.

E da mesma forma em nossos dias por uma observação mais atenta, o mundo religioso poderia ter discernido o ministério de William Branham e a Sua vindicação Escriturística para esta estação, mas as denominações deste dia estavam cegas, exatamente como nos dias de Jesus, não sabendo discernir o que Deus estava fazendo nesta hora.

Mas a Noiva eleita sabe discernir os verdadeiros servos de Deus e presta-lhes a honra devida. Ela reconhece os sinais pelos quais Deus tem novamente aparecido e Se revelado em meio ao Seu povo. Ela sabe discernir o tempo da Aparição que prepara a Vinda do Filho de Deus. Neste dia do Senhor o próprio Deus está aqui para elevar o Seu Filho a fim de sujeitar todas as coisas aos Seus pés.

Ela reconhece que o justo Juiz está aqui. A Noiva sabe o que está acontecendo, porém o mundo nada sabe e de nada tem conhecimento.

A Noiva ama a doutrina, e não possui nenhum credo ou uma opinião própria.

Ela conhece a estação, a época da hora. Ela aceita o verdadeiro batismo como uma evidência dessa hora. Ela conhece a maior glória da hora; Ela sabe identificar o princípio do alfa e ômega, de que o mesmo Deus que operou no passado está aqui entre nós na Sua Palavra em plena medida.

Porém essa mesma Palavra em plena medida tem sido rejeitada, enquanto que a Noiva sabe perfeitamente identificar a apostasia dessa verdade revelada, e por isso Ela é isenta de qualquer culpa ou pecado e inteiramente capacitada para a mesa do Senhor. Ela sabe discernir o que é Dela e sabe que essa mesma Palavra é a Sua própria herança.

Diógenes Dornelles

Lee Vayle professor

O Corpo do Senhor

Irmão Lee Vayle

4 de setembro de 1983

1                    Vamos orar. Pai Celestial, somos tão gratos novamente por estarmos neste lugar que está consagrado pela oração, pela Palavra de Deus, pela Sua própria bênção divina sobre nós; somos gratos por isso. Agradecemos a Vossa Presença, Senhor, que nos traz tanta paz. Estamos lembrados de quando os discípulos sozinhos jogados sobre o mar, naquelas ondas tão barulhentas em que Tu vieste caminhando sobre as águas e os livrou, Senhor. Da mesma forma quando o mar estava tão agitado e Tu estavas em perfeita paz, dormindo, e eles estavam com medo e gritavam: “Mestre, salve-nos”. Tu disseste: “Paz, aquieta-te”, e elas foram acalmadas. E muitas pessoas que conhecemos, Senhor, creem que houve um grande milagre para acalmar o mar, mas houve um milagre maior que fez com que os corações dos homens ficassem mais calmos, [“Amém”] porque Tu falastes com eles; Tu falastes com os elementos.

2                    E sabemos que no último dia, Joel falando, o Espírito Santo falando através dele, estende a mão para a terra e conforta a terra e diz: “Terra, a tua destruição acabou, seja – não irei mais te destruir, Noiva em Sião, está tudo acabado, você não vai ter mais nenhum problema”. Deus, Tu disseste isso centenas de anos atrás. [“Aleluia”] E nesta hora em que vemos tudo desabar sobre nós, e eu tenho estado tão feliz, Senhor, sei que Tu restauraste um povo. Tu estás preparando para restaurar uma parte da terra, porém não toda a terra para nós, restaurando as aves e os animais, ó Deus, de volta ao Éden.

3                    Quanto mais dermos a Ti a preeminência mais rápido chegaremos lá. Deus, faça o que quiseres fazer com esses vasos para obter a preeminência. [“Amém”] Que possamos aceitar isso de alguma forma, Senhor, não que em nós mesmos sentimos que podemos, mas Deus, sabemos que tem que haver graça para alguém. Como disse o profeta: “Se não somos a Noiva, tem que haver uma Noiva lá fora em algum lugar. [“Sim”] Não ficaremos no Seu caminho”. E cremos nesta noite, Senhor, pela graça de Deus, que isso é pelo Teu próprio amor, por tudo, Senhor, que Tu fazes, e nada estamos fazendo de modo algum, enquanto estamos de pé neste mesmo lugar esta noite, com fé em Ti, Senhor.

4                    E somos gratos a Ti por nos dar esta fé. Somos gratos por essa ser a fé do próprio Senhor Jesus Cristo, porque é a Sua própria revelação, maior do que qualquer coisa que alguém jamais imaginou, maior do que qualquer livro já escrito. É uma nova fase, é uma nova maravilha e nós estamos nela, Senhor, e nós Te agradecemos por isso. Não podemos Te louvar o suficiente. Oh, como nós Te agradecemos. De certo modo, e se isso não é o suficiente, Senhor, toda a terra encher-se da Sua glória, não seria o suficiente se estivéssemos dando isso, mas, ó Pai, nós confiaremos em Ti para fazê-lo, pois de alguma forma, juntos, estaremos lá. Cremos nisso esta noite e Te agradecemos por tudo de que precisamos, tudo que está aqui em divina ordem e no divino lugar, está na consumação.

5                    Então ajude-nos esta noite com o estudo da Tua Palavra, Senhor, sabemos que Tu tens que fazer isso porque não podemos fazer isso sozinhos. Somos mal preparados para um assunto tão vasto, na verdade não estamos preparados de modo algum, realmente. Tanta coisa envolvida, mas, Senhor, que Tu possas nos ajudar com a simplicidade que é necessária para produzir grandes coisas como uma pequena gota de água que com o sol brilhando sobre ela pode ser um prisma a produzir efeitos tão lindos como um arco-íris. Senhor, não há o suficiente aqui de nós que cremos, suficiente da eleição aqui, suficiente do ministério para ajudar a produzir isso, Senhor.

6                    Perdoa-nos por nossa preguiça e por todas as coisas que temos cedido as quais simplesmente não estão certas. Não estamos tentando conseguir a Tua graça, Senhor, e torná-la em desgraça. Nós já fizemos isso. Queremos torná-la uma graça real e honrar a Ti. Então encomendamos a nós mesmos a Ti neste nosso estudo. Em nome de Jesus oramos. Amém. Podem se assentar.

7                    Eu quero ler em 1 Coríntios 11:29… onde estávamos esta manhã. Só um versículo.

Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

Agora, nós entramos em um assunto esta manhã e reconheço que pela quantidade de material que se tentou cobrir, nós mal arranhamos a superfície. Mencionando certas coisas, tais como tomar a comunhão de uma maneira errada ou indignamente, porque isso é o que diz. E isso se referia à participação real e fazer e depois as próprias pessoas que estão envolvidas.

8                    Isso trouxe corrupção e a corrupção trouxe juízo, pecado e morte para dentro do Corpo, para os crentes de Corinto. Se houvesse uma história escrita, mas não há, algo de contingente e contemporâneo com o que vemos aqui nos tempos de Paulo, eu acho que o comentário seria mais devastador. Era realmente uma igreja doente, muito doente e um povo doente, mas não precisava ser assim.

9                    Com isso aprendemos que o desobediente não escapava ao se recusar em participar, quando é ordenado por Deus que eles devem participar. Assim, ao se recusar em participar, eles não estão justificados, mas igualmente condenados à doença ou à morte. Agora, é exatamente dessa maneira que é. Eu conheço muitas pessoas ao longo dos anos que dizem: “Bem, eu – eu simplesmente não irei participar disso”. Você não resolveu nada. [“Amém”] Você agravou os seus problemas. Vê? Porque você é desobediente. Você anunciará a Sua morte até que Ele venha. Que tipo de pessoa que crê na morte de Jesus recusa isso? Creio que seria melhor participar, sabendo que você está errado do que deixar isso. Você não pode pensar assim, isso é seu privilégio. Mas se eu estivesse pesando os dois eu de certo modo teria muito cuidado aí.

10                Porque, como tenho dito, muitas pessoas tem se complicado. Vejo onde os pregadores tem se complicado e depois a mesa é recusada ao povo. Pode você imaginar o pregador guiando as pessoas ao pecado e condená-las? Oh você diz: “Eu não posso”. Bem, eu posso. Eu já vi isso acontecer. É por isso que os diáconos tem a ordem: se Lee Vayle tropeça ou algo assim, eles continuarão com a mesa do Senhor. A ordem é estabelecida na igreja. “O que isso tem a ver comigo?”. O que isso tem a ver com você? Quem você pensa que é e quem eu penso que sou? Estamos fugindo de Deus? Tenho notícias para você, de jeito nenhum. Então ao se recusarem não estão justificados. Não somente não estão justificados, de forma alguma eles estão livres, mas eles estão mais acorrentados do que nunca, igualmente condenados à doença e à morte e condenam os outros. Eles ainda são fornecedores de destruição na igreja. Esta grande ordenança é a maneira como Deus impõe as Suas exigências sobre nós. Certamente. É dessa maneira que Ele impõe as Suas exigências, porque você não pode escapar. Agora, muita gente pode cometer pecado no mundo aqui fora e podem escapar.

11                Eu entendo que uma das razões do porque o irmão Branham não acreditava em pena de morte era porque ele sempre via o homem pobre ser enforcado pelo pescoço até que estivesse morto, ou envenenado com gás até que estivesse morto, [“Isso mesmo”] ou frito eletricamente até que estivesse morto, mas o rico não tinha problemas. Deixa-os ser um Leopold e um Loeb, se você tem idade suficiente para lembrar-se deles.[1] Dois graduados de Harvard, que queriam experimentar. Então eles brutalmente assassinaram uma criança porque seus pais eram ricos, ricos, ricos, e não foi problema. Eles ficaram detidos em prisões aconchegantes e agradáveis. “Claro, não devemos deixá-los fora, mas podemos mimá-los”.

12                Deus não age dessa maneira. [“Amém”] Tenho novidades para você. O Juiz de toda a terra fará justiça. [“Amém”] E Ele será justo, j-u-s-t-o, que é a palavra c-o-r-r-e-t-o, que Ele… não e-s-c-r-e-v-e-r, mas e-s-c-r-i-t-o, escrito.[2] Isso é verdade. A grande ordenança é a maneira como Deus impõe as Suas exigências sobre nós. Isso é muito bom. Sim.

13                Sim, eu estou feliz por Deus bater em meus ouvidos em volta. [Risos – Trad.] Oh, para ela foi difícil. Contemplando o suicídio, eu tentei imaginar de tudo para deixar a esposa e filhos só com o dinheiro para que ninguém pudesse pensar que eu tivesse me matado. Um pensamento que eu tinha era de estar em um raquítico ônibus com o motor da Elétrica BC e que eu era parte do seu sistema ferroviário de rua naquela época e eu havia de certo modo imaginado como que eu poderia simplesmente bater-me contra a porta que estava parcialmente aberta e cair sob as rodas. Isso seria bom. Eu pensei em outros meios, também, para que eu pudesse me livrar de mim mesmo. Mas sabe, Sua graça foi suficiente. [“Amém”] Ele chicoteou as coisas de dentro de mim. Ao estar morrendo de tuberculose na glândula pituitária, eu disse: “Senhor, isso é o bastante”. E foi. Assim não é bom? [“Amém”]

14                A Bíblia nos diz que nós disciplinamos os nossos filhos porque ficamos com raiva. Eles de certo modo nos incomodam. Nós não incomodamos a Deus. Sabe de uma coisa? Anos atrás um homem disse-me, disse: “Sabe, irmão Vayle, eu não acredito em orar a Deus, porque Ele já tem os Seus próprios problemas”. Eu disse: “Do que você está falando?”. Deus não tem problema nenhum. [“Amém”. Risos – Trad.] É por isso que Ele quer os seus problemas. Ele não tem dúvidas, é por isso que Ele quer responder as suas. Porque se Ele tivesse dúvidas qual seria o proveito? Você diz: “Deus tem dúvidas sobre mim”. Bobagem. Ele levará você lá, se Ele tiver que fritar a sua pele. [Risos – Trad.] Ele irá escaldar você se for necessário. Ele disse que sim. Isso são misericórdia e graça. [“Amém”]

15                Agora vamos… Falo como uma autoridade da experiência e eu espero que você fale também. Nós reconhecemos a Sua graça, certamente que reconhecemos. Pois é a graça que faz com que a Sua bondade substitua tudo mais em nossas vidas. Mas isso é apenas uma parte deste assunto, pois aqui diz que a falta de discernimento do Corpo do Senhor também é uma base para esses juízos. Agora, vimos que a conduta era importante. E isso – isso é verdade. Ninguém pode negar isso.

16                Olhe. Você está… digamos que temos lares muito agradáveis.  E nós – nós estamos tentando criar os nossos filhos para serem bons cidadãos e, sabe, cumprimentam-nos, que é a única coisa, que é a coisa certa que se deve ser. E você não sabe agora que existe um garoto na rua e ele está jogando tijolos nas luzes e os atinge com muito sucesso. Ele tem um poderoso braço direito que, oh ninguém sabe que ele será um grande lançador de beisebol, e aquelas pedras atravessam as janelas, na mosca, exatamente. E a sua faca é afiada, ele poderia cortar os pneus. E – e para o horror e desgosto de todos, aqui vai esse garoto descendo a rua quebrando as luzes e quebrando as janelas, cortando os pneus, e – e – e eles não conseguem dizer quem ele é porque está muito escuro lá fora. E de repente ele vira para a porta desse muito respeitado, refinado e nobre cidadão e o cidadão olha: “Oh, meu rapaz”. Assim é a mesa de Deus.

17                O cristão nascido de novo faz determinadas coisas e não faz outras determinadas coisas. E o cidadão respeitado teria que repreender o seu filho, e Deus é um cidadão muito respeitado. [“Amém”] Na verdade, Ele é O Cidadão. Então Ele nos castiga. Deve haver uma vida. Mas também há uma falta de discernimento do Corpo do Senhor que traz uma condenação dentro da igreja.

18                Então nós fazemos a pergunta: “O que é o Corpo do Senhor?”. Neste caso não pode ser o corpo partido e comemorado pelos símbolos no versículo 24.  “Tomai e comei, este é o Meu corpo que é partido por vós”; não é – não é assim. Vê? Pois depois o versículo 29 deve mencionar o versículo 25 também. “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe condenação para si mesmo, não discernindo o Corpo do Senhor”. Bem, então por aqui, isso deveria… aqui diz: “Tomou o cálice e disse: ‘Este é o Sangue da – da aliança do Novo Testamento”. E Ele disse: “Agora fazei isto em memória de Mim”. Agora veja, Ele não menciona sangue no versículo 29, Ele só menciona corpo. Então você vê que o assunto está mudando no que diz respeito às condições previstas. Agora, aqui está uma condição que diz: “Se você não discernir o Corpo do Senhor, você tem problemas iguais”.

19                Agora, esta mensagem vai ser um pouco dura. Primeiro de tudo, eu tenho treze ou catorze pontos, os quais dariam um sermão cada um. E eu devo avisá-lo que no momento em que terminar, nós podemos estar em problemas – em apuros. Mas tudo bem.

20                Agora categoricamente, o Corpo do Senhor é a Noiva. O irmão Branham disse assim. O Corpo é o – o Corpo do Senhor é a Noiva e muitos partem. Muitos partem. Muitos saem. Alguém que está fora deixou um certo caminho. Aqui diz que eles não seguem com isso. Isso é verdade. Veja, eles mesmos não sabem como crer, e vivem um tipo de vida e tomam a comunhão e coisas, e isso não está certo.

21                Tudo bem. Aqui Ele fala sobre o Corpo do Senhor, onde havia um problema, que era crer, viver, tomar. É assim que Ele colocou, nessa ordem. Isso é o que Eva fez. Vê? Ela não acreditava em coisa alguma e quando ela não acreditou em coisa alguma, isso mudou sua vida. Vê? E então quando isso aconteceu, ela ficou lá numa posição onde ela começou a fazer coisas que não estavam certas. De modo algum.

22                Agora eu quero ler mais algumas coisas aqui, só para esboçar do que o irmão Branham disse, e na página 8, parágrafo 2, 2-3. Eu tinha algumas outras notas mas eu vou deixar de lado e não vou lê-las. Ele diz aqui:

Às vezes eu me pergunto se é que podemos discernir o certo do errado pelos nossos próprios corpos – especialmente o Corpo do Senhor.

Agora, tudo que nós tomamos esta manhã foi tudo muito bem cortado. Não havia nenhuma dúvida nisso realmente. Nós não discernimos o certo do errado a partir do nosso próprio corpo. Dia após dia e semana após semana, mês após mês, e ano após ano, os cientistas trabalham nos laboratórios e colocam enormes fotos lá fora e toda a publicidade e adverte o povo: “Câncer” pela embalagem. Rapaz, algo em torno de 270 mil americanos morrerão este ano por fumar cigarros, e você fuma direto. Não podemos sequer discernir nossos próprios corpos, quanto mais discernir o Espírito Santo e o Corpo do Senhor.

23                Você viu aquele artigo outro dia daquele cientista que produziu toda a sua pesquisa? Não são só cigarros que lhe provocam câncer, mas você tem mais de 50 por cento de chance de adquirir por qualquer outra coisa. Agora, essa – essa é a verdade. Tudo bem. Um parágrafo aqui na página 10, de “Discernindo o Corpo do Senhor”.

24                 Não podemos discernir pelo o que as pessoas pensam, pelo o que os intelectuais nos dizem, o que os psicólogos nos dizem; temos que ir pelo o que Deus diz! “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. Ao não discernir o Corpo do Senhor, muitos estão doentes e fracos. Muitos estão dormindo – mortos, mortos espiritualmente. (Observe) A última praga que atingiu o Egito foi a morte. A última praga a atingir a igreja é a morte espiritual.  (Como que eles vão tomar a comunhão?) O que precisamos hoje é de um despertar espiritual – um despertar espiritual para o discernimento.

25                Veja, é por isso que você está morrendo. É por isso que você está enfermo. Outro pequeno parágrafo aqui.

Não disse Jesus à igreja em Seu dia: “Sabeis discernir a face dos céus, mas os sinais dos tempos não podeis discernir, pois se tivessem conhecido a Mim, teríeis conhecido o Meu dia”. [“Amém”] A hora da libertação da Igreja, e eles não podem discernir isso.

26                Agora, esse é o filão que o profeta segue por muitas e muitas páginas. Agora, a última citação que ele citou relativa a – a tempos, e ele traçou um paralelo entre discernir a face dos céus… Perdoe-me, isso se encontra em Mateus 16:3 e Lucas 12:56. Então nós queremos voltar a Lucas, perdoe-me, Mateus 16, e apenas ler esses poucos versos, uma dupla, dois ou três.

27                E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para O tentarem, pediram-Lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mas Ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro e, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos? (Ou seja, é uma pergunta. “Como vocês podem discernir isso e depois virarem-se e não discernir isto?”) Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado…

28                 Agora Mateus 16:1. Eles – eles deram um sinal, disseram: “Dá-nos um sinal”, e eles estavam tentando-O. Agora, isso é absolutamente a mesma coisa como aqui no capítulo 4 de Mateus e os primeiros três versículos.

            Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a Ele o tentador, (Agora observe, ele está tentando) …Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

29                Agora, ele estabeleceu um tentação que estava – tentação a qual se apoiava na ideia: “Eu quero que Você absolutamente prove que Você é o Filho de Deus”. Vê? Agora os fariseus queriam um sinal de sua escolha, da mesma forma como Satanás também quis. Agora, ele disse: “Quero que Você produza o sinal que eu quiser”. Agora, ele disse: “Se Tu és o Filho de Deus, mande que essas pedras se transformem em pães”. E Jesus disse: “Agora, de jeito nenhum”. Ele disse: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. E assim por diante.

30                Vamos passar aqui para o livro de Lucas capítulo 12. E aqui, 54-57.

E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede. (Isso mesmo, eu concordo) E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede. (Com certeza, um assopra do deserto, creio eu, e um assopra do mar.) Hipócritas, (Agora, o irmão Branham disse que estes eram hipócritas que estavam tomando a Ceia do Senhor. Eu apenas disse o que ele disse) sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? (Que tempo? De quando Ele estava lá. [“Sim”; “Amém”] Não fui eu que escrevi o livro, eu só estou falando sobre isso. [“Amém”] Vê? “Por que vocês não discernem este tempo?”.) E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? (Bem, você diz: “Vocês convocaram uma conferência para tudo. Como é que vocês não vão convocar uma conferência para isso?)

31                Nicodemos veio certa vez, tendo vindo até Jesus à noite, e ele disse: “A nossa lei não con-con.., sabe, condena um homem até você experimentá-lo”. E eles disseram: “Oh, cale a boca, você é um daqueles seguidores? Pesquise e veja. Nenhum profeta vem da Galiléia”. Fale sobre tolos espirituais.

32                Ele não se preocupou em olhar para a evidência, Ele não saiu de Galiléia, Ele apenas viveu lá. Ele saiu de Belém. [“Amém”] Por que eles foram para os livros de História? Você acha que eles não tiveram um confronto de algum tipo ou algum privilégio de ver os três homens sábios, e não souberam o que se seguiu aos três homens sábios, o assassinato dos inocentes e que eles – e eles simplesmente ficaram para trás e – e Belém não significa nada? E os sábios consultaram aqueles de autoridade e disseram: “De onde este Rei está por vir?”. “Ora”, eles disseram, “de Belém”. E agora assim de repente se foi, sumiu! De repente perderam a memória. Você já viu pessoas assim? Não faça essa pergunta, eu sei de muitos. [Risos – Trad.] Hã?

33                Agora, vamos observar o que está sendo dito, se é que podemos fazê-lo. Eu não sei se sou bom nisso ou não. Discernir. A palavra “discernir” é a mesma palavra “julgar”. Um discernidor é um juiz. [“Amém”] Antes que Ele seja um Juiz, Ele é um Profeta. [“Amém”] Quem estava aqui discernindo quando o profeta foi a voz? O Profeta-Juiz. Certo? Efé… perdão, 1 Coríntios 11:31. “Porque se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados”. Agora, a primeira palavra aí é “discernir”, mas a outra é diferente. [“Amém”] Veja, você irá… Ele disse: “Agora, se você for julgado, julgue a si mesmo, comece a discernir”, que é “julgar entre”. Tudo bem, discernir é julgar, julgar entre. Discernir significa “separar”, “discriminar” e “aprender por discriminação”.

34                Quanto tempo leva para as pessoas se despertarem a respeito de quem é a Noiva e quem não é a Noiva? [“Amém”] Quanto tempo leva para as pessoas perceberem, se é a Palavra é a Palavra, se não é a Palavra não é a Palavra? [“Amém”] Agora você diz: “Eu nem sei se isso deveria acontecer”. Bem, eu sei que isso deveria acontecer. Nós não estamos enganando. Eu tive irmãos que vieram a mim ao longo dos anos que disseram: “Lee, eu jamais poderia deduzir, mas um dia eu descobri que você não se preocupava com o que se passou, seja grande, pequeno ou nada. Você sempre se firmou na Palavra e julgou pela Palavra”. E eu espero que isso seja verdade, eu não sei. Vê? Chega um tempo. Então vamos por isso junto, esperançosamente.

35                Durante séculos as pessoas que observam viam que um céu vermelho à noite significava bom tempo – céu vermelho, um bom dia. Talvez algumas noites ficassem nubladas, e eles diziam: “Bem, vamos esperar até de manhã”. Isso é bom de se pensar. Vê? Após o nascer do sol, estava um céu vermelho e ameaçador, e ao longo dos séculos, isso significava um dia feio. Então, durante um período de tempo, eles aprenderam com a natureza como separar, diferenciar. E na diferenciação, eles souberam o que a coisa era, ao julgar entre. Agora, você entende o que estou dizendo? Ele disse: “Olhem, vocês, vocês sabem como discernir os céus por um período de tempo, vocês aprenderam o que é – como acontece”.

36                Por quantos anos nós tivemos William Branham, o profeta? Desde 1933 até 1965, e já fazem 18 longos anos que não o temos. Desde 1933 até 1965. Você diz: “Bem, irmão Vayle, ele não fez muito nesse tempo”. Trace os registros e descubra o que foi feito e dito. “Bem”, você diz, “nós começamos a saber mais sobre ele de 1958 em diante”. Tudo bem. E você verá que o registro foi sempre o mesmo. Algo era consistente. Princípio após princípio era consistente. Alguém deveria ter aprendido alguma coisa.

37                Cristo estava ali de pé. Princípio após princípio consistente. Alguém deveria ter aprendido alguma coisa. Porém eles não aprenderam. E finalmente eles disseram: “Bem, este homem é o diabo”. Sabe de uma coisa? Um dia Jesus expulsou um demônio e o povo disse: “Isso tem que ser o Filho de Deus. Isto tem que ser Deus. Isso tem que ser Deus”. E os fariseus disseram: “De jeito nenhum. Ora”, eles disseram, “mas é pelo príncipe dos demônios, Belzebu; ele é quem faz isso”. Agora, mostre-me na história quando que isso foi feito. Jesus disse que os seus próprios filhos estavam fazendo isso. Então se eles, a nação sob Deus, seus filhos, estavam fazendo isso, e Jesus o fez melhor e maior, então Ele era O Filho. “Oh”, eles disseram, “longe disso, este tem que ser o outro”. Sim. Jesus estava ali de pé e eles disseram: “Não é este o Filho de Davi?”. E eles disseram: “De modo nenhum, este é o outro”.

38                E o irmão Branham estava de pé, e as pessoas diziam: “Não é este o Elias?”. E eles disseram: “Não, ele é o outro”. Bem, mas porque então ele não veio aqui encarnado para fazer a obra do diabo, se esse seria o outro, o Anticristo? Ah! Líderes cegos! [“Sim”] Deliberadamente cegos. Discernem os céus, colocando satélites lá em cima, indo até a Lua. Eles fizeram nos dias do irmão Branham. Eles não puderam recuar e saber pela Palavra de Deus. Não me diga que eles não podem, porque eles podem.

39                Jesus disse que você pode colher os sinais que indicam o mau tempo e depois tomar uma decisão. Você pode colher os sinais que indicam bom tempo e prevê-lo. Mas ouça, um de vocês pode fazer o tempo. Mas você pode recuar e observar isso. Você pode aprender os laços, você pode aprender os segredos, você pode aprender como que isso acontece. Ele disse: “Por que vocês não fazem a mesma coisa espiritualmente? Vocês podem discernir e ver que o que está acontecendo é de Deus”. Ele disse: “Vocês sabem disso”. Ele disse: “Vocês sabem disso”. Ele disse: “Isso cai bem com os profetas. Por que vocês não alinham os fatos? E vocês podem dizer exatamente Quem Eu sou, da mesma forma como alinhar os fatos observando e conhecendo o tempo. Vocês podem conhecer as coisas de Deus para o seu dia”. Agora, você não pode conhecê-las por coisas físicas lá fora, só em tipos. Mas toda a natureza corre em continuidade e assim faz a humanidade. Bendito seja Deus, isso nunca falhou.

40                Deus entra em cena. O homem repudia isso. Deus entra em cena. Ele faz algo, o homem o crê. Mas eles são os certos. Deus os leva para fora, faz algo por eles, e logo isso começa a ficar claro como organização e assim por diante, está tudo acabado. O homem poderia estudar a história espiritual, saber o que está acontecendo. O homem poderia estudar a Bíblia, saber o que está acontecendo. Mas o homem não faz. Agora escute, vamos chegar a este fato, Jesus disse: “Se vocês podem fazer uma coisa, vocês podem fazer a outra”. E o irmão Branham disse que somos inteligentes. Touché. “Vocês podem conhecer as coisas de Deus para o seu dia. Pesquisem a Escritura. Aí está onde os séculos de verdade estão. Elas dão testemunho de Mim e os fatos das Escrituras lhes dirão Quem Eu sou, se Eu sou o Messias ou não”.

41                 Agora ouça. O que aconteceria se as pessoas daquele dia tivessem manufaturado suas próprias ideias sobre o que o tempo iria produzir? Ou indicá-lo? Eles poderiam ter dito que um arco-íris no entardecer mostra que há tempo bom pela frente. Então alguém via um arco-íris ao entardecer e no dia seguinte está tempestuoso. Você diz: “Ei, isso está – isso – isso – isso está fora, isso – isso não vai funcionar”. Não foi consistente. Vê? Agora ouça, você sabe o que eu estou dizendo, que o irmão Branham sempre literalmente insistia na continuidade. E eu estou insistindo na continuidade, porque Jesus insistiu na continuidade. [“Amém”]

42                Agora, eu usei a palavra “insistiu”, de forma depreciativa, mas eu fiz isso com um propósito. E eu vou dizer por quê. Porque a maioria das pessoas pensava que estava insistindo ou reclamando, em vez de ensinar. Eles ficaram um pouco aborrecidos com isso. Eu acho que eles ficaram aborrecidos com Jesus. Num dia em um milagre produzindo peixes e pães, e no dia seguinte chicoteando-os para fora do templo. Eu acho que eles ficaram um pouco aborrecidos e cansados com Ele ao estender a mão a uma pobre prostituta e dizer: “Não te condeno”, e depois dizer ao fariseu: “Você falhou nisto”. [“Amém”]

43                Oh, Ele é bom, eu O amo. [“Aleluia”] Ele é o meu tipo de homem. Eu queria ser como Ele. Irmão e irmã, você tem que admirá-Lo. [“Amém”] Não há como você não poder fazer isso. Demonstre suas atitudes de amor para com Ele. Você tem que fazer isso porque Ele é maravilhoso. Ele sempre foi fiel a um padrão e eles O odiaram.

44                Tudo bem. Isso não funcionaria se eles dissessem que isso é uma coisa e que não era um princípio da natureza. Então através dos profetas o Messias já estava na Bíblia, Quem Ele era, o que Ele era, o que Ele faria. Se eles tivessem conhecido os sinais da hora eles não O teriam crucificado. A Bíblia disse que se os príncipes tivessem conhecido Quem Ele era, eles não O teriam crucificado. [“Amém”] Agora, a razão do porque eles não sabiam Quem Ele era, não foi somente porque eles não tinham uma revelação, mas simplesmente porque eles não saíam e nem procuravam por revelação. Agora, você sabe que eles não buscavam, porque eu citei como que eles não buscavam.

45                Nicodemos disse: “Uma lei não condena um homem”, e ele desdenhou e disse:

“Você é uma dessas aves, também? Você não sabe que nenhum profeta sai da Galiléia?”.

E você sabe o que o pobre Nicodemos fez? Ele sentou-se lá como um bobo e aceitou isso. As rodas devem ter começado a girar porque elas giraram quando ele O viu.

Ele disse: “Você tem que ser Alguém vindo de Deus, Você tem que ser Alguém, simplesmente Você tem que ser Alguém. Você é Alguém”.

Então Jesus disse: “Você precisa nascer de novo”.

“O que você disse? Como pode um homem nascer pela segunda vez? Pode ele entrar no ventre de sua mãe?”.

“Ah”, Jesus disse, “ouça, você é um mestre e não sabia disso – e não sabe disso?”.

46                E você sabe qual era o segredo que estava por trás disso? Wesley nos diz por sua pesquisa da história. Quando você como um gentio era desejoso de ser, pela graça de Deus, introduzido às tribos de Israel, você era batizado, morto e reaparecia vivo… Água. Agora, a água não salva você. Ele disse que você tem que nascer de novo. Nicodemos deveria saber disso. Tudo lá estava conspirando para mostrar a Nicodemos a verdade e mesmo quando os fariseus se viraram para ele e disseram: “Você é uma dessas aves, também?”. Bem aqui em suas mãos estavam os processos do discernimento, porque ele conhecia os lados da moeda. Mas ele cegamente virou de lado. Ele não fez nenhuma defesa.

47                Sabe, aquele sujeito deveria ter dito: “Ei, ah-ah, as engrenagens estão girando. Vou olhar para as Escrituras e descobrir exatamente de onde Ele veio, porque você sabe que as pessoas não migram”. Agora, por que você acha isso? Por que ele não pensou nisso? Você vai a uma cidade onde lá estava um velho amigo e – e você começa a procurar e dizem: “Bem, ele não mora mais aqui”. O que você acha? “Ah-ah, eu aposto que ele foi para algum outro lugar. Sim, vou até aos correios e descobrir suas pegadas”. Por que Nicodemos não fez isso? Agora ele tinha em suas mãos as coisas com as quais ele poderia trabalhar. [“Amém”] Vê? Ele tinha isso em suas mãos.

48                É por essa razão que Deus pode ter um julgamento, torná-lo seguro. Vê? Agora, porém eles não poderiam fazer um julgamento que estivesse correto, porque as suas experiências e observações estavam além da Palavra e eram do Talmude e dos concílios, e não da Tora, de modo que eles O perderam. E Jesus disse: “Se vocês conhecessem Moisés, vocês conheceriam a Mim”. [“Amém”] Como no mundo eles poderiam conhecer a Moisés exceto pelos escritos de Moisés? E mesmo assim havia um ou dois que vieram e disseram: “Você é o profeta?”. Sim.  Eles até foram a João: “Você é o profeta?”. Agora, de onde eles tiraram aquilo de que ele poderia ter sido Isaías ou Jeremias ou algum outro, é mais do que eu sei. Porque eu não acho que eles acreditavam na reencarnação, ou seja lá o que for que levasse a chegar a esse ponto. Então eles O perderam. Eles não estavam familiarizados com as marcas da hora.  Vê?

49                “Oh”, você diz, “Só um minuto agora, do que você está falando?”. Eu estou falando da hora da qual eles estavam falando. O Messias. Eles nunca cessaram de procurar por Ele. Eles estão procurando por Ele até agora. Mas agora eles O tem reduzido a um Espírito. Eles tiveram dessa forma por anos.

50                Agora, aqui está a versão expandida:

E, tendo chegado os fariseus e saduceus colocando-O à prova, exigiram que Ele lhes fornecesse um milagre para a sua observação e comprovação, tendo uma origem no céu para provar Quem Ele era – Quem Ele era. “Mas”, respondendo Ele, disse-lhes: “Chegando o anoitecer vocês estão acostumados a dizer: ‘bom tempo’, porque o céu está avermelhado e na manhã de hoje ‘tempestade’ porque o céu está avermelhado e está se tornando coberto de nuvens. Vocês possuem de fato um entendimento com base na experiência para transmitir um juízo de discernimento, um juízo discriminatório, (melhor), sobre a face do céu, mas por outro lado, com referência ao milagre que ateste a época, o período estratégico do tempo, vocês – vocês não são capazes de transmitir um… vocês não conseguem passar um – um juízo discriminatório?”.

51                Agora veja. Ele deve ter conversado com aqueles que eram capazes de fazer isso ou eles não estariam posicionados no lugar. Agora veja, Deus não é injusto, irmão e irmã. Você tem que entender isso. Agora, Ele disse: “Vocês conseguem fazer um juízo discriminatório ou uma discriminação com base no que vocês sabem por experiência”. Agora, eles tinham o Antigo Testamento incompleto. Eles sabiam que Deus não fazia nada sem que primeiro Ele dissesse aos profetas. E João era um profeta. Ele disse: “Vocês se alegram com a primeira coisa em sua vida. Vocês sabiam que algo estava acontecendo. Vocês tinham o atestado para isso”. Mas Ele disse: “Vocês não seguiram isso completamente. Ora”, Ele disse, “Eu lhes direi o que vocês seguiram completamente”.

52                “Vocês olham para o céu e dizem: ‘Oh, lindo e vermelho, bonito, as cores dourada e rosa, lindo, completamente lindo, lindo pôr do sol. Lindo dia amanhã’. Depois vocês dizem: ‘Hannah, passe a – passe a cesta. Não importa o tempo, será ótimo. Nós teremos um piquenique. Vamos lá para o lago e vamos pescar, isso vai ser ótimo”. E sem dúvida que é.

53                Agora veja, a Palavra de Deus é melhor do que isso. Agora, eles tinham a Bíblia. Eles não fizeram nada sobre isso. Vê? Agora, eles poderiam ter chegado a um lugar de discriminação que seria um julgamento justo. Agora, eu me pergunto se eu estou certo em ponderar se Jesus possa estar dizendo: “Vocês possuem alguma ideia quanto à característica real do Messias para que vocês possam posicioná-Lo ou vocês possuem algumas ideias próprias suas e isso é tudo. E agora vocês querem algum grande milagre atestando como se uma grande coisa fosse feita, então vocês podem posicionar isso”.

54                Agora, mantenha tudo isso em mente, eu estou falando sobre uma Noiva. Vê? Agora, se você está procurando algum grande milagre, se você está procurando algum grande sinal, vamos a Atos 24:3. Sinto muito, Mateus 24:3. “Qual será o sinal da Tua Presença?”. Deve ser algum tipo de sinal. Certo, Mateus 24:24. “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, (eles são a mesma coisa) e farão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.

55                Então o milagre que comprova não é isso. Porque todo o Corpo está fazendo isso. [“Isso mesmo”] Vê? Mas se você conhece Mateus 24:27: “Porque assim como o relâmpago que sai do oriente e brilha até o ocidente, assim será também a Presença do Filho do homem”. Esse é o milagre que comprova. Mas não é um milagre. É uma revelação. É uma Palavra.

56                Agora, onde você está hoje? Nos carismáticos lá fora. Nós contornamos os carismáticos, a vida tem saído disso. [“Amém”] Por que o nosso povo hoje mesmo nas igrejas insiste nos dons nos assentos e por toda parte? O próprio homem que combate a Presença na maior parte do oeste do Canadá e que não faz nenhum mistério sobre isso; ele quer dons no chão e ele está atormentado porque eles não estão lá. Deus é mais misericordioso do que o homem possa entender ou jamais entenderá. Você diz: “Agora, calma aí irmão Vayle”. Calma aí você. Eu estou discriminando [“Amém”] e eu vou provar isso a você. Porque eu estou cansado desse “amor, amor, amor”, que é uma bobagem, tudo do diabo. [“Amém”. Risos – Trad.]

