O Perigo de Não Entender A Palavra Download PDF

O Perigo de Não Entender A Palavra

O Perigo de não entender a palavra

Palestra entregue na reunião do dia 15 de Maio de 2013

Em Francisco Morato – SP

                                                                          Somente crer

Somente crer

Tudo é possível

Somente crer

01- Nós te agradecemos Senhor da gloria, louvado seja Teu Santo e bendito Nome. Agradecemos-Te por este dia que o Senhor nos deu… Por estarmos neste instante diante de Ti, por termos vindo ate Tua casa e junto com os Teus filhos podermos nos alegrar em Tua Presença e trazermos diante de Ti nossas vidas, nosso trabalho, nossos feitos, o que somos e o que temos. E depositamos aos Teus pés pedindo ao Senhor misericórdia e graça porque nós necessitamos disso Pai. Somos nada mais que miseráveis pecadores, mas temos sido salvos por Tua Graça; favor que nós não merecemos. Não poderíamos pagar preço tão alto.

 02- E assim o Senhor nos ofereceu e nos deu a salvação de graça. Ajuda-nos Pai a valorizar isso que O Senhor tem nos dado e a sermos responsáveis diante de Ti pelo talento que Tu tem colocado diante de nós e temos que trabalhar com esse talento com a disposição que o próprio Senhor nos deu. Perdoa nossas incapacidades, nossas incompreensões, nossa falta de Fé, de amor, de confiança. Que O Senhor mesmo derrame sabre nós o Teu Espírito. E que este Espírito de amor, de graça, de mansidão, de benignidade possa inundar nosso ser. E que o nosso dia a dia seja pautado por isso Pai. Se houver um amanhecer, um nascer do sol, possamos passar mais um dia na Tua Presença. Neste instante a pessoas entre nós com necessidades especiais. Todos nós temos necessidades… Mas alguns estão em situações mais criticas do que outros. E é por estes que nós oramos nesta hora, pedindo a Tua ajuda, a Tua bênção e que O Senhor estenda a Tua mão de misericórdia e os ajude, os cure, os perdoe. É o que nós necessitamos… É o perdão do Senhor.

 03- É a Tua graça misericordiosa. Encha-nos do Teu amor Senhor! Amor pela Tua Verdade, pela Tua Palavra. Que nada possa impedir nossa caminhada. Nem a perseguição, nem as criticas, nem a difamação, nem perigo, nem espada, nem a dor… Nem a morte. Nada pode nos afastar do Amor de Deus! Então isso que nós sentimos pelo Senhor, esta predisposição que temos diante da Tua Palavra… Sabemos que isso só podemos ter se O Senhor nos der, se for O Senhor que colocar isso em nós. Te rendemos graça por isso nesta hora, e que ao nos aproximarmos na leitura da escritura, da explanação do Teu Evangelho, possamos encontrar aquilo que temos necessidade para enfrentar o desafio deste tempo. O desafio do momento. É no Nome do Senhor Jesus Cristo que nós oramos e te pedimos. Amém.

 04- Que O Senhor abençoe a cada um de vocês que vieram nesta noite, e que possamos ter por algum tempo um bom aprendizado diante do Senhor. Vamos ler a Escritura. Você tem sua bíblia vamos nos colocar de pé, e vamos ler em São Mateus…

No capitulo 13 de São Mateus o versículo é o 18.  Mateus 13:18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador. 19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. 20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;Que O Senhor nos ajude na compreensão dos Seus Mistérios, de Sua Palavra. Vocês podem se assentar.

 05- Para aqueles que estão prontos e dispostos a ouvir… É o que a Escritura diz: Escutai pois… Ouça a parábola do semeador. Aqui esta a explicação dela, diz Jesus. Tem aqueles que ouvindo a Palavra do Reino não entende a Palavra. Não compreende o que esta sendo dito, o que esta sendo explicado por mais que se fale. Como não entende não sabe o que fazer com aquilo que ouviu, com aquilo que aprendeu.

 06- Mas, eu disse no culto passado que eu pregaria sobre: A Noiva sabe o que fazer com A Palavra. Mas nós tivemos casamento e tantas outras coisas que não conseguimos então ter aquela palestra ali. Então eu preciso passar isso ali a diante. Então a noiva sabe o que fazer com a Palavra, porque Ela não se enquadra com nenhum destes exemplos que Jesus esta dando aqui sobre a parábola do semeador.

 07- Porque tem aqueles que ouvem a Palavra… E a bíblia diz: A fé vem pelo ouvir. Mas por que estes ouvem e não adquirem fé? Porque não é apenas ouvir. Vê? Porque ouvir todo mundo ouve. Se alguém da um grito toda a vizinhança até aonde aquele som alcançar todas as pessoas vão ouvir aquele grito. Mas podem não entender se é um grito de espanto, de alegria, de dor. Não é? De prazer, de raiva. Não são todos que vão entender o som mesmo ouvindo. Não são todos que entenderão a Palavra mesmo ouvindo.

 08- Então você percebe que estes, ouvindo a Palavra do Reino não entendem a Palavra. E o que acontece? “Vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração”. Você percebe amigo e irmãos… Que o campo onde é semeado a Palavra de Deus é a mente? É a nossa mente. A mente é o nosso jardim. É um jardim que deve ser cultivado. E é claro… Se você tem o seu jardim… Para aqueles que teve um cantinho onde plantou semente, se você não cuidar daquele jardim o que acontece? Ervas daninha nascem ali. Outros tipos de plantas, de trepadeiras, de tudo e podem danificar tuas flores.

