O Plano Consumado de Deus Download PDF

O Cumprimento de Deus Nº 1

 O Plano Consumado de Deus; A Comunicação Definitiva

 2 de julho de 1988

 Irmão Lee Vayle 

Leia o comentário de Diógenes Dornelles

1                    Oremos. Pai celestial, estamos tão felizes que Jesus Cristo retornou a esta hora, na forma do Espírito Santo, Aquele que disse: “Eu estou indo embora; mas eis que prepararei um lugar para vós, para que onde Eu estiver estejais vós também”. Então nós sabemos que é muito apropriado nesta última hora que o Teu profeta revelasse muito sobre a Cidade santa, os Novos Céus e a Nova Terra, a Nova Jerusalém, o estado do Teu povo, a condição dos mesmos, revelando a Ti e o Teu plano, Senhor.

2                    E esta noite, enquanto estudamos e oramos, ó Deus, que não percamos nada do Espírito que é para esta hora e para o nosso auxílio, Senhor, para entrarmos no Espírito disso, e entrarmos na alegria disso, ó Deus, para que possamos entender que somos uma parte disso. E se não somos uma parte disso, Senhor, para termos a certeza de que somos, através da morte e ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o batismo em Seu Nome, pelo arrependimento e depois pelo batismo com o Espírito Santo. Senhor, ajuda-nos esta noite. Que ninguém perca nada, Senhor, do que é dito, do que for bom para eles, Senhor; e acima de tudo, que não percam a Ti, Pai, para que possamos Te conhecer, a Quem conhecer bem é a vida eterna. Em nome de Jesus oramos. Amém. Podem sentar-se.

3                    Agora, a mensagem desta noite é “O Cumprimento de Deus”. E antes de eu realmente ir para as notas – e eu tenho cerca de quinze páginas – vou parar em um bom lugar onde eu possa começar de novo amanhã e continuar. Mas antes de estudarmos isso, antes mesmo de lermos a Bíblia, pode ser bom antes de tudo comentar o título da mensagem, antes de entrarmos no assunto real, que trata do plano consumado do próprio Deus, o Novo Céu e a Nova Terra, o Seu povo e a Sua ordem divina.

4                    Portanto, quando eu falo de “O Cumprimento de Deus” ou de Deus mesmo buscando ser cumprido, parece uma contradição, porque a mente humana na definição de Deus como soberano e fazendo o que Ele quer e quando Ele quer fazê-lo, diria que Deus já está cumprido em Si mesmo. Pois do que mais Ele precisa do que ser soberano e Se manifestar em Sua soberania? Agora, isso é o que eles estão pensando. Então se eu fosse Deus, eu não teria que me preocupar em ser cumprido. Eu estou cumprido. Veja, é aí onde eles estão errados. Agora, para Deus buscar o cumprimento, isso pareceria colocar Deus em nosso nível. Mas na verdade, o contrário é verdadeiro. É a nossa necessidade de cumprimento que nos eleva em direção a Deus e para Deus e termos a semelhança de Deus.

5                    Agora, para ver isso, vamos em primeiro lugar ler um pouco das Escrituras, e vamos para os Salmos. E vamos tomar um versículo do Salmo 50:21:

Estas coisas tens feito, e Eu Me calei; pensavas que era tal como tu, mas Eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos.

6                    Agora, o pensamento que eu estou olhando aí é de que Deus não faz nenhuma declaração que diga: “Eu não sou totalmente de maneira alguma como você”. Ele diz: “Eu não sou totalmente como você”. Agora você diria: “Bem, a ênfase que eu preferiria colocar sobre isso quer dizer: ‘Bem, Deus não é totalmente como qualquer um’.” Significando um comentário depreciativo. Agora, isso não é verdade, porque o que você está realmente olhando aqui – e nós vamos tomar outras Escrituras para isso – é que Deus é muito parecido conosco. Vê?

7                    Agora, vamos descobrir se isso não é verdade. Vamos para Filipenses 2:5-8:

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

8                    Então veja, Deus é muito parecido com as pessoas, porque Ele foi capaz de assumir uma forma. E lembre-se, a semente deve ter uma forma apropriada. E isso não pode mudar, se é semente. Você está me entendendo? Agora, se você conhece a mensagem do profeta, você está me entendendo tão claro quanto um quadro-negro de três metros de altura. Somos a semente de Deus? [“Amem”] Tudo bem. Então que tipo de corpo Deus irá assumir? Que tipo de corpo assumiríamos? Então veja, quando Ele diz “Eu não sou totalmente como você”, Ele não está negando alguma semelhança. Ele está literalmente dizendo: “Olhe, existem coisas que não temos em comum, mas há coisas que nós de certa forma temos em comum”. Tudo bem.

9                    Vamos ir um pouco mais longe. Vejamos Hebreus 2:16:

Porque, na verdade, Ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

Onde Abraão conseguiu a sua descendência? Há uma eleição natural, bem como a espiritual, certo? Agora, é claro, a mais comum de todas as Escrituras que resolveria isso quanto a esta verdade, está em Gênesis 1:26-27:

E disse Deus: Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Agora, há uma soberania bem aí. Uma imagem e uma soberania.) E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

10                Você perceberá uma ênfase muito forte sobre a imagem. E a imagem não é apenas particularmente porque o homem era um ser espiritual; mas observe, quando o homem foi formado para o físico em que se coloca o espiritual, Deus soprou nele o fôlego de vida. E o irmão Branham disse que era o Espírito Santo.

11                Então nós não vemos tanta dessemelhança, mas vemos uma grande semelhança. Tal pai, tal filho. Então Deus tem atenciosamente Se aliado e Se identificado com o homem que, apesar de Ele mesmo ser Espírito, Ele fala de Si mesmo em termos de anatomia humana. Agora, Ele é Espírito, mas Ele fala sobre ter uma boca; Ele tem olhos; Ele fala de Seus ouvidos, Sua alma, Suas mãos, Seus pés, Seus dedos, Suas entranhas. Ele chama a Si próprio de um “Guerreiro”, um “Rei”, um “Príncipe”, um “Marido”, um “Amado”, um “Mestre”, um “Fazendeiro”, um “Pai”, um “Progenitor”, um “Provedor”, um “Pastor”, um “Homem Forte” e todas aquelas coisas. Ele vai ainda mais longe ao comparar-Se a um leão e uma águia e é simbolizado no boi e no vento.

12                Vamos para Isaías 40:18. Isso tudo é para que você saiba que Deus deseja cumprimento. E por Si mesmo e dentro de Si mesmo Ele não está cumprido. Certo.

A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que O comparareis? (versículo 25) A quem, pois, Me fareis semelhante, para que Eu lhe seja igual? Diz o Santo.

13                Agora, pare e pense ao observar qual capítulo que eu estou lendo do… 40, certo? Tudo bem. Vamos ler os primeiros dezessete versículos que levam ao versículo 18.

Consolai, consolai o Meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.

Você não crê nisso. Você não crê nisso. Isso nunca aconteceu. E você pode pensar que sim, mas isso não aconteceu. Isso aconteceu apenas em símbolo.

14                Eu faço uma pergunta a você: a guerra de Jerusalém está acontecendo ou não está? As pessoas estão sendo mortas ou não estão? Então a guerra… isto está apenas em símbolo e em “potencial”, que é a melhor expressão. Qual Jerusalém satisfaria realmente a isso, já que Melquisedeque foi revelado a nós, Rei de Justiça e Rei de Paz? Esse é apenas o primeiro versículo.