57                Puxe Moisés pelos cabelos. Ele tem lepra. Moisés, seu estúpido idiota, seu idiota, seu burro. Você poderia ter ido ao Egito e dito: “Faraó, adorável, Deus te abençoe, eu estou aqui com uma mensagem de Cristo. Quero te ver salvo meu querido irmão”. Eu não digo isso sobre esses homens que rejeitam a Parousia. Estou apenas dizendo que é melhor você começar a endireitar os seus cabos, meu irmão e minha irmã. Você não – e eu não estou me referindo a ninguém agora, estou me referindo ao fato de que a Escritura – você não chama de puro o que Deus chamou de impuro, e você não chama de impuro o que Deus chamou de puro. [“Amém”] Por que você faz isso? Justifica-se por alguma coisa assustadora do…?… Aqueles que não conhecem a Mateus 24:27 crucificarão para si mesmos o Filho de Deus novamente. Ponto final. [“Amém”] Você acha que eu prego duro? Eu não estou pregando duro de modo algum.

58                Então eu faço a pergunta agora com o que eu trouxe à sua atenção. Que tal o Corpo? Você tem que discernir quem é a Noiva. Não apanhar pessoas de fora, mas o que é contingente, característico e separado – Sua Noiva, Seu Corpo. Ou eu posso dizer: “Quais são as marcas?”. Agora, iremos pelas nossas próprias ideias ou pela Palavra? Agora, essa é uma boa pergunta. Isso é o que Israel fez. [“Amém”] Eles não davam a mínima para a Palavra.

59                Como foi dito por alguém há muitos, muitos anos atrás, e que ainda é verdade; quando eles foram para o cativeiro, eles entraram com um sacerdócio, uma Torá e um templo, e eles voltaram com uma sinagoga, uma ordem rabínica e um Talmude. E a igreja que deixa Cristo tem um falso Jesus, um falso espírito e uma falsa palavra, assim como Israel. [“Amém”] Abominação do inferno. E depois as pessoas ainda perguntam: “Por que o irmão Branham gritava?”.

60                Como um homem que morreu agora no Canadá, e ele era irlandês e eu amava o homem, encarecidamente o amava e a sua esposa. Eu amo ela, amei ela, uma bela mulher nos meus registros. Ela era de longe mais afável que ele. E ele disse: “Oh irmão”, ele disse, “Irmão Vayle”, ele disse, “esse Branham está gritando e delirando”, ele disse, “eu não suporto isso”. Eu me pergunto se ele está suportando agora que ele está morto. Que tal um homem da África do Sul que disse que o irmão Branham morreu em um acidente de carro porque estava bêbado? E essa mulher em Jeffersonville que disse – eu poderia citar o seu nome – disse que o irmão Branham era um devasso? De certo modo isso choca você, não?  Isso não é nem meio ruim. O que estamos dizendo? Quão perto estamos? Essa é uma pergunta, eu não sei.

61                Agora, se você ouviu a mensagem desta manhã, você pode responder e dizer: “Bem, vou lhe dizer isso, se você quiser discernir, é uma vida. Isso é o que é. É uma vida – a vida que vivemos”. Eu tenho notícias para você, você está errado. Isso é apenas um ponto acima de 15. Isso mesmo. Agora você diz: “Eu não acho que eu concordo com você, irmão Vayle”. Isso é bom, você não tem que concordar.

62                Vamos somente verificar se você deve concordar ou não. Mateus 7, versículo 15.

Acautelai-vos dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Tudo pelo lado de fora, não há nada para lhe dizer o que eles são, porque eles são bonitos, eles são simpáticos, eles são maravilhosos, eles tem dons, eles tem tudo, eles são perfeitos, bonitos cristãos pelo lado de fora e eles são pecadores ligados ao inferno pelo lado de dentro, para te pegar, [“Amém”; “Isso mesmo”] porque eles são ministros de Satanás. Eles são falsos profetas. E um falso profeta pode produzir de tudo menos a Palavra. [“Amém”]

63                Agora, se você tem tudo, menos a Palavra, meu irmão e irmã, você tem quase tudo, não é? Você não tem nada, porque tudo vem pela Palavra. Todas as coisas são feitas pela Palavra e todas as coisas são mantidas pela Palavra e se você não tem a Palavra, você não tem nada, nada, nada! [“Amém”] Você perde tudo o que tem. “Porque se a sua vida são trevas, quão grandes serão tais trevas.” Vê? Isso é o que Ele disse.

64                Agora, então isso não é só – isso não é só caráter. Não é só fruto, não é só a obediência, e não são só dons, não é só proximidade com Deus. Nós consideramos todas essas coisas. Elas existem. Isso é absolutamente verdade, porém isso não é tudo. Isso é simplesmente conduta. E o que é conduta, meu irmão e minha irmã, sem fé? O velho e bom sacerdote. [“Amém”] Vê? Eu não tenho nada ao bom e velho – eu não tenho nada contra os bons e velhos sacerdotes, eles são muito bons. Eles fazem maravilhosas babás. [Risos – Trad.] Mas quando você chega no tempo de Melquisedeque quem precisa de uma babá?

65                Agora, de acordo com o discernimento do Corpo do Senhor, eu me deparei com pelo menos outros treze ou catorze elementos Nupciais, ou elementos da Noiva que estão na Sua consciência e que a formam quanto ao Seu verdadeiro caráter além do simples princípio de conduta que você nunca deve descartar, porque como eu disse antes, se já houve uma hora de frutas tem que ser esta hora. Cada caráter tem que ser esse caráter, porque o irmão Branham disse, e ele afirmou categoricamente: “É necessário uma mulher má para mostrar uma boa”. Em outras palavras, é necessária uma boa para realmente fazer uma má surgir. É necessária a escuridão para realmente mostrar a luz.

66                Você vê como, você coloca um diamante em um veludo preto, certo? Ok. Bem, tudo bem, nós temos todo esse pecado aqui fora e isso deve nos fazer brilhar ainda mais. [“Amém”] Não pelo fato de que eles pecam noventa e oito vezes em sessenta segundos e pecamos apenas quarenta e oito vezes. Não, não devemos estar de modo nenhum. Não que não teremos problemas. O irmão Branham disse que nós nos desviamos mil vezes por dia, pecamos mil vezes por dia, não há nenhuma perfeição deste lado da ressurreição, mas devemos ter tudo e você sabe que eu ensino isso, devemos orar, devemos fazer todas essas coisas, nunca as deixei de lado.

67                E você pode ter dons se você os colocar em ordem. E se alguém aqui quiser colocar um pequeno edifício em algum lugar ou uma salinha, eu irei a essa sala com você. Eu não tenho medo. Eu não luto contra essas coisas. Eles dizem que eu luto, mas eles são mentirosos. [“Amém”] Elas estão bem na fita, milhares ouvem isso, mas eles ainda – ​​eles ainda querem uma mentira. Bem, eu não estou mentindo, eu digo a você agora mesmo que se você conseguir uma salinha eu irei lá. Sim, eu não tenho medo. Eu não sei o que vai acontecer. Eu não vou tentar fazer isso acontecer. [“Amém”] Mas eu não estou preocupado. E eu direi a você que não, e eu não estou preocupado porque eu profetizei muitas vezes bem no botão. Ele pode nunca fazê-lo novamente. O irmão Branham disse que pode nunca acontecer novamente. Bem, louvado seja o Senhor, estou pronto para isso também, mas essa não será a minha desculpa porque eu estarei lá esperando.

68                Porque como disse um colega: “Ele não podia estalar os seus dedos”, ele disse, ele disse: “Eu posso estalar os meus dedos toda vez que eu quiser”. Eu disse: “Estale”. “Bem”, ele disse, “eu não quero – eu não sinto vontade de fazer isso”. [Risos – Trad.] Eu não – eu não puxo esse tipo de coisa. É tão ruim quanto Lloyd puxou de mim, tentou um em mim, disse: “Quer ver o meu tambor veloz?”. Depois ele disse: “Quer ver de novo?”. [Risos – Trad.] “Tanto os dons quanto isso, Lloyd”. [Risos – Trad.] Mas oh irmão, não estamos falando de piadas de coisas tolas. Isso – isso – isso é aqui fora. [“Isso mesmo”]

69                Eu creio, ouça, eu creio no que eu prego sobre isso porque eu recebo do profeta. Agora ouça, aqui está o que o profeta disse. Número um. Ela reconhece os verdadeiros servos de Deus. Eu quero perguntar a você. Quem serve a Deus? Essa é uma boa pergunta. Agora, contanto que eu saiba o que o profeta ensinou, a única pessoa que possivelmente poderia servir a Deus, é a que está na vontade de Deus. Está na Palavra de Deus. Agora, voltemos ao tempo de Caim. Caim fez um sacrifício, ele tirou isso da Bíblia, porém ele obteve fora do tempo. Não foi na cronologia apropriada. Ele não era verdadeiro. Voltamos ao tempo de Balaão. Ele absolutamente profetizava. As pessoas caíam por ele e eram juntadas, estocadas e encerradas.

70                Quando se tratou de Moisés, o verdadeiro servo de Deus, eles se voltaram contra ele. Não é engraçado? Voltam a Balaão e Moisés. Todo mundo disse: “Oh grande Balaão, oh grande Balaão”, e – e – e até mesmo o povo de Israel se voltou contra Moisés. Um dia Moisés levantou-se. Isso foi depois que ele – que Deus lhe havia dito: “Olhe, afasta-se Moisés, e Eu farei uma nova raça de pessoas. Eu os afastarei de você”. E Moisés disse: “Não”, ele disse, “Leve a mim também, se você for levá-los”. E Deus disse: “Certo, vou dar ouvido a você, Eu os reunirei mais adiante”. [“Amém”] E Ele o fez. Ele os reuniu mais adiante. Não pense que os juízos de Deus não são severos e justos, mesmo que Ele os adie. A Palavra de Deus não será enganada. Ela não será trapaceada por ninguém.

71                E então Moisés um dia foi confrontado por estes homens que não reconheciam o verdadeiro servo de Deus. Bem, eles disseram: “Escute aqui, eu tenho tanto quanto você tem, eu poderia profetizar. Quem você pensa que é, Moisés, tendo alguma autoridade?”. Em outras palavras, autoridade levantou-se contra autoridade. Vou por desta maneira. Autoridade se levantou contra autoridade. [“Amém”] E Moisés… e é aí que Moisés realmente tem o seu cavalo alto. E ele não disse desta vez: “Senhor, se Tu fores tratar com eles trate comigo”. Ele disse: “Senhor, se estes homens morrerem como morrem os homens, então Tu não Me chamou”. E Deus disse: “Apartai-vos”. [“Amém”]

72                Quantas pessoas tem simplesmente brincado negando os verdadeiros servos do Deus Todo-Poderoso, aqueles que permanecem com a Palavra? [“Amém”] Agora, está tudo bem se você voltar ao pentecostes. Veja, por que existem mentiras contadas de forma consistente sobre os homens que tentam permanecer com a Palavra? Essas mentiras consistentes são fabricações que eles sabem que eles fabricam. [“Amém”] E nenhum mentiroso cruzará os Portões Celestiais. Não é porque eu digo, não estou te julgando, estou lhe dizendo quais são as marcas[3].

73                O irmão Branham diz que Ela reconhece os verdadeiros servos de Deus. Em outras palavras, não haverá Noiva, nenhum membro que não reconheça William Branham, quem ele é e exatamente o que ele é. [“Amém”]

74                E o mesmo homem puxou o seu desafio, eu escutei isso. Eu escutei isso e tenho isso em uma fita. Eu gostaria de saber qual é a fita, talvez você possa me dizer porque eu sempre esqueço. E eu sempre faço anotações e eu sempre perco as notas. E eu sempre faço uma pilha onde eu ponho as minhas notas e eu perco a pilha. [Risos – Trad.] Mas há pessoas aqui que sabem que eu estou dizendo a verdade, que o irmão Branham disse categoricamente: “Se vocês simplesmente soubessem quem eu sou” ou “soubessem quem eu era, todos vocês seriam curados”. [“Sim”] Isso mesmo, ele disse isso. Quem – de onde é essa citação? Você se lembra? Bem, encontre-a, você consegue encontrar qualquer coisa. [Risos – Trad.] Não – não me culpe. Eu nunca me lembro onde eu ponho isso. Eu sou honesto com você, eu não me lembro onde coloquei…

75                Ele disse isso em – em West Palm Beach. Minha esposa pegou isso e ela disse que isso está em uma fita. E essa é a fita que não foi possível encontrar. Ele pregou cinco sermões e há apenas quatro; creio que foram pregados seis sermões e um está perdido. Mas nós o encontramos. “Se vocês somente soubessem quem eu era”, ele disse, “todos vocês seriam curados”. E fica ali um tempo e diz: “Eu garanto a cura para 24”, eu esqueço, 24, 25… Ele disse: “Eu garanto”. E as pessoas dizem: “Bem, ele é o outro. Ele é o Anticristo”. Vê? Exatamente como disse o irmão Branham: “Ora, Caifás disse: ‘Eu lhe direi uma coisa, se ele fosse aquela grande pessoa, Ele viria até aqui e diria: ‘Oh grande Caifás, estou identificado com você’.’”

76                E – e o UPC disse a mesma coisa na América. “Ora”, disseram, “Se William Branham fosse o profeta ele teria vindo até nós”. Por que ir até eles, pelo amor de Deus? [“Amém”] Por que ele viria até a mim? Por que ele viria até você? Eu quero te dizer uma coisa, ele veio para uma Noiva. [“Amém”] Certamente que ele veio. E a Noiva sempre o reconhecerá. Eu digo às pessoas vez após vez.

77                O irmão Osborn, um bom homem de Deus, nada contra ele. Eu aprecio o fato de que ele esteja com a Palavra. Ele é o único homem que está, no melhor que ele sabe. Mas quando ele esteve lá, creio que foi em Spokane, naquela vez em que aquele homem possuído pelo diabo entrou na sala e apareceu na plataforma, que batia em cada pregador e interrompia todas as reuniões, ele era um endemoninhado, e um maníaco. Maníaco é um indivíduo sem demônio, esse sujeito tinha um demônio. Então ele é um endemoninhado.

78                E ele chegou lá em cima e todo mundo correu e se assustou. E o pequeno irmão Branham, pequeno, sabe, ele parecia um amendoim perto desse sujeito. Como um amendoim ao lado de um coco. Todo mundo com medo. E o irmão Branham estava lá, e este homem gritava e chamava o irmão Branham de falso, impostor e tudo mais. E o irmão Branham disse: “Porque Satanás – porque você desafiou um servo do Deus Altíssimo, ordeno-te que caia aos meus pés”. E eles correram para as polícias. E o rapaz parecia uma labareda, ele começou a se debater e dizem que ele virava de um lado para o outro como uma cobra e caiu aos pés do irmão Branham. E eles tiveram que retirá-lo. E esse irmão sentado lá disse, uma voz dentro dele falou e disse: “É dessa maneira que é feito na Bíblia, e é dessa maneira que você pode fazê-lo”. Eu não nego que a voz tenha dito isso.

79                Quando eu vi o irmão Branham naquela noite no Canadá em1947, e fez o desafio: “Eu desafio você a me trazer 24… (ou 25 dos piores casos, eu esqueci quantos eram) …vou curá-los todos”. Algo dentro de mim disse: “Este é o homem para se ouvir, se você ouvir alguém”. [“Amém”] Uma grande diferença.

80                Você diz: “Agora irmão Vayle, você está depositando rosas sobre si mesmo”. Por que não? Se eu me qualificar, qual é o problema? [Risos – Trad.] Se eu sou Noiva e disser que eu não sou me torno um mentiroso como os lá de fora. [“Amém”] Agora, você pode não gostar deste tipo de pregação, mas veja, eu não tenho problemas. Estou satisfeito de eu poder estar com os apóstolos. Eu não conheço nenhuma outra coisa para olhar. [“Glória a Deus”] E se isso é assim e eu estou olhando para isso, tenho feito isso. [“Amém”]

81                Agora, eles disseram aqui que eles não reconhecem os verdadeiros servos de Deus. O que é um verdadeiro servo? Ele tem marcas. Ele não é um lobo em pele de cordeiro. Não, porque ele fica com a Palavra. Vê? Não me interessa os seus programas. Onde está essa parte sobre levantar dinheiro para programas? Grandes esforços missionários.

82                Vou lhe dizer uma coisa. Woody Allen, e eu creio que ele é realmente inteligente, eu nunca o vi em um filme, mas eu li artigos sobre ele e ele simplesmente deve ser uma bola de fogo flamejante de – de humor. De modo que eu li um artigo e eles estavam perguntando a ele sobre certas pessoas. E quando chegou a Jesus Cristo, você sabe o que ele disse? “Ele era um fracassado”. Ele bateu isso bem na cabeça.

83                Porque os fariseus vieram e disseram: “Nós queremos que Você realmente execute, e quando Você for executar Você fará do nosso jeito. Nós Lhe diremos e Você fará isso e assim será”. Isso está errado. Se Jesus Cristo era Deus, como é possível que Ele não esvaziasse os cemitérios? Se Ele era Deus, como é possível que Ele não criasse? Não era o Seu propósito naquele momento. [“Amém”]

84                Mas veja, as pessoas cometem tolices e eu lhe direi, o irmão Branham foi um fracassado, de acordo com o mundo. E eles disseram: “Oh este homem, olhe para ele, ele não pode ser o verdadeiro servo, porque olhe para o irmão fulano de tal, ele possui uma tenda dez vezes maior”. Agora, o irmão Branham se feriu com isso. Eu nunca entrarei em detalhes pregando, então esqueça. Só mencionarei isso depois mais.

85                Nós estávamos em Portland, Maine em 1958. Sentamos na sala e ligamos no Oral Roberts. Oh, uma multidão estava lá. Era uma bonita multidão, uma multidão encantadora, oh, maciça. E o irmão Branham olhou para ele e as lágrimas começaram a rolar pelo seu rosto. Ele se virou para mim, chorando, e ele disse: “Lee, eu poderia ter essas multidões, mas Deus não quer que eu as tenha”. Isso lhe custou algo. Deixe-me dizer-lhe, todo verdadeiro servo irá seguir um caminho que lhe custa algo. Quando ele poderia ter chegado adiante e subido até os homens que dissessem: “Salve grande”, como Oral Roberts e Billy Graham. Nós falaremos sobre eles mais tarde se conseguirmos chegar nisso.

86                Isso é discernimento também. Oh sim meu irmão, oh sim, oh sim, Noiva. Oh sim, oh sim Noiva, você que chama a si mesmo de Noiva. Por favor. [“Amém”] Você ainda tem o seu cordão umbilical ligado a Springfield, Missouri, não é? Eu disse que o seu cordão umbilical ainda está amarrado a Springfield, Missouri, gasoduto da Assembléia de Deus. Você é muito agradável. O profeta não era. Sim. Eu ficarei com ele. Você quer elevação. Isso custou-lhe algo.