 09- Assim é a nossa mente! Assim é o nosso pensamento. Se você não podar as coisas, se você não tiver cuidado, tudo que vier pelos canais do teu corpo… Os cinco canais do sentido: Visão, audição, paladar, olfato. Não é? Tato. Tem que haver um filtro em tua mente para que você possa filtrar o que é bom. Reter o que é necessário. Mesmo que muitas coisas te sejam até mesmo lícitas. E você diga: “Não tem problema nenhum fazer isso ou agir desta forma, ou ter isso ou aquilo”. Você tem que primeiro saber se determinada coisa é bom pra você.

 10- Paulo disse: “Todas as coisa me são licitas, mas elas não me convêm nem edificam”. Então, se é algo que não traz edificação para o corpo de Cristo, por que ter isso? Se é algo que não ajuda, não melhora nosso corpo… Se é algo que não traz um bem estar para nossa alma, por que continuar?

 11- Então você percebe que quando o semeador saiu a semear, a semente é jogada em todo terreno. Não foi escolhido determinado lugar. Porque o campo é o mundo disse Jesus. E a semente é a Palavra de Deus. E Ela deve ser ministrada, pregada para todas as pessoas. Como se todos fossem filhos de Deus, ou como se todos fossem para ser salvos. Mas nos sabemos que não é assim. A semente está misturada e nem todos são filhos de Deus. Se todos fossem filhos de Deus não era necessário ter duas portas, dois caminhos. E Jesus disse: “Entrai pela porta estreita”. Não foi?  “Entrai pela porta estreita. Porque largo é a porta… Espaçoso é o caminho que conduz a perdição”.

 12- E eu não acredito que uma semente de Deus, uma semente da Palavra vai entrar pela porta larga. Ou vai escolher o caminho mais fácil. Vai ficar numa zona de conforto. Por que a vida Crista é uma vida de sacrifício. Não tem como ser diferente. Eu só posso entender que somente a semente de Deus, os escolhidos de Deus entrarão pela porta estreita. Porque eles farão aquilo que Jesus fez, e o que Jesus fez? Ele deixou de lado seu próprio pensamento, sua própria vontade e escolheu servir… Seguir a vontade de seu Pai. Sabemos que Jesus estava na condição de homem… mesmo Ele sendo em forma de Deus. Mas Ele não usou isso em beneficio próprio. Porque tinha um preço a ser pago, tinha um plano a ser estabelecido e uma meta a ser cumprida. Esta era a salvação daqueles que se tinham distanciado de Deus.

 13- E Jesus era o resgate por estes. Mas Ele quando assumiu a forma de um homem, na qualidade de um servo… Ele tinha a sua própria vontade. Ele poderia ter mudado de caminho se Ele quisesse. Ele poderia ter se casado, ter tido uma família. Não é? Ter procurado seguir outro tipo de vida. Mas Ele sabia qual era o plano de seu Pai. Por isso quando naquele momento de angustia, de sofrimento Ele disse: “Pai se possível passa de mim este cálice”. Em outras palavras: Não deixe que isso aconteça comigo. Eu não quero enfrentar isso. Mas no entanto a primeira coisa que você deve pensar é: Mas qual é a vontade de Deus pra minha vida? “Eu não gostaria de ter nascido assim! Eu não gostaria de viver desta forma! Eu queria ser diferente de outra pessoa. Por que eu sou desta forma? Por que isso acontece comigo”? Você coloca  a sua cabeça no travesseiro não é? E começa a rodar o filme de sua vida. E você diz: “Tal escolha que eu fiz, eu achei que era o melhor a ser feito. Aquilo que eu disse, o conselho que eu segui eu achei que era a melhor coisa. Mas está dando tudo errado”. Qual é a vontade de Deus para as nossas vidas? Pra minha, pra tua?

 14- Porque não é a minha própria vontade nem a tua própria vontade. Se fosse pra você escolher o teu modelo de vida… Você ia querer ser como outra pessoa que você admira. Que você as vezes tem uma determinada inveja. Pela capacidade da outra pessoa, pelo que ela adquiriu. Mas isso é ela! E Deus não é injusto. Pense nisso! Tanto é que na parábola dos talentos… Quando Ele distribui os talentos. A um Ele distribuiu cinco, a outro dois, a outro um. Porque Ele conhece a capacidade de cada um.  E ele exige que cada um produza de acordo com a sua capacidade. Vê? É assim que deve ser feito.

 15- Mas você tem aqui, nisso que acabamos de ler… Se o campo e o mundo e a semente que é semeada é a Palavra de Deus… E como a Palavra de Deus é semeada? Ao ser falada. Como agora estamos falando. Deus poderia ter enviado o sol, a lua e as estrelas para pregar as boas novas. Mas é… Foi o plano de Deus que o homem fizesse este trabalho.

 16- Então quando é anunciada a Palavra de Deus a Semente, A Palavra Original. O haja luz que primeiramente saiu de Deus. E isso em uma medida pequena, em uma menor porção vem quando outra vez a Palavra de Deus é anunciada falando sobre os mistérios do Reino dos céus. Para que isso? Para que A Palavra de Deus atinja determinado coração, ou determinada mente. Onde esta pessoas que é parte da Palavra ou que estava em Deus antes da fundação do mundo, ele possa se despertar pela Palavra e dizer: “Bem, isso é pra mim. Deus esta falando comigo. Eu sou esta semente eu tenho esta correspondência com a Palavra, eu tenho alegria com a Palavra de Deus”. Não é o Salmo 1 que diz… Fala sobre o justo e seu prazer na lei do Senhor, e na Sua Lei medita de dia e de noite?