15                E os seus pecados ela recebeu em dobro, que é de acordo com os costumes orientais. E eu não sei, mas diga-me, quando um homem deve a outro homem uma dívida e ele não quer pagá-la, ou ele não pode pagá-la, e o homem a quem é devido está um pouco farto, então ele coloca, sabe, o nome da pessoa em cima de um pedaço de papel, e ele anota tudo o que ele lhe deve. E isso fica pendurado perante o público. E talvez ele terá um coração mole no ano do jubileu – e ele terá – e ele dobrará o papel assim, em duas vezes, e não há mais dívida; ela está cancelada. Tem alguma dívida de Jerusalém que foi cancelada?

16                Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse. (Eu li rápido, mas você pode ler na sua Bíblia com tempo) Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. (O que você acha de Apocalipse 3:14-21?) Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva… (O Espírito do Senhor sopra sobre isso? Eu pensei que Deus em carne humana soprou sobre isso. Apenas lembre-se de onde estamos lendo. Eu disse para parar e observar e pensar) Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor Deus virá com poder e seu braço dominará por Ele; (fez isso?) eis que o seu galardão está com Ele, e o seu salário diante da Sua face. (Foi isso) Como pastor apascentará o Seu rebanho; (Ele fez?) entre os Seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no Seu regaço; as que amamentam guiará suavemente. Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças?

17                Essa foi a Palavra que fez todas estas coisas. Será que eles gostavam Dele? Eles não gostavam Dele, eles O mataram. Quem é que tem a revelação hoje que ama isso? Se tivéssemos um espelho grande aqui em cima eu apresentaria vocês para aqueles que fazem. Nesse meio tempo eu estou olhando para eles. Isso não é uma visão triste, é uma bela vista.

18                Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como Seu conselheiro O ensinou? (O espírito da sabedoria vem a este dia) Com quem tomou Ele conselho, que Lhe desse entendimento, e Lhe ensinasse o caminho do juízo, e Lhe ensinasse conhecimento, e Lhe mostrasse o caminho do entendimento? Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que Ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. (Quando é que vai acontecer? Em qualquer dia na tribulação) Nem todo o Líbano basta para o fogo, nem os seus animais bastam para holocaustos. (Que há de bom no seu sacrifício sem conhecimento?) Todas as nações são como nada perante Ele; Ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã. (Quem nunca ouviu falar de um grupo como Laodicéia que não se encaixasse a isso?) A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que O comparareis?

19                Então o que você está vendo aqui é o que eu já tenho dito e chamado à sua atenção, de que existe um conhecimento que está faltando hoje, e nos é falado sobre isso em Apocalipse 3:14-23, que descreve a igreja. E enquanto Jerusalém teve uma mini-grande tribulação, o mundo terá uma grande tribulação, e só Sião sairá incólume.

20                Assim, pois, agora, de acordo com Apocalipse 3:14-23, quão bem as pessoas conhecem o seu Deus? Nem um pouco. Tudo o que eles podem citar é Mateus 28:19. E eles são três deuses, paganismo trinitário. Eles são batizados para e na idolatria.

21                Mas Deus nos deu a Palavra de arrependimento, a qual Ele disse que daria, e exige de nós em Apocalipse 3:20. E isso se encontra em Efésios 1:17, que todos nós amamos e conhecemos muito bem, especialmente nós que cremos e compreendemos a Presença como o irmão Branham ensinou: “Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento Dele”. Essa é a mesma coisa afirmada quando o Espírito de Deus Se movia sobre a face do abismo; não era como se Deus enviasse um espírito de Si mesmo, era o próprio Deus na forma de um Espírito, porque Ele é.

22                Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do Seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos…

23                Agora, parte dessa sabedoria e revelação, creio eu, podemos entrar nestes dois cultos e ver o cumprimento de Deus e conhecer alguns desejos básicos que o coração de Deus exige. E mesmo quando você e eu não podemos deixar de desejar um cumprimento, então nem Deus pode. E é isso que estamos vendo hoje, baseando-se na mensagem, e a fim de aceitar o espírito com que esta mensagem foi pregada pelo irmão Branham, e que espírito que queremos ter em nossas próprias vidas.

24                Agora, Deus é o que Ele é, e Ele vai agir sobre isso e cumprir a Si mesmo. Deus não é mais nem menos do que exatamente o que Ele é. E Ele não pode fazer outra coisa a não ser o que Ele é. E nós somos à Sua imagem. Ele é o Criador, Ele é o Restaurador; especialmente o Restaurador da Palavra e da Noiva nesta hora. Ele é o Salvador, Ele é o Curador, Ele é o Príncipe da Paz, o Amante das almas; Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Sabemos de tudo isso. Estamos conscientes disso. Todos esses atributos compõem os Seus anseios, e sendo Deus, Ele será cumprido pelos atributos e pelos potenciais que se encontram dentro Dele de acordo com a Sua sabedoria suprema e infinita. Agora, este propósito para nós pode ser somente um propósito em Si mesmo, de Si mesmo, por Si mesmo e para Si mesmo. E isso é verdade.

25                Agora veja, você pensa: “Bem, o que acontece, irmão Vayle, é que Deus olhou para baixo, e Ele tinha um grande propósito para nós”. Agora, isso em si não é verdade. Em parte é verdade, mas não é verdade. Você tem que voltar para o início. Agora, por que é que Deus tem a nós – como afirmamos que Ele nos tem – e somos parte dessa Nova Jerusalém? Porque isso estava Nele. E até que isso fosse produzido ou seja produzido, então Deus não está cumprido. Deste modo, nós estamos olhando para o cumprimento de Deus, e eu espero que possamos falar sobre isso esta noite e amanhã de manhã.

26                Agora, nunca se esqueça de que Ele também era Juiz. Dentro Dele era Juiz. Observe, no Trono Branco Ele toma Suas ovelhas como fossem ovelhas, e cabras como fossem cabras. Ele não diz que eles são. Ele apenas os compara, coloca-os à esquerda e coloca-os à direita. Ele é o grande Juiz. E Ele é encontrado em Hebreus 4:12 esta noite, manifestado por meio do profeta, que sabemos que absolutamente manifestou o dom de discernimento e mostrou o julgamento de Deus.

27                Agora, Ele foi revelado sob o Sétimo Selo pelo irmão Branham como o Juiz. E esse Juiz, é claro, está em Apocalipse 1:13-14, onde Ele tem o cabelo branco e o cinto e assim por diante, o que representa o Juiz que está aqui para julgar. Ele aparece em Apocalipse 10:1. Ele é o mesmo que está sobre o trono em Apocalipse 5; Ele é o mesmo em Apocalipse 10:1; Ele é o mesmo, então, por todo o caminho. E, claro, Ele irá voltar como o grande Rei. Mas por enquanto Ele é esse Juiz. E Ele aparece em Apocalipse 10:1. E no versículo 7 você verá que no momento em que Ele está na terra com o Seu profeta – aquelas condições em Isaías 40 que eram apenas em potencial para Israel – estão agora totalmente disponíveis para nós.

28                Vê? Bem maior, porque Deus nunca diminui. Sua Palavra nunca diminui. É sempre necessário os mais fortes e os mais altos sobretons. Há sempre um aumento, como disse João Batista: “Que eu diminua e que Ele cresça”. [João 3:30] Quando você consegue ver literalmente o próprio ministério de Jesus Cristo voltar à esta terra em um profeta, qual deve ser o aumento de Deus agora que o profeta se foi? Deste modo, muitas pessoas ainda estão gemendo e gemendo pelo profeta ter partido. Graças a Deus que ele partiu, porque era isso que Deus queria. [“Amém”] O próprio profeta disse que ele tinha que diminuir e que Deus deveria crescer.

29                Então, nós não queremos crer no que algumas pessoas tolamente acreditam, sempre olhando para frente, ou sempre olhar para trás. Esta igreja olha para o agora ou nós descemos a cortina e vamos para casa. Isso não é uma ostentação, isso é a Palavra de Deus. E se não podemos ficar com a Palavra de Deus, irmão e irmã, e algo melhor acontecer a nós, então é melhor nós ficarmos com a Palavra de Deus. Vê? Agora, essa é a verdade. Não estamos enganando a nós mesmos.

