Papa Francisco e Netanyahu discutem situação do Oriente Médio no Vaticano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reuniu nesta segunda-feira (02/12) com o papa Francisco no Vaticano, para tratar da situação no Oriente Médio e da próxima visita do pontífice à Terra Santa. O encontro durou 25 minutos e contou com a presença de um intérprete.Segundo uma nota do Vaticano, ambos analisaram o momento atual do Oriente Médio depois da reabertura das negociações entre israelenses e palestinos. O comunicado diz que Netanyahu e o papa Francisco expressaram o desejo de poder chegar o mais rápido possível  “a uma solução duradoura e justa, em respeito dos direitos de ambas as partes”.

A nota informa também que foram discutidas questões sobre as relações entre as autoridades estatais israelenses e a comunidade católica local e entre o Estado de Israel e a Santa Sé, “com a esperança de uma rápida conclusão do acordo que vem sendo preparado há tempos”.

Rabino Skorka: em Israel o Papa Francisco levará uma mensagem de paz para o mundo

Nas declarações à Agência Judaica de Notícias, recordou a visão de Isaías: De suas espadas forjarão relhas de arados. E não se arrastarão mais para a guerra

Roma,  (Zenit.orgRedacao | 140 visitas

 

O rabino argentino Abraham Skorka afirmou ontem que “a visita do Papa Francisco a Israel levará uma mensagem de paz para o mundo”, em declaração à Agência Judaica de Notícias, após o Angelus deste domingo, quando o Santo Padre anunciou a sua viagem de três dias à Terra Santa, de 24 a 26 maio.

O rabino Skorka e o então cardeal Jorge Bergoglio cultivaram uma amizade profunda, especialmente nos últimos três anos em Buenos Aires, onde aprofundou-se o diálogo inter-religioso. Desses encontros nasceu o livro “Sobre o céu e a terra “, publicado em 2010 e o programa de TV “Bíblia: diálogo vigente”.

Skorka esteve recentemente em Roma e teve várias conversas com Papa Francisco, sendo hóspede na residência Santa Marta.

“Conversamos sobre a contribuição que ele pode trazer, a partir de seu lugar, de alguma forma, se Deus quiser, para concretizar esta visão, ou pelo menos dar-lhe uma dimensão maior. De acordo com os profetas, da paz sincera, honesta e profunda em Sião, haverá uma mensagem de paz sólida que se materializará em todo o mundo. Recordemos a visão do profeta Isaías, capítulo 2: ´De suas espadas forjarão relhas de arados. E não se arrastarão mais para a guerra´.” Afirmou à Agencia Judaica de Notícias.

“Se esta viagem acontecer desta maneira, será algo grandioso, porque é um sonho abraçá-lo em frente ao Kotel. Seria um sinal para tentar acabar com 2000 anos de desentendimentos entre judeus e cristãos, e começar uma nova fase.”

 

Gostou? Compartilhe na rede!
Tags

Nenhum comentário  - Clique aqui para comentar!

No comments yet.


RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados da Matéria

Dados do Autor

Doutrina da Mensagem Admin do site doutrina da mensagem » Blog do autor. » Site do autor.