 17- Então veja! Não é para todos, no entanto todos ouviram A Palavra de Deus. Foi dito que este evangelho do Reino seria anunciado em todas as nações e então viria o fim. Mas não são todos que seguirão. Porque estes que não seguem… Porque neles não tem o que se despertar ali. Por que a bíblia diz sobre Deus, que Ele amou a Jacó e aborreceu Esaú? Por que será? É por que Deus tinha raiva de Esaú? Não gostava de Esaú, odiava? Você sabe por que Deus amava Jacó e não amava Esaú? Porque em Esaú não havia nada para se amar.

 18- O que Deus amava em Jacó, era a semente predestinada que estava ali. Porque aquilo era uma parte de Deus. Era um atributo que estava em Deus antes da fundação do mundo. Então não tinha… Não tem como Deus amar a Esaú se ali não tinha o que ser amado. Vê?

 19- Então você percebe que estas pessoas que escutam a Palavra de Deus… Atinge um dos seus sentidos. A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus. Mas nem todos que ouvem adquirem fé. Nem todos que ouvem adquirem fé. Mas se a uma forma de você adquirir fé em Deus é ouvindo Sua Palavra. Agora se você ouve a Palavra de Deus, e aquilo não te desperta fé ou revelação da obra de Deus, alguma coisa esta mal. Porque Jesus disse: “Escutai pois a Palavra do semeador: Ouvindo alguém a Palavra do Reino e não a entendendo vem o maligno e arrebata o que foi semeado”. Então aquilo que foi dito o que foi pregado o que foi ministrado, a pessoa não da nenhum valor. Rapidamente vem outras preocupações e a pessoa começa a pensar em outras coisas. Da mais valor ao que diz o artista tal, ao que diz o jornal, ao que leu na revista, ao que os jornalistas dizem.

 20- Você vê por que as pessoas estão… Como eu diria… Tem aquela predisposição pra saber os acontecimentos? Do mesmo jeito que alguém tem aquela disposição para sair de casa enquanto não saber o horóscopo. O que o signo diz sobre a sua vida. Não é? Tem aqueles também que não conseguem dormir se não ficar sabendo de todas as misérias que acontecem no mundo. Todas as mortes, todos os acidentes, todos os estupros. Tudo quanto há de miséria que acontece, que o diabo esta fazendo no mundo. As pessoas não dormem enquanto não se inteirar sobre aquilo.

 21- Isso alimenta seus neurônios. E sabe… quando você alimenta seus neurônios com determinadas coisas estes neurônios lutarão para não morrer. Eles querem continuar se multiplicando e vivendo daquilo. São… Energia, eletricidade. E eletricidade precisa ter uma fonte “alimentavel” para que ela continue. Então quando você não o alimenta com aquela mesma imagem, com aquela mesma voz, com aquele som, você começa a ter necessidade daquilo. E outra vez você vai ali e é a hora do programa, é a hora da piada, é a hora da musica e você não consegue sair. Porque aqueles neurônios não querem… Não querem ser atrofiados.

 22- Agora, quando estamos ouvindo a Palavra de Deus é outro tipo de coisa que você está alimentando. E se você não da atenção ao que a Palavra de Deus… está sendo dito, você perdeu seu tempo enquanto você esteve na terra. Porque se tem algo que você vai ter que apresentar diante de Deus, é o aprendizado que você teve aqui na terra. Agora que tipo de aprendizado você vai apresentar diante de Deus? Não tem alunos que ficam nervosos e “olhos só”, quando é na hora da prova? E quem está La? O professor, o diretor, aquela coisa toda? E é dia de prova, e “meu Deus do céu”! Quem faz faculdade e Enen… Não sei como e esse tipo de coisa. Ok. Mas é um tormento um sofrimento. Não é fácil!

 23- Agora, diga-me o que vai fazer estas pessoas que durante toda a sua vida nem se deram conta que estão aqui na terra num período de teste? Isso é um teste, é uma escola! Quantas vezes você ouviu os mais velhos falarem isso: “O mundo é uma escola”. Sabemos disso. Estamos aqui para aprender. Aprender uns com os outros. Você acha que é somente nos livros da escola que você deve ler alguma coisa? Tudo que você olha é leitura. É informação que você esta adquirindo. “ Leia” as pessoas. Entre no transporte e veja o comportamento delas. Veja como elas agem e veja se você se sente bem em agir daquela forma também. Veja como elas interagem, como elas respondem, como conversam. Tenha autocrítica! Veja se você também não interage daquela forma. Porque as vezes só criticamos os outros. Só achamos que a roupa do outro ta feia, a careta do outro é esquisita. Mas nunca olhamos no espelho para ver a nós mesmo.

 24- Temos que estar aprendendo todos os dias. E eu quero saber uma coisa; quando chegar naquele grande dia, quando você vai passar por aquele teste final e apresentar que: “Eu aprendi a lição! Eu fiz meu dever de casa”! O que você vai fazer, quando o mestre, o instrutor, ou aquele que vai exigir de você a prova e vai dar o visto se está certo ou não e este é o Deus todo poderoso que vai estar diante de você? O que você vai fazer? O que você dirá pra Deus? O que você fez com o tempo em que ele permitiu você viver nesta terra? Que aprendizado você teve? O que você fez com a Palavra Dele? Olha! É um Deus que conhece todas as coisas. Que conhece o fim desde o principio. É um Deus que conhece a nossa necessidade antes de falarmos.