30                Então nós vemos aqui que Ele aparece em Apocalipse 10:1 e em Apocalipse 10:7, o tempo e a eternidade se juntam – no dia da voz do profeta. “Nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele começar a soar, e esse Alarido acontecer, o tempo não será mais, o mistério de Deus deve estar terminado, como declarou Deus a boa nova do Seu Evangelho aos Seus servos, os profetas”. Em outras palavras, o Evangelho acaba. Lembre-se, os judeus não estão sob o Evangelho, porque eles foram cegados. Assim, isso acaba, isto que é o livro para os gentios, é claro.

31                Assim, neste momento em particular, então, quando isso acontece, Apocalipse 22:10 assume, porque Apocalipse 10:4 diz: “Sele o livro”. Apocalipse 22:10 diz: “Não sele o livro”. Então entre Apocalipse 10:4 (E eu disse isso muitas vezes) e Apocalipse 22:10, o livro é aberto e os trovões trovejam, e os mistérios aparecem. E se nós não recebemos aqueles mistérios, então alguém irá receber esses mistérios. Bem, você simplesmente não pode se enganar com isso. Isso é verdade. Vê?

32                Agora: “Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo”. O tempo está próximo? Do que Ele está falando? Da Nova Jerusalém. Vê? Assim, portanto, a abertura do Sétimo Selo e os Trovões está colocando você com o mensageiro do tempo para que Sião entre em sua glória de acordo com Isaías 40.

33                Agora estamos todos sentados aqui e dizendo: “Isso é mil anos no futuro”. Ouça, meu irmão e minha irmã, ponha o seu pensamento de lado e entre no Espírito de Deus. (…) Este é o Espírito de Deus no profeta, a era da águia, da qual vamos falar um pouco. E, como a primeira era tinha o espírito do leão e a segunda era tinha o espírito de animal, os bois, e a terceira era tinha o homem, vamos para o profético, e os proféticos lidam com os mil anos [O ir. Vayle estala os dedos – Ed.], assim. Que tal isso? Não é fácil, mas não é impossível. Na verdade cabe a nós. Isso está na misericórdia de Deus para o que eu falo a você como a verdade; porque olhe, eu conheci William Branham, e eu conheço as suas mensagens, e eu conheço a Palavra. E eu não estou nada perturbado pelo fato de que eu posso falar em termos de mil anos então como sendo agora, porque Deus chama as coisas que não são como se fossem, e Ele tem edificado uma cidade por dois mil anos. Mil anos são apenas um dia para o Senhor.

34                Vamos continuar a leitura. “Aquele que é injusto, continue injusto ainda, aquele que é sujo suje-se ainda”. [Apocalipse 22:11a] Você entende que Ele está indo por todo o caminho até o Trono Branco? Porque quando estivermos fora daqui, eles ainda não estarão todos sujos. Os 144.000 judeus entram; as virgens néscias são mortas. A sorte foi lançada, irmão e irmã. “Eis que venho sem demora”. [Apocalipse 22:12a] Agora Ele está dizendo: “Eu estou vindo rapidamente”. Agora Ele volta. E o irmão Branham fez a mesma coisa. Eu lhe disse muitas vezes: isso quase me tirava fora de meu cérebro. Não tira mais. Sem problemas. Mas havia um grande problema.

35                Como poderia aquele homem William Branham ser um profeta de Deus tão grande e saltar por aqui assim, mil anos depois, sem mais nem menos? Ele era um profeta. [“Amém”] Ele era um profeta. [“Amém”] O espírito na igreja hoje é o espírito profético. A águia que sobe e vê todo o terreno e todo o domínio; e ele localiza os patifes assim como os bons. Eu gosto deste pensamento: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, [Apocalipse 22:13] os dois extremos se encontraram; a eternidade… quando o círculo da eternidade… do tempo e da eternidade se encontram.

36                Agora ouça. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes”, não “guardam os seus mandamentos”, como está aí, ninguém sabe, mas isso não pertence à Bíblia. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes”, de acordo com Efésios 5. Quando eu preguei lá em Cincinnati, sobre o irmão Branham, de deixer isso fora em seu sermão aqui; mas eu posso ver mais do que nunca o que eu preguei lá. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas”. [Apocalipse 22:14]

37                Agora, lembre-se e observe isso: foi Adão que queria chegar à Árvore da Vida para tornar-se imortal, e ele não pôde fazer isso; ele foi cortado. Mas agora alguém tem que ir até aquela Árvore agora para tornar-se imortal, a fim de entrar na Cidade santa. Então, Deus agora sendo cumprido, envolve a coisa toda nesta hora e deixa isso em nosso colo. Podemos receber isso? Veja, essa é a coisa importante. Não que Deus não irá fazer isso. Só a quem pertence o colo é que Ele deixará cair isso? Porque Deus será cumprido. [“Sim”] Ele ainda nunca falhou, e Ele não irá falhar: a realização do Deus Todo-Poderoso.

38                Então vamos para Isaías 65, e vamos ler alguns versículos. Nós temos um monte de Bíblia esta noite. Podemos muito bem começar logo no início. [Isaías 65:1-25]

Fui buscado dos que não perguntavam por Mim, fui achado daqueles que não Me buscavam; a uma nação que não se chamava do Meu nome Eu disse: Eis-Me aqui. Eis-Me aqui.

Agora, Ele está falando dos gentios.

39                Quero fazer uma pergunta a vocês: quantos de vocês buscaram a Deus para que Ele viesse aqui na forma do Espírito Santo, na Coluna de Fogo? O irmão Branham disse que Lutero olhou para a Coluna de Fogo, e eu pensei: “Que coisa, eu não sei se isso está em qualquer um de seus livros”. Eu não conheço nenhum luterano que creia nisso. Se ele olhou para a Coluna de Fogo, e depois Wesley olhou para Ela. E os pentecostais pensavam que A tinham, mas eles estavam errados. [“Sim”] Eles foram enganados por algumas luzes.

40                Estendi as Minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos; (deixe o seu pensamento seguir) povo que de contínuo Me irrita diante da Minha face, (Por quê? Porque eles não possuem os pensamentos de Deus) sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos; (posso ver a igreja católica romana e a grega ortodoxa e a igreja anglicana e todo o grupo fazendo isso) que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos; que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. (Assim é a “infalibilidade” do papa. Quando que ele se tornou “infalível”? Em 1870. Porque ele não foi antes? Porque eles votaram nisso. “Votem em minha infalibilidade, por favor, votem!”. Eu simplesmente ficarei quieto. Meu Deus, tenha piedade. Votar em alguém. Respingar água sobre uma mulher que é uma prostituta e fazer dela uma virgem. A anulação do casamento de Frank Sinatra[1] – ridículo! Fale sobre tolices) Estes são fumaça no Meu nariz, um fogo que arde todo o dia. (As pessoas que tentam se livrar do cigarro. Veja, Deus os odeia também.) Eis que está escrito diante de Mim: não Me calarei; mas Eu pagarei, sim, pagarei no seu seio, as vossas iniqüidades, e juntamente as iniqüidades de vossos pais, diz o Senhor, que queimaram incenso nos montes, e Me afrontaram nos outeiros; assim lhes tornarei a medir as suas obras antigas no seu seio.

41                 Em outras palavras: “Tal pai, tal filho”, no decorrer das eras. É por isso que Deus levará a última geração e a todos visitará a ira de Deus sobre cada blasfemador ao longo dos dois mil anos. Você diz: “Bem, eu não acho que Deus deva fazer isso”. Bem, é melhor você ficar quieto e prestar atenção. Ele vai fazer isso. Ninguém te pediu de qualquer maneira para solar. Nenhum solo foi requisitado. O único solista é Deus. Jesus disse: “Cantarei louvores ao Todo-Poderoso no meio da congregação”. Deixe Deus nos dizer o que Deus quiser nesta congregação. Isso é o que queremos, queira você isso ou não.