87                Eu estava lá em sua casa um dia. Ele estava conversando com sua esposa. Havia uma grande – grande, sabe, do que vocês chamam, rachaduras na madeira, onde o homem o havia enganado. O irmão Branham chegou em casa com os 25 mil dólares ofertados do Canadá para construir uma casa, porque ele não tinha casa, e ele simplesmente deu para o homem o dinheiro e ele disse: “Aqui está. Me constrói uma casa”. E quando Banks Wood rachou o pórtico à parte, você sabe do que isso é feito? Não quatro por dois, mas quatro por um. O homem foi enganado. Isso foi por volta de 1950, 1949, 1947 talvez. Quando uma casa por 25 mil dólares, uma casa e terreno por 25 mil dólares em 1947 seria uma mansão! Uma pequena e velha caixa de madeira, fétida. E agora as rachaduras no piso. E ele disse à esposa – e ele me disse o que ele falou para ela – ele disse: “Veja querida”, ele disse, “Se eu vendesse o meu dom nós – nós não teríamos essas rachaduras. Nós teríamos um tapete no piso”.

88                E quando eu o ouvi dizer isso, eu disse: “Ah, ah”. Diminuindo a batida, e eu disse: “Eu tenho um amigo que possui uma fábrica e ele consegue essas coisas no atacado”, e ele ama o irmão Branham, também, “então eu vou falar com ele, e – e ele falará com o banqueiro e ele terá o tapete”. E assim ele trouxe o tapete. E o homem veio e mediu o piso e o irmão Branham ficou animado. Ele tem… “O que vai custar por isso?”. Ele disse: “Não vai te custar nada”, ele disse, “vou colocá-lo em seu piso”. Ora, aqui está um homem que poderia ter um enorme palácio. Aqui está um verdadeiro servo de Deus. [“Amém”]

89                Os homens vendem tudo por milhões. Disseram-me que o irmão Osborn vendeu lá em – em Tulsa. Quanto foi – por quanto fez a sua casa? Quem se lembra? Oito milhões de dólares ou mais, ou dez milhões, eu não sei, foi há muito, muitos anos atrás. O que quer um homem com dez milhões de dólares? E depois quer dinheiro para missionários. Bem, diga-me. A Noiva reconhece os verdadeiros servos. [“Amém”] Sim. Ah, mas alguns de vocês ainda tem esse glamour em seus olhos.

90                Minha esposa sentou-se ao lado de uma mulher anos atrás, em uma reunião Branham – talvez o irmão Branham tivesse ido embora, eu não me lembro – e ela estava acariciando esta carta de alguém que acabara de escrever que tinha gasto tudo o que tinha e que agora queria dinheiro e ela disse: “Sabe, eu acho que eu deveria enviar-lhe algum dinheiro”. E o sujeito era um enganador. Enviava pregos banhados a ouro, livros de bolso ungidos. Um estúpido. [Risos – Trad.] Eu não estou mentindo para você, eu não estou brincando, não estou tentando fazer você rir, estou dizendo a você a verdade.

91                A Noiva tem discernimento, Ela viu para onde isso foi. Isso foi para Roma! [“Amém”] Seu dinheiro irá se afundar com você. Quando aquele velho Simão o feiticeiro tentou comprar um dom, comprar um ministério, oh você pode fazer isso se você tiver ajuda. Foi o que aconteceu em Roma. Eles venderam os ministérios para os caras maus que tinham dinheiro. É por isso que a Máfia controla os sindicatos e controla o governo. Eu gostaria de pregar sobre mordomia algum dia,[4] e apenas mostrar-lhe para onde isso está indo. Eu sei – sei do que estou falando, não se preocupe, ou eu não falaria.

92                Os verdadeiros servos de Deus. Não o bom e velho sacerdote, mas a mulher no poço. [“Amém”] Sim. Aquela – aquela – aquela figura de piranha lá em baixo. Bem, ela não merece ser incomodada com isso. Ela reconheceu imediatamente. Ela não fez todo aquele monte de falsa teologia e zombaria – em toda a sua cabeça, se perguntando. Ela viu que era isso.

93                Eu tive isso quando o irmão Branham veio pela primeira vez no nosso caminho, a notícia estava no jornal, a minha mulher o leu, e ela disse: “Está aqui um homem lá em Penticton…” – ou em algum lugar, eu me esqueci, talvez Revelstoke, quem sabe. Creio que foi Penticton, na Columbia Britânica. E ela disse: “Este homem está dizendo às pessoas sobre suas doenças e orando e curando”. E eu disse a ela – e eu não… eu não fui blasfemo – eu apenas: “Bem”, eu disse, “eu não sei desse ministro, porque eu já vi espíritas fazerem isso”. Eu não disse que ele era um espírita, eu disse: “Eu vi espíritas fazerem isso”. E quando eu o vi, eu sabia que ele não era um espírita. [“Amém”] Nos dias seguintes eu o vi, e eu disse: “Esse é o homem para se ouvir”.

94                Eu tenho novidades para os espíritas. Eles não gostam de mim e eu não gosto deles. Quero dizer que eles gostam de mim e tentam se aproximar de mim, mas eu não gosto deles. Não, eles não gostam de mim porque tentam se aproximar de mim. [Risos – Trad.] Rapaz, eu tenho, eu não sou um verdadeiro servo de Deus se eu não deixar isso certo. Você pode dizer que eu estou em aliança com as forças erradas. Vê? Tudo bem. Eu não disse – disse: “Aí está um diabo”. Aquele sujeito gosta disso – este grande homem do espiritismo que eu vi há anos atrás quando uma criança podia discernir, sabe. Isso é um falso dom, veja. Falso discernimento, e dizer coisas. Vê?

95                Veja, isso é Deus. Foi quando eu soube que os meus dias de apostasia haviam terminado. [“Glória a Deus”] Meus bons tempos são os de afastamento do púlpito. Meus bons tempos não são os de se preocupar com as pessoas e com os seus problemas. Meus bons tempos não são de ter que pagar um preço. No entanto, eu já tenho pagado o maior preço. Então eu disse: “Eu comprei uma Bíblia e levei a minha Bíblia para fora, tirei fora a poeira e depois a deixei ficar empoeirada de novo”. Comprei um terno novo e o pendurei no armário. Comecei a usá-lo, porém, dentro de um curto espaço de tempo. Dentro de dois anos, mais ou menos, eu estava vestindo o terno e pregando. Era – era um terno de lã escuro, e rapaz, você que pensa que está suando aqui. Você deveria entrar em um desses. [Risos – Trad.]

96                A Noiva reconhece os verdadeiros servos de Deus ou não há nenhuma maneira de que Ela seja Noiva. Tudo bem. Ela tem uma doutrina, e a doutrina é a Palavra, sem credos. É por isso que eu tentei mostrar no outro dia, sexta-feira passada, no sábado à noite sobre o Arrebatamento. O irmão Branham disse que é uma revelação e a Noiva está aguardando pela revelação, o que significa que a Noiva não tem nada nesse momento! Isso mesmo.

97                Você diz: “Bem, irmão Vayle, tenho certeza que eu entendi isto, e tenho certeza que eu entendi aquilo”. Agora, veja, vou lhe dizer uma coisa, eu não acho que ninguém aqui sabia mais sobre isso do que eu soube, e eu não entendia nada. E o que eu entendia estava tudo errado, então eu não entendia nada. Minha doutrina estava toda errada.

98                Agora, quando eu conheci o irmão Branham, fui à sua presença e nós conversamos. Você sabe que eu gosto de falar sobre doutrina e assim ficamos comparando notas e eu acho – e eu mencionei sobre a soberania de Deus. Ele disse: “Certamente, irmão Vayle”, e fiquei muito feliz. “Ora, aqui está um crente na soberania, eu gosto disso”. E você não é um crente na soberania até que você creia que Deus conhecia cada pulga e quantas vezes ela iria piscar os olhos.

99                Agora, se você tropeçar nisso, você é – você não é a Noiva. E você diz: “Agora, calma aí irmão Vayle”. Calma você, eu estou lhe dizendo, não você me dizendo. Não estou interessado no que você tem a me dizer, porque eu ouvi o profeta. Eu não – talvez eu não tenha caçado com ele, mas com certeza tivemos alguns bons momentos juntos falando sobre doutrina.

100            Assim nós conversamos sobre doutrina e fiquei um pouco animado, porque ele era tão bom e eu disse – e, finalmente, depois de dizer certas coisas como esta e aquela outra coisa, eu pensei: “Eu realmente vou testar este homem, porque isso é – isso é bom demais para continuar. Vou terminar com isso bem aqui mesmo ou isso irá florescer em um caso de amor”. E eu disse: “Sabe, irmão Branham, eu – eu simplesmente não posso crer em qualquer inferno eterno”. E ele disse: “Certamente irmão Vayle, não existe inferno eterno, porque o inferno foi criado”. E eu – e eu fiquei tão feliz porque eu vi que esse companheiro era tão excêntrico quanto eu sou. [A congregação glorifica e ri – Trad.] Eu realmente o fiz. E eu fiz isso respeitosamente, porque eu percebi a sua grandeza e as maravilhas do homem enquanto ele se assentava ali, [“Glória a Deus”] como a Presença de Jesus Cristo. E eu estava tão feliz, tão alegremente feliz em saber. “Ó Bendito seja Deus, este homem é um homem, esse cristão é um cristão, este poder é um poder de Deus. Ele diz que não há inferno, ele crê na soberania. Eu amo isso”.

101            Mas um dia ele me levou lá para baixo a beira do riacho e ele colocou seus pequenos – pequenos ramos de forquilha para a sua vara de pesca e nós estávamos respingando a água para os peixes e eu disse: “Bem irmão Branham, eu não sou pescador e nunca fui e nunca serei”. Porque eu nasci na Pradaria careca,[5] e eu não tinha cérebro o suficiente para tentar pescar na banheira; mal tinha uma banheira para os peixes de qualquer maneira, muito menos conseguir um banho nela. Isso é verdade. Que água você tem na Pradaria careca? Bem, de qualquer maneira, não havia água lá.

102            E então o irmão Branham estava lá sentado comigo e observando a coisa se ​​ela já havia balançado, e nunca balançava. E ele disse: “Lee, o que você acha”, ele disse, “sobre o que aconteceu no Jardim do Éden, quando aquela ordem foi quebrada por Satanás, e a besta se aproximou e levou Eva a fazer algo?”. E eu disse: “Bem, eu – eu – eu concluo disso que ela desobedeceu a Palavra de Deus”. Eu disse: “Havia uma árvore como esta, creio eu, e ela não deveria tomar o fruto e, como ela tomou o fruto…”. Ele disse: “Agora”, ele disse, “Lee, o meu pensamento”, ele disse, “e eu gostaria que você pensasse sobre isso, e talvez comentasse quanto ao que eles fizeram, que Satanás tinha aquela serpente que teve relações com ela, a besta teve, e ela e eles copularam e foi assim como a semente da serpente veio e foi isto que aconteceu”.

103            E deste modo eu não havia estado realmente familiarizado com isso. Creio que naquela época eu já tinha conseguido o livro do Dr. James Wise e algumas coisas juntas nessa linha e eu não fiquei perplexo. Eu apenas disse: “Bem, eu não sei se vejo isso dessa maneira”, eu disse, “eu – eu realmente não sei”. Para mim é um – não me importava o que era. Agora observe. Não me importava o que era porque veja, para mim foi um ato de desobediência, isso é o que era. [“Sim”] Mas veja, então de onde viria a semente da serpente? De onde viria a eleição, de onde viria todas estas coisas?

104            Agora, naquela época eu não sabia. Então quando o irmão Branham entrou na semente da serpente, eu alegremente disse para mim mesmo: “Bem, tudo bem, ele não é o primeiro a falar sobre isso e eu acho que eu não entendo muito disso”. E então mais tarde, logo após os selos terem sido abertos, eu sabia que ele era infalível. [“Amém”] Então eu disse: “Ei, só um minuto agora, a semente da serpente está certo”. [“Isso mesmo”]

105            Então, quando eu decidi ajudá-lo a escrever o livro A Era da Igreja, o qual eu fiquei muito feliz em fazer, ele queria que eu pesquisasse por coisas. Então eu passei por todos os volumes; eu tinha o meu Dr. James Wise, e dei a ele uma cópia também, e eu comecei a pesquisar em revistas sobre isto e aquilo e logo eu já sabia mais sobre o assunto na sua superfície do que eu acho que ele sabia – por baixo ele sabia muito mais – e comecei a escrever sobre o assunto. E quanto mais eu escrevia, mais eu entendia que isso é exatamente o que tinha que ser. [“Amém”] E não havia nenhuma palavra fora de continuidade.

106            Agora, existem pessoas hoje mesmo que tropeçam na semente da serpente. Mas a Noiva não, [“Amém”] por que Ela diz: “Aleluia, eu sei que nós estávamos todos misturados e eu acho que eu estava mais misturado do que eu pensava que estivesse, mas… Aleluia! Não importa, porque Ele é o grande desmisturador”. [“Amém”] Oh, eles se sentem insultados se você prega sobre a semente da serpente.

107            Agora, olhe lá para Louisville depois que o irmão Branham morreu. Este Pine Joe, agora ele está morto também – de câncer. Isso pode ter pego ele. Quando ele chegou lá eles – naquele dia, um monte de gente trouxe o livro das Eras da Igreja e lá estava a semente da serpente, grande como a vida. Letras em um quadro de 10 metros, e as letras eram de 5 metros de altura. Encaixadas lá tão perfeitamente e os homens e mulheres ficaram loucos. Oh, eles estavam fervendo. Aquelas adoráveis, adoráveis senhoras. Eles achavam que a – a besta era um enorme quadrúpede, “clonk, clonk, clonk”, sabe. [Risos – Trad.] Você já viu uma serpente com cabelo nela? [Risos – Trad.] Nua como nós, só mais bonita. Simplesmente um tipo de homem que faria qualquer mulher desmaiar. Não nos venda por menos irmão e irmã.

108            Quando Joe Pine entrou no ar e eles disseram: “Bem, este livro tem que ser retirado do mercado”. E eles condenaram o profeta. Eles disseram: “Ele está morto agora, mas ele – mas ele… algo deveria ser feito sobre isso. Se ele estivesse vivo nós o mataríamos”. Essa foi a sua atitude.

109            A Noiva não diz coisas assim. Deixe-me lhe dizer algo. Agora olhe, irmão e irmã, não estou aqui só para brincar, porque eu vou encerrar isso logo mais, eu não vou chegar ao ponto, então esqueça. E eu quero lhe dizer uma coisa. Você pode não saber disso, mas eu, Lee Vayle, sei disso e provarei isso, se você quiser uma prova. Agora, não intime o meu “blefe”. Porque se eu provar que estou certo, você irá pagar a viagem. Ela custou dez mil dólares. E eu estou certo, e você irá pagar pela viagem, porque eu te levarei até Nova Zelândia. Levarei você até a Europa. Levarei você a lugares no mundo onde eles dizem que creem nesta Mensagem e assim que você falar sobre predestinação, o caso de amor se acabará. [“Amém”; “Isso mesmo”]

110            Predestinação é a única coisa que o diabo odeia mais do que qualquer outra coisa, porque a igreja católica romana odeia. E dizem que se alguém pudesse certamente saber que ele é predestinado que seja anátema e que sejamos amaldiçoadores. Sim. Quantos católicos romanos aqui tem coragem de levantar as mãos? Porque se você não crê que Deus conhecia cada piolho e cada pulga e quantas vezes ela piscaria os seus olhos, você não é um crente na doutrina soberana de Deus. Você é um crente manufaturado. Você está ficando desconfortável? Eu mal acabo de começar. [“Amém”] Dois pontos. [Risos – Trad.]

111            Ela tem a Sua doutrina. Se Ela não tiver a Sua doutrina como Ela poderia falar de uma certa maneira para que Deus ouça? [“Isso mesmo”] Agora, ele ouviu um dia e ele ouviu de algumas pessoas e elas estavam falando sobre a soberania de Deus e eles tinham isso simplesmente certo em um ponto e ele disse: “Diga”, ele disse, “eu acho que ouvi vocês cometerem um pequeno erro”. Ele disse: “Vou ver se pego a fita certa para corrigir isso”. Você diz: “Deus não faria isso”. Você está errado, Deus faria isso porque Ele é soberano. [“Amém”] Certamente.

112            Quantas vezes você já ouviu falar de pessoas que estão em extrema necessidade por cura ou algo assim e simplesmente de algum modo quase que caprichosamente vai e apanha uma fita e a toca [“Aleluia”], e naquela própria fita surge a voz do profeta para aquela própria necessidade que eles tinham, [“Amém”] e são curados?

113            A irmã Marconda, querida e santa anciã de Deus, morreu há pouco tempo – bela morte. Sentada lá com os seus dois filhos, um genro e uma filha. E ela estava sentada lá, com cerca de noventa e tantos anos de idade, porque o seu marido havia precedido em muitos e muitos anos. Uma amável santa de Deus. E ela estava dizendo para as crianças o quanto ela os apreciava, o quanto elas eram tão bons para ela, e ela estava…?… e ela pôs a mão, um em cada um, e ela disse: “Deus te abençoe. Deus te abençoe. Deus te abençoe” e sua cabeça caiu para frente. E ela estava sorrindo, creio eu, e eles disseram: “Ma está dormindo”. E eles saíram e deixaram Ma dormir. Eles voltaram horas mais tarde, mas Ma não estava dormindo, ela se foi. [“Aleluia”]

114            E eles mandaram para o agente funerário, e ele entrou e viu-a e ela estava dormindo, e ele disse: “Onde está o cadáver, onde está o cadáver? Eles disseram e eu não deveria perturbar o sono da vovó”, disse ele, “mas onde está o cadáver?”. Segura nos braços de Jesus, segura sobre o Seu seio gentil”. [“Aleluia”]

115            Deixe-me contar-lhe sobre ela. Ela tinha um problema ruim da garganta, ela estava se engasgando e se engasgando há anos, e um dia ela pegou uma fita do irmão Branham, e ele disse isso: “Há uma senhora na congregação aqui e ela se engasga, há algo em sua garganta”, e ele orou e a irmã Marconda não se engasgou nenhuma vez mais. [“Amém”]

116            A Noiva crê na doutrina. [“Amém”] Ela não tropeça; Ela é tão louca quanto eu sou. [Risos – Trad.] Ela perde a Sua mente para o mundo e tem a mente de Jesus Cristo. [“Amém”] Eu quero lhe dizer, Ele é louco, tanto quanto o mundo está preocupado, Ele é um fracassado, Ele está todo errado, mas Ele está todo certo. Oh, eu O amo esta noite. Ele é maravilhoso. Que coisa, eu simplesmente gosto de ser à Sua imagem. Eu chegarei lá. Oh, uau, isso vai ser ótimo. Eu posso esperar. Talvez aquele sujeito tenha armas que ainda irão me aniquilar.