 25- É um Deus que conhece nossos pensamentos. Davi disse: “Como posso me esconder de Tua Presença? Se desço ao mais profundo Tu estas. Se subo as alturas… O que eu vou buscar lá? Vou encontrar Tua face. Não conseguirei me esconder de Ti. Para onde eu for Tu estas lá. De longe conheces meus pensamentos”. [Salmos 139 1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também] Como vamos então fugir deste Deus. Por mais que você procure brincadeiras, risos, festas… Por mais que você procure… vamos dizer assim… algo para te entreter, algum entretenimento, você percebe o que? que o mundo esta caindo aos pedaços isso é fato. E por isso as pessoas estão tão neuróticas e acometidas de loucura. Porque não é normal o que acontece no mundo de maneira nenhuma. Então eles procuram esconder o medo que… A humanidade esta com medo. Eles estão com medo de si mesmo, do que são capazes de realizar. Vê?

 26- Então, eles procuram esconder este medo nas festas e por isso extravasam. Eles procuram esconder este medo no futebol, no campo de futebol. E eles extravasam, não estão nem ai se mata um ao outro. De todas as formas isso é uma fuga. Isso é fuga! Tentando esquecer da grande hecatombe que vai vir para o mundo. Mas de qualquer maneira não importa o quanto eles tentem escapar. Eles terão que se apresentar… Não importa o tanto que eles estão fazendo voltas, o funil vai se afinando e eles vão ter que se apresentar diante de Deus para prestar contas de suas vidas.

 27- E você sabe o que aconteceu com eles? Nenhum dirá: “Eu não conheci a Ti! Eu não conheci Tua Palavra”! Conheceu sim. Qual é a pessoas hoje que nunca ouviu falar sobre Deus sendo que é moda hoje ser crente? Sendo que do mesmo jeito que tem as marchas de carnaval, tem as marchas gays, também tem as marchas pra Jesus. E você não sabe a diferença de quem serve a Deus e quem não serve. Você não sabe a diferença de quem é crente e quem não é crente. E uma das formas hoje que os não crentes dizem que não crê é porque os que dizem que crê vivem como se não cressem. Parece um jogo de palavras não é? Mas eu poderia repetir tudo de novo.

28- Como será no final? Muitos dirão: Senhor! Senhor! Eu fiz isso, eu fiz aquilo. E Ele dirá: Aparta-vos de mim nunca vos conheci! “Como não me conhece? Em Teu nome eu fiz sinais, prodígios e maravilhas. Curei enfermos, expulsei demônios”. Não vos conheço! Ora, se aqueles que fizeram um trabalho em nome de Jesus… Participaram do ministério, foram participantes destas coisas, inclusive do ministério de curas de milagres e tudo. Será dito para eles não vos conheço, e que se dirá daqueles que enquanto estiveram na terra trocaram Deus pelo diabo? Amaram mãos a criatura do que o criador? O que se dirá destes?

 29- Por isso que a bíblia diz: São poucos os que se salvam. E Jesus quando Ele pregou a parábola do semeador ele disse: “Escutai isso… Ouvi isso! Prestai atenção nisto! Escutai pois a parábola do semeador. Ouvindo alguém a Palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado em seu coração”. Este coração é a mente porque não tem como semear “aqui” [apontando para o peito. Ed.]. Onde a bíblia fala sobre coração esta se referindo a sua mente. Este é o que foi semeado ao pé do caminho. O que foi semeado em pedregais logo a recebe com alegria. “Gloria a Deus! Sabe, eu estou indo em uma igreja ai, e eu aceitei Jesus como salvador”. Não é assim? “E agora eu sou crente e ta um benção. Uma benção”! Aceita hoje e amanha já está contando vantagem, contando vitoria e dando testemunho da libertação. Muita alegria!

 30- Pois bem… Recebe com muita alegria. Mas não tem raiz. Não tem raiz! E você sabe o que faz uma árvore se aprofundar em suas raízes? É o vento que a balança, a tempestade que vem. Quanto mais o vento a balança, mais ela finca as raízes. Então terá que vir tempestade para mim e para você, terá que vir lutas problemas e decepções… Viu? Terá que vir tudo que você não gostaria que viesse. Para que você possa aprofundar suas raízes. Porque a vida crista não é você se deitar em berço de ouro e dizer: “Agora sim! Sou de Deus e tá tudo bem”. Não é desta forma. Este evangelho que diz: “Não sofra mais! Venha para a igreja que esta tudo bem, vai acabar seus problemas”! Isso é um evangelho falso! Porque todos aqueles que vieram para a Palavra, que serviram a Jesus, as escrituras dizem que eles sofreram perseguições. [II Timóteo 3:12 – E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.]

 31- E Jesus disse: Por causa de Meu nome vocês serão afligidos, serão perseguidos, serão mal tratados e tudo. E hoje esta sendo pregado um evangelho só de prosperidade. “Seja servo de Deus e nada vai acontecer com você”! Eu vejo nas escrituras que todos que foram servos de Deus, foram decapitados, degolados, perseguidos, difamados e tudo. Eles eram chamados de falsos, de mentirosos. Jesus foi chamado de belzebu. Baal zebu príncipe dos demônios.  E hoje os crentes querem uma vida folgada, uma vida fácil. Por isso eles não se aprofundam, não tem raiz eles não crescem. Vê? Porque o tanto que a arvore cresce pode saber que ela tem raiz em profundidade para sustentação.