42                Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de Meus servos, que não os destrua a todos, (Vinho novo em odres novos; não vinho velho em odres velhos… não vinho novo em odres velhos.) E produzirei… (Agora ouça) E produzirei descendência a Jacó, (uma descendência) e a Judá um herdeiro que possua os Meus montes; (Vamos lá, esta é a sua Cidade santa) e os Meus eleitos herdarão a terra e os Meus servos habitarão ali.

43                E Deus disse: “Eu já sei o que vou fazer, e sei quem Eu vou colocar lá. E Eu cumprirei a Mim mesmo ao fazer isso”. Como Deus poderia cumprir a Si mesmo ao colocar um monte de uma coisa ou outra do que a Sua própria semente no Seu próprio lugar? Às vezes pensamos que demonstramos muito amor adotando algum pequeno garoto pobre e dando-lhe uma casa. Isso é muito bom, e isso é amor. Mas Deus não adota filhos de ninguém. A palavra “adoção” significa “colocação”. Não tem nada a ver com a adoção, como nós pensamos em adoção. É “colocação”. Deus não adota a qualquer um como segundo a “adoção” no idioma inglês. Ele coloca vocês como filhos; Deus quer os Seus próprios filhos lá. Ele não disse a Abraão: “Olhe, ele virá de Sara”? Não vindo de Hagar, sinto muito. Ele não disse: “Sinto muito”. Não, Ele não disse. Ele disse: “Abraão, você está brincando”.

44                E Sarom servirá de curral de rebanhos, e o vale de Acor (Isto é, “amargura”) lugar de repouso de gados, para o Meu povo, que Me buscou. Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do Meu santo monte, os que preparais uma mesa para a Fortuna, e que misturais a bebida para o Destino. (Então veja, há sempre um povo bom e um povo mau) Também vos destinareis à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes; mas fizestes o que era mau aos Meus olhos, e escolhestes aquilo em que não tinha prazer. (Veja, Deus irá cumprir-Se a Si mesmo; não pense que Ele não irá. Será necessário um julgamento para fazer isso. E Ele é o Juiz.) Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que os Meus servos comerão, mas vós padecereis fome; eis que os Meus servos beberão, porém vós tereis sede; eis que os Meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; eis que os Meus servos exultarão pela alegria de coração, mas vós gritareis pela tristeza de coração; e uivareis pelo quebrantamento de espírito.

45                Agora lembre-se, essa é a lei do paralelismo da Escritura[2]: bênção, maldição; maldição, bênção; bênção, maldição; bênção, maldição; bênção, maldição. Veja, a Escritura nunca muda. E o velho legalista se senta lá e diz: “Oh, eu poderia ser amaldiçoado”.

46                Como pode Deus amaldiçoar uma parte de Si mesmo? [“Amém”] Por que Deus jogaria fora os Seus gerados? Vou lhe dizer uma coisa: você e eu somos responsáveis ​​por cada criança que trouxemos a este mundo, se essa criança é um bom filho ou um podre. Deus é responsável por Seus filhos, ou Ele mentiu para nós. E Ele quer algo de nós que Ele próprio não está disposto a dar… Isso é ridículo. Essa é uma das coisas mais diabólicas para alguém pensar em um pensamento assim.

47                Eis que os Meus servos exultarão pela alegria de coração, mas vós gritareis pela tristeza de coração; e uivareis pelo quebrantamento de espírito. E deixareis o vosso nome aos Meus eleitos por maldição; e o Senhor Deus vos matará; e a Seus servos chamará por outro nome. (Ora, a Bíblia deles lhes diz o novo nome. Não “Cristo” agora. Temos um novo nome.) Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; (Agora, isso é Apocalipse 3, a era da igreja de Laodicéia.) e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; (Esse é o Deus do Amém) porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos Meus olhos. Porque, eis que Eu crio novos céus e nova terra; (para quem Ele está falando? Ele está falando para um povo vivo e que não morre, mas literalmente agora, em pleno potencial, esperando por aquela semente nascer em seu corpo adequado – nós falaremos disso – para andar na Cidade, a glória de Deus.) Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que Eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo. (Você será criado de novo. E desta vez você vai ser uma alegria.) E exultarei em Jerusalém, e Me alegrarei no Meu povo; (Deus será cumprido) e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. (Isso é Apocalipse 21 e 22. Não haverá mais criança de poucos dias, nem velhos. Agora aí… Deixe-me colocar isso…) Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.

48                Agora você diz: “Irmão Vayle, como que é isso?”. Eu posso lhe dizer sobre isso de um modo muito simples. Ele já disse a você que não haverá pecado e morte naquele lugar, então isso terá que ser algum tipo de parábola, uma comparação. Eu simplesmente creio no que o irmão Branham me disse. Isso não está em uma fita. Em uma fita ele disse: “Às vezes parece isso; às vezes parece que não é”. Eu disse: “Irmão Branham, filhos vão nascer? Será que eles vão morrer?”. Ele disse: “Não”. Porque veja, Ele disse: “Eles edificarão; outro não habitará. Eles plantarão; outro não comerá disso”. Como você terá injustiça lá, quando você está tentando se afastar disso? Quando o povo se alegra em Deus não haverá pessoas morrendo em pecado e tudo mais.

49                E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. (Que tipo de árvore você está procurando? A Árvore da Vida). Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; (Então como você pode ter filhos que sejam criançinhas podres? Eu não sei o que tudo isso está dizendo, mas vou dizer-lhe uma coisa, isso não se alinha com a Nova Jerusalém. Há apenas uma coisa que está sendo dito aqui que nos permite saber, e estas coisas não podem acontecer mais. Tudo haverá passado.) porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles. (Agora aqui diz a você algo) E será que antes que clamem Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, diz o Senhor.

50                Tudo bem. Agora observe onde estamos. De acordo com o que estamos lendo aqui no cumprimento de Deus, estamos bem na Nova Jerusalém, que é para onde estamos indo. Então vamos ler a Escritura agora no cumprimento de Deus. Vamos ler 1 Coríntios 13, para começar. E, claro, isso será 1 Coríntios 13:9-12.

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Agora, isso é para esta hora aqui. Agora sem mais brinquedos de criança, sem mais falar como criança; a linguagem de adulto, a maturidade, o filho de Deus do último dia.

51                Mantenha sua mão aí. Volte para Malaquias 3:16-18.

Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante Dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do Seu nome. E eles serão Meus, (Esta é a Noiva) diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para Mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis (ou “vos convertereis” – os corações sendo convertidos) e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; (você saberá a diferença entre Caim e Abel, o sacrifício. Você entenderá quem serve a Deus e quem não serve a Deus).

52                Tudo bem. Hebreus 5:10-14:

Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os princípios elementares das Palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

53                Portanto, haverá um momento em que você irá deixar as doutrinas ou os princípios elementares de Cristo – as coisas de bebê que todo mundo fala, mas que realmente nada sabem a respeito – e você falará sobre Melquisedeque e entenderá o que você está dizendo. Você será capaz de entender sobre o Sétimo Selo e os trovões dele. E os outros não entenderão. Eles não fazem a menor ideia, porque eles ainda falam em língua de bebês que tagarelam. E todas as igrejas que foram para o carismático são como crianças pequenas brincando com brinquedos. (…)

54                1 Coríntios 13:12 novamente:

Agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face: agora conheço em parte, mas então conhecerei como também eu sou conhecido.