117            Tudo bem. Ela ama a doutrina, Ela não tem credos. Ela não tem uma opinião própria. Ela diz: “Isso mesmo, isso mesmo, isso mesmo”. Eu te disse, é assim que vai. Se você não puder se livrar dos seus próprios pensamentos, você nunca terá os pensamentos de Deus.

118            Agora, o irmão Branham me disse em 1964, ele disse: “Lee”, ele disse, “quero ser deixado só”. Ele disse: “Todos os meus pensamentos são de Deus”. E eu disse: “Uau”. Bem, se eu escutei o profeta, todos os meus pensamentos foram de Deus. [“Isso mesmo”] Todos os seus pensamentos eram de Deus. [“Aleluia”] E o Senhor escuta e Ele diz: “Esses são os Meus pensamentos, esses são os Meus pensamentos”. Ele disse: “Eles são mais, eles são os Meus pensamentos mais do que Eu estou desejando saber, porque no começo eles eram os Meus pensamentos e agora eles tem os Meus pensamentos e eles são os Meus pensamentos manifestados”. Ele disse: “Aqueles que são os Meus, posso dizê-los”, [“Amém”] bendito Deus. Oh, posso ver o céu se regozijando. [“Aleluia”]

119            Oh, você diz: “O meu Deus não faria isso”. Você não tem o mesmo Deus que eu tenho. Eu fico animado com o meu Deus. Veja, eu descobri que Ele me amava. Descobri que Ele cuida de mim. Oh, rapaz, eu sou feliz! [“Amém”] Isso não é emoção, isso é promoção. [Risos – Trad.] Tudo bem.

120            Número três. Dê-me mais alguns minutos. Por do sol. A hora em que vivemos, a Aparição e a Vinda. Ela sabe a hora e o irmão Branham sempre salientou a hora! A estação da época. Existe uma estação em tudo. Todo mundo quer bang, bang neste minuto, bang num minuto, bang nesse minuto… esqueça, existe uma estação. Temos tido uma estação agora mesmo, irmão e irmã.

121            A última chuva começou a cair em 1906, setenta e sete anos, hein? Setenta e sete anos. Chuva serôdia. O que é isso? O que é uma chuva serôdia? O Espírito Santo em manifestação. Certo? Não está certo? Certo. O que é isso se não for assim? A chuva serôdia. Bem, vamos lá. Deus manifestado no poder, a Palavra de poder.

122            O que é chuva temporã? O mesmo Espírito Santo trazendo a Palavra. Peça por chuva no tempo da chuva. Agora, quantos Espíritos Santos existem? Um. Então o que você tem? Você tem um Espírito Santo, manifestando-Se de duas maneiras neste tempo do fim. [“Isso mesmo”] Então, você viu o Espírito Santo, a chuva serôdia, manifestando-se nas pessoas; depois você viu um homem entrar em cena e Deus fazer milagres, e o mesmo Espírito Santo trazendo a Palavra da hora. Sim senhor. A hora em que estamos vivendo.

123            A estação da época, o que é isso? É uma estação, meu irmão e irmã, e temos uma estação dentro de uma estação. Estamos agora na estação do dia do Senhor. [“Amém”] Sim. Há um espírito que acompanha isso, porque João estava no Espírito. E o irmão Branham disse que ele entraria no espírito da coisa. Ele disse: “Entre no espírito, entre no espírito. Vá para um jogo, entre no espírito, entre no espírito, entre no espírito. Vá à igreja, entre no espírito, entre no espírito; vá para a sala de dança e entre no espírito”. Esqueça. Mas ele disse que você poderia fazer isso, e eles fazem isso. E no dia do Senhor, temos um espírito em nós. Oh, o homem, não podemos esperar por isso.

124            Você diz: “Irmão Vayle, você – você diz que isso é julgamento”. Ah não, não, esqueça. Isso é apenas uma parte ínfima dele. Eu estou olhando para o fato de que neste dia do Senhor o próprio Deus está aqui para elevar o Seu Filho para colocar todas as coisas sob os Seus pés para que pudéssemos subir e sentar-se debaixo Dele e Ele é o nosso Rei dos reis e Senhor dos senhores. [“Amém”] O dia do Senhor, meu irmão e irmã. O dia do Juiz.

125            E Ele disse: “Você é a Noiva, você é perfeita, sem uma mácula ou nada em você”. Ela não sabe a hora. Você diz: “Jovem Noiva e não sabe a hora?” As pessoas olham para frente, as pessoas olham para trás. Que tipo de Noiva é essa? Por quê? Existe o tipo de mulher que diz: “Bem, eu sei como o meu marido faz as coisas, por isso não vou me incomodar procurando até que talvez ele esteja dez semanas ou dez meses a partir de agora e se houver uma batida na porta, poderia ser ele, eu não sei”. A Noiva sabe, Ela está olhando a cada minuto. [“Sim”] Sim.

126            Algo está acontecendo irmão e irmã. As pessoas – as pessoas não sabem. A Noiva sabe o que está acontecendo. Ela está ciente disso. Por quê? Porque ela sabe quem é o Elias. Ela sabe a hora. As marcas foram apresentadas e quando as marcas foram apresentadas ela não foi como aqueles fariseus que disseram: “Ei, que tal o meu próprio sinal?”. Ela disse: “Ei, graças a Deus, isso é maravilhoso”. Agora isso – isso é bom demais para se perder.

127            Como o irmão Ungren disse, ele observou o velho Mordecai Ham que estava na reunião uma vez com o irmão Branham. Nós estávamos lá em Minneapolis. Ele estava andando por aí e os pentecostais estavam caindo por todo o lugar e quem não estivesse caindo estavam sendo empurrados para baixo. Então, um colega veio e ele colocou a sua mão sobre ela, ele empurrou um pouco. E eu vim até ela um pouco mais tarde, ela se levantou e eu disse: “Só uma pequena pergunta”, porque eu a conhecia. Eu disse: “Você se importaria de me responder se você foi empurrada para baixo ou se caiu sob o poder de Deus?”. Ela disse: “Coloque desta maneira, é mais fácil cair”. [Risos – Trad.] Então, Mordecai Ham deu a volta olhando desse jeito. Eu disse: “O que você está fazendo?”. Ele disse: “Eu estou observando”.

128            E Deus olhou para baixo e Ele observou e disse: “Tire esse dons do chão e ponha-os em uma sala”. Ele disse: “Sem mais repetições vãs”, ele disse, “porque isso já está aqui”. Ele disse: “O que você precisa é de um homem para interpretar”, disse ele, “um homem que possa acender a luz”. Nós temos o homem para acender a luz, quando o homem acende a luz, o seu dom… Agora, você deve colocar isso onde lhe pertence. E o povo disse: “De jeito nenhum”. E ele disse: “Agora, isso é a Noiva”. Vê? [“Isso mesmo”]

129            Você diz: “Irmão Vayle, você está sendo muito rígido”. Olha, olha, vamos deixar isso muito claro. Eu nunca escrevi o livro. Eu não era William Branham. Só estou aqui pregando isso. Faça o que quiser. [“Amém”] Tenha a sua própria noiva. Eu tenho a minha própria. Mas eu estou com o profeta. Ele disse que entrou naquele quarto. Porque ele disse: “Isso não fornece aí provas da sua legitimidade”. A Noiva não é ilegítima! [“Isso mesmo”] Ele disse: “Vejamos se é um filho bastardo”, e era um filho bastardo. Sente-se e diga que isso não está certo. Você é um mentiroso! A verdade não está em você, você não tem Noiva mais do que nada. E não se aproxime dessa mesa para o seu próprio bem.

130            Agora estamos chegando ao âmago da questão. Porque você não é cheio do Espírito Santo. Porque você não consegue discernir isso. Você não consegue discernir. Você olha e você não consegue por isso junto. E você não tem isso correto. Agora escute, eu não estou pregando Lee Vayle; estou pregando William Branham, que estava pregando a Palavra de Deus. Faça o que você quiser. Você diz: “Irmão Vayle, eu não creio que irei encontrar isso, encontre-o você”. Está bem, eu não acho que você encontrará. Eu desafio você. Não tenho medo de você. Faça o que quiser.

131            Tudo bem. Ela entende a Aparição e a Vinda. [“Amém”] Agora, o irmão Branham fez uma declaração muito bonita, ela é bonita a este respeito, sabe, não quero dizer que seja bonita como o mundo diz “bonito”[6], eu – eu acho – eu acho que é tão doce, e assim…  exatamente como um pássaro azul sentado em uma macieira com todas aquelas belas flores. O pássaro azul faz… Ele não canta, mas ele só… Ora, ora, eu poderia ter um milhão de pássaros azuis que se parecessem assim. Quando eu chegar lá, eu vou querer um cantinho especial para os meus passarinhos. Eu vou tê-los também. Igual com o meu jardim, eu vou dizer: “Árvore, passe para lá”. Eu nem sequer terei artrite. [Risos – Trad.]

132            Tudo bem. Aparição e Vinda. Agora, há uma diferença entre a Aparição e a Vinda. A Aparição nesta hora é o Senhor aparecendo em sinais e maravilhas como disse o irmão Branham e ele também disse, o qual é uma expressão doce, ele disse: “Ele vem antes que Ele venha”. Eu deixei isso muito bonito, não deixei? “Ele vem antes que Ele venha”.

133            Agora, na noite passada eu mostrei como que cabeça vai à cabeça, certo? E eu estava certo, não estava? Certo com a Bíblia, não estava? Eu estava certo? [“Amém”] Bem, vamos lá. Vamos ouvir isso não por Lee Vayle, mas pelo profeta, porque ele disse: “A cabeça volta à cabeça”. E eu até mesmo me esqueci que era isso que eu deveria ler. Mas veja, Deus é fiel. Vê? Quando você é dedicado a isso, você é dedicado a isso.

134            Agora, a Aparição estava entre nós em sinais e maravilhas. E aquele Espírito que estava velado em uma instância pela Coluna de Fogo para que o profeta tivesse a revelação para nós, era o mesmo Espírito o qual era o Filho do Homem na forma de Espírito realizando os milagres. Foi assim que o profeta revelou o Filho do Homem e ao mesmo tempo trouxe a chuva temporã e eles estão juntos. A Aparição iria produzir a Vinda.

135            Agora, diga isso lá fora e eles dirão: “Oh, Vayle está todo confuso, ele está blasfemando contra o Espírito Santo. Isso saiu do abismo do inferno”. Agora, o homem disse isso, não eu. Agora, não me interessa se isso está nos lábios de Lee Vayle ou nos lábios do profeta, deixe um homem dizer isso, ele terá que se por em juízo. [“Amém”] Porque, veja, eu vou encontrá-lo, vamos nos conhecer uns aos outros. Você diz: “Agora, irmão Vayle, calma”. Calma você. Calma você. Cada palavra será contada. [“Amém”]

136            Vou enfrentá-lo deste lado ou do outro. E eu também vou enfrentá-lo a esse respeito: tive amor pelo profeta? Creio na Palavra de Deus? Estou posicionado nisso ou eu sou apenas uma boca grande que tem inteligência suficiente ou…?… ou seja lá o que for que se necessita para ser capaz de pregar um sermão e enganar você?

137            Bem, eu vou lhe dizer uma coisa, se eu estou te enganando, irmão, eu estou enganado com você. [“Sim”] Porque eu sinto muito, eu não tenho um duplo sentido esta noite, não tenho duplos sentidos. Quero dizer o que eu digo, eu prego a Aparição como pertencente à Vinda e diferenciando, porque eu possuo um discernimento que eu creio que é de Deus. [“Amém”] Porque eu creio que a Noiva tem. Se eu não tenho, me desculpe, eu pedirei desculpas e pagarei um preço e eu terei que ficar diante de Deus por você por ter te ensinado errado. Agora isso – isso é o que eu…

138            Então você diz: “Veja, irmão Vayle, então você não pode crer em Deus”. Eu teria que não crer em Deus se eu fosse um conivente. Eu estou no ponto. Eu tomo a minha posição com o irmão Branham. Ele disse: “Eu estou no ponto”. Eu estou no ponto e não tenho a intenção de me mover. Se eu descobrir que estou errado, eu terei que voltar e pedir desculpas por cada coisa. Bem, você – diga-me como eu posso estar errado, quando o Senhor, Ele mesmo desce do céu com um Alarido. E William Branham disse que era a Sua Mensagem. [“Amém”] E Ele desce, Se estabelece para a cabeça da Igreja para ressuscitar os mortos e os mortos não ressuscitaram. Então Ele está aqui para fazer isso. [“Amém”] Faça o que você quiser.

139            Aparição antes da Vinda; a Noiva entende isso. Ela não tem tudo misturado naquela tolice pentecostal, viscosa e grudenta. Ela sabe o que o profeta disse. É uma revelação. O que significa que você cala a boca e não fala! Ouça-me, eu estou lhe dizendo de tudo que se trata. E eles dizem: “Ha-ha, ha-ha, não, não, não pode ser, oh não, oh não, oh não”. Eu não estava preso em uma armadilha, agora a pouco eu lhe disse. Eu me sentei ali e eu disse: “Bem”, no meu coração, “Oh irmão Branham, eu ouvi você dizer um monte de coisas, mas mesmo assim esta é a pior que eu já ouvi, isso não pode ser”. E de repente o meu próprio eu disse: “Só um minuto, quando que ele esteve errado?”. E eu disse: “Maravilhoso, o Alarido é a Mensagem”. [“Glória a Deus”] Eu estava no caminho novamente. Um pequeno desvio. Desvios não são meios ruins quando você volta à estrada. Deus permite desvios, porém não muitos. Cuidado, a última vez poderia ser perigosa.

140            Número quatro. A Noiva conhece o verdadeiro batismo. Ela sabe que isso é a evidência da Palavra, nada mais. [“Isso mesmo”] Um certo pregador disse: “Bem, o amor é a evidência”. Eu o encurralei. Bem, ele disse: “Sabe, irmão Vayle”, ele disse, “eu nunca disse que o amor era a evidência”. Mas ele mentiu, ele disse. Eu estou te dizendo a verdade de Deus, eu não estou mentindo para você. Eu tenho testemunhas quando ele disse isso. Mas ele disse: “Veja, irmão Vayle, eu disse que você tem que ter a sua própria evidência, e isso é o amor”. Hã? Sua própria evidência é o amor? Então essa seria a evidência do Espírito Santo e o profeta disse que você está errado. Agora, quão confusa uma pessoa pode estar? Não faça essa pergunta. É infinito. [Risos – Trad.] Isso mesmo. É infinito. Você pode esticar um mosquito e engolir um camelo, ele fez.

141            O mesmo sujeito disse: “Ora”, ele disse, “se você não enxergar William Branham em Apocalipse 10:1, você nunca verá a Mensagem”. Isso é uma mentira do abismo do inferno. Isso é a seita da Deidade. Apocalipse 10:1 não é William Branham, Apocalipse 10:7 é. [“Amém”] E eles estão na terra ao mesmo tempo. Se você não crer nisso, é melhor você crer. É melhor deixar o seu pensamento alinhado.

142            Número cinco. Ela conhece a maior glória da hora. Ah, ha, sob Lutero foi maravilhoso, com Wesley a glória foi maior, chegando mais e mais para dentro da igreja, chegando mais e mais em nuvens de glória. Sob Wesley foi maior ainda; no pentecostes ainda maior, mas a glória nunca falha. É a glória da Shekiná que amadurece o trigo, que brilha nos pães da proposição, que nos traz para a comunidade de Deus na forma da Ressurreição imortal quando levados em um Arrebatamento. Ah, sim, ela entende a Epiphanea. Ela sabe que está brilhando acima. [“Sim”] Ela sabe de tudo que se trata, porque Ela sabe que é assim que Ele é para os gentios. Ela entende o alfa e ômega, todos os princípios que o profeta estabeleceu, ela sabe disso. Ela compreende a glória maior. A glória nunca falhará. Quando o reflexo do profeta era Cristo e nós éramos os espelhos, e a única coisa estranha foi que estes espelhos mostraram Cristo. Não mais o homem, o homem estava fora de cogitação.

143            Mas os homens andam através do palco, os atores débeis, no palco da sujeira e da degradação e tentam vangloriar-se quando são alguém – como se eles fossem alguém, quando O Grande está entre nós e o profeta disse que não há pessoas grandes entre nós. O Grande está aqui. Não existe santos profetas ou sacerdotes ou papas. Não há presbíteros e presidentes. Ele disse que O Grande, o Espírito Santo está aqui e eles O negam. Vê? Eles negam a maior glória desta hora, quando a Liderança retorna. Eles negam que Ele está aqui na plenitude do Espírito Santo. Eles negam a Palavra em plena medida.

144            Como um homem disse: “Oh não”, ele disse, “o perfeito não veio, porque veja, o irmão Branham profetizou”. E esse homem não tem o suficiente para saber que aquilo que em parte é dado é parte da Palavra, que é a primeira igreja estabelecida do Antigo Testamento, que foi dado em parte e que agora em nosso tempo está em sete partes e quando as sete peças estão aqui, não há mais, a perfeição ou a conclusão chegou. Isso não tem nada a ver com a profecia de alguém. Bobagem. Isso tem a ver com a Palavra de Deus. [“Amém”] Ah, mas esses grandes estudantes do grego, eles sabem disso tudo.

145            Você está aqui ouvindo? [“Amém”] É melhor alguns de vocês ouvirem porque você está preso a essas coisas. Você está sendo revelado hoje à noite, irmão, então eu lhe direi uma coisa, você está virando uma pedra angular e agora eu pregarei a minha mensagem. Eu não estou largando. O que você acha? [“Amém”] Não precisamos nos ​​preocupar com a comunhão. Pode não ser sábio tomá-la.

146            Eles entendem a apostasia.[7] A apostasia do quê? Da verdade revelada. “Eu quero interpretações”. Não dizer o que ele disse. A Presença foi trazida à nossa atenção antes que o irmão Branham morresse. Eu não conseguia entender. Eu escrevi o último capítulo do livro A Era da Igreja, porque eu sei que – sabia que as pessoas estavam erradas quando disseram que Lutero não tinha o Espírito Santo. Eu disse: “Bobagem, não há nenhuma maneira de que ele não pudesse ter o Espírito Santo”.

147            Fui ao irmão Branham e ao Sr. Riley, que dirige o serviço de cânticos para o irmão Carpenter e ele estava sentado na sala. Ele não vai se lembrar agora, exceto que nos sentamos juntos. E ele não sabia nada sobre a Mensagem porque ele começou a golpear. Esse é assunto seu. Ele se desculpou mais tarde. Disse-me que não sabia de nada. Sentamos lá para tratar disso e eu disse: “Irmão Branham, você não estava dizendo que Lutero e Wesley não tinham o Espírito Santo”. Ele diz: “Certamente que não, irmão Vayle”.