 32- Se a pessoa não tiver lutas, para fazer ela se apegar mais na Palavra de Deus, e fazer como diz… Entra chão a dentro, no chão da Palavra ela não vai crescer espiritualmente. É aquele tipo de homem de mulher que qualquer problema o derruba. Qualquer dor de cabeça diz: “A Deus não pode me curar”. Qualquer coisinha diz: “Deus não me ama mais. Ele não quer mais saber de mim”. E já desiste! Desiste com facilidade, e não percebe que esta em teste. Porque no céu não vai entrar saco de osso, só vai entrar soldado. Não vai entrar covarde. E está estabelecido… Paulo falou isso, esta também no livro de Apocalipse. Existe uma classe de pessoas, uma sequencia de nomes que não entrarão lá. “Estes, estes, estes”. E um dos nomes é: Tímidos! Não entrarão no Reino dos céus os tímidos. Que são aqueles que se acovardam. Covardes! Só entrarão soldados.

[Apocalipse 21:8 – 8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.]

 33- Mas tem pessoas que são assim. Vai para a guerra e quando se dá um tiroteio começa a tremer para lá e para cá. Esconde-se debaixo de um morto. Faz-se de morto. Depois que o problema passa se apresenta como herói, e é aclamado no país quando chega. Muitos pesam que entrarão no céu assim. Porque ficaram de braços cruzados enquanto meia dúzia estava enfrentando a batalha. Estava na frente de batalha. Você tem aquele hino que eu sempre lembro: “Pode tu ficar dormindo, enquanto os outros estão enfrentando a belial”? Se somos soldados, estamos no campo de batalha. E a escritura diz que a nossa luta não é contra a carne e o sangue. É contra os principados, contras as astúcias e ciladas do inimigo.

 Os guerreiros se preparam para a grande luta, E Jesus, o Capitão, que avante os levará.

A mílicia dos remidos marcha impoluta; Certa que vitória alcançará!

Eu quero estar com Cristo, Onde a luta se travar,
No lance imprevisto Na frente m’encontrar. Até que O possa ver na glória, Se alegrando da vitória,
Onde Deus vai me coroar!

Eis os batalhões de Cristo prosseguindo avante, Não os vês com que valor combatem contra o mal?
Podes tu ficar dormindo, mesmo vacilante, Quando atacam outros a Belial?

Dá-te pressa, não vaciles, hoje Deus te chama – Para vires pelejar ao lado do Senhor;
Entra na batalha onde mais o fogo inflama, E peleja contra o vil tentador!

A peleja é tremenda, torna-se renhida, Mas são poucos os soldados para batalhar;
Ó vem libertar as pobres almas oprimidas, De quem furioso, as quer tragar!

 34- Há! O que você esta fazendo, o que estamos fazendo? Estamos fazendo a nossa parte? Ou estamos apenas esperando que outro faça a nossa parte e nós mesmos vamos receber os louvores, a recompensa? Estamos então enfrentando o inimigo ou somos daqueles que estão esperando o velhinho ou a velhinha que fica de joelhos na madrugada orando por você? E você? Esta orando? Esta em batalha, esta em luta também? Ou ficamos apenas como aqueles: “Oh irmão, ora por mim! Ora por mim”, quando mesmo você não ora? Vêem?

 35- Então veja isso! Estes que recebem a Palavra com alegria. A semente caiu em pedregal. A mente desta pessoa é como um terreno pedregoso, não tem terra suficiente para que a semente se sustente. E eles recebem a Palavra com alegria, não tem raiz em si mesmos. Antes, são de pouca duração. E chegada a angustia e a perseguição por causa da Palavra, logo se ofendem. Dão as costas. E dizem: “Eu to perdendo meu tempo não quero saber mais disso”.

 36- Bom, para podermos concluir esta parte deixe-me Lê para vocês o que disse o Mensageiro de Deus William Branham, no sermão: Lugar provido por Deus para adoração. No parágrafo 56 ele nos descreve o que foi agradável a Deus… O que Deus se agradou na vida de Enoque. Em dois cultos passados nós falamos sobre aqueles homens que andaram com Deus. E um deles foi Enoque que andou com Deus e Deus o tomou para si.

 37- O que foi que agradou a Deus na vida de Enoque?

“Então se você encontrar isso, você saberá o que Deus se agrada em você no seu andar. Vamos tomar um homem aqui que guardou toda A Palavra de Deus lá no antigo testamento. Seu nome: Enoque. Ele foi tão vivificado pela Palavra de Deus, que ele teve um testemunho que ele agradou a Deus”.

(Agora ouça o que o irmãos Branham diz em seguida aqui! Que nos mostra porque Deus ficou tão satisfeito com Enoque.)

“Não havia nada que Deus ordenava a Enoque para fazer, que ele não fizesse. Isso foi o que agradou a Deus na vida de Enoque. O sétimo depois de Adão. Ele começou a andar com Deus”.

Não importa o que dizia os vizinhos. Não importa o que dizia a família. Porque nos já aprendemos que este andar com Deus é sozinho. Não adianta você dizer: Eu estou esperando meu esposo decidir. Não! Eu estou esperando a esposinha ir também “Porque são os dois juntos né? Um alegra o outro e tal. Eu to esperando. Eu to esperando”.

 38- Não senhor! A salvação é individual e caminhar com Deus é uma caminhada solitária. Sozinho. E andou Enoque com Deus e ninguém o viu mais. Porque Deus o tomou para si. E falamos constantemente para as pessoas que breve vai chegar o momento em que um povo vai ser tirado desta terra. Porque esta terra vai entrar na grande tribulação. Esta terra vai ser queimada, vai ser purificada com fogo. Vê? Vai passar pela grande tribulação e não sobrara nem raiz nem ramo.