Agora ouça. “Vemos em um espelho como enigma, mas então veremos face a face. Neste momento, conheço em parte”. O que você conhece em parte? Você conhece a Palavra profética de Deus em parte. E havia sete partes e Sete Eras da Igreja, e o irmão Branham categoricamente disse: “Este é um livro de profecia”. Então quando Ele Se manifestar face a face com o profeta… E nós falaremos sobre “face a face” mais tarde. Quando Ele Se manifesta face a face você não conhece mais em parte; você conhecerá a coisa toda.

55                É por isso que o profeta disse: “Cada mensageiro parou[3]em uma certa parte; e quando a Palavra começou a voltar, como voltou com Lutero, ele deixou uma parte de fora, Wesley deixou uma parte de fora, os pentecostais deixaram uma parte de fora”. Mas eles com certeza colocaram um monte daquilo [que não pertencia à verdadeira doutrina]. Mas agora cada erro é limpo, e a Palavra de Deus não está mais em parte. Quando você vê face a face, você irá conhecer como você é conhecido. Você vai conhecer o que? O que está na profecia. O que está na profecia? Aqui diz a você em Efésios 1:17. (…) Agora, eu falo com vocês porque vocês se sentaram debaixo de mim por um longo tempo agora. Vocês devem ser capazes de entender cada versículo. [O ir. Vayle estala os dedos – Trad.] (…)

56                “Nós costumávamos ver através de um espelho em enigma”. Ou seja, você sabia que havia alguma coisa. Era o que estava sob os selos. Você sabia que havia alguma coisa, mas você não podia tê-lo. Com a abertura dos selos, o Sétimo Selo e os Sete Trovões, você entra em uma revelação perfeita como disse o profeta: “O que é perfeito tem chegado”. Você não sabe mais em parte, portanto se você não sabe mais em parte, então você sabe o que é seu. Vê?

57                As coisas encobertas pertencem a Deus, mas as coisas reveladas pertencem a você, para as mil gerações. Nunca houve mil gerações que alguma vez aceitassem a Palavra de Deus. Mil gerações seriam 40 mil anos. Você está olhando adiante para a Nova Jerusalém.

58                Está você pronto para se manter em movimento agora e dizer: “Estou chegando para possuir minha casa”? Vê? Aquilo que é em parte já passou, porque o que é perfeito tem chegado. Porque pela graça de Deus, temos a perfeita revelação para esta hora que nos coloca em uma maturidade, onde nós entendemos essas coisas, e temos que agora deixar de lado essas coisas, as coisas básicas da redenção, e irmos para a perfeição. E a perfeição está comprovada, ou seja, o final está comprovado, a mensagem final está comprovada pela vindicação. Os falsos ungidos brotarão como espinhos. Eles estão em todo o lugar, como a erva do campo, mas eles vão morrer no julgamento. “Quando aquilo que é perfeito vier, então o que é em parte é aniquilado”. Em outras palavras Lutero, Wesley, pentecostes; está terminado. O joio Ele o queima. Deus sendo cumprido. Certamente. Deus é a Palavra.

59                Agora ouça. Se você realmente soubesse em seu coração que Deus estava sendo cumprido, então você saberia que isso é uma parte de sua adoração conceder a Deus todo o louvor e amor, devoção e honra, pelo Seu cumprimento e dizer: “Louvado seja o Senhor”. Quanto mais saber que somos uma parte desse cumprimento.

60                Agora vamos ler mais alguns versículos da Bíblia. Vamos voltar à Jó. (…) Jó 42:1-6.

Então respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos Teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. (mas agora nós as conhecemos) Escuta-me, pois, e eu falarei; (“Escuta-me, e eu quero falar”) eu Te perguntarei, e Tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora Te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

61                Tudo bem agora. Vamos voltar à Jó 19. Tudo bem. Agora, isto em Jó 42 é dito muito tempo depois que Jó 19,25-27:

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim Se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-Lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros O contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

62                E Deus ensinou a Jó uma lição. Jó sabia tanto quanto ele poderia saber, que ele veria a Deus, e Deus o testou. Ele veio e parou bem diante dele antes que Jó morresse e voltasse em carne glorificado. E vou lhe dizer uma coisa: ele disse… Olha o que ele diz aqui, ele passou diante de Deus, então ele disse: “Eu Te perguntarei, e Tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora Te vêem os meus olhos”. Deus vindicou a Si mesmo para Jó, e ele disse: “Eu me arrependo no pó e na cinza”. Em outras palavras: “Eu sou tão bom quanto, embora eu esteja perecido ao pó; e eu O vejo”. Ele teve sua ressurreição espiritual naquele ponto; como o profeta nos disse. (…)

63                Apocalipse 21.

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. (Oh, ouça) E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono (O grande ditador, o Deus soberano) disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. (E Ele não estava, porque Ele ainda não estava terminado, mas apenas tão bom quanto.) A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho. (Eu serei cumprido nele, e ele será cumprido em Mim.) Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

64                [Apocalipse 21:22-27]

E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. (Ele diz isso por duas vezes, de que eles irão trazer a sua glória e honra a isso. Vê?) E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Não há nenhum pecado em lugar algum. Deus completamente cumprido em um povo cumprido.

65                Agora, eu estou usando estes quatro conjuntos das Escrituras para nos dar uma compreensão de que Deus já determinou em Sua soberana vontade trazer os Seus próprios eleitos a uma posição e condição de extrema satisfação, no qual não só são Seus filhos cumpridos, mas o próprio Deus que possui a infinita capacidade. Ouça minhas palavras. Você tem essa capacidade. Deus tem a infinita capacidade de ser cumprido.

66                E você vai dizer: “Bem irmão Vayle, eu estou me olhando no espelho, mas eu não creio nisso, de que eu me vejo qualificado”. Onde está a sua fé? Onde está a sua fé? E se eu estiver pregando a verdade aqui? Diga-me quantas centenas de pessoas acreditam no que nós pregamos aqui? Eu não sou infalível, mas eu estudo um profeta infalível. [“Amém”] A mesma pequena chama de fogo trata comigo, ou eu estou te contando uma mentira. Eu não estou mentindo. Este é o Trono Branco. Talvez você não creia, mas eu creio. Há uma grande diferença, irmão e irmã, entre falar sobre isso e crer nisso. Eu não creio nisso tanto quanto eu deveria crer nisso; eu não creio nisso como eu irei crer; mas eu creio nisso.

67                Eu vejo esta noite Jó esperando por uma ressurreição. Ele não precisava disso. Ambos, Deus e os homens estão enfim perfeitamente posicionados para sua satisfação; e por fim, a vida eterna floresceu completamente e o seu perfeito fruto nasceu. Um Deus supremo tem trazido o Seu desejo final para o Seu povo final desde a Sua onisciência e onipotência, de acordo com o que lemos em Isaías 65:17-25, o qual eu não vou ler de novo.

68                Agora eu tenho chegado a estas declarações de fato pelas quatro porções da Escritura, as que eu li. Em 1 Coríntios 13:12 temos a promessa de que vai chegar um tempo em que Deus não será mais um Deus de mistério, mas vamos conhecer como somos conhecidos. Em outras palavras, a revelação de Deus será definitiva de que Ele nos dará e de que nós a conheceremos, como o profeta pôde dizer: “Quando eu discernir eu lhe direi tudo sobre isso”. E você não poderia se esconder se você tentasse. E todo espírito era tomado sob o seu controle, em nome do Senhor Jesus Cristo, para glória de Deus. Mas as pessoas não podem ver a vindicação que Deus dá a este homem.

69                Deus não é mais um mistério. O mistério de Deus foi revelado: “Cristo, o mistério de Deus revelado”; “o poderoso Deus desvelado perante nós”. Agora conhecemos como somos conhecidos, se você quiser crer nisso ou não. Este é um final para o homem enquanto agora ele compartilha da sabedoria espiritual infinita. Eu estou falando sobre a realidade conhecida a nós nesta hora de acordo com 1 Coríntios 13.