148            Veja, nós não conseguíamos entender por que ele disse que vocês luteranos potencialmente tinham o Espírito Santo, vocês wesleyanos potencialmente tinham o Espírito Santo e vocês pentecostais potencialmente tinham o Espírito Santo, quando eles não tinham o Espírito Santo! Mas não dessa forma. Não é a pessoa. [“Amém”] Porque eles não eram a pedra angular. Nós somos a pedra de coroação da Noiva! [“Amém”] Sim.

149            Agora ouça, mude uma palavra e você está acabado. Lá no Antigo Testamento eles estavam indo para a terra prometida. No livro de Deuteronômio Moisés levantou-se sob o poder de Deus e ele disse: “Mudem uma palavra e você está acabado”. No tempo do Êxodo: “Mude uma palavra e você está acabado”.

150            Agora, onde está isso? Venha comigo, tome o – tome o livrinho “O Arrebatamento” aí, você irá? Temos a noite toda. [“Amém”] Se eu mesmo me cansar, eu mesmo me cansarei agora… Obrigado. Tudo bem. Temos o que eu quero aqui. Não, eu não… …Tudo bem. Vamos começar com alguma coisa aqui.

151            Este Arrebatamento que acontecerá, e tudo que Deus tem na linha da Sua Palavra, há sempre algo a sair para desnortear Isso se puderem. É – é – é – o propósito de Satanás fazer isso.

Agora, o que ele disse sobre isso? Sétimo Selo, certo? Por favor, não fiquem aí sentados como cabeças de jarras. O que ele quis dizer com isso? Vocês ainda estão aí sentados. Eu não sou pentecostal para jogar com você. Estou falando sério. Ele não disse sob os Selos que se Satanás tomasse posse do que ele ia fazer, Satanás sempre colocava tudo em seu caminho para parar isso? Mas ele disse que Satanás vai tentar personificar isso, mas ele não irá personificar isso. Você entende agora? Ele disse isso? [“Amém”] Assim é melhor.

152            Céus misericordiosos, temos alguma Noiva aqui esta noite? Eu não estou tentando vasculhar você, mas ouvir, estamos pregando isso há anos. Tenho tentado ajudar durante anos. Estou falando muito rápido? Eu também sou…  O que eu sou? Eu acho que não sou nada, é isso. É o propósito de Satanás fazer isso, e ele está falando sobre o Arrebatamento. Satanás tenta matar o Arrebatamento. [“Amém”] Você diz: “Eu não posso crer nisso”. Bem, seria melhor você crer.

153            Você diz: “Bem, irmão Vayle, a longo prazo ainda vai vencer”. Sim. Mas o mesmo profeta disse que eles poderiam ter tido um arrebatamento lá atrás na primeira Era da Igreja. Eles poderiam ter tido um arrebatamento mais adiante. Por que não? Deus teve que continuar atrasando e atrasando e atrasando, mas Ele poderia ter acelerado. Ou não poderia? Deixe as questões sozinhas. Vamos crer no profeta. Agora, ele disse que Satanás tenta atrapalhar. E ele disse: “Então, se este Arrebatamento que está vindo a suceder e tudo o que Deus tem na linha de Sua Palavra, e que é o Arrebatamento, sempre surge alguma coisa para interromper isso se eles puderem”.

154            Ouça, irmão e irmã, você não sabe que foi profetizado que Jesus nasceria em Belém? Certo? [“Amém”] Agora, os sábios vieram e disseram: “Onde está aquele nascido rei dos judeus? Onde está aquele nascido rei dos judeus?”. E Herodes disse: “Peço perdão, o que você disse?”. “Oh, quem é você?”. “Eu sou o rei Herodes e eu sei todas as respostas e se eu não tenho uma equipe maravilhosa ela lhe dirá. O que você quer saber?”. “Onde está para nascer o rei?”. “Oh”, ele disse, “eu não sei, mas há aqueles fariseus lá embaixo e no Sinédrio que sabem. Venham rapazes, venham rapazes. Ei! Vocês conhecem a Escritura, embora eu saiba um pouco também. Vocês realmente conhecem as Escrituras. Diga-me, onde é que Ele nasceu?”. Eles disseram: “Belém”. “Oh”, eles disseram, “bem, vamos lá”. De qualquer forma, ele disse: “Agora, antes de irem” ele disse, “se vocês O encontrarem, deixe-me saber para que eu também vá e O adore”. Ele queria matá-Lo.

155            Agora, você crê na Bíblia? Agora, você crê no profeta? Hã? Você crê? [“Amém”] Xiii! Eu irei até os pentecostais para tentar erguer vocês. Vou começar a gritar e correr. Meninas, entrem com a música! [Risos – Trad.] Dave, toque para nós uma polca![8] [Risos – Trad.] Agora, estou sendo sarcástico de propósito, porque eu estou sobre vocês e eu não estou feliz tanto quanto eu poderia estar. Mas Paulo disse: “Vocês me fazem infeliz e quando vocês me fazem infeliz, eu vos faço infelizes. Vamos ser felizes juntos”.

156            Agora, olhe isso. Seja bom agora. Agora, olhe, ele disse: “Nunca a carne e o sangue te revelaram, mas Meu Pai que está nos céus revelou isto a você; e sobre esta pedra Eu edificarei a Minha Igreja”. A revelação da Palavra na sua estação. Ha, ha. A revelação da Palavra na sua estação e é a estação do Arrebatamento. Qual é a Palavra da estação sobre o Arrebatamento? Porque Deus construiu uma igreja sobre isso! Hã? Hã? Hã? Oh, você está morto hoje à noite ou você está realmente ouvindo. Você está realmente ouvindo? [“Amém”] Oh, lindo, oh, estamos em harmonia. Tudo bem, você me enganou. [Risos – Trad.] Agora, eu realmente amo vocês. Vou ficar bem a partir de agora. Tudo bem. Espere.

157            Agora, quando o germe entra no útero da fêmea, ele não assume… Você – você não se torna um germe humano de seu pai e depois a seguir torna-se um germe de um cão, depois a seguir de um gato, depois a seguir de uma galinha – era tudo germe humano e o Corpo de Jesus Cristo, a Noiva será parte do Seu Corpo. Ele era a Palavra e a Noiva terá que ser a Palavra, Palavra acrescentada à Palavra, acrescentada à Palavra. A justificação de Lutero, a santificação de Wesley, o batismo pentecostal do Espírito Santo, a restauração dos dons e a profecia de William Branham sobre o Arrebatamento! [“Amém”] Bem, você me terá por santo rolador e eu tenho sido um santo saltador. [Risos – Trad.] E todo o restante segue junto. Tem que ser Palavra sobre Palavra, germe sobre germe, em outras palavras, essa Palavra tem que vir à vida. A hora é essa! [“Amém”]

158            Ele está aqui para ressuscitar os mortos e transformar você e eu. O que você está procurando? [“Aleluia”] Por favor. É nisso que a Noiva crê. Esse é o dia do Senhor. Ela está animada. Ela está excitável. [“Amém”] Ela não é democional, ela é emocional, que é promocional à vista de Deus. Agora, Palavra sobre Palavra, vida sobre vida para trazer a plena estatura da Noiva do Senhor Jesus Cristo.

159            Certo, página 24, 115.

Agora, a vida que surgiu através de Lutero foi o que fez Wesley. A vida que saiu de Wesley é a que fez o pentecostes. A vida que sai do pentecostes faz o trigo.

Isso somos nós. [“Amém”] Porque é Palavra sobre a Palavra. Estação sobre estação, tempo sobre tempo, estamos aqui, a Noiva sabe disso! [“Amém”] Ela diz: “Eu sou trigo”. E a Noiva olha para baixo e Ele diz: “Essa é a Minha Noiva. Bem”, Ele disse, “até mesmo seu estômago se assemelha a uma pilha enorme de trigo”, disse ele. “Bem”, você diz, “eu não acho que gosto de fotos bíblicas”. Seu velho hipócrita, você gosta de pornografia. Estou batendo duro. Eu não quero ser, mas você tem que me perdoar. Mas veja, eu sou humano… eu sei as respostas, por causa do ser humano. Eu lhe direi uma coisa, o homem ama a pornografia do homem, mas eles não amam a “pornografia” de Deus. Perdoe a expressão. Mas William Branham disse: “Sua justificação, sua santificação, o seu batismo, estavam em três ordens. Um é o abraço, um é o beijo e um é a gravidez”. Faça o que você quiser. [“Sim”]

160            Mas você até mesmo é muito bom para um profeta. Ou você é? Eu queria que você tivesse conhecido o profeta. Eu admirava William Branham acima de qualquer coisa neste mundo, porque ele era um homem real. E eu dizia: “Lá vai um homem Milenar”. Se ele não for isso, ninguém é, em meus registros. Como eles puderam?

161            Porém eles são portadores. Está vendo? A verdadeira Vida passa por ali. A Mensagem passa, porém está se dirigindo para o trigo. (A mensagem traz o trigo. Vê?) Essa é a razão por que o trigo surge e traz a coisa toda no Arrebatamento, aqui no topo. A Noiva, Ela própria, procede de cada era. Porém o talo denominacional morre, seca e morre.

 

162            Agora, essa leitura já é o suficiente. Só escrevi isso para uma pequena edificação. Ela conhece a glória da hora. Irmão – ouça irmão, que é o que – isso é o que me emociona. Não há nada que me emociona mais agora do que falar sobre conhecer a glória da hora. Você diz: “Irmão Vayle, como você sabe?”. Veja, eu mesmo não sei.

163            É como você olhar lá fora e não haver mais nenhuma parede ali… Agora, eu não estou vendo algo. Acredite em mim, eu não sou um vidente, eu não estou vendo coisa alguma. Mas, na minha mente, há algo lá fora, a cortina do tempo está pendurada bem ali, a poucos metros de nós, e bem ali alguma coisa está se formando e vejo Abraão nas planícies de Manre, [“Sim”] quando ele ergueu os seus olhos com o seu sacrifício vendo a cidade de longe e eu vejo o topo da montanha com ele e digo: “Abraão, eu vou com você”. [“Amém”] Sim. Você diz: “Irmão Vayle, você é tão nojento, como você vai fazer isso?”. Eu não vou fazê-lo, Ele o fará por mim. [“Amém”] Lembre-se que eu sou o mendigo na estrumeira. Vocês são as pessoas boas no topo da montanha.

164            Sim, a apostasia, a maior apostasia da glória, Ela conhece a sua apostasia da Palavra. Ela conhece as pessoas que não irão crer nisso. Sabemos que a Noiva – que a falsa noiva não crerá na Aparição, na Vinda. Ela não crerá em todas essas coisas. Isso é a apostasia. Ela diz: “Eu creio no profeta”. Ela veio e viu o que ele podia fazer e disse: “Esse é o profeta, esse é um grande homem, esse isso, esse aquilo”.

165            Ela é como o sujeito que disse: “Bem, eu lhe digo, eu creio que João Batista foi o – foi o – foi o Elias, mas eu vou dizer isso”, ele disse, “se fosse para eu julgar hoje e tomar o meu voto em qualquer um que pudesse ser o Elias, eu votaria pelo irmão Branham”. Por que ele não votou? Por que ele não votou? Porque ele não acreditava. [“Amém”] Não há muito do pentecostes lá para ele acreditar. Ele viu tanto por si mesmo. Ele acreditava em mulheres pregadoras. Isso fará você crer em qualquer coisa. [Risos – Trad.] Porque elas farão você crê em qualquer coisa.

166            Número sete. Eles podem dizer quem é justo e quem é injusto, porque eles sabem a justiça da injustiça. Bem, vou deixar essa passar. Temos – tenho pregado sermões inteiros sobre o assunto.

167            Número oito. Ela conhece o chamado, discernir o que é – discernir o que é dela na última hora. Ela sabe o que é dela. Como Deus falou ao meu coração, indelével, e Ele disse: “Eu não quero que você olhe lá para fora – para qualquer coisa no mundo. [“Amém”] Não importa o que esteja acontecendo. Não olhe para a igreja mundana, esqueça isso”. Ele disse: “Apenas veja o que é para a Noiva. O que é para a Noiva é a Palavra, a promessa de Deus para esta hora. Ela só conhece a Palavra da Vida, Ela não sabe de mais nada. Ela entende o batismo, ela entende os dons, ela sabe tudo nesta hora, porque Ela pode discernir”. [“Aleluia”]

168            Veja, nós estamos no ponto de discernir, de separar, de conhecer. Você diz: “Irmão Vayle, eu não acho que estaríamos”. Bem, não se incomode. Eu – eu aconselharia você a não se incomodar. Ponha-se numa posição muito crítica e todo mundo cospe bolinhas de papel em você. Eles querem te derrubar, porque você é o diabo. Isso seria o mais gentil de tudo. Bolinhas de papel cuspidas são mais irritantes, e isso me deixa agitado. Se você quiser ficar …?… simplesmente permaneça comigo. [Risos – Trad.] Não estou – não estou brincando. Não estou me gabando, eu estou lhe dizendo a verdade. Tudo o que eu digo é torcido. Por que se preocupar em torcer o que eu digo? Por que não torcem o que algum outro diz?

169            Sabe o que – por que… Porque o irmão Branham disse: “Você – você é igualzinho a mim”.

Eu disse: “De que jeito?”.

Ele disse: “Eu tenho um pequeno dom de cura e ninguém quer isso. Você tem um pequeno dom de ensino e ninguém quer isso”.

Você diz: “Eu não acredito que o profeta disse isso”. Você não tem que acreditar em nada. Isso é o suficiente para que eu creia. Não me interessa o que alguém crê. De jeito nenhum. A menos que eu me importe de certo modo. Um tanto duro com você. Certo.

170            Número nove. Ela sabe sobre Sodoma e Gomorra, colocando-as corretamente com as duas testemunhas, Roberts e Graham. [“Sim”] E Ela sabe disso mais uma vez sobre a pregação das cruzes cegas. [“Amém”] Sim. Porque eles estão pregando a cruz. Você diz: “Irmão Vayle, não deveríamos todos nós pregar sobre a cruz?”. Sim, mas é melhor pregar o que se segue com ela, [“Amém”] porque o Sangue não é o suficiente sem a Luz. [“Amém”] Eu preguei sobre isto tantas vezes. Eu não estou cansado de pregar, mas você pode estar se cansando de me ouvir dizer isso. Porém isso não irá te machucar só uma vez mais, porque esta poderia ser a última vez.

171            Este poderia ser o dia do… O ano do Jubileu. Você entende? O jubileu passou, desde 1933, este é 83. 11 de junho de 1933, quando o anjo apareceu pela primeira vez no rio, e este é o ano de 1983, um Jubileu. [“Amém”] Oh, eu espero que seja o meu. Eu não sei quanto a você, mas por mim eu espero que seja. Espere por si mesmo.

172            Agora:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.

173            E esta é a condenação. Aqui Ele foi direto. Agora Ele diz que, antes de tudo, Ele morreu para que ninguém seja condenado. E isso avança e diz: “Oh, ele está condenado”. Por que ele está condenado? Porque ele não crê. “Agora, o que – agora, o que você quer dizer sobre não crer?”. Aqui está a resposta:

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

 

174            E a Bíblia diz que Ele vem como uma luz e se movendo, movendo, movendo. Quando eles recusaram a Luz no tempo do fim, eles crucificaram para si mesmos o Filho de Deus novamente.

175            Agora, a Noiva não faz isso. Porque, veja, Ela entende. Ela entende o que está acontecendo. Ela olha em volta e Ela não está confusa com os carismáticos. Ela sabe disso. Vê? Ela não está confusa por nada. Porque Ela vai para Hebreus 6 e Ela diz: “Você não sabia, amado, que um grande profeta, William Branham, esteve na terra e ele teve uma visão de um semeador saindo a semear, e que ele estava de branco e o outro semeador que o seguia estava de preto?”. E eles dizem: “Bem, espere um minuto”. Oh, Ela diz: “Agora, agora, eu não terminei ainda”. Ela diz: “Você não sabia que isso não se refere a Mateus capítulo 13, mas se refere a Hebreus 6?”. Quantos sabem disso? A Noiva deve saber isso. Ela deve conhecer a sua Bíblia. Ela deve saber sobre as condições, deve saber a hora.

176            A visão do irmão  Branham era de Hebreus 6 não Mateus 13, [“Amém”] porque em Mateus 13 não havia a queima do joio como há aqui, em Hebreus capítulo 6. A perfeição não havia chegado.

Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, (vamos à conclusão, vamos até o fim, ele disse, nós temos coberto isso tudo, agora a doutrina é essa. O que você faz? Certo.) não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. (Bem, o homem vivo, se você deixar tudo isso de fora, você deixou tudo de fora, exceto uma coisa. O que é isso?) E isto faremos, se Deus o permitir. (O que é essa perfeição de que você está falando? “Bem”, ele disse, “o tempo final é a perfeição quando tudo está encerrado”.) Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa Palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram… (Não mais Eras da Igreja. É o fim. Ninguém mais entrará. [“Isso mesmo”] A Noiva sabe disso. A Noiva sabe que a hora está se encerrando.)

177            Muitos da Noiva ficaram realmente malucos. Quando o irmão Branham pregou sobre os Selos, eles disseram: “Está tudo acabado, não há mais ninguém que será salvo”. Então veio a questão e eles disseram: “Irmão Branham, por favor. Você disse que não precisamos nos ​​preocupar com as almas que estão lá fora sem ser salvas? Está tudo acabado?”. E ele disse: “Que coisa, que coisa. O que deu a vocês essa ideia? Eu disse alguma coisa?”. Com certeza disse. Nós absolutamente o compreendemos mal. Porém eu não podia acreditar nisso. Eu não podia acreditar que ele estivesse dizendo isso. E ele disse: “Não, não, não, ganhem todas as almas que vocês puderem”.

178            Porque eles compreenderam mal quando o Cordeiro se levantou pela última vez e ferido atravessou o templo, e os 144 mil estavam dentro. A Noiva sabe algumas coisas. Ela sabe sobre Sodoma, ela sabe sobre Gomorra. Ela entende a Presença de Cristo, a presença de Elias. Ela compreende Hebreus 6. Ela sabe que é tempo de queima.

179            Agora, a Noiva conhece o tempo da queima, o que Ela faz? Será que Ela fica para trás e diz: “Oh, Senhor, não deixe isso queimar?”. “Bem”, você diz, “Bem, Ela deveria”. Não, eu não vou dizer: “Ela deveria”. Eu direi: “Ela deveria ter esta atitude, de estar triste por alguém ter que pagar um preço”. E Ela deseja que eles não o paguem, mas Ela sabe que isso não está em Suas mãos e que Aquele que irá fazer isso é justo e maravilhoso e maravilhoso e que Ela pode confiar Nele. [“Amém”]

180            E Ela sabe quando o profeta disse: “Eu não oro pela América”. [“Amém”] “Você quer dizer sem mais café da manhã com os Homens de Negócios para orar pela América?”. [Risos – Trad.] Não dessa maneira. Porque a América tem saído orar pelas almas, os indivíduos, mas se esquece da nação, e ela se foi. [“Amém”] Esqueça a igreja lá em cima, ela se foi. Ore pelos seus entes queridos. Coloque o Sangue e o Sinal na porta. Vele pela vida, pela morte que paira sobre a terra. Ela sabe disso. Sim senhor.