 Malaquias 4:1 “PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo”.

Tudo isso vai ser purificado. Não sobrara nada! E antes disso Deus tirará um povo da terra. Cairá fogo para queimar todo pecado, todo germe, toda doença. Todo espírito ruim que estiver aqui na forma de doença, enfermidade, seja o que for. Tudo será destruído! Milhas e milhas debaixo da terra será removido. O ar, a atmosfera. Tudo! Isso será purificado e Deus vai restaurar esta terá. Será como o jardim do éden outra vez. Como era antes do pecado.

 39- por isso Ele tirará um povo desta terra para colocá-la em reforma. Vamos dizer assim. Colocá-la em reforma. E só depois que esta terra for purificada, estas pessoas que saíram da terra voltaram para viver aqui. Veja! Mas e estes que serão tirados? Por que Deus os tirou? Porque eles andaram com Deus. Porque eles agradaram a Deus como Enoque agradou a Deus. A palavra de Deus veio a eles e eles aceitaram. Era um terreno apropriado para a sementeira da Palavra.

 40- “Não havia nada que Deus ordenava a Enoque para fazer, que ele não fizesse. Eu desejaria saber, quantos Enoques estariam aqui nesta tarde”.

E eu digo nesta noite né? Porque se você sabe que isso esta na palavra de Deus… Por que você não faz? Se você sabe que algo esta na Palavra por que não faz? Se você sabe que Deus exige tal coisa de você, por que você não faz aquilo que Deus exige? Você sabe… O Senhor Jesus nosso irmão mais velho… Ele disse assim: Eu não faço nada sem que O Pai me mostre. Eu estou aqui para fazer a vontade de meu Pai. Tudo que Eu falo Eu ouvi de meu Pai. O meu ensino, não é meu próprio ensino. É o ensino que Eu aprendi de meu Pai. Eu julgo segundo o que Eu ouço. E Eu ouvi do meu Pai por isso vos falei. E Ele Disse: Pai a Palavra que Tu me deste, Eu dei esta mesma Palavra a eles. Veja que coisa! Deus é luz. Então este Filho que vem apresentar Deus diz assim: Eu sou a luz do mundo. E depois disse assim: Vocês ouviram a minha Palavra? Tem o conhecimento que Eu trouxe para vocês? Então vós sóis a Luz do mundo!

 41- Então veja! A responsabilidade nossa é sermos o que Deus é. É manifestarmos o caráter de Deus. Por isso foi dito: Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celestial. E uma pessoa estava me dizendo estes dias: “É impossível ser perfeito como Deus” E eu digo sim, mas você entende o que significa a palavra perfeição? Os perfeitos? Significa: Maduros! Maduros. Amadurecios. Então são pessoas que recebem a mesma mente de Cristo. O pensar de Cristo. Pensa como cristo pensa. Se você pensa como Cristo pensa, você terá o mesmo pensamento que Deus tem. Então você só falara A Palavra de Deus, você respondera aquilo que Deus responderia.

 42- Então deve ser o nosso pensamento: O que Jesus faria em nosso lugar? O que se apresentou diante de você? A cada instante você se depara com uma bifurcação, com uma encruzilhada. E você vai ter que fazer uma escolha. O que digo? O que respondo? O que faço ou que aconselho? Se você não sabe o que fazer procure isso, olha: O que Jesus faria em meu lugar? Como Jesus agiria agora diante deste quadro? É o vizinho que te ameaça? Pense o que Jesus faria, no meu lugar? É alguém que te odeia? Pense: O que Jesus faria em meu lugar? É alguém que te despreza, que te ignora? Pense: O que Jesus faria em meu lugar?

 43- Mas para você fazer esta pergunta: O que Jesus faria em meu lugar, você só tem a resposta se você conhece a Palavra. Mas se você ouviu a Palavra e não deu ouvido ao que A Palavra disse, então você não sabe a resposta. Então você vai agir de acordo com o seu próprio pensamento, e agir de acordo com o nosso próprio pensamento é andar milha e milhas separados de Deus. Porque já está escrito nas escrituras: Assim como o céu é mais alto do que a terra, assim é o quão diferente são os Meus pensamentos dos vossos pensamentos. E os nossos pensamentos por mais bem intencionados que sejam, nos levaram simplesmente a morte. Ao afastamento de Deus.

 44- Por isso Paulo disse: É necessário você obter a mente de Cristo. Nós temos a mente de Cristo! E Pedro disse: Se você já alcançou fé (Que é Revelação) acrescentai a esta fé virtude, conhecimento, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal… Isso é levando o homem, a mulher a um estagio perfeito que é: Maduro! Amadurecido. E isso esta também no livro de Efésios 4 versículo 11, onde diz que Deus mandou, enviou, levantou: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores (Que são mestres). Visando o aperfeiçoamento dos santos. Levando os santos de Deus… Ou os separados de Deus ao amadurecimento. Porque a igreja de Cristo, ela tem que chegar a uma unidade de fé. A varão perfeito, a ter a mesma estatura que Cristo teve.

 45- Ai você diz: Como podemos nós, simples mortais miseráveis pecadores ter a estatura de Cristo ou ter a mesma atitude que Cristo teve? Hora, por que é tão complicado assim? Você sabe qual é o exemplo de Cristo, e qual é o modelo de Cristo que todos nós temos que chegar a ser? É: Rendição completa a vontade do Deus todo poderoso! Jesus se rendeu a vontade de seu Pai. E a bíblia disse que Ele foi o nosso exemplo.