70                Você diz: “Irmão Vayle, eu estou olhando para o futuro”. Você tem que parar com isso. Para que você irá olhar para o futuro? O que você está procurando? Diga-me e eu vou lhe dizer: você está fora de sintonia com o conselho do irmão Branham. Eu prego desta forma com amor no meu coração e com um sorriso no meu rosto. E eu não estou rindo de você, mas mostrando a você a minha simpatia para com você, e cordialidade, e todas estas outras coisas que são necessárias. Eu estou aqui sem medo de nada, porque eu sei que eu estou lhe dizendo a verdade, ou o profeta mentiu. E, se ele mentiu, então como Deus poderia ter deixado ele usar o Seu nome e guardado-o? (…)

71                Agora ouça. Em Jó 42:1-6 encontramos Jó exigindo de Deus uma revelação de Si mesmo com base em sua fé. Vê? Ele exige. “Eu quero saber mais”. E ele o conheceu antes de sua ressurreição. Ele tinha algo espiritual. Você e eu estamos na mesma posição agora. Podemos ir a Deus. Vejamos esse versículo novamente… Jó disse: “Escuta-me, e eu falarei; eu Te perguntarei, e Tu me dirás”.

72                Agora eu olho para isto, e ele estava exigindo a revelação que Deus poderia dar, mas Ele a daria? E eu creio que é como o irmão Branham foi com o “Desvelar do Deus Todo-Poderoso”. Agora, em Jó 19:25-27 vemos que Jó estava certo de que ele um dia, e algum dia, ficaria face a face com Deus e conheceria como ele era conhecido. Veja, mas ele não entendeu.

73                Agora, quando você encara alguém, você vem para uma comunicação definitiva. Veja, olhe; esse homem tem falado nas minhas costas, mas espere até que eu o encare. Será a hora da verdade. Eu terei algumas respostas. Eu quero saber. Certo? É assim que nos sentimos sobre isso. A comunicação definitiva é face a face.

74                O irmão Branham mencionou que o pão e o vinho é a comunhão, que é a comunicação. E ele explicou Quem foi Melquisedeque. Nesta hora tivemos a palavra final em matéria de comunicação pelo próprio Deus. Deus tomou sobre Si uma forma e serviu os símbolos, que serão tomados no Milênio e provavelmente na Cidade santa. Isso não é mencionado, mas você sabe que isso estará lá em essência, porque o Cordeiro está no trono, e contanto que haja um Cordeiro, existe um sacrifício. Você não se esquece do Sangue.

75                Agora, a comunicação definitiva. Em 2 Coríntios 3:18, Paulo nos assegura que isso é verdade e é uma revelação dada pouco antes da Ressurreição, embora isso não seja uma manifestação física até que Apocalipse 21 seja cumprido.

76                Agora vamos para a 2 Coríntios. Agora, faça o seu melhor para me compreender e prosseguir corretamente comigo.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (Agora observe) Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos.

77                Agora Paulo nos assegura aqui de que seremos literalmente transformados à imagem do Deus Todo-Poderoso, ao olharmos na Palavra, e Deus vindo a nós através dessa Palavra, e estamos vendo o Deus Todo-Poderoso revelado nessa Palavra. E que, nesta hora, é Efésios 1:17, porque aí está Ele revelado: o espírito de sabedoria e de revelação vindo para a Igreja para que pudéssemos conhecê-Lo. E observe o que diz aqui: “As riquezas da glória da sua herança nos santos”. Estamos chegando a isso. Estamos nisso nesta mesma hora.

78                Depois em Apocalipse 21:1-5 – e nós já lemos isto – vemos que Deus é visto e conhecido e habitando em harmonia, reinando sobre o Seu povo exatamente como vimos em Isaías 65, e nós já lemos isto. Agora, o que estamos vendo é o “cumprimento de Deus”. É disso que se trata o título, e é disso que se trata. Ou seja, a Nova Jerusalém habitada por Deus e Sua Noiva e os 144.000, o qual é a Nova Jerusalém, é claro, e em seguida, a terra recém-criada com todos os redimidos do lado de fora da cidade, com nada além da perfeição acima de tudo, ao ponto onde antes que eles clamem, Ele responde.

79                Agora, isso permite você saber que não existe tal coisa como um problema no futuro. Portanto não há agitação. Não há dúvida. Não há preocupação. Não há desconfiança. Não há qualquer suspeita. Nada há nada a não ser respostas.

80                Em outras palavras, você vai para a existência como crianças, e é por isso que Ele disse que a menos que você seja como uma criança você nunca entrará naquele lugar. E quando você e eu surgirmos em nossos novos corpos, seremos recém-nascidos da terra, e nós seremos os filhos de Deus, como novos filhos manifestados, sob os cuidados de Deus, sob a divina e majestosa Vontade do Senhor. Este é o princípio fundamental do Deus supremo. Não há nada portanto além disso que Deus poderia ou desejaria para Si mesmo, e certamente nada além disso que nós desejamos, pelo menos pertinente à redenção, porque Deus tem muitas coisas além que eu não conheço e que você não conhece. Mas quando se trata de redenção, quando se trata de que Deus está trabalhando para a Sua satisfação e a nossa satisfação, é isso, [para esta Noiva desde o Jardim para a Cidade].

81                Mais uma vez você irá notar que as pessoas vão especular, e elas não estão satisfeitas em crer nisso. Por exemplo, não haverá noite lá.

“Bem, quem no mundo quer ficar acordado o tempo todo?”.

Eu só posso ouvir o choro acontecendo agora. [Risos – Trad.] E eu poderia ser uma parte dessa massa resmungante e tropeçante, porque, rapaz, eu nunca durmo o suficiente. Mas graças a Deus que haverá um dia em que eu não precisarei de nenhum sono. [“Amém”] Por que você iria querer perder um segundo na Presença de Deus? Ninguém gostaria se tivesse a mente e o entendimento correto.

82                Em outras palavras, esta Noiva e a Cidade santa e o Cordeiro e Seus assistentes e Seus súditos fora da Cidade, é a obra-prima de Deus. É o melhor de Deus. É a perfeição da Sua sabedoria e de Sua mente infinita. É o que torna Ele. É a Sua glória; pois esta nova criação, nesta nova era, é a verdadeira avaliação de Deus e, portanto, a glória de Deus. E a palavra “glória” no grego significa “avaliação”, “valor real”, “verdadeiro posicionamento”, “a entrega real do crédito”, “a comparação”. Nada para se comparar a isso.

83                Mas sabe, irmão e irmã, a Bíblia nos adverte que não devemos avaliar as coisas de Deus segundo as nossas próprias ideias. Veja o que diz aqui em 1 Coríntios 1:18-21:

Porque a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

84                Então onde estão os seus PhDs de hoje? Como o velho Dr. Buckman dizia: “Você fica mais frio por causa dos graus; você se afasta para mais longe de Deus por causa dos graus”. O que diz aqui? “Os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, e nem chegou ao coração do homem as coisas que Deus preparou para os que O amam. Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito”. E o povo O recusou. “Quem quer ir a algum lugar onde você não consegue dormir, ficar acordado por milhões de anos?”. Bem, só um minuto agora, você não nasceu para viver na água. Você nasceu para viver nesta terra em um belo e enorme estado de harmonia, o que aumentaria em intensidade à medida que Deus Se revelasse cada vez mais. Então você é um filho da terra.

85                As pessoas não gostam de Hebreus 6. Elas não entendem a mensagem do profeta. Isso é o trono de Deus trazido à terra. É Deus em Seu trono trazido à terra. Veja, não somente um trono de Deus trazido. É Deus em Seu trono trazido para a terra. É a majestade e a sabedoria, e a força, e a honra de Deus trazida e manifestada sobre a terra, e os Seus filhos herdam isso pelo Sangue que o comprou. Isso mesmo.