181            E Ela sabe que isso está pronto para a queima. Ela sabe que está tudo acabado. A chuva que caiu muitas vezes, as Sete Eras da Igreja, que tem que haver uma queima e quando a queima estiver aí, Ela sabe que Ele está ali com uma joeira na mão separando para a queima. E Aquele que está separando agora, o Juiz, está recolhendo o trigo para o celeiro, e um dia irá trazer o morto da terra e todo o trigo estará lá e vamos ser transformados e Ele irá nos levar para cima e o mesmo descerá a Sua joeira e a virará para a queima. Oh sim, o Juiz passa a ser o carrasco, o executor.

182            A Noiva sabe dessas coisas e diz: “Senhor, é a última hora, Eu enviarei a última chamada porque Tu disseste que o Espírito e a Esposa dizem: ‘Vem’.” E Ela Se junta com o Espírito que juntou-Se com o profeta e disse: “Sai dela povo Meu”. E Ela está procurando e procurando por aquelas almas, mas Ela sabe que um dia o último filho treinado irá entrar e isso é nesta hora. [“Amém”] Oh, sim, irmão e irmã. Ela não Se preocupa, Ela – os filhos estão seguros, o profeta disse algo.

183            Eu lhe direi um coisa, no Egito a última praga foi a morte espiritual e a morte física. Aqueles bebês morreram. Você diz: “Irmão Vayle, meu filho não está pronto para o Arrebatamento”. Pode ser, eu não sei. Você diz: “O que acontece com os meus filhos?”. Eu não sei. Mas eu sei que um Deus misericordioso e justo disse ao pregador – a um profeta para dizer a você: “Aplique o Sinal e reivindique os seus filhos”. Se os seus filhos irem para o Lar pelo caminho da morte, isso não importa. Essa praga atingiu o Egito. O que aconteceu? Eles simplesmente morreram, caíram fora, simplesmente sumiram como moscas. Agora, isso soa muito grosso, isso se parece como a minha pessoa de coração duro. Eu não sou, meu irmão e irmã, deixe-me dizer-lhe, quando você ficar velho e o seu corpo ficar cheio de dor, e você pode ser um jovem e o seu corpo cheio de dor e você pode orar pela morte. A morte é uma maneira maravilhosa de deixar este mundo. É bom sair daqui. Não se engane de que haja um Deus que seja injusto.

184            Dê – você Noiva dê crédito a Deus e dá-Lhe glória. Sim, senhor, Ela Se reúne em Seu nome. Ela conhece o Seu nome. E quando Ela atende pelo Seu nome, Ela não é daqueles que pensam que eles precisavam de Seu nome porque eles dizem o nome de Jesus. Ela atende pelo Seu nome porque Ela tem o Seu nome. [“Amém”] Ela sabe que Ela é a Sr.ª Jesus. [“Isso mesmo”] Sim, Ela sabe disso. Claro que Ela sabe. Ela não se reúne com credos e nem com dogmas. Ela é uma Noiva. Ela conhece todas as demais dissimulações e Ela fica aí com a Palavra.

185            Número onze. Tempo de discernir, embora esse seja o tempo para Sodoma, para o fogo e para o dilúvio, há um grande dia aqui, um dia maior aqui, ou um maior aqui. Pois o mesmo Elohim que falou a Abraão, o justo Juiz está aqui e a sentença e o veredicto é a nosso favor, como em Gênesis 19 e 1 Tessalonicenses 4:16 e 1 Tessalonicenses 5:9, onde ele diz que você não está ordenado à ira. E Ela sabe que Ela não terá a ira aplicado a Ela. Ela não passa pela Grande Tribulação. Ela sabe que Ela escapa, porque Ela sabe que existem maldições pronunciadas no Monte Ebal, mas que existe uma palavra de bênção pronunciada no Monte Gerizim[9] e que todas as maldições caíram.

186            Era necessário um Jesus para vir e destruir todos os poderes do inferno. [“Amém”] Ah, sim, irmão e irmã, Ela sabe que, embora o problema esteja aqui, Ela sabe que Ele está aqui para nos livrar dos nossos problemas. [“Amém”] Ela sabe que nós escaparemos da Grande Tribulação, Ela sabe que Deus A ama, que Ela está ligada a Ele e que Ele não irá castigá-La, Ele irá apenas deixá-La toda pronta para ir para o Arrebatamento. [“Aleluia”] Sim.

187            Não só isso, é hora de saber, Ela sabe que é hora de saber discernir Quem o verdadeiro e vivo Deus é, e ser batizada corretamente. E ela sabe disso. Ela conhece a grande revelação da hora, Ela sabe Quem Ele é, para ser batizada em Seu nome, o nome do Senhor Jesus Cristo. Ela sabe o que isso representa. Estou apenas vislumbrando através disto rapidamente. Ela sabe que o tempo da chuva – da chuva temporã e da chuva serôdia estão caindo juntas, Ela conhece o mistério do Arrebatamento, ela sabe todas essas coisas. Sim senhor.

188            Nós poderíamos continuar, você sabe que poderíamos continuar. Mas o meu ponto é este, todas essas qualificações de discernimento são para esta hora, nesta Noiva e mostra que Ela é digna da mesa do Senhor. [“Aleluia”; “Glória a Deus”] Você tem sido negativo o tempo todo. Você pensou que os seus cigarros significavam alguma coisa. Renuncie-os. Eles não valem um tostão furado. Renuncie suas vidas, suas objeções, renuncie a todo o lixo que você tinha inteiramente ao seu redor; chute os seus aparelhos de televisão; [“Amém”] tire todo esse lixo que você tinha em sua casa, limpe a casa. [“Amém”] E não se desvie e comece tudo de novo.

189            Meu irmão e minha irmã, nós temos um glória maior. [“Amém”] A mesa do Senhor nesta noite significa algo. Não há nada em nossa igreja que não significa mais e mais. Eu prego sobre o batismo nas águas, isso – você está quase pronto para ser batizado de novo. É isso mesmo. Eu sei, eu falei para o meu povo. Eu falo sobre a Ceia do Senhor. Por que eles simplesmente – eles simplesmente não podem esperar para entrar, por assim dizer. Ela começa a brilhar. Por quê? Porque, a vida, a vida, a vida está aqui e a morte está saindo! [“Amém”]

190            Irmão e irmã, vamos entender. Vê por que eu estou animado? Há algo para estar animado. Eu estou no dia do Senhor. [“Aleluia”] Eu captei o Espírito. Eu não tenho nenhum espírito de câncer. Tenho um espírito de vida. Sim senhor. Esse é o ponto. Catorze, quinze pontos contra um da limpeza da sua vida – sua conduta.

191            Então as pessoas dizem que esta grande coisa por vir é o caráter. Eu fui até o irmão Branham e eu disse: “Oh, irmão Branham, a única coisa grande que vem…”. Porque eu sempre almejava um caráter excelente.[10] Bem, eu sou de um caráter excelente, tudo bem. [Risos – Trad.] Eu já tinha e não sabia. [Risos – Trad.] Fale sobre um burro ignorante. Xiii! Você está olhando para o prêmio maior. Você não está olhando para um cavalo nessa condição, você está olhando para uma mula, ha, eu acho que eles chamam isso de um burro. Eu não sei. Sim.

192            Eu disse: “Essa grande coisa que se aproxima é o caráter”. E ele chegou ao púlpito e disse: “Um grande teólogo falou comigo outro dia…”, note, “um grande teólogo”. [Risos – Trad.] Por que você não está se curvando? Tenho você. Eu amo os docinhos. “O grande teólogo”. [Risos – Trad.] Por que você está rindo? [Mais risos – Trad.] Eu nunca estive tão mal-humorado em minha vida, [O irmão Lee Vayle ri – Trad.] mas eu estou rindo com você. Porque eu sei que você não está rindo de mim, você está rindo comigo, rindo do “grande teólogo”. Então eu – o teó… – saiu e eu saí. Bem, ele disse: “Este grande teólogo, ele veio até a mim e disse: ‘Irmão Branham’, ele disse, ‘que grande coisa será o caráter’.” Ele disse: “Não será caráter”.

193            Eu – eu pensava: “Bem, agora, essa é a melhor coisa em todo o mundo. Eu vou ter esse grande caráter”. Bem, como eu disse, eu não sabia que eu já era um caráter, mas eu deveria ter um mais parecido com o seu, eu sei disso, mais, bem mais, porém ele disse que não era isso.

194            Agora veja, isso é um ponto, mas tudo isso é outra posição aí. Agora, você gostaria que viesse um bom e velho sacerdote? Mas não comigo. Não que você não devesse ser bom, mas veja, quando você entra em sua bondade, uh-uh. Porque você me aborrece. [“Amém”] Porque você não tem – não se aproxima do que o profeta tinha. E ele não poderia fazê-lo dessa maneira.

195            Há apenas uma pessoa que possuía caráter para assumi-lo completamente. Esse era Jesus o Cristo e Ele não era um homem no sentido pleno da palavra. De nenhuma maneira ou forma. Não, ele é um Super-Homem. Deus era o Seu Pai, e de um certo modo Deus não era um pai como qualquer outro. Nenhum de nós era esse Logos que Se fez carne por meio das séries e através das eras. Éramos um minúsculo de um minúsculo de um minúsculo. [“Amém”] Sim. Nós éramos como um pensamento. Ele era a Mente. Ah. Sim senhor. Então Ele teve o caráter. Ele tinha tudo.

196            Mas Ele deu a uma Noiva a capacidade de discernir. Agora só um minuto, deixe-me lhe dizer algo. Qualquer um sabe que goma de mascar não é fumar cigarros. Então veja, um sujeito vai soprando, soprando. Que discernimento você precisa? Agora, o irmão Branham disse que não é necessário qualquer discernimento. Ele disse: “Você não sabe que os cigarros prejudicam o seu corpo, então você não está discernindo o seu corpo”. Mas isso requer um discernimento diferente. Alguém sabe que você não deveria estar lá fora cometendo adultério. Você sabe disso. Qualquer um sabe disso. Todos, a menos que vocês sejam animais irracionais. E eu acho que o mundo é 99% deles. [“Amém”] Vê? Tem que ser.

197            Veja o que está em seus jornais todos os dias. Veja, se você não quer sair daqui, irmão e irmã, há algo de errado. [“Amém”] Você vai se afogar no esgoto da sujeira.  [“Isso mesmo”] Certamente, é uma condição terrível. Alguém sabe que você não deveria roubar. Olhe para os vigaristas entre os pregadores.

198            Eu tenho uma boa irmã sentada aqui esta noite. Certo homem chegou a uma determinada cidade onde ela estava e ele – e depois ele ficou tão eloqüente sobre ele, sabe, precisando de dinheiro, ela vendeu sua casa e deu-lhe o dinheiro. E eu poderia dizer a essa irmã, eu já lhe disse, que quando eu saí para o Arizona o sujeito simplesmente desperdiçou isso. Fale com o meu bom amigo Don Hoggenberry. Ele lhe dirá como eles foram lá e – e o sujeito simplesmente trouxe o dinheiro para dentro pelo balde e gastou o dinheiro e perdeu-o e uso isso, não era… Ele devorou ​​heranças de viúvas. Qualquer um espalha rastros por dinheiro, atrai pechinchas, você não precisa de discernimento, você tem que ser estúpido. [“Amém”] Você nunca vai conseguir discernimento. Porque a Bíblia diz que se você não consegue perceber isso você não vai discerni isso. Pregue isso, isso mesmo.

199            Eu não estou tentando ser duro, misericórdia, eu estou pregando a Bíblia. Bem, por favor. Vê? Um sujeito que atrai pechinchas, vigarista. Mete-se com mulheres, cigarros e bebidas. De que discernimento você precisa? Agora, se você não sabe que isso está errado, por favor. Sua consciência está cauterizada. Você é uma besta, você é um bruto. Semente da serpente. Você tem que ser. [“Isso mesmo”] Ou você tem que ser algo em meio a isso e perdeu a sua mente. Você tem que estar fisicamente dominado pelo diabo, mais que espiritualmente, mais, você está arruinado, você está acabado, esqueça. Você entende o que eu estou dizendo? Qualquer um sabe disso. Mas venha para o outro, irmão e irmã, é melhor ter o Espírito de Deus. É melhor você saber de que maneira você está indo.

200            Agora, eu mal tenho feito o melhor que podia esta noite e a mesa do Senhor é livre. Agora você tem duas orações para fazer esta noite com todo o teu coração. E se nós sentimos como que querendo dizer ou não, esta é a hora para querer dizer isso: “Deus, ou Tu me livras ou eu me livro desses pecados porque eu os renuncio”. O que significa simplesmente isso: “Se Tu não tornares isso mais fácil para eu sair, eu sairei não importa o quão difícil seja, mas eu estou decidido”.

201            Agora, a seguir tudo que você pode fazer é orar e manter os ouvidos abertos para Deus e crer quando você ouvir o profeta, não Lee Vayle, mas o profeta. E você diz: “Senhor, o outro discernimento do corpo está em Tuas mãos e a menos que eu esteja motivado espiritualmente, a menos que Tu me ajudes…”, e é melhor você dizer isso porque você tem – não há nada que você possa fazer, a não ser dizer isso, porque você não pode dar a si mesmo uma revelação. Não há maneira alguma de você poder fazer isso. Você tem que vir por meio do profeta, esperançosamente o Espírito Santo em você, e você diz: “Senhor, a Palavra da estação foi liberada pelo profeta. Todos os outros estão acabados. Dá-me neste dia o meu pão de cada dia. O dia da Sua Aparição, o dia da Sua Vinda, o Dia do Senhor, dá-me o pão da revelação desta hora, ó Deus, como ele veio por intermédio do profeta”.

202            Não há mais nada que você possa fazer, a não ser recuar e esperar. Isso lhe dá o direito de levantar-se e pregar o seu sermão: “Ele morreu, Ele morreu, Ele morreu, e eu estou vivendo, porque Ele morreu”. Vê? Toda vez que você prega esse sermão. Sim. Você me entende? Um pouco diferente esta noite. Não estou tentando definir um padrão. Não estou tentando criar um nome ou qualquer coisa, eu estou apenas tentando fazer o que eu acredito que é certo. Pregando o que eu acredito que é certo pregar. [“Isso mesmo”] Isso é tudo que eu sei.

203            Agora, pela graça de Deus, eu não sei quando alguma vez irei pregar novamente para um grupo como este, eu não sei. Eu vou ser honesto, eu não quero nunca fazê-lo novamente. Estou ficando cansado. Ele me deu força, eu aprecio isso. Ele manteve a minha voz, eu acho que mais pela oração do que pelas pílulas. Tomei tanto, porque eu estava determinado a tentar ajudar, se eu pudesse.

204            Eu não firo você…?… ou intencionalmente, porque eu não estou interessado em ferir qualquer pessoa aqui, porque ninguém entrou em minha mente, perante Deus isso é verdade. Se eu tive algum pensamento curto, saiu da mente instantaneamente. Isso não seria nem mesmo um pensamento curto, mas eu só estou tentando dizer as coisas que eu creio serem a verdade que o profeta disse, discernindo o Corpo do Senhor, sabendo que é Noiva. Sem tentar apanhá-los e dizer: “Ei,  posso dizer por um olhar, posso dizer por um sentimento de que há algo elétrico”. Não.

205            Mas vamos pela Palavra, julgando a nós mesmos e dizendo: “Ei, eu creio, posso crer, creio nisso, creio no que o profeta disse? É isso o que ele disse sobre discernir o Corpo? Eu creio nisso, aleluia!”. [“Isso mesmo”] Agora eu estou andando na estrada da fé. Vamos, irmão e irmã. O que você está esperando?  Esperar pela Ressurreição será tarde demais para elevar a sua fé. Eu estou andando em um Alarido.

206            Vou lhe dizer uma coisa, a palavra “alarido” no grego é klusma que é um comando militar. Onde ele disse que está tornando todas as coisas sujeitas, que também é sobre uma ordem e uma fila militar. Eu estou marchando em ordem esta noite, irmão e irmã. Sim, eu estou. Essa ordem de marcha é uma Palavra real de Deus e eu digo que eu sou a Noiva, eu estou marchando para Sião. Ah-ah, só um minuto, eu estou marchando Sião, não marchando para Sião. Estou marchando Sião, aleluia! [“Amém”; “Aleluia”] Ah-ah. Você diz: “Oh Vayle, você crê nisso?”. Oh-ho, o que você acha? Vá em frente e diga: “Ele não é apto para nada”. Vou bater em você aos murros. Vá em frente e fale a sua linguagem que é tão desprezível.

207            Eles disseram a Paulo a mesma coisa, só que ele gaguejou e murmurou. Eu saio dessa maneira, eu não gaguejo, eu não murmuro, eu apenas explodo. [Risos – Trad.] Então eu não sou muito parecido com Paulo depois de tudo. Não, quisera que eu fosse, mas eu não sou. Diga o que você quiser. Eu não estou aqui para me defender e provocar uma briga com ninguém. Eu quero que você saiba que eu tomei uma posição. Eu creio no que eu prego ou eu não o pregaria. Eu estou determinado em meu coração esta noite que isso é assim. Também vou dizer a você que eu estou desesperado. Porque se não for assim, eu não posso fazer nada de qualquer maneira. [“Isso mesmo”] Eu também estou reduzido a migalhas por tentá-lo. Eu tentei por muito tempo torcer o braço de Deus, mas ele não torce. Não. Pedindo para não fazê-lo. Crendo.

208            Se eu estiver crendo certo – e eu tenho feito isso – se eu estiver crendo errado, há algo errado. Eu não posso evitá-lo. Veja, eu sou um crente soberano. Eu lhe direi isso, se eu creio nisso eu não posso estar errado. [“Isso mesmo”] Então, eu estou olhando para além da cortina do tempo, apenas após essa parede, por assim dizer, uma vez mais eu vejo as planícies de Manre, vejo o velho pai Abraão, vejo aquela grande pirâmide começando a dar forma e eu sei que há um reino de Deus chamado “a Cidade de Sião”, surgindo desta terra como membros mortais glorificados para voltar em uma terra reconstituída. Eu vejo o Sangue sobre a terra santificando estes membros; vejo o Espírito Santo formado dentro de mim batizando-me para o chamado de volta a todas as células a uma nova forma. Sim, sim, sim. [“Aleluia”]

209            Irmão e irmã, deixe-me dizer-lhe claramente, alguém tem uma semente, e eu vou ser esse. [“Amém”] Sim senhor. Você O ama esta noite? [“Isso mesmo”] Eu O amo com todo o meu – eu não tenho muito coração, mas o que for é Dele. Creio que a maior parte de mim está baleada, mas se Ele gostar disso, Ele pode tê-lo também. [Risos – Trad.] Na verdade eu tenho tentado dar isso a Ele para sair do caminho.