 46 – Agora entenda, você não pode dizer assim: “Ele se rendeu a vontade do Pai porque Jesus era o Filho de Deus, Jesus”… Ele estava na condição de um homem! Sentindo os mesmos desejos. As mesmas dores, as mesmas privações, provações e tentações. A bíblia diz que em tudo Ele foi tentado. E Ele venceu em cada tentação. Por que? algum poder extraordinário estava Nele? O poder foi rendição! Se rendeu totalmente a vontade de Deus. Agora se você render a vontade de Deus, e não pensar em si próprio… Pensar no que Deus diz, no que Deus ordenou para nós fazermos ai sim você será como Jesus.

 47- Agora se não for desta forma, você apenas ouve a Palavra não a entende, fica para lá e para cá. Não sabe onde entra nem onde sai. E o resultado: O maligno vem e arrebata o que foi semeado no seu coração. Se isso é arrebatado do teu coração, se é tomado de ti o que te foi dado… Você vai apresentar o que diante de Deus? Nada! Mas por que foi tomado de ti? Por que você não deu valor a isso? Por que deu valor ao conhecimento humano, ou conhecimento cientifico? Ao conhecimento da novela, ao conhecimento da televisão, ao conhecimento do vizinho? E a minha Palavra você não tomou em primeiro lugar?

 48- Queremos ser bem sucedidos nesta terra. Mas não queremos cumprir as metas que Deus exige de cada um de nós.  Não tem como você quer algo sem dar algo em troca. Não é? “Há não! Eu quero dinheiro”. Então trabalhe! “Eu quero comer”! Se não trabalhar não come. “Não! Eu quero receber bênçãos de Deus, e é tudo grátis”. Veja! É grátis. Eles fazem aquelas poesias… A loja do grátis. E disse: Tudo aqui é grátis. Tinha tantas gramas de fé, tantas gramas de amor. Era umas sementinhas. Mas disse: “Não! Eu pensei que levava tudo pronto. E o vendedor daquela loja disse: Não. Você ta levando tudo isso em forma de semente. O amor esta em forma de semente, a fé esta em forma de semente. Não é? É tudo grátis! Mas você tem que plantar isso”. Você tem que plantar. Veja!

 49- Tudo é grátis! No entanto você tem que fazer alguma coisa por este grátis. Se o Reino dos céus é grátis, se a salvação é de graça… Ai você diz: E as coisas que eu devo adquirir enquanto estiver nesta terra? Jesus disse assim olha: Porque estais preocupados com o dia de amanha? Eu gosto muito desta passagem da escritura. E nunca consigo esgotá-la. Por que estais preocupados com o dia de amanha? Mas senhor como é que eu não vou me preocupar? Se eu sei o que eu devo fazer amanha, o que o patrão exigiu que tem um serviço pra ser feito? Como não me preocupar? Por que estais preocupados com o que haveis de comer? Ta bom! Eu tenho só o açúcar e o feijão pra hoje… Ta bom, não vou me preocupar. É desta forma? Por que estais preocupados com o que haveis de vestir? Comer? De beber? Os passarinhos estão preocupados? As flores do campo estão preocupadas? Olhai para as aves do céu. Elas não semeiam, elas não plantam, não colhem. No entanto O Deus todo poderoso prove para elas tudo que elas necessitam. [Mateus 6:25 a seguir]

 50- O que Jesus esta dizendo com isso? Que temos que cruzar nossos braços e esperar que alguém traga pra nós? Esperar que caísse do céu? Milagres acontecem não é? Milagres acontecem. Mas venhamos e convenhamos. Deus realiza o milagre que você não pode realizar. E neste sentido da tua vida natural, Ele disse o que você deve fazer. “Não fique preocupado a ponto de me deixar em segundo plano, não fique preocupado com a comida e com a bebida a ponto de me deixar em segundo, terceiro e quarto lugar”. Porque primeiro você pensa no trabalho, no seu bem estar, na sua família. O que é de Deus você deixa por ultimo!

 51- A tua vida, a tua religiosidade (Porque todo ser humano tem esta natureza religiosa) o alimento para a tua alma você deixa por ultimo. Católico vai na missa quando bem entende, quando quer. Aqueles que são praticantes ainda vão toda semana. Mas se ele não for que falta faz? Veja! Os evangélicos vão quando estão em problemas. Aí vão fazer campanha… sete dias, não sei quantos dias. É… Dificilmente você vê uma pessoa no altar de joelho, pedindo a Deus misericordia. “Mas eu estou bem! Pra que?” Mas tem alguém que esta necessitando, tem alguém que esta doente, tem alguém que esta acamado em algum lugar e necessita de tuas intercessões, tuas orações.

 52- Mas você esta bem! Você não ora nem por si mesmo quanto mais pelos outros. Ai quando você esta mal é um pedido de oração deste tamanho. “estou trabalhando! Ó não tem tempo de ir na igreja. Olha a luta! É a lida meu filho. É a lida. Não tenho tempo de aprender de jeito nenhum. Trabalho.” Quando esta desempregado esta lá na igreja nas quarta-feira, nas sexta-feira: “O Senhor abre as portas de emprego, Senhor abre as portas de emprego”. E pra que Deus vai me dar o emprego se Ele sabe que aquilo vai me afastar Dele? Veja que coisa!