86                E a atmosfera e o espírito disso começou quando os selos foram abertos. Sim, de fato. Pois João viu apenas numa visão, Apocalipse 5:8-14. E isso já começou e vai continuar a crescer, até que a terra ecoe, e nós pulsemos com a paz.

87                Eu disse no outro dia na igreja velha lá longe: “Quantos se acordam de manhã de certo modo tremendo por dentro e se sentindo estranho?”. Deixe-me ver suas mãos novamente. Sim, por favor; vocês são meninas honestas. Eu me sentia por anos dessa maneira, até que comecei a ajudar a mim mesmo. Você não terá isso lá em cima. Como você gostaria de pulsar com a paz? [“Amém”] Nunca pensou nisso, pensou? Você toma o seu pulso? Isso seria irregular. Você tem pulsações? Como você gostaria agora de nunca ter medo? Esta é a hora rápida vindo sobre a terra, em que se dirá de novo à noite: “Oxalá fosse manhã”, e pela manhã: “Oxalá fosse noite”. E eu já passei por um monte disso estando doente. Mal podia esperar pela manhã para sair da cama. Mal podia esperar até a noite para voltar à cama. Eu tive minha parte do nunca… da terra do nunca. Alguns de vocês também tiveram. Mas basta pensar, você pulsará com a paz.

88                Você diz: “Pulsar, paz?”.

Eu nunca disse “estagnação”. Eu nunca disse “estupefação”. Eu disse “paz”. A Bíblia não chama “paz” de “estagnação”. Ela diz: “A paz como um rio”. O compositor sabia disso: “A paz como um rio presente está em meu caminho, então minhas trilhas, como ondas do mar podem rolar. Qualquer que seja a minha sorte, Tu me ensinaste a dizer…”. Você é como o rio Amazonas que está derramando a água no grande Oceano Atlântico.

89                Houve um capitão que procurava por água lá nos velhos tempos. E ele sinalizou freneticamente para a água, e o capitão do navio disse: “Desçam os seus baldes e puxe-a para dentro”.

Ele disse: “É água salgada”.

Ele disse: “Não, não é, é água pura e limpa”.

O Amazonas estava correndo e despejando água limpa na água salgada, criando um caminho claro de água limpa. Paz.

90                Como você gostaria de pulsar com alegria e louvor? Você diz: “Irmão Vayle, eu era feliz de vez em quando. Eu tinha um monte de elogios às vezes, mas esse negócio de paz…”. É por isso que falamos tanto sobre a paz. Dei a você dois sermões sobre isso, porque Ele é o Príncipe da Paz. E eles oferecem o símbolo da paz. Tudo é paz, paz, paz. Os índios têm isso, eles fumam o cachimbo da paz. Sua paz também vira fumaça, não é? [Risos – Trad.] (…) A nova criação lhe dará a paz. (…)

91                Vamos continuar a leitura. E nós vamos ecoar e pulsar com a paz e a alegria, no louvor e na realização da avaliação completa de Deus. Assim é quando Deus recebe alguma glória, que é quando nós entendemos o que Ele está fazendo, e Ele faz isso, e nós sabemos que é Deus que está dando a Ele glória, porque essa é a verdadeira avaliação. Nós dizemos: “Sim, isso é Deus; isso é Deus”. Os fariseus não sabiam quando eles viram a Deus. Quantos bispos e presbíteros e grandes pessoas entenderam ainda o profeta? Ninguém, dificilmente.

92                Agora, isso aqui, nesta grande Cidade, a terra ecoa e pulsa com paz, alegria e louvor e para a realização da avaliação completa de Deus e para uma manifestação contínua do resplendor de Deus, uma manifestação contínua do resplendor de Deus.

93                É exatamente disso que eu estou falando. E isso está aqui em Hebreus: “O qual, sendo o resplendor da Sua glória”, [Hebreus 1:3] O qual sendo o resplendor da verdadeira avaliação de Deus. Você crê que você e eu podemos ser a verdadeira avaliação de Deus, na área específica em que Deus o quer? Eu creio nisso, porque Ele vai nos mudar. E nós seremos tão diferentes. É por isso que Paulo clamou por isso: “Que eu possa ser uma parte da ressurreição dentre os mortos”. E aqui ele viu Deus. Ele vai fazer isso. E aqui Jó, tipificando-nos, estava ali na presença de Deus, nem mesmo morto, tinha uma ressurreição espiritual. Ele disse: “Olhe, tudo o que eu creio, eu vou ter”.

94                Agora olhe; se você não O vê quando Ele é visível, não me diga que você receberá o que você acha que vai ter, porque você não terá.

Você diz: “Irmão Vayle, quem é você para julgar?”.

Eu estou dizendo a você, isso é a Escritura.

95                Agora eu vou voltar para Apocalipse 5. Quero ler isso para você. E quais eram os versículos que eu queria? Apocalipse 5:8-14:

E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o Teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. (Mas nós já somos isso) E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

96                Isso ocorreu quando os selos se abriram. Está acontecendo agora. Quantos de nós estão captando? Agora, meu irmão e irmã, se podemos crer nisso, nós o temos. Tudo o que você crer. O profeta provou isso: “diga a este monte…”. Quando… em uma reunião… “Fé Perfeita” e provou isso, o povo foi curado, simplesmente assim. [O irmão Vayle estala os dedos – Ed.] Que julgamento, irmão e irmã, vai vir sobre esta terra por causa da incredulidade. O espírito da Nova Jerusalém, e até mesmo mais do que o espírito disso, o Deus disso, na forma do Espírito Santo, e a Coluna de Fogo está aqui para etabelecer a Igreja em ordem para que a Noiva possa voltar a esta terra para o Milênio.

97                E Ele está fazendo isso em 1 Coríntios 15. Diz a você bem aqui, que no momento da Sua Presença haverá a Ressurreição. Ele disse: “Então virá o fim”. Que fim? O momento das primícias. O tempo da Primeira Ressurreição. “Quando Ele entregar o reino de Deus ao Pai, e quando Ele submeter todo o governo e autoridade e poder”. [1 Coríntios 15:24] Deus está fazendo isso agora na forma do Espírito Santo, colocando-o sob os pés de Jesus. E Ele diz agora no momento da Parousia, no momento da descida, no momento da Aparição, que isso está acontecendo agora; Deus trazendo tudo sob os pés de Jesus. E isso só irá cessar no final do Milênio – exato – quando o Cordeiro estiver sentado no trono e a Coluna de Fogo acima do trono.

98                Isso está acontecendo agora mesmo; e volta em Apocalipse 19. O profeta tem diminuído, e Deus está aumentando. Tem que ser assim. Já começou como a cadeia de eventos que trarão na consumação. É 1 Coríntios 15:23-28, o que eu li, e isso é Apocalipse 21, para aqueles que acreditam nisso – que é a Nova Jerusalém. Isso mesmo. Porque isso é quando estiver debaixo de Seus pés. Tudo.

99                Quando que tudo está sob os pés de Deus? Primeiro isso está sob os pés de Jesus. Deus faz isso. Depois Ele Se desencarna – vai para a Coluna de Fogo. O Cordeiro está sentado no trono, e Deus, a Coluna de Fogo, está acima do trono, e antes que eles clamem, Ele responde. Parte dessa Cidade Noiva está vivendo na terra agora, se esta for a hora da abertura dos selos.

100            E isso é Apocalipse 10:1-7. Nós lemos isso em 1 Coríntios 13. Já vimos isso em Apocalipse 22:10 e lemos Isto. E está comprovado por Apocalipse 22:16-27… 22:17. Agora, vamos lê-lo. Eu disse que vamos provar isso.