210            Mas, se Ele me permite viver, eu lhe direi uma coisa, eu quero viver para uma glória maior. Eu quero ver a revelação da Sua beleza mais e mais. Eu quero vê-Lo mais e mais em Seu esplendor. Quero vê-Lo muito mais e mais em formas humanas. Quero ver Cristo na forma de Noiva. Creio que estamos vendo isso. As pessoas dizem: “Não pode ser assim, não pode ser assim”. Uh uh, eles estão errados. Isso é o que é. Vamos nos levantar.

211            Pai Celestial, somos tão gratos por Tu permitir a nós nos reunirmos. E Senhor, falando por mim, eu certamente aprecio este povo, embora eles possam não pensar como eu. Pois eles me deram o privilégio de falar do meu coração e me deram o privilégio de Tu me ajudares nas notas aqui que eu mesmo não conseguia entender, literalmente, após eu lê-las e perguntar o que eu ia fazer com elas. E eu aprecio as pessoas por isso porque elas fizeram isso. E eu as amo, Senhor, e eu não gostaria de ver ninguém ferido e eu creio esta noite, Senhor, com todo o meu coração, e eu estou crendo por eles, que não haverá nenhuma pessoa aqui que não faça parte das jóias da Tua coroa.

212            Que não há nenhuma pessoa aqui que não esteja falando um para o outro e que Tu estejas ouvindo e dizendo: “Isto é exatamente correto, esse é o Meu filho”. Eu – eu sei, seu coração e a Palavra são simplesmente um e eles A vivem, também. Completos, completos cristãos seguindo, Senhor, é tão maravilhoso conhecer a intimidade de nós uns com os outros e Contigo, e nós somos um com cada Noiva única. É maravilhoso, Senhor, saber que tudo está exatamente correto, porque Contigo tudo está exatamente correto. E tudo está no tempo. É simplesmente maravilhoso, Senhor, nesta hora.

213            Eu creio, Senhor, com todo meu coração que quando tomarmos a comunhão desta noite como aprendemos a chamar isso – esta mesa do Senhor, esta ceia do Senhor – eu creio que algo irá acontecer no sentido de uma realidade da revelação dentro de nós. Nunca há antes que… Não há nenhuma coisa que seja alguma vez solicitada ou já feita que não trouxesse a sua recompensa porque ela traz. Qualquer coisa no nome de Jesus terá absolutamente o crescimento de Jesus nisso. Não apenas um carimbo de aprovação, porque muitas pessoas poderiam colocar um selo de aprovação sobre isso. Mas este é o selo do Espírito Santo, desenvolvendo e florescendo diante de uma realidade que nos faz saber como nós nunca temos sabido, e participar com a realização como nunca temos entendido e com uma fé que nunca foi exposta em nós para se manifestar.

214            Senhor, nós estamos procurando, porque não podemos acreditar que tudo, tudo, tudo seja vazio, mas cada coisa de Deus aumenta e amplia para o dia perfeito. Senhor, nós tomaremos isso esta noite em fé. Eu não sei como vamos fazer isso, mas, Senhor, de alguma forma Tu estás indo para nos ajudar, porque isto é a Tua fé, é a Tua revelação, não é mais a minha, e não é mais a deles, é a Tua. E assim, esta noite, Senhor, nós tomaremos de graça por graça e os pensamentos de Deus em nossos corações e mentes, esses símbolos, e enquanto fizermos isso estaremos na Tua fé, Senhor, da revelação de que maior é Aquele que está em nós do que aquele que está neste mundo. E temos vencido o mundo, a carne e o diabo e de agora em diante haverá um crescente de caráter e frutos e humildade e todas essas graças, Senhor, que Tu disseste em Tua Palavra, porque é dessa forma que deveria ser.

215            E também – e em cima disso a revelação e o discernimento desse conhecimento. Oh Senhor, que o profeta apresentou de forma tão simples porque ele apresentou isso como Tu apresentaste e aqui estaremos esta noite na fé de Deus e começaremos a subir a escada de Jacó, como nunca antes para nos ver montando sobre essa pirâmide, aleluia, nós sabemos, Senhor. Nós sabemos, nós sabemos, nós sabemos como nunca soubemos antes e saberemos mais do que jamais soubemos antes.

216            E Senhor, eu creio esta noite que eu não estou analisando psiquicamente a mim mesmo, Senhor, Tu sabes que o meu coração é sincero. Tenho olhado para Ti, Senhor, para Tua Palavra, Tu nunca falhaste comigo. Na verdade, Senhor, tenho que confessar que sou apenas um tipo estúpido de pessoa. Eu não tenho valor nenhum. Eu me sinto como o irmão Branham quando mexeu as coisas aquela vez na visão da pesca, Senhor, se ele era estúpido, então eu não sei do que Tu me chamarias. Eu tenho uma boa ideia do que eu deveria ser chamado e eu – eu o admito, Senhor. Eu admito isso, mas eu ainda estou andando pela fé de que Tu me amas e de que eu sou uma parte. [“Amém”] E se Tu tiveres que me abater, Senhor, e me amarrar e me jogar no mar como um Jonas e deixar um grande peixe me apanhar, Senhor Deus, amém e amém. [“Amém”]

217            Porque os meus olhos estão postos em Ti e, Senhor, eu sei que não é só dessa maneira que isso será, mas Senhor, deixe-me ser sábio o suficiente para saber o que Tu queres que seja, de modo que quando essas coisas chegarem ao refino, eu apenas estarei em sintonia Contigo e estarei orando assim por cada pessoa neste edifício. Não só para mim, a menos que eles pensem que eu seja egoísta e que queira as suas orações. Estou orando por eles, também Senhor, e eu creio que é nesse ponto onde a minha fé está operando. E eu sei disso porque sei como Tu operas. Sei como Tu operas e que Tu fazes exatamente assim. [“Sim”] E eu sou muito grato por isso e eu estou na expectativa agora e em antecipação de fé, o estímulo da revelação, graças te dou, ó Deus, quão grande és Tu. Irmão Ungren comece a cantar “Quão Grande és Tu”.

[A congregação canta – Ed.]

Amém. O Senhor te abençoe.

218            Irmão e irmã, eu sinto esta noite – não posso dizer isso como um profeta, eu não sou nenhum profeta, mas indo pelos meus sentimentos, pelo meu discernimento – eu creio que esta reunião foi inteiramente ordenada por Deus [“Amém”] e Ele cumpriu o que eu sentia que Ele iria cumprir. Um passo mais perto da Ressurreição. [“Aleluia”] Porque alguém pode dizer que isso está certo. Eu sou alguém e eu tenho dito isso. Sim. Você diz: “Eu creio. Sim, eu creio”. Veja, eu posso dar ao luxo de crer, porque você vê que Ele é o Deus de misericórdia e eu necessito de misericórdia. [“Aleluia”] Ele é um Deus de graça, e irmão, eu necessito de graça. Veja, as pessoas não estão brincando quando elas me desprezam, tudo bem. Não tem problema, eles – eles estão certos, mas eu tenho um Deus que justifica o ímpio. [“Amém”] Onde há o Sangue derramado não há nenhum vestígio de pecado. E ele disse: “Bem, agora você pode dizer o que quiser, mas não há nenhuma evidência”. Sim. É isso mesmo. Você O ama? [“Amém”] Faz você se sentir bem? Louvado seja o Senhor

[O Rev. Lee Vayle chama os irmãos – Ed.]

219            Agora, se você nunca tomou a mesa do Senhor nesta noite, você deveria ter fé. Que coisa, se você acreditar no que o profeta alinhou, e eu disse o que o profeta disse, agora acredite, eu não estava mentindo para você. Eu copiei tudo isso enquanto eu lia certos sermões, só “zip, zip, zip”, só um sermão em especial apenas “zip” bem por dentro. Simplesmente um ponto após o outro. Eu queria pregar a série, agora eu perdi a minha série. É melhor você orar para que eu consiga alguma coisa mais do Senhor. (…)

[Preparação para o serviço de comunhão – Ed.]

220            Pai Celestial, esses símbolos, ó Deus, nós simplesmente não sabemos o que dizer. Simplesmente não sabemos o que dizer, Senhor, esta noite… [O irmão Lee Vayle chora – Trad.] …É tão maravilhoso que Tu morreste e ressuscitastes outra vez por nós, Senhor. Estes símbolos que significam uma realidade. Deus, sabemos que não é a Palavra e o Espírito, sabemos que não é carne e sangue, sabemos que isto são símbolos, Senhor. E aqui estamos nós, e, Senhor, eu acho que é porque estamos apenas a um passo de algo que diz que da próxima vez poderia ser aí que a tomaremos juntos. Deus, eu sei que nós estamos tomando isto esta noite como Melquisedeque, mas, Senhor, tomá-lo juntos é pelo o que estamos buscando.

221            Pai, Tu já nos abençoou, não é demasiado pedir mais bênçãos, mas apenas Te agradecemos pelas bênçãos contínuas e pelo derretimento e moldagem e fusão de nossas almas para Ti e um ao outro, uma unidade, Senhor. Um verdadeiro amor vindo à igreja, que é uma Palavra de amor, um amor discernidor. É uma realidade, Senhor, nós estamos olhando para isso. Cremos que a conseguimos. Cremos que é por isso que estamos aqui. Santifique a cada pessoa em particular que se aproxima esta noite.

222            A partir deste momento, Senhor, cremos que o calor da batalha está terminado, esta é a comunhão depois que a batalha acabou. De alguma maneira, Senhor, temos que crer que não há vitória para todo mundo que esteja distraído, que tenha algum problema. E Senhor, há uma revelação que está aí para nós esta noite. Pai, Deus, eu só Lhe peço que abençoe agora e continue a abençoar enquanto as pessoas se aproximam em obediência à Tua Palavra. Oh Deus, estamos crendo que Tu engrandecerás isso. Em Nome de Jesus. Amém. O Senhor te abençoe. (…)

[A congregação canta – Ed.]

223            Como eu disse, creio que este é um marco em nossas vidas e creio que isso é tudo. E eu sou um crente, tenho o direito de acreditar no que eu creio que Ele me diz para acreditar. Agora, nós apenas agradecemos a você pelo seu agradável comparecimento, sua generosidade, todas as coisas que você fez para ajudar uns aos outros em amor. E eu confio que quando você sair como um rolamento, ganhando força desse grande Espírito de Deus que começou a fluir de volta nos dias de Lutero, que nos levou até os tornozelos e a justificação até os joelhos e a santificação até as coxas, que pos o pentecostes, a restauração dos dons de volta com o Espírito Santo e agora rios que nos conduzirão para cima, não poderá ser medida a glória que é nossa. Eu creio nisso.

224            Sabe pessoal, eu nunca deixarei de crer que Abraão estava no ponto mais baixo de toda a sua vida quando Deus o transformou. Sei que algumas pessoas pensam que é negativo, mas eu não porque Abraão acreditava em um Deus que ressuscita os mortos e que chama as coisas que não são como se fossem. E Ele disse: “Noiva, Tu és cem por cento perfeita, Tu estás justificada”. Sim. Isso é Deus. Ele ressuscita os mortos. Ele está aqui para ressuscitar os mortos.

225            Sabe, isso não é – não é só mais uma história, irmão e irmã. Isto é Emaús quando Ele revelou Quem Ele era e eles disseram: “É isso”. Demorou um pouco para chegar lá, demorou um pouco, mas eles chegaram lá. Sabe, nós re – nós re – sabe, o cristianismo, a Noiva. Por cerca de seis mil anos temos viajado. Sabe, nós estamos tomando a última etapa do caminho para todo aquele grupo. Fale sobre a glória, irmão Jack. Não tente imaginar isso, apenas creia.

226            Eu não vou pregar outro sermão, mas eu vou dizer o que está em minha mente por um longo tempo. Eu nunca cheguei perto para pregar isso, mas quero dizer-lhe isto. No grego a palavra “glória”, a glória de Deus para mim significa que houve uma revelação a respeito deste Deus. Mas no hebraico isso significa “peso”. O Deus dos pesos, o Deus dos pesos e contrapesos. O Deus que põe a terra em uma balança, de modo que tudo sejam moléculas e átomos. E isso tem, como se diz, nêutrons e prótons, e Deus sabe o quê. Ninguém sabe o que está dentro deles.

227            E você sabe que Deus pesou cada um deles, porque nada na natureza é sem peso. Agora ouça, Ele pesou tudo que nos pertence no corpo, e que sabe onde cada partícula de gás está, e cada pequeno átomo de cinzas e qualquer outra coisa e o Deus que pesou isso está no processo de recriação, que pesa tudo na balança. Quando Ele nos pesou nas balanças e disse: “Eles estão bem, eles podem vir”, Ele os pesou nas eras anteriores e disse: “Vou tirá-los do pó” e o meu Deus irá trazer de volta daquelas cinzas e gases e Ele irá criar novamente. Não pelo sexo, mas Ele vai criar novamente da terra. Aquele mesmo Deus.

228            E eu só quero que você saiba que esse é o Deus da Ressurreição. Ele está aqui. Sim, Ele está aqui. Eu espero que você esteja ansioso tanto quanto eu estou para entender isso. O olho da câmera científica tirou isso, mas eu quero dizer a você que a ciência também comprova que Ele é o Deus da química. E o irmão Branham disse que é a química. Eu amo a sua linguagem. Aquele – aquele homem foi simplesmente impecável. Vamos por desta maneira: o Deus que lidou com o homem foi impecável. E Ele – estou feliz que Ele o pôs em Sua “camisa de força”. Ele tem tudo certo dessa forma.

229            O Senhor te abençoe. Tem sido um privilégio estar com você e eu muito encarecidamente te amo. E tem sido um tempo maravilhoso comigo – para mim. Eu aprecio muito. Que o Senhor esteja contigo agora.

230            Eu estava pensando, talvez, com o irmão Roger Smith aqui, que ele possa querer se estender por um pouco, mas ele disse: “Não”, ele disse, ele não quer se estender. Ele veio com um pensamento em mente apenas para visitar um pouco. Então ele não vai sair da pregação para nós na quarta-feira, de qualquer forma, então você é bem-vindo lá em Bellefontaine, porque ele não virá e porá os seus pés debaixo da minha mesa, a menos que ele queira o seu milho quebrado e não pregue para mim. E ele sabe que quando o cão late de velho é porque ele pode morder. Então, me desculpe, Roger, você é um bom rapaz, mas, bons rapazes tem problemas, também. Mesmo quando os sujeitos não sejam tão bons como eu, tem problemas. Então o irmão Roger vai pregar para nós na quarta-feira às 7:30 e eu gostaria que ele pudesse se estender mais. Eu pensei que uma vez que os rapazes da África não vieram ele poderia ir até o irmão Smith, mas o irmão Smith irá até Wooster, mas sabe, eu respeito os seus desejos.

231            Agora vamos sair e sair cantando: “Deus Esteja Contigo Até Nos Encontrarmos Novamente”. Eu não sei quando isso vai ser, onde vai ser, exceto uma coisa, tenho a certeza de que Ele vai estar lá. Sim. Se eu posso crer por mim mesmo, eu posso crer por você. Eu te disse, se eu posso crer por mim mesmo posso crer por você. Vou por dessa maneira. Eu creio assim.

[A congregação canta – Ed.]

Tradução: Diógenes Dornelles


[1] Refere-se aos estudantes ricos Nathan Freudenthal Leopold, Jr. (19/11/1904 –29/08/1971) e Richard Albert Loeb (11/06/1905 – 28/01/1936), que em 1924 foram condenados à prisão perpétua por matarem o estudante Robert “Bobby” Frank, de 14 anos – NT

[2]  No inglês as palavras “correto” e “escrever” possuem o mesmo fonema – NT.

[3] Do inglês “earmarks”, palavra também usada para se referir a marcas de identificação nas orelhas de animais – NT.

[4] O ir. Vayle pregará um sermão com esse título em 29/11/1986, e mais tarde, no começo de 1997 até junho de 1998, ele pregará uma série com esse mesmo nome – NT.

[5] Essa Pradaria refere-se a uma área de terra na América do Norte (e também no Canadá) de relevo topográfico baixo que suporta principalmente gramíneas e ervas, com poucas árvores, e é geralmente de um clima moderado ou temperado. A maioria das Grandes Planícies, a maioria dos estados de Ohio, Indiana, Illinois e Iowa, e muitas de Missouri e Minnesota são consideradas pradarias. Exploradores franceses chamavam essas áreas de pradarias, a partir da palavra francesa para “prado”. Quase toda esta área foi convertida em terra nos últimos duzentos anos – N.T.

[6] Do inglês “cute”, que no português pode ter vários outros sentidos, tais como “atraente”; “gracioso”; “agradável”; “inteligente”; “esperto”; “sagaz” NT.

[7] Do inglês “falling away” referindo-se às mesmas palavras de Hebreus 6:6 – NT.

[8] Dança rápida – NT

[9] Deuteronômio 11:29 – NT.

[10] Do inglês “super-duper”, “maravilhoso”; “extraordinário” – NT.

 

“Eu creio definitivamente que uma comissão foi dada a mim por Deus e reiterada pelo profeta, de que era para eu esmiuçar o que ele disse e trazer isto para o povo. Para explicar ele e a sua mensagem e o seu ministério para as pessoas. Tenho feito isso por toda a minha vida. Essa é a única coisa que eu sabia como fazer”.

 

diogenes.dornelles@yahoo.com.br

http://diogenestraducoes.webnode.com.br

radiounife@hotmail.com

www.doutrinadamensagem.com

www.messagedoctrine.com

Esta mensagem intitulada “O Corpo do Senhor” (The Lord’s Body) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, em 4 de setembro de 1983, domingo à noite. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em julho de 2012, com o auxílio do texto e áudio original. (Duração: 2 h e 15 min.)

Gostou? Compartilhe na rede!
Tags

4 Comments  - Clique aqui para comentar!

  • Sei que é difícil homens como Lee Valey, a sua forma é única mas precisamos de mais homens como este no meio da Noiva, com este mesmo espirito intrépido . Homem que pregou somente o que aprendeu com o profeta sem inventar doutrinas erradas fora das Escrituras . Sua fôrma já foi quebrada. Deus o levou para si . Obrigado Lee Valey.

    Comentário feito por julio cesar de andrade carneiro — 23 de fevereiro de 2013 @ 22:19

  • Sim irmão Julio, tem que haver um ministério de ensino seguindo o padrão original, pois a Noiva será aperfeiçoada, vai amadurecer mesmo que todo inferno conspire contra isto. Deus deu Lee Vayle para o irmão Branham como deu Arão para Moisés, pois um tem que representar Deus, e o outro executa a Palavra.
    Sem demagogia ou qualquer outro rótulo semelhante, é para nós uma honra partilhar com todos este ministério de ensino.

    Comentário feito por admin — 24 de fevereiro de 2013 @ 17:22

  • aspirateur dyson…

    nice homepage…

    Trackback feito por aspirateur dyson — 21 de março de 2013 @ 6:05

  • Tank You

    Comentário feito por admin — 27 de março de 2013 @ 16:57

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.