 53- Então é nesse sentido que Jesus disse não fique preocupado com o dia de amanha. Não fique preocupado com isso ou com aquilo a ponto de colocar isso em primeiro lugar. Mas você diz: Esta assim na bíblia? Esta deste jeito! Porque na sequencia da leitura Ele diz: Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. Vê? Então o resultado: Busque em primeiro lugar o reino de Deus. E esta busca em primeiro lugar o reino de Deus, não quer dizer que você esta todos os dias na igreja. Porque nem todos os dias temos culto não é? Mas significa um procurar, uma sede de justiça, uma fome e sede pela justiça de Deus. Ele vai saciar esta fome e sede de justiça.

 54- Você pode estar procurando Deus em primeiro lugar onde você estiver. No trem, no ônibus, varrendo sua casa, lavando sua roupa, construindo sua casa, rebocando a parede. E buscando em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça. O aprendizado é constante. A vida de oração é constante. Não é porque você mostra o joelho e ele está esfolado de tanto que se ajoelha. Isso não quer dizer que você é uma pessoa de oração. Porque Jesus disse não useis de vãs repetições. E o que você encontra por ai são lamentações das pessoas e não orações! Oração tem que ser consciente, tem que ser uma oração inteligente. Porque Deus não é qualquer um que você fica: Oi, oi, oi. Meu Deus, meu Deus. Oi, oi, aleluia, aleluia. Que isso? Que tipo de oração é esta? Isso é lamuria! Estão se lamuriando e não orando. Ai Jesus disse: “Quando você for fazer isso faça em segredo. Em secreto. E teu Pai que te vê em secreto, te recompensará”. Então alguma coisa esta errada na forma de como as pessoas estão procurando o reino de Deus e a justiça de Deus. Está diferente das escrituras.

 55- Mas irmãos, o que mais eu poderia dizer a vocês? Eu tenho aqui seis páginas de anotações… Eu vou ficar apenas na primeira viu. Pois bem. Enoque andou com Deus. Quantos “Enoques” estariam aqui nesta tarde? Que você sabe que isso esta na palavra de Deus e isso você não faz. Quantos? A algum Enoque aqui que queira andar com Deus. Se houver, saiba que você terá que andar sozinho porque outras pessoas não vão querer tomar a mesma decisão que Enoque teve. E é tão só, que no final da tua caminhada já está dito como será; “Dois estarão no moinho, um será tomado o outro será deixado. Dois estarão no campo, um será tomado e o outro deixado. Dois estarão numa cama…” Era um casal que dormia juntos. Eram unidos, não era aquele casal que um dorme na cama e o outro no sofá. Não! Juntos! Caminhavam juntos, se amavam. No entanto, um será tomado e o outro será deixado. Pra você ver que mesmo enquanto estavam juntos eles caminhavam com Deus sozinhos. O que saiu… O que Deus tomou… Ele caminhava com Deus sozinho! De alguma forma ele cumpriu a vontade de Deus. O outro fez seu próprio desejo, cumpriu sua própria vontade. Que Deus tenha misericórdia de nós!

 56- Que possamos no nosso caminhar, no nosso dia a dia podermos fazer aquilo que Deus determinou para que Seus filhos fizessem enquanto estivessem na terra. Estamos em teste. Estamos em um período de teste! Estamos em um aprendizado. E Deus… Ele vai requerer de cada um de nós no final da nossa jornada o que temos feito com este aprendizado. Amem? Vamos ficar de pé e encerrar esta parte. Grande Deus todo poderoso. No nome de Jesus Cristo nós te agradecemos por Tua bondade por Tua misericórdia. Obrigado Senhor por este dia, por esta noite. Por este momento que estamos aqui juntos, por nossos irmãos. Por estes companheiros que vieram neste culto. Por aqueles que estão em seus lares, em suas casas nesta hora também ouvindo a transmissão Pai. Que eles possam ser também abençoados por Ti.

 57- Os grupos de irmãos que nesta ora estão em conexão conosco em varias cidades. Pedimos que O Senhor ajude a cada um dos meus irmãos, e que eles possam a cada dia crescer na graça e no conhecimento do Senhor. Te rendemos graças, pelo perdão dos nossos pecados… Por Jesus Cristo ter vindo para nos resgatar de volta para Ti. Pelo Senhor ter a maior arma que poderíamos utilizar na terra contra o diabo, contra o pecado que é a TUA PALAVRA. Então que esta Palavra Senhor, possa se encarnar em nós. E que o nosso entendimento possa ser aberto para entender A Mesma. No nome de Jesus Cristo nós te pedimos. Amém e amem.

 

**********************************

Palestra entregue na reunião do dia 15 de Maio de 2013

Em Francisco Morato SP – Ir. Rosendo

Digitação: Ir D. Felipe

 www.doutrinadamensagem.com

 http://adoutrinaescrita.blogspot.com.br/

 http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

 radiounife@hotmail.com

 doutrinadamensagem@gmail.com

 Ministério Internacional do Tempo do Fim, Doutrina da Mensagem.

Gostou? Compartilhe na rede!

1 comentário  - Clique aqui para comentar!

  • Gostei muito deste paragrafo:
    07- Porque tem aqueles que ouvem a Palavra… E a bíblia diz: A fé vem pelo ouvir. Mas por que estes ouvem e não adquirem fé? Porque não é apenas ouvir. Vê? Porque ouvir todo mundo ouve. Se alguém da um grito toda a vizinhança até aonde aquele som alcançar todas as pessoas vão ouvir aquele grito. Mas podem não entender se é um grito de espanto, de alegria, de dor. Não é? De prazer, de raiva. Não são todos que vão entender o som mesmo ouvindo. Não são todos que entenderão a Palavra mesmo ouvindo.

    Comentário feito por Douglas Felipe Lobo — 31 de agosto de 2013 @ 20:23

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.