101            Agora, “E o Espírito e a Esposa dizem: Vem”. Quem diz isso? A Noiva. Quando? Agora. Para quê? Para isto. Para a Nova Jerusalém. Lembre-se da velha canção: “Oh, venha e ide comigo para a casa de meu Pai, para a casa de meu Pai, onde há paz, doce paz”. O convite é para a Nova Jerusalém. Cada era tem o seu próprio Evangelho, a sua própria chave construída sobre o poder redentor de Jesus Cristo, a Palavra do Deus Todo-Poderoso, revelada pelo Espírito Santo nesse tempo. Esta é aquela hora. É por isso que o irmão Branham pregou esses sermões. Entre no espírito da coisa. “E quem ouve, diga: Vem. Aquele que tem sede venha. E quem quiser, tome da água da vida. Porque eu testifico a todo homem”, e assim por diante. [Creia! Lembre-se como o irmão Branham disse muitas vezes: “Agora você crê em Vindicação?”.]

102            Aí está; isso está acontecendo agora. É um fato de que há um povo de Deus que deve saber que eles são uma parte do fundamento de Deus, mesmo enquanto eles estejam esperando pelo Arrebatamento. Paulo disse em 1 Tessalonicenses 4:13-16. Ele disse: “Vocês que vivem, todos vocês estão preocupados com os mortos e o tempo dos mortos, e todas essas coisas”. Ele disse: “Deixe-me simplesmente dizer-lhes tudo sobre isso”.

103            E ele disse:

Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela Palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, (Isso é a Sua Presença) não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido…

Ele está dizendo agora, nesse momento em particular, que eles são uma parte disso. Se você acredita que o Alarido seja a Mensagem do profeta, e você crê nessa Mensagem, você é parte disso.

104            Ele disse isso em Lucas 17:26: “Como foi nos dias de Noé, assim o Filho do homem tem aparecido”. Ele foi revelado. E nos dias de Noé, muito, muito poucos acreditaram, e quem ficou na arca? Noé e sua família. Quem vai estar na arca? Cristo e a Sua família da última hora, ninguém mais. Então sabemos que alguém tem que ser a Noiva no último dia. Esse ou aqueles, conhecerão o seu Deus.

105            Como diz em Mateus 25:1-13: “Saia e veja-O”. Eles saem e eles dizem: “Do que você está falando? Eu não vejo nada. O que eu vejo eu não gosto. Que lixo é esse sobre uma foto aí em cima na parede com uma Coluna de Fogo? Que absurdo é esse? Um grupo de anjos. Ha!” Você está louco aqui. Você acha que irá atrair as pessoas aqui em volta? Eu duvido. Não estou interessado. Eles têm que crer nisso, eles tem que crer nisso.

106            “Pois eu creio no Sangue”. Oh, você crê? O Sangue fala de coisas melhores, coisas muito melhores do que muita gente pensa. Mateus 25, as virgens néscias, as virgens prudentes, e cinco, as sábias saíram e olharam, e elas viram, e foram para a Cidade santa.

Isso é o suficiente por esta noite. Vamos inclinar nossas cabeças em oração.

107            Gracioso Pai celestial, Te agradecemos pelo privilégio de estarmos com este lindo povo de Deus esta noite. Que nós possamos falar sobre o final, Senhor, sobre a Tua satisfação, a Tua realização. E nós sabemos que isso é verdade. Sabemos que o Dr. Pink falou sobre a satisfação de Deus. Sabemos que Tu estavas satisfeito com Jesus, com o Cordeiro, com o sofrimento, com a morte, com o Sangue, com a ressurreição e agora, Senhor, Tu estás nos apontando para a Cidade santa, onde é o cumprimento. E nós Te agradecemos, Senhor, por sabermos e vermos essas coisas, pela graça do Deus Todo-Poderoso.

108            Ajuda-nos, Senhor, a entrarmos agora no espírito disso, do Deus vivo. Eu estou posicionado em uma coisa, Senhor, e Tu sabes disso. Como eu testifico perante este povo ao falar a Ti, ó Deus, eu fico com o profeta, esperando que eu não o leia errado: de que ele disse que o canal do Espírito Santo era a Palavra. E Senhor Deus, eu estou olhando para Ti para as mecânicas perfeitas desta Palavra, que Tu vai entrar por Teu espírito, enriquecer e animar, e fazer cada um de nós uma parte hoje e vir direto através de nós para a realidade. Estamos perdendo muito, sabemos que estamos. Nós falamos sobre essas coisas, Senhor; elas ainda são mecânicas limitadas em muitas áreas, mas graças a Deus que ao menos estamos entrando na mecânica e para a compreensão disso, Senhor.

109            Eu oro esta noite não para uma pessoa ouvir a minha voz e estudar o que eu venho tentando chamar à sua atenção, mas que alcance esse entendimento e veja isto tudo junto e veja que isso se encaixa aí, que somos a criação de Deus. Somos o fruto surgindo. Senhor, eu creio, e se nós não somos, nós dizemos como o profeta: “Se não somos a Noiva, existe uma Noiva lá fora em algum lugar, e pela graça de Deus, não ficaremos no Seu caminho”. Ajude a cada um, Senhor, ao ponto de colocar tudo atrás de nós, assim como Paulo fez, e fazer parte da ressurreição.

110            Senhor Deus, há muita palavra que as pessoas pensam que estão ingerindo esta noite, e eles acham que é a Palavra de Deus, a verdade, e eles cairão mortos por isso. Não haverá qualquer vida nisso; a vida disso se foi. O seu dia passou. Se foi. Ajude-nos, Senhor, a simplesmente habitarmos nesta Palavra e de nos tornarmos mais e mais Contigo, Senhor, através da Palavra da hora, a vida do Espírito que está Nela. Nós Te daremos o louvor em Nome de Jesus. Amém. O Senhor te abençoe. (…)

111            [O irmão Vayle continua com o culto de comunhão – Ed.]

 

Tradução: Diógenes Dornelles

 

“Eu creio definitivamente que uma comissão foi dada a mim por Deus e reiterada pelo profeta, de que era para eu esmiuçar o que ele disse e trazer isto para o povo. Para explicar ele e a sua mensagem e o seu ministério para as pessoas. Tenho feito isso por toda a minha vida. Essa é a única coisa que eu sabia como fazer”.

Lee Vayle

 

 

Baixe aqui a série, leitura e comentário O Cumprimento de Deus em mp3

 

http://www.messagedoctrine.com/

www.doutrinadamensagem.com

http://diogenestraducoes.webnode.com.br

Esta mensagem intitulada “O Cumprimento de Deus Nº. 1 – O Plano Consumado de Deus; A Comunicação Definitiva” (Fulfillment of God # 1 – God’s Consummate Plan: Ultimate Communication) foi pregada pelo Rev. Lee Vayle, no dia 2 de julho de 1988, sábado à noite, na Igreja do Evangelho da Graça, em Saint Paris, Ohio, EUA. Esta tradução foi feita na íntegra do inglês para o português, em fevereiro de 2014, com o auxílio do texto e áudio original. (Duração: 1 h e 20 min.)

 

 


[1] Talvez o ir. Vayle esteja se referindo ao relacionamento de Frank Sinatra com a atriz Ava Gardner, com quem pretendia se casar, quando ainda estava casado com a sua primeira esposa, Nancy Barbato – N.T.

[2] O ir. Vayle explica sobre esse paralelismo no sermão pregado no ano anterior, “Os Três Princípios Básicos das Escrituras” (29/11/1987) – N.T.

[3] Do inglês “left off”, que também quer dizer “abandonou”; “deixou de lado”; “encerrou”; “largou” – N.T.

Gostou? Compartilhe na rede!
Tags

1 comentário  - Clique aqui para comentar!